Horizonte

Horizonte-CE
banner

Bem-vindo a Horizonte!

banner

As melhores pousadas em Horizonte podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Horizonte, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 65m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.762 habitantes. A área total de Horizonte é de 191,9km², e sua densidade demográfica é de 144,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Horizonte-CE é 62880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Horizonte é uma pequena e bonita cidade, muito simpática, e que fica no estado do Ceará, à, aproximadamente, 40 km de distância da capital do estado, Fortaleza. Ela é considerada como sendo parte da região metropolitana de Fortaleza e está localizada na chamada região de Pacajus, conhecida por ainda ser habitada por índios da região.

O principal acesso à cidade é pela BR 116 ou, ainda, pelos anéis viários das rodovias BR – 020 e BR – 022. Horizonte tem lindos pontos turísticos e é conhecida por ser um ponto estratégico para travessias pelo Oceano Atlântico.

Horizonte nasceu como um povoado indígena que, através das missões jesuítas no início do século XIX, foi crescendo no decorrer dos anos, até se tornar município, como é hoje. Horizonte tem um clima típico das cidades que a rodeiam, ou seja, quente quase o ano todo.

Sua cultura popular está intimamente ligada com a religião católica. E por isso é conhecida por suas muitas festas de santos e padroeiros espalhados por toda a cidade, capelas e igrejinhas bucólicas, além de muitas quermesses.

Os principais pontos turísticos de Horizonte são:

* Açude das Queimadas

* Açude Pacoti – o maior da região

* Balneário de Gameleira

* Praça do Zumbi e o Balaço

* CEU – Centro de Esportes Unificados

* Le Fonte

* Jóquei Club da cidade

* Centro de Cultura Holandesa

* Centro Cultural Jeiressate – que abriga um teatro e a Biblioteca Nacional.

Além das muitas igrejas de Horizonte, que são visita obrigatória, pois fazem parte da cultura local e da história da população:

* Igreja de Nossa Senhora de Fátima

* Igreja de São José

* Igreja de São Sebastião

* Igreja de Santa Isabel

* Igreja de Nossa Senhora das Graças

* Igreja Matriz – a maior e mais bela de todas, fica localizada em uma praça arborizada e tranquila.

Todas estas atrações fazem da doce cidade de Horizonte, um excelente destino para quem deseja conhecer a verdadeira cultura nordestina, ver belas paisagens, fugir do estresse do dia a dia e saber mais sobre a vida sossegada e tranquila do interior do Brasil. Além disso, quem passa por Horizonte precisa conhecer o cerrado, provar a culinária tradicional nordestina e o artesanato da região.

Informações de Horizonte

Roteiros do Brasil

Região Turística Fortaleza/ Metropolitana

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

A localidade, que depois se tornou vila e, posteriormente, o município denominado Guarani, foi extinta em 1920, vindo a representar um distrito de Aquiraz. Em 1938, Guarani, que logo depois recebeu o nome de Pacajus, voltou à categoria de município, tendo seu território dividido em 4 distritos: Guarani, Currais Velho, Lagoa das Pedras e Olho d’Água do Venâcio. O último viria a se tornar Horizonte, tendo recebido essa denominação pelo fato da região ser rica em fontes hídricas, sendo o olho d’água na fazenda do Venâncio a mais conhecida. 
A mudança do nome para Horizonte, sugerido pela professora Raimunda Duarte Teixeira, ocorreu através do Decreto-Lei nº 1114, de 30 de dezembro de 1943, mas até tornar-se um município livre, Horizonte teve de percorrer uma grande trajetória. O 1º movimento de emancipação ocorreu em 1963, liderado por Horácio Domingos de Sousa e Manoel Feliciano de Sousa. O Governador Virgílio Távora assinou a Lei Estadual nº 6793, emancipando Horizonte. No entanto, em 1964, um ano depois, a lei foi derrubada após o início da ditadura militar.  
Vinte anos depois, com o fim da ditadura, a Sociedade dos Amigos de Horizonte – Sahori – representada por Horácio Domingos de Sousa, Francisco César de Sousa, José Evandro Nogueira e Juvenal Lamartine Azedo Lima, juntamente à população horizontina, voltaram a lutar por liberdade, realizando um plebiscito, no qual 2.273 eleitores votaram a favor da emancipação e 182 votaram em desacordo. No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte.  Em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal e a posse do primeiro prefeito do município, Francisco César de Sousa. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

horizontino

População: 

55.154 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical quente subúmido 

Temperatura Média:

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de Fortaleza 

Limites:

Norte: Aquiraz, Leste: Cascavel, Sul: Pacajus, Oeste: Guaiúba e Itaitinga 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

42 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cultura e o lazer são fatores essenciais para o crescimento de uma cidade e para o desenvolvimento social dos habitantes da região.
Essas duas áreas, que receberam grandes investimentos do governo, buscando preservar as comunidades e estruturas históricas e executar obras de qualidade, colaboram diretamente para o crescente número de turistas que visitam a cidade.

Principais Pontos Turísticos:

Casas de farinha, engenhos e fábricas de cajuína preservam as raízes históricas do município

O município de Horizonte é atualmente conhecido por suas diversas indústrias. Apesar da tecnologia de ponta utilizada em seu polo industrial, a cidade mantém vivo hábitos simples do setor produtivo, com suas tradicionais casas de farinha, engenhos e fábricas de cajuína. O uso desse sistema produtivo garante, até os dias de hoje, geração de renda para famílias de Queimadas e da região do Tabuleiro, formada pelos distritos de Dourado e de Aningas.

Igrejas antigas são atrativos

A forte religiosidade dos moradores é fator marcante no dia-a-dia de Horizonte, comprovada entre outras formas pela existência de dezenas de Igrejas e capelas no município, espalhadas pela Sede e pelos distritos da cidade. A arquitetura dos templos e suas imagens sacras, além das tradicionais festas religiosas, é um atrativo a mais para aqueles que gostam do turismo religioso. Destaque para as Igrejas da Matriz, localizada no Centro de Horizonte; a Capela São Francisco, no Mangueiral; e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Catolé; e a Igreja de Carnaubal, com datas de construção anteriores à época da emancipação do município.

Casarios preservados como patrimônio do município

O contraste entre o moderno e o tradicional é vivenciado em Horizonte através das residências centenárias que fazem parte da paisagem do município. Em algumas casas de famílias tradicionais, nos distritos de Queimadas, Dourado e na entrada de Horizonte, por exemplo, ainda é possível observar um pouco da arquitetura que marcou a época em que a região era conhecida como Olho D’água do Venâncio.

Açude de Queimadas

É um dos principais cartões postais do município e o mais tradicional ponto de lazer da região, reunindo, especialmente aos domingos, dezenas de horizontinos e visitantes que aproveitam para apreciar a paisagem esculpida pela natureza e desfrutar momentos de alegria, lazer e diversão nas suas águas refrescantes e nos bares do entorno do açude. No período no Carnaval, a Prefeitura coloca à disposição dos brincantes bandas de música à margem do açude, que anima os foliões durante os quatro dias de festa.

Avenida do Riacho Catu

A Avenida Euclides Ferreira Gomes que margeia o nascedouro do Riacho Catu bem no coração de Horizonte, é ponto de lazer das pessoas que buscam o espaço para suas caminhadas.  

Comunidade Quilombola de Alto Alegre

Segundo relatam os moradores mais antigos da região, a história da comunidade surgiu com a fuga do escravo Negro Cazuza de um navio ancorado na Barra do Ceará, no final do século XIX, seguindo em direção ao interior do Estado. Alguns dias depois, chegou em Alto Alegre, onde firmou raízes. Seus descendentes foram, então, povoando a área e, atualmente, as famílias já são a quinta geração de quilombolas vivendo na região. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Padroeiro - Festa em homenagem ao padroeiro de Horizonte, São João Batista. A tradição teve origem em 1927, com a construção da capela sob o padroado de João Batista e com a entonação da imagem do Santo. Nos dias de festa, são realizadas missas, procissões e novenas, além da tradicional quermesse, do leilão e das apresentações culturais.

- Festejos juninos - A Praça da Igreja Matriz chega a receber mais de 10 mil pessoas por noite durante dos festejos juninos. O forró e a apresentação de quadrilhas ganham lugar de destaque.

- Semana do Município - A Semana do Município acontece sempre na semana do dia 6 de março, aniversário de emancipação política de Horizonte. Além dos diversos eventos sociais, esportivos, culturais e religiosos, um dos grandes destaques é a Feira de Cultura e Negócios, que mostra, através de exposições no Mercado Público da cidade, os produtos e serviços ofertados no município, com o melhor do comércio, das indústrias e do artesanato local. Outro momento importante é a solenidade de entrega da Comenda 6 de Março, um reconhecimento do município a personalidades que se destacaram no desenvolvimento de Horizonte nas áreas de Agricultura, Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Educação, Esporte e Saúde.

- Carnaval - Durante o carnaval, a Praça de Eventos torna-se um dos principais palcos de uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval. As quatro noites são animadas ao som de muito axé e forró. Pela manhã, os foliões são convidados a conhecer o Carnaval das Águas, que acontece no Açude das Queimadas, um dos principais pontos turísticos da cidade. À tarde, a concentração e o mela-mela acontecem na Avenida do Catu com bandas no trio elétrico. À noite, a festa acontece também nos distritos de Dourado, Aningas, Queimadas e no Catolé. Horizonte garante muita diversão e alegria nos diversos lugares da cidade.  

- Semana da Pátria - Na semana do 7 de setembro, o município de Horizonte promove desfiles cívicos em homenagem ao dia da Independência do Brasil. As marchas, que acontecem nos distritos e na sede da cidade, são realizadas pelas escolas municipais e aborda temáticas sociais. Na ocasião, são apresentados os programas e projetos da Administração através do projeto Beija-Flor.

- Réveillon - O município de Horizonte é marcado por diversos eventos, carnaval, festa do padroeiro, aniversário do município, entre outros. A renovação da passagem de ano não poderia ficar de fora do calendário de festejos da cidade. O tradicional evento, que recebe as participações de bandas e do show pirotécnico, acontece no Mercado Público de Horizonte, onde a Prefeitura monta uma grande estrutura para comportar todo o público na virada do ano. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE HORIZONTE

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3336-6000  

Sites: http://www.horizonte.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1ª OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3336-1239

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (85) 3348-0656

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CONSELHO TUTELAR: (85) 3336-6066

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (85) 3336-6164

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Horizonte

cidade mais encantadora que eu ja conheci pessoas suiper legais e festas maravilhosas voltarei novamente quando puder , mas para quem nao conhece va ja é inesquecivel
Por: kaiki

Horizonta como posso falr de horizonte um lugar maravilhoso mais infelizmenta não estou mais morrada ai nessa cidade que amo muito sou loucar pelo horizonte sempre que posso estou ai............
Por: Dara Ferreira Bezerra

Conheço sim. E sou suspeita em falar...Porque AMO MINHA CIDADE NATAL...No momento estou morando em São Paulo mais muito em breve pretendo voltar e levar uns amigos pra conhecer minha cidade maravilhosaaaa....
Por: janne

é o melhor lugar do mundo, pessoas alegres e hospitaleiras alem de muito trabalhadoras. eu amo horizonte
Por: amelia

Conheço a linda cidade de Horizonte....Morei aí por muitos anos,e posso dizer que sou horizontina de coração! TE AMO HORIZONTE.
Por: julieta

horizonte e muitissimo lindo gosto miuto dessa cidade
Por: isabelle freire silva

e uma linda cidade principalmente o povo de la tenho uma casa nas queimadas e muitos amigos um abraços aos nogueiras
Por: reginaldo augusto da silva

cidade maravilhosa cidade livre o melhor lugar do mundo eu amo essa cidade!
Por: daiana sousa

EU GOSTEI MUITO DESSA CIDADE, ATE POR QUE MEU NAMORADO MORA AI ADOREI, AMEI
Por: ELOISA

eu adoro horizonte a minha mãe mora la ese luga tem muita fontade e opotunida pra as pesoas
Por: dirlani

PRA QUEM QUE TRANQUILIDADE NO FIM DE SEMANA TAI UM LUGAR .LINDO TEM MUITO VERDE ,AR PURO,UM CALORBÁSICO ,NADA QUE UMA ÁGUA DE COCO BEM GELADINHA NÃO VENHA REFRESCAR.A NOITE É LINDISSIMA CHEIA DE ESTRELAS A CINTILAR.É TUDO MUITO BONITO.AS PESSOAS SÃO BASTANTES RECEPTIVAS COM OS VISITANTES.
Por: FCA MARIA OLIVEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Horizonte
Fundação:
1989
Altitude:
65m
População:
27.762 habitantes
Área:
191,9km²
Densidade Demográfica:
144,67hab/km²
CEP:
62880-000

Envie seu comentário sobre Horizonte