Icó

Icó-CE
banner

Bem-vindo a Icó!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Icó, informações atualizadas sobre a cidade Icó, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Icó.

A cidade de Icó, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1738. A localidade está em uma altitude de 153m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 57.161 habitantes. A área total de Icó é de 1.936,8km², e sua densidade demográfica é de 29,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Icó-CE é 63430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Com pouco mais de 60 mil habitantes, Icó é um município do Ceará que, por um bom tempo, foi chamado de “Arraial do Poço”. O nome atual da cidade é inspirado em povoações que viviam no local, os “icós”. Recheada de muita história e sítios arquitetônicos do século XVII, a cidade tem levado centenas de turistas interessados em arte e cultura até lá todos os anos.

Localizada no centro-sul do estado, a cidade de Icó é repleta de história, com grandes casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, o Mercado Público, a Igreja do Rosário e a Casa de Câmara e Cadeia. Esses lugares oferecem aos turistas uma real lembrança de um passado muito rico vivenciado no Ceará, com prédios do século XVIII que impressionam pela exclusividade e originalidade barroca.

A Igreja de Nossa Senhora da Expectação, inspirada no estilo barroco, é um dos principais pontos turísticos de Icó e apresenta aos visitantes um verdadeiro espetáculo da arquitetura praticada em outros tempos. O mesmo ocorre em relação à Casa de Câmara e Cadeia, talvez a obra arquitetônica mais impressionante do local, enquanto o Teatro da Ribeira dos Icós, inspirado no estilo neoclássico, é assinado pelo arquiteto Henrique Théberge e foi o primeiro construído no estado do Ceará.

Diversas festas acontecem na cidade em julho, como a Semana Universitária, que anima os estudantes, a Festa de Nossa Senhora de Santana e o Forricó. A Festa do Senhor do Bonfim é outro evento que anima Icó e ocorre de 23 de dezembro a 1º de janeiro, todos os anos. O município é reconhecido pelos visitantes por ser receptivo e oferecer bons dias de descanso, com ótimos roteiros culturais e excelentes hotéis.

Outra grande atração de Icó é o Rio Salgado, que banha mais de 20 cidades do Ceará e passa pelo município. De maneira geral, a cidade possui boa infraestrutura para recepcionar os turistas e está entre as mais desejadas na categoria de turismo histórico e cultural. Icó é das raras cidades brasileiras que apresentam um verdadeiro espetáculo de arquitetura barroca e neoclássica, além de muita história em relação aos índios Cariris e a colonização portuguesa.

Informações de Icó

Roteiros do Brasil

Região Vale do Salgado

"Princesa do Sertão"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente, Arraial do Poço, nome que tem origem nesse tipo de recurso emergencial e destinado ao abastecimento de água aos moradores da respectiva localidade.
Em virtude de ineficiência ou qualquer outro motivo, requereu-se, ao Capitão-Mor Gabriel da Silva Lago e por intermédio de João da Fonseca Ferreira a abertura de segundo poço, cujo atendimento consta do ano  de 1708.
A concessão desse benefício deu ao similar já existente o nome de Arraial do Poço Antigo, ficando o de abertura recente com a denominação de Poço Novo ou Arraial do Poço Novo. Em posterior modificação, passou  à padroeira da Freguesia.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila, com o nome atual, provém de Ordem Régia, datada de 17 de outubro de 1735, tendo sido instalada a 4 de maio de 1738, em solenidade presidida pelo Ouvidor Vitorino Pinto da Costa Mendonça. O título de cidade tem como instrumento de apoio a Lei nº 244, de 21 de outubro de 1842.Igreja: As primeiras manifestações eclesiais constam de doação equivalente a meia légua de terras, feita pela esposa do Coronel Francisco de Montes e Silva, local este onde se edificaria a capela dedicada à Nossa Senhora da Expectação. Deve-se essa liberalidade, ao gesto maternal em memória da filha assassinada em combate no qual se envolviam as famílias Monte e Feitosa. Os atos inaugurais dessa capela, posteriormente transformada em Igreja-Matriz, guardam como registro o mês de julho de 1722, tendo sido presididos pelo Capitão-Mor Manuel Francez. Consta como seu primeiro vigário  o padre Antônio Barbosa Xerez, embora, constante de outra versão, apresente-se no lugar de preeminência o padre Domingos Dias da Silveira.
A Freguesia, com o nome de Nossa Senhora Duó ( a mesma que Expectação), instituiu-se a 6 de abril de 1764, com sede na então Vila do Icó. Além da Igreja-Matriz, figuram na mesma área os templos dedicados ao Senhor do Bonfim, a Nossa Senhora do Rosário, a Nossa Senhora da Conceição ou Igreja do Monte, Coração de Jesus,  São Vicente de Paula e de São Domingos. 

Significado do Nome:

Água ou Rio da Roça 

Aniversário da Cidade:

25 de Outubro

Gentílico:

65.343 habitantes

População:

65.453 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro-Sul 

Limites:

Norte: Jaguaribe; Sul: Umari e Cedro; Leste: Rio Grande do Norte; Oeste: Orós e Iguatu. 

Acesso Rodoviário:

BR-116 

Distâncias:

Da Capital:

375 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Serras do Vicente, Camará e do Padre, Rio Salgado e Jaguaribe, Riachos Umari, dos Pedreiras, dos Cavalos, Capim, Periquito, Capitão Mor, Açude Lima Campos.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Sebastião (11 a 20 de janeiro)

- Semana Universitária (julho)
 
- Festa de Nossa Senhora Santana (17 a 26 de julho)
 
- Independência do Brasil (07/setembro)

- Semana do Município (18 a 25 de outubro)

- Festa do Senhor do Bonfim (23 de dezembro a 1 de janeiro)

- Feira Municipal e Cultural (junho)
 
- Festa do Havaí (julho)
 
- Festa de Nossa Senhora da Expectação "Ò" (18/dezembro)
 
- Forricó (julho)
 
- Festival do Milho Verde de Malhada Vermelha (abril)

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3561-4166/ 1195/ 2782

Sites: http://www.ico.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E REGISTRO DE TÍT. DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (88) 3561-2991 / 9958-5558

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

 www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Icó

aiiiiiiiiiiiii como eu queria conhece essa cidade maravilhosa meu sonho e i ai mas eu aimda vou
Por: rogeria

Conheço a cidade de Icó e acho uma maravilha fui as festas do forricó a dorei as festas do final de ano novo e tudo maravilhoso
Por: maria josé maciel

10 nossa muito bonito muito bom adolloi
Por: jessikinha

ico tenho miuta saudade dos rios,e das pontes lindae tambem do dreno ede limacampos
Por: valdetario goveia maia

a cidade é linda gostaria de conhecer um dia ficaria muito feliz se conhecesse um dia
Por: ivanei mendes

ICÓ É UMA CIDADI MUITO LINDA TI OLHANDO AS FOTO DA CIDADE É MUITO LINDA..MAS AS PESSOA TEM Q DAR MAIS VALOR PRA SUA CIDADE ADOREI MESMO MUITO LINDA....
Por: GEICILANE

Linda cidade de Icó, pacata, com muitos eventos religiosos , em final de ano ,principalmente festa do Senhor do Bonfim, muito bonita, forricó em julho, e mais outros. Com bonito panorama historico patrimonial, renovado com lindas praças, casas, predios, igrejas etc.. Minha cidade natal, moro agora em fortaleza-ce, mas em breve irei passear e ver as pessoas amadas, parentes e amigos e matar a saudade da minha cidade. fiquem com " DEUS E JESUS CRISTO " AUGUSTO 30/04/2009.
Por: RAIMUNDO AUGUSTO PEREIRA

eu adoro o ico foi ande eu naci te amo ico meu luga que eu adoro muto minha paixao de vida adoro minha tia glaudete meu vovo jao e minha vo lindauva e todo mundo da minha familia e minha colegas adria e raqueu
Por: meire

eu adoro o ico foi ande eu naci te amo ico meu luga que eu adoro muto minha paixao de vida adoro minha tia glaudete meu vovo jao e minha vo lindauva e todo mundo da minha familia e minha colegas adria e raqueu
Por: meire

Icó cidade maravilhosa...to com saudade de vc Icó minha tirrinha linda.
Por: Leny

A CIDADE MAIS MARAVILHOSA DO CEARA É O ICO...NELA TD E BONITO,MENINOS,MENINAS,A HAMONIA...TD MSM!
Por: maria fernanda

Já visitei uma vez essa cidade e achei lindo os prédios históricos,as igrejas e adorei o forricó
Por: denyse

tem um prazer de ser icoence, tor em sp mas adoro ico desejo muito sucesso pra cidade e pro povo nordestino, desejo q DEUS possa mudar as pesoas e q todos venha pra jesus cristo
Por: ivan vito

Só é quente. Mas, pense terra boa! Povo acolhedor Mulheres bonitas e uma beleza arquitetônica de dá inveja a qualquer PELORIANO... SUGESTÃO: Falta um atrativo naquele rio tão bonito, para que o turista se devirta mais.
Por: ED CUNHA

eu amo ico muito bom a cidade e linda eu amo ico miuto
Por: raquel

meu grade ebraço para todos de icó que esse natal seja replete de paz fique com Deu, thial!!!!!
Por: jose rento

O patrimônio histórico e cultural da cidade de ICÓ representamais que uma bela paisagem para os icoenses. Porém nem todos reconhem o seu o seu grande valor.
Por: francilene dionizio aluna do curso de história

moro aqui e amo essa cidade.Aqui tudo e bem melhor...desde o modo de viver, ate a capacidade de entender as coisas...
Por: gabriel nascimento leite

A cidade de Icó, faz divisa com Natal e Paraíba, por isso as mulheres que nascem ali, são as mais lindas e os homens os mais gostosos...
Por: joão e maria

O Ceará é raalmente um lugar encantador pena que aida é tão pouco explorado turisticamente.
Por: Carlos Sérgio Furtado

Que saudade dessa festa de fim de ano, e principalmente da procisão do Senhor do Bonfim. Um abraço a todos de Três Bodegas e que Senhor do Bonfim nos abençoi...
Por: Francisco (didi)

sou natural de ICÓ e me orgulho muito ao ver fotos tão lindas da minha terra natal um abraço a todos que fazem parte dessa lindo lugar que não sai do meu coração
Por: beethoven araujo

ico e simplesmente maravilhoso no meis de julho temos 4 dias de foerrico que e tudo de bom. e as festas de sr santana em icozinho dia 25 de julho com grandes bandas de forro sei porque sou dai do maia.
Por: carlos brito

Já visitei, é uma cidade linda e acolhedora, adorei.
Por: Aroldo gomes de matos

Minha cidade queria,tenho orgulho de dizer q nasci em Ico...nunca vou esquecer de minha cidade natal.....
Por: Maria Edyvania da Silva Pinheiro

Nasci sessa linda cidade,hoje moro em SP a mais de 20 anos mas nunca esqueci do aracati,os banhos de barreiro, que tomava com minhas primas, quem sabe um dia voltarei a morá na minha terra natal.
Por: Cida

iCÓ É A CIDADE MAIS LINDA DO CEARÁ. nÃO TENHO DÚVIDA DISSO. GOSTO MUITO DO ICÓ E UM DIA IREI MORAR AI EXATAMENTE NA TERRA DO SR. DO BOMFIM.o PESSOAL DO TURISMO DE ICÓ TEM UMA COMPETÊNCIA FORA DO COMUM NO QUAL FEZ UM PERFIL MARAVILHOSO DA ARQUITETÕNICA DO MEU ICO.
Por: DR. JOCIVAL

Perfeita,linda os barzinhos a noite são muito bons adoro msm essa cidade tão pequena mas muito acolhedora.as festas são d +.
Por: vagner dias

A, essa cidade e demais. Tudo nela e bom de mais.Pricipalmente o mes de Dezembro com a festa do SENHOR do BOFIM.
Por: duda

sou icoence moro em sao jose dos campos sao paulo ha onze anos amo minha cidade de coraçao beijos a todos icoences
Por: gabriel alex

ICÓ PARA MIM SIGNIFICA O CENTRO DO MEU CORAÇÃO, AI NASCEU MEU FILHO E EU VIVI A MINHA INFÃNCIA JUVENTUDE E UMA BOA PARTE DA MINHA VIDA. A TI ICÓ DEVO MT. AGRADEÇO A DEUS POR TER ME DADO ESTA OPORTUNIDADE DE MORAR NUMA CIDADE TÃO ACOLHEDORA.
Por: EDNA PIRES DE OLIVEIRA

quero muito conhecer icó so em ver as maravilhas pela net da vontade de ir deve ser uma delicia ficar aiii em icó bjuss pra todos dessa cidade linda
Por: neuma antero

sou de ico e adoro minha cidADE ACHO ELA MUITO BONITA BJOS.
Por: joseja

Estive em Icó esse final de semana, 4 e 5 de setembro de 2010. a cidade é linda, as pessoas muito hospitaleiras. Icó é um sonho. recomendo.
Por: leonor

icó cidade eu amo minha terra natal, saudades do povo icense saudades do clima cearese beijos e abraço para meu povo...
Por: washington mendes

ico terra querida, conhecida por a capital do forro, venha a ico nos dias 9 10 11 12 13 de julho bricar as melhores festas, amo ico, minha terrinha.
Por: antonio batista de lima

amo essa,cidade tudo de bom bjs ico cidade de gente feliz
Por: deuzivânia pereira da silva

essa cidade e toda bonita, pricipalmente os predios históricos,como o teatro,prefeitura,igreijas,museu,praça e outros patrimonio, que não lenbro, saudades de icó. ERIVAN,CUIABA MT.
Por: erivan

ICO E AMINHA TERRA NATAL EU TODOS ANOS EU VISITO ESTA TERRA MARAVILHOSA ICO E TUDO DE OTIMO FALTA POCO TEMPO PARA EU REGRESSA DE VEZ PARA MINHA TERRA EM NOME DE DEUS VOU MORAR NO SITIO QUE VOU COMPRAR EM BREVI
Por: GERALDO PINHEIRO VOLTA REDONDA RJ

Não lhe conheço Icó mas prometo irei lhe conhecer.Amo você pois me deu como pai um seu filho,José Facundo de Lira,Filho de Pedro Menese Facundo.Ambos de saudodasas memórias.Meu avó eu não conhecí,meu pai foi um homem de caráter,um homem dígno.Residiu em Sousa e lá há uma rua a do hospital Regional que tem o seu nome.A Junta de Conciliação do trabalho,também tem o seu nome.Eu te amo ICÓ,muito obrigada.
Por: LourdesFacundode Almeida

Que pena,não conheço esta cidade,prometo em breve conhecerei.Meu pai é filho daí,José Facundo de Lira,já faleceu.Sei muito desta cidade pois ele reunia os filhos para nela falar.Meu pai era filho de Pedro Facundo d Meneses e foi morar em Sousa ainda jovem.Mesmo sem conhecer eu amo "ICÓ"pois meu pai foi um grande cearense e pai exemplar.Te amo ICÓ,obrigada pelo meu pai.
Por: Lourdes Facundo de Almeida

ico e uma cidade de pessoas muito boas,e agradavel para quem vai a qualque evento nesta cidade maravilhosa e linda.
Por: cb pm walsuele.

ico e um lugar lindo,cheio de alegria.....aki mora meu primeiro amor,o ALENCAR da ematece...faz 30anos ke nao o vejomhje moro aki em sao paulo,ico terra dos amores....eu posso falar,morei ai....sou ivone,filha do sarjento AGUIAR.UM salve ao senhor do bonfim....
Por: ivone aparecida aguiar

Adoro essa cidade, sinto muito falta dessa cidade calma
Por: Francisca Mota Henrique

ico eu adoro de verdade pois a cidade é sempre linda.......
Por: ana karla

eu raramente vou nesta cidade mais quando posso gosto de aproveita os banhos nos açudes,e rios da regiao.moro em sampa ha 30 anos,mais sinto muitas saudades desta terra maravilhosa. (abraços)
Por: francisco silva costa

ico eu te amo espero chega o fim do ano para eu ir te ver e ver as belezas que só vc tem
Por: Valdemar de guarulhos s.p

eu só da serrina com muito orgulho não nego as erigi ico e bela e de mais um abraço
Por: Valdemar

conheci icó em 2010 e costei muito é uma cidade de pessoas maravilhosas
Por: leandro

Ola boa tarde, moro em goiania ha 35anos, nasci em icó,há 53anos mas não conheço esta linda cidade, pois quando eu vim para o interior de Goias, eu era muito pequena, mas o meu sonho e conhecer, essa cidade maravilhosa, que um dia irei conhece-la.
Por: maria de fatima costa sousa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Icó
Fundação:
1738
Altitude:
153m
População:
57.161 habitantes
Área:
1.936,8km²
Densidade Demográfica:
29,51hab/km²
CEP:
63430-000

Envie seu comentário sobre Icó