Independência

Independência-CE
banner

Bem-vindo a Independência!

banner

As melhores pousadas em Independência podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Independência, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 343m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.712 habitantes. A área total de Independência é de 3.178,2km², e sua densidade demográfica é de 7,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Independência-CE é 63640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Independência

Roteiros do Brasil

Região Sertão dos Inhamuns

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Independência faz parte do Vale de Crateús, comprado em 1721, por D. Ávila Pereira Passos, pelo preço de quatro mil cruzados. A posse dessas terras lhe foi dada na Fazenda Lagoa das Almas, 18 quilômetros ao sudoeste da Vila Príncipe Imperial, hoje cidade de Crateús, na margem esquerda do Riacho do Gado, que deságua no Rio Poty.
Corriam os últimos anos do século XVIII, o missionário Frei Vidal da Penha, de crônica famosa, andava pelos sertões mais afastados. Por onde passava, a multidão ouvia-o enternecida à sua palavra de ouro e fé. Ao longo do vale de Crateús, certo dia, manhã clara de sol intenso, Frei Vidal bate a porta da casa grande do fazendão do Coronel José Ferreira de Melo, onde foi recebido alegremente. Era uma honra hospedar a figura singular e marcante do notável missionário. Anunciada a prédica, juntou-se uma multidão de gente, vinda de toda parte. Foi nesta oportunidade que Frei Vidal, fez veemente um apelo ao rico fazendeiro, no sentido de que mandasse construir uma capela. Homens daqueles tempos idos e vividos, não faltavam com a palavra, promessa feita, promessa cumprida.
O sertanejo acedeu, dando início às obras, que foram concluídas em 1810. Dia vai e dia vem, foi-se chegando gente e principiou um modesto arruado, em forma de quatro, ao redor da capela de Nossa Senhora Santana. A florescente povoação elevou-se a distrito de Paz com o nome de Pelo Sinal, por resolução n.º 56 de 6 de setembro de 1836. 

Significado do Nome

Existem duas explicações para a origem do nome do município. O primeiro diz respeito ao Riacho ou Rio que corta a cidade, mas nunca se soube ao certo se esse rio realmente existe, pois ninguém da cidade ou região conhece tal rio com tal nome. O único rio que corta a cidade é o famoso Rio Cupim. O segundo motivo e o mais provável diz respeito à suas consecutivas perdas do status de município, que por muitas vezes aconteceu, e muitas vezes conseqüetemente o município coquistava sua "Independência", mas essa origem também não está totalmente correta, pois quando foi instalado o município pela primeira vez, ainda como vila em 1857, foi dada o denominação Villa da Independência, subistituindo o nome Povoação de Pelo-Signal. 

Aniversário da Cidade:

04 de Dezembro 

Gentílico:

independenciano

População: 

25.586 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Diversão é o que não falta no local. Oportunidade também para desfrutar a natureza do lugar. Atrações irresistíveis.

Clima:

Tropical semi-árido

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertões Cearenses 

Limites: 

Norte: Tamboril e Monsenhor Tabosa, Leste: Boa Viagem, Pedra Branca e Tauá, Sul: Tauá, Oeste: Quiterianópolis, Novo Oriente e Crateús.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

310 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDEPENDÊNCIA

E-mail:

Telefones: (88) 3675-1000    

Sites: http://www.independenciano.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Gontijo Transportes
Telefone (38) 3615-1302

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO DE TÍTULOS E ANEXOS:   

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3815-1222

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Independência

sou porronqeiro nao ando air a 20 anos mais qualquer dia irei passar um fim de semana em independencia a epoca mais linda do ano e os festejo de senhora samtana
Por: wanderley

bem eu conheco a cidade de Independencia, e posso dizer que adoraria morar ai dinovo, pois moro em sao paulo abracos há todos dai.
Por: antonio bezerra da silva

uma das coisas boas que eu nao esqueço de Independencia, e as Festas juninas que eu morro de saudade, Abraços há todos pessoal dai!!! meu tio picicolla,meu primo connan minha prima Jaqueline, e dentre outros.bjao ha todos.
Por: antonio bezerra da silva

esse lugar é demais... ou terrinha boa... gosto muito de independencia,as festas daqwi sao as mehlores qwe já participei...
Por: rafael sales

Olá pwssoais de independencia mando um grande abraço,estou com muita saldades da minha terrinha, sou sair dai criança,hoje sou pai de familia, sou desenhista, sou tecnico.
Por: rodrigues costa

Independência é uma otima cidade para se viver e fazer amigos!!!!!!!!!!mas como toda cidade tem proplemas socias!!!!!!!!!!!! Te AMO INDEPENDÊCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Brunna

logo, logo estarei aí, não conheço a cidade mas estou anciosíssima para conhecer, tenho certeza que orei adorar...xauxau ATÉ A PRÓXIMA SEMANA SE DEUS QUIZER!!!
Por: Fransílivia Braga

Vivi a infancia em uma cidade feliz com a familia a os amigos
Por: Irailda Vieira de Macedo

Eu nasci no interior de indenpendencia(ematuba) e agora moro em São Paulo mais nunca esqueço minha terra natal.
Por: Antonio Mauricio de Araujo

oi sou de manaus mais morei em independecia no ano de 82 a 86 tenho muita saudades pois tenho muito amigos ai, a familia de minha mae e toda dai, se deus qz este ano estarei ai para a festa de nossa senhora santana, abraços .
Por: sergio augusto pimentel de oliveira

Essa cidade é a do meu grande amor, onde ele nasceu, viveu um bom tempo e hoje dorme eternamente, infelizmente, pois ele é falecido, mas porém gostei de conhece-la como Fortaleza. Em breve volta novamente para rever o seu tumulo.
Por: Franciana

sou filha natural de independecia e parabenizo a cidade que esta em deselvovimento,lembrança a todos.
Por: katia maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Independência
Fundação:
1933
Altitude:
343m
População:
22.712 habitantes
Área:
3.178,2km²
Densidade Demográfica:
7,15hab/km²
CEP:
63640-000

Envie seu comentário sobre Independência