Ipueiras

Ipueiras-CE
banner

Bem-vindo a Ipueiras!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ipueiras, fotos, informações, os principais hotéis de Ipueiras, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ipueiras, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 25/10/1883. A localidade está em uma altitude de 231m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 36.271 habitantes. A área total de Ipueiras é de 1.131,7km², e sua densidade demográfica é de 32,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipueiras-CE é 62230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ipueiras

Roteiros do Brasil

Região Sertão dos Inhamuns

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se primitivamente Fazenda Cel. Manuel Martins Chaves, alusão que se fazia a um dos homens mais poderosos da região. Com a sua prisão,  transferência para os ergátulos de Limoeiro, em Portugal e confisco de seus bens, fracionou-se o antigo patrimônio, dele participando vários adquirentes. Dentre os bens fracionados constava a Fazenda Ipueiras, cuja posse, em operação de compra e venda, coube à sua irmã, D. Cosma do Prado de Vasconcelos. Em tempos posteriores, fracionou-se também o patrimônio de D. Cosma, tendo como um dos novos adquirentes Joaquim Alves de Freitas. Esse novo proprietário, tendo por sua vez que retirar-se para o Piauí, doou esse patrimônio em favor de Nossa Senhora da Conceição, de onde se formaria o povoado (1861). A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu por força de Lei Provincial nº 2.036, de 25 de Outubro de 1883. Suprimido conforme Lei Provincial nº 2.071, de 2 de Agosto de 1884 e  restaurado na forma da Lei Provincial nº 2.164, de 17 de Agosto de 1889. Suprimido, por último, e restaurado conforme Dec-Lei nº 1.156, de 4 de Dezembro de 1933 e Dec-Lei nº 1.512, de 18 de Março de 1935, sucessivamente. Sua elevação à categoria de Município ocorreu  na forma do Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938. As primeiras manifestações eclesiais datam do ano de 1861, oportunidade em que Joaquim Alves de Freitas concedeu por doação o patrimônio religioso. A edificação da primitiva capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, tem como referência o ano de 1867  e como responsável pelas obras o fazendeiro Vicente Gomes Ferreira Torres, permanecendo vinculada à Freguesia da Serra dos Cocos. Consta como seu primeiro vigário o padre Francisco da Mota Sousa Angelim, natural dos  Inhamuns e incansável obreiro em favor da evolução do reduto. Essa capela, depois de melhorada e ampliada, converteu-se em Igreja-Matriz, conforme Lei nº 2.057, de 27 de Outubro de 1883, e sede de Fregueisa, consoante Provisão de 21 de Abril    de 1884, expedida por D. Joaquim José Vieira, Bispo de Fortaleza, sendo seu primeiro vigário o padre João Dantas Ferreira Lima.  

Significado do Nome

Segundo Silveira Bueno, Ipueira vem do Tupi y-poera, que significa, ao pé da letra, rio que corria e já não corre. Assim é o Jatobá, o rio de Ipueiras. Seco na maior parte do ano, mas na época das chuvas, quando enche, vira um espetáculo. 

Aniversário da Cidade:

25 de Outubro 

Gentílico:

Ipueirense

População: 

37.874 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade limpa, pacata, hospitaleira e aconchegante!!! Vale à pena conhecer!

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

norte: Ipu e Croatá sul: Poranga Ararendá e Nova Russas leste: Hidrolândia oeste: estado do Piauí 

Acesso Rodoviário:

CE 187, BR 403, CE 257, BR 020   

Distâncias:

Da Capital:

298 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPUEIRAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3685-1114

Sites: http://ipueiras.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé 

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (88) 3685-1217

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Ipueiras

Ipueiras é uma cidade maravilhosa! Sou filha d Ipueiras! Amo esta cidade!!!! é uma cidade limpa, pacata, hospitaleira e aconchegante!!! Vale a pena conhecer Ipueiras!!!! Dizem os mais velhos q quem bebe da água do Rio Jatobá (rio q banha Ipueiras), sempre volta!!!!! rsrsrsrs
Por: Erlândia

O aniversário do Município é 25 de outubro. Maiores informações, acessem www.ipueiras.ce.gov.br
Por: Ery Veronica Oliveira

Sou um filho teu\Tenho saudades de tí\Tuas ruas e praças\e do Bairro em que vivi\Guardo sempre na lembrança\Mas ainda a esperança de um dia te curtir.IPUEIRAS MEU BERÇO QUERIDO.!!!!
Por: roberto carneiro

sou de ipueiras mas não vivo em ipueiras,mas amo minha cidade natal.o que acho muito bonito é a vista do açude da cadeia.a igreja n.s da conceição e cristo redentou.
Por: antonio

SOU DE IPUEIRAS. MAIS ATUALMENTE ME ENCONTRO EM SÃO PAULO. MAIS SINTO MUITA SAUDADES DA MINHA TERIRNHA QUERIDA. É UMA CIDADE MARAVILHOSA PRA QUEM QUER PASSAR FÉRIAS. MUITO BOA.
Por: FATIMA

vivo no rio a oito anos, mas amo a minha cidade espero em breve esta morrando nela ,novamente. e uma cidade pacata e muito acolhedora.amor ipueiras
Por: andreia

nasci ai sempre q posso vou ai minha cidade natal abraço pra todos
Por: carlos rodrigues lima

Amo Ipueiras: Minha cidade natal ! Em ti morei,de ti mudei.Mas,quem sabe um dia,a ti retornarei.
Por: Valdir Mourão

sou filho dai . adoro sempre posso estou ai abraço p?todos.
Por: carlos rodrigues lima

conheco!!!!!!!!!!!!!! até parece o Tio de Janeiro com o cristo lá no alto!
Por: Antonio Everaldo da Silva

Não sou de Ipueiras mas moro aqui. me orgulho de morar aqui, neste lugar tão lindo
Por: Marquinhos

Sou do municipio de Ipueiras, um lugarzinho chamado gameleira,fás muitos anos que moro em São Paulo, tenho muita saudade, Ipueiras a cidade hospitaleira, e ja mais te esquecerei.
Por: francisco costa

Ipueiras, apesar de ser uma cidade bem intriorana ainda continua uma cidade pacata e boa de se morar eu nasci la e gosto muito , tanto que vou lá 2 vezes por ano. Mais espero quem sabe ainda voltar a morar ai.
Por: Raimundo Alves de Oliveira

sou ipueirence com orgulho,mas moro em minas. tenho muitas saudades dair. bjos a todos de minha terra querida. amo todos voces.
Por: edineide linhares

que saudade da minha cidade linda!eu amo Ipueiras em breve estarei la visitando todos meus familiares e amigos um abraço a todos de Ipueiras
Por: ivonete

cidade linda e maravilosa onde naci um beijo a todos
Por: jose airton medeiros

ipueiras cidade linda o cristo desta cidade e lindo
Por: j0se airton medeiros

"Não conheço a cidade,mais conheço uma pessoa que é daí e mora aqui em sampa...ele comentou sobre a cidade,eu pesquisei e achei uma cidade linda...quem sabe um dia não vou parar por aí!?
Por: DANIELA

sou ipueirense de coração e adoro esta cidade a vista do cristo redentor não tem nada igual, como caminhar a noite pelo calçadão na beira do açúde e respirando ar puro melhor que viver em ipueiras só passando férias ,moro em brasilia e indico esta cidade pacata e acolhedora pela população que lá reside
Por: edilson

cidade maravilhosa....onde o clima é agradável,o povo acolhedor.
Por: guimaria

OLA MEU MINHA GENTE QUERIDA!!!! SOU IPUEIRENSE COM MUITO ORGULHO,SOU DA CUPIRA E ENCHO O PEITO PRA DIZER QUE SOU DA ROÇA,ONDE CRESÇI CORRENDO DESCALÇA E BRINCANDO NAS ARVORES.HOJE MEUS FILHOS JA NÃO TEM A MESMA LIBERDADE DE VIVER O QUE EU VIVI,POIS VIVEMOS CERCADOS DE MUROS.OOOOHHHHH!!!!!!!!! SAUDADES DESSA GENTE.
Por: EDINEIDE LINHARES

SOU SOBRALENSE E TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER ESTA CIDADE TÃO LINDA E QUERIDA. GOSTEI MUITO DO POVO DESTA CIDADE. ESTE CRISTO REDENTOR É TUDO!!!! APARABÉNS IPUEIRAS, CIDADE MARAVILHOSA.
Por: ANTONIO LEMOS

eu nasco me criei nessa cidade pequena ,linda e muito calorosa sinto saudades da minha terra natal sei que e uma cidade pacata boa de se morar e muito acolhedora ainda tenho familiares ai como tios e primos meus paizinhos deus ja levou mas mesmo assim ainda sonho muito em voltar mora la pois rio de janeiro e apenas ilusão
Por: conceiçãp

eu nasco me criei nessa cidade pequena ,linda e muito calorosa sinto saudades da minha terra natal sei que e uma cidade pacata boa de se morar e muito acolhedora ainda tenho familiares ai como tios e primos meus paizinhos deus ja levou mas mesmo assim ainda sonho muito em voltar mora la pois rio de janeiro e apenas ilusão
Por: conceiçãp

sou filha de Ipueiras e gosto de algumas coisas.Como por exemplo os FORRO do saudoso ZECA FRAUSINO.
Por: neide c. santos

eu amo minha cidade ela e linda!!! logo estarei de volta .. um abraço a todos os meus conterraneos.
Por: regilene

ipueiras terra maravilhosa jà tem algum tempo que estive la mais tenho saudades disem que esta linda eu sou de ipueiras e sinto saudades eu vejo assim so por fotos quando tenho acesso a internete eu sei que esta linda parabens a todos de ipueiras por todas as melhorias e por deixaripueiras lindisima beijos
Por: doris ferreira de araujo

amo IPueiras sou completamente a paixonada por essa cidade apesar de ta longe mais amo muito muitas saudades
Por: Daiane

com a administracao do novo prefeito ipueiras estar tendo um desenvolvimento socio-economico muito marcante para a populacao.PARABENS IPUEIRAS !!!!!!!!
Por: ecio falcao

cidade estar linda minha cicdade ipueiras hoje moro em vitoria espirito santo tenho saldade morei ai ate 1975
Por: Cicero Ximenes Moreira

acidade esta linda faz 33 anos fui em ipueiras eu morei ai ate 1975
Por: ciero ximenes moreira

acidade esta linda faz 33 anos que fui em ipueiras eu morei ai ate 1975 agora em vitoria espirito santos
Por: ciero ximenes moreira

ipueiras cidade que se indentificou muito . pois deixei a cidade maravilhoso pela a menor cidade do interior de fortaleza ,..mais adoro essa aqui amelhor de todas do interior! quem nao conhecer faz quistao de conhcer, ou melhor que ouve falar quer fazer visita.
Por: maria da conceiçao ferreira

eu tenho orgulho por ser ipueirense a minha cidade é maravilhosa e é por isso que estou visitado o site beijos...
Por: geiciane

háháháhá...conheço d+ é a minha terra...moro no distrito de américa q pertence a ips.terra boOOoa amo no meu coração.
Por: samara mesquita

ipueiras pra mi é a melhor cidade do nordeste é a minha cidade natal já fazia dez anos que não voltava ai. Votei em julho 2010. Agora vai ser todos anos si deus quizer beijão carioso.p/todas galeria de matriz s.goncalo. E tapera do meio!!!!
Por: valdir brother

sou da terrinha, mas atualmente moro no Rio de Janeiro, mas não deixo de esta na minha cidade maravilhosa que tanto amu!
Por: Daniele Moreira

mi criei áte 15 anos em ipueiras hoje moro em bebedouro sp tenho muita saudade desta Cidade tão lida gosto muito da desejo un felz natal para todos tenho parente ai mais perdi contcto.
Por: [email protected]

Cidade de gente muito amigo tenho muita saudade desta cidade pesso que todos visite ipueiras porque vale apena conhecer.
Por: Expedito Pereira de Souza

Ipueiras...como cresceu,legal mesmo. Estou pasmo com a desenvoltura da cidade. Tambem um tanto saudoso,porque nasci neste torrao. Sai muito cedo e voltei somente uma vez quando ainda morava em Sao Paulo. Atualmente estou bem mais distante,moro nos Estados Unidos,mas planejo rever minha cidade,como tambem os poucos familiares e amigos que aqui ficaram. Ipueiras...ate 2014,quero andar novamente sobre o teu solo,e sentir-me em casa. Feliz natal e um ano novo repleto de exitos e harmonia para cada cidadao Ipueirense. Sao os votos do Francisco Chagas Rodrigues (ou Chico do Biao)
Por: Francisco Chagas Rodrigues

é uma cidade maravilhosa,que todos deviam conhecer,hospitaleira
Por: valquiria

moro em campo grande, MS mas nasci em ipueirasestou fora a 30 anos morei e nasci na rua eufragino neto mas omenos no meio da quadra mande fotos e vidio obrigodo.
Por: raimundo costa laurindo de oliveira

sou nascido em ipueiras se fosse possivel viveria em minha cidade,pois ela tem tudo que eu preciso.muitas coisas para nos oferecer,uma delas sussego, tranquilidade.
Por: francisco holanda moreira

sou fillho de ipueiras, amo ipueiras minha terra querida.
Por: edcarlos

a cidade e uma das mais bonitas qui passei ,espero qui continui essa cidade maravilhosa qui e !
Por: francisco edelmar da silva

Quão gratas lembranças guardo da minha cidade que ao longo da minha infância viu-me crescer. Nossa Terra é linda,vem conhecer Ipueiras a minha Terra Natal.
Por: Gracaiana

Minha cidade querida! Nunca esquecerei aquelas pracinhas, a Igreja em tempo de festa. As minhas amizades. Ah! Que saudade!
Por: Francisca

nascie nessa cidade maravilhosa,e a vida mim levou por esse mundao a fora,hoje moro no rj ,mas ja mas mim esqucerei dessa terra tao linda ...bjs a tds os ipueirenses
Por: sergio bomfim

sou serrano do municipio de ipueiras do sitio vila holanda, proximo a america e tenho orgulho de de dizer que sou deste municipio, moro em brasilia des de 1974 mas ainda tenho muita saudada.
Por: jose holanda

Minha ipueira querida vamos todos torcer para que ela continui assim.
Por: Leonardo

JA FIS UM COMENTÁRIO, MAIS NÃO ME CANSO DE FALAR DA MINHA QUERIDA IPUEIRAS EMBORA NASCI NA ROÇA, MAIS FOI A MINHA PRIMEIRA METRÓPOLE QUE CONHECI PARA MIM ERA A MAIOR CIDADE, BEM SEI QUE NÃO É , MAIS TENHO ELA MUITO GRANDE EM MEU CORAÇÃO MINHA IPUEIRAS, É A CIDADE HOSPITALEIRA MAIS EU VIVO DISTANTE JAMAIS LHE ESQUECEREI. FICA AQUI MEU ABRAÇO PARA TODOS DA MINHA CIDADE QUERIDA DESTE, QUE TEM MUITO ORGULHO DE DIZER SOU DE IPUEIRAS CEARÁ E NÃO NEGO MINHA NATURALIDADE
Por: Francisco Araujo Costa

sou de ipueiras mas nasci em são paulo mas vim quando era pequeno mas amo ipueiras como se fosse minha terra natal!!!!!!!!!!
Por: julio cesar

pretendo conhece a cidade de ipueiras sou narcido em ipueiras moro no rio de janeiro rj
Por: francisco arnobio lima

Ipueiras, minha cidade natal, embora tenho nascido no sitio de nome Bom Sucesso, e Gameleira, mais a cidade que conheci a minha primeira metropoli, foi a minha a sua Ipueiras a cidade hospitalira, mais eu vovo distante jamais lhe esquecerei.
Por: Francisco Costa

nao sou de ipueiras mas mim sinto ipueirense espero que continue sendo essa cidade maravilhosa e acolhedora.
Por: Edinardo marciel de paiva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipueiras
Fundação:
25/10/1883
Altitude:
231m
População:
36.271 habitantes
Área:
1.131,7km²
Densidade Demográfica:
32,05hab/km²
CEP:
62230-000

Envie seu comentário sobre Ipueiras

banner