Fortaleza

Fortaleza-CE
banner

Bem-vindo a Fortaleza!

banner

As melhores pousadas em Fortaleza podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Fortaleza, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1725. A localidade está em uma altitude de 21m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.097.757 habitantes. A área total de Fortaleza é de 313,8km², e sua densidade demográfica é de 6.685,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Fortaleza-CE é 60000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Fortaleza é um município localizado no Estado do Ceará, seu cenário agrada e encanta todos que por lá moram ou vão visitar.

O Clima quente com temperatura em torno de 27° C atrai muitas pessoas colocando Fortaleza entre os destinos turísticos brasileiros mais visitados.

Muitas atrações e paisagens se destacam, porém algumas se tornaram mais queridas como o Parque Temático Beach Park, que fica na região metropolitana, mais precisamente em Aquiraz. Esse maravilhoso parque recebe em torno de 500 mil visitantes anualmente.

Na orla marítima se encontram as melhores opções de hospedagem, atrações turísticas, restaurantes, boates, casas de shows, clubes e parques aquáticos, sem falar das famosas barracas de praia, lugares onde você pode se deliciar com as guloseimas locais.

A comida tipicamente nordestina possui sabor forte e marcante, dentre os mais procurados está o baião de dois, carne-de-sol, churrasco de carneiro e frutos do mar.

Para quem adora provar pratos inusitados a grande dica é a moqueca de arraia, uma iguaria muito famosa da região. Entre os frutos do mar mais apreciados está o caranguejo cozido servido com molhos.

Já para quem não abre mão de alimentos frescos, nada como o mercado Mucuripe, onde é possível comprar frutos do mar e pescados e leva-los para serem preparados nos restaurantes vizinhos.

Quando o assunto é diversidade gastronômica, as referências são Praia de Iracema, Varjota e Avenida Beira Mar, lá se encontram as melhores variedades de cozinhas nacionais e internacionais como chinesa, japonesa, alemã, francesa, italiana, portuguesa e por aí vai.

Estando em Fortaleza não se pode esquecer-se de fazer uma visita às tapioqueiras, locais especializados no preparo de tapioca, comida típica nordestina, tanto salgada como doce.

Para quem quer se divertir e aproveitar para conhecer um pouco mais da história de Fortaleza, a grande dica é o Museu da cachaça, lá existem fotos, documentos que comprovam e contam a história da aguardente no Brasil. Ainda no mesmo local você pode se divertir num parque com grande área para esportes radicais.

Os amantes da natureza podem visitar e se apaixonar pelos verdes bosques do Parque do Cocó, mas não para por aí o local também possui excelentes lanchonetes, anfiteatro e quadras esportivas.

Sem falar nas incríveis praias como a Sabiaguaba, praia familiar e tranquila que proporciona momentos inesquecíveis em meio às dunas, coqueiros e piscinas naturais.

Resumindo Fortaleza é sem dúvida alguma uma excelente escolha para férias, por várias razões, a região é elogiada por brasileiros e estrangeiros.

Faça parte você também da imensa lista de visitantes satisfeitos!

Informações de Fortaleza

ROTEIROS DO BRASIL

Região Metropolitana


"Capital Alencarina"Loira Desposada do Sol"Terra da Luz"


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A Fortaleza que se instalava a 13 de abril de 1726 nascia com os atributos reais de promover o aumento da Capitania do Ceará Grande, de administrar justiça aos seus moradores e de cuidar do bem-comum, guardando em tudo as ordens e fiel vassalagem del-rei, seu criador.
Edificada sob as graças de Nossa Senhora da Assunção e já considerada bela pela sua fortuna topográfica, Fortaleza haveria de firmar-se como uma fada urbana, capaz de encantar por seus contornos de sua privilegiada natureza. Com o passar do tempo, descobria-se outro atributo estético de Fortaleza: o de musa inspiradora dos poetas e musicistas nascidos em seus berços esplêndidos ou vindos de outras terras, atraídos pelas suas nuances tropicais e pela sua vocação hospitaleira.
...Banhada pelo sol o ano inteiro, a orla é adornada por areias brancas e macias, e belos coqueirais. Essa paisagem também é usufruida dos edifícios e hoteis elegantes da avenida beira-Mar...
A loira desposada do sol crescente evoluiu em todos os sentidos, mas continuou insinuante e cada vez mais bela, seduzindo o turista pela sua formosura e atraindo os homens de negócios pelas suas potencialidades econômicas.
O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole com 2 milhões de habitantes admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que, em seus primórdios, ela parecia ter poucas chances de evoluir.
Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. Sua ocupação de fato foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance Iracema de José de Alencar. No século XVII, duas expedições holandesas estiveram no Ceará, sendo que a segunda fundou o forte Schoonenborch, marco inicial de Fortaleza. No século seguinte, o povoado foi elevado à condição de vila.
Quando, no século XVIII, seu porto começou a exportar algodão para a Inglaterra, Fortaleza passou a ter expressão econômica e, daí em diante, seu desenvolvimento entrou em ritmo acelerado.
A despeito do flagelo das secas, o século XX transcorre em Fortaleza permeado de grandes conquistas sócio-econômicas. Afinal não há desafio que resista à força de seu povo.
...Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver. 

SIGNIFICADO DO NOME:

Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segunda permanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

13 de Abril 

GENTÍLICO:

fortalezense

POPULAÇÃO:

2.551.805 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Fortaleza é um centro industrial, comercial, cultural, político e admistrativo. Possui um dos mais importantes parques industriais do Nordeste. É um dos principais centros turísticos da Região, apresentando 34 km de belas praias com dunas e coqueiros, hotéis e restaurantes com axcelente infra-estrutura, além de prédios históricos. Serve de ponto de partida para todo o litoral cearense. Recebe constantes ventos que chegam do Oceano Atlântico. Visitada por turista de todo o mundo, tem como atrativos seu clima de verão o ano inteiro.

CLIMA:

Equatorial e Intertropical  

TEMPERATURA MÉDIA:

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

-Partindo de Natal: BR-304, fazendo o prolongamento com a BR-116.
-Partindo de Teresina: BR-343, fazendo o prolongamento com a BR-222.
-Partindo de Recife: BR-232, fazendo o prolongamento com a BR-020.

LOCALIZAÇÃO:

Cidade Litorânea Turística- Capital do Estado do Ceará. 

LIMITES:

Oceano Atlântico, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Caucaia, Maranguape. 

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 2.810 km

-Aracaju/SE - 1.073 km

-Belo Horizonte/MG - 2.327 km

-Brasília/DF -  1.957 KM

-Campinas/SP - 2.836 km

-Cotia/SP - 2.937 km

-Cuiabá/MT - 3.026 km

-Curitiba/PR - 3.310 km

-Foz do Iguaçu/PR - 3.480 km

-Guarujá/SP - 2.989 km

-Guarulhos/SP - 2.896 km

-Itu/SP - 2.878 km

-Maceió/AL - 1.032 km

-Manaus/AM - 4.170 km

-Mangaratiba/RJ - 2.671 km

-Mata de São João/BA - 1.166 km

-Mogi das Cruzes/SP - 2.956 km

-Natal/RN - 522 km

-Porto Alegre/RS - 4.036 km

-Porto Feliz/SP - 2.875 km

-Porto Seguro/BA - 1.715 km

-Praia do Forte/BA - 1.210 km

-Recife/PE - 775 km

-Ribeirão Preto/SP - 2.618 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.600 km

-Salvador/BA - 1.204 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.713 km

-Santos/SP - 2.972 km

-São Paulo/SP - 2.906 km

-Sete Lagoas/MG - 2.318 km

-Sorocaba/SP - 2.914 km

-Teresópolis/RJ - 2.503 km

-Vespasiano/MG - 2.342 km

-Viamão/RS - 4.026 km

-Vitória/ES - 2.171 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:

-Antiga Alfândega

  -Sua inauguração data de 1891. Entre 1941 e 1945, o prédio passou por reformas. Hoje, nele funciona a Caixa Econômica Federal, na avenida Pessoa Anta.

-Antiga Cadeia Pública

  -Atual Centro de Turismo, a antiga Cadeia Pública foi erigida em 1850. Hoje, os lugares das celas foram transformados em boxes, onde podem ser encontradas as variedades do artesanato cearense. Na parte superior do prédio, funciona o Museu de Arte Popular, com motivos religiosos e folclóricos, e o Museu da Mineralogia, com pedras preciosas e semipreciosas do Ceará e do Nordeste.

-Antiga Escola Normal (Iphan)

  -Sua inauguração está datada de 22 de março de 1884. entre 1947 e 1954, edifício serviu de sede para o Instituto Médico do Ceará, e a partir de 1954, para a Faculdade de Odontologia da UFC. Desde 1987, o prédio está ocupado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 18 h.
Horário de Atendimento ao Público: De segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 18 h.

-Barra do Ceará

  -O pólo turístico da Barra do Ceará destaca-se por seu alto valor histórico e ambiental. Foi lá que Pero Coelho de Sousa edificou o Forte de São Tiago, na barra do Rio Ceará, a Oeste de onde se localizaria mais tarde a cidade de Fortaleza. O mangue do Rio Ceará é rico, nã só a flora como também a fauna. No caso dos pássaros, por exemplo, abriga 67 espécies, que fazem a alegria dos ornitólogos e observadores casuais. As salinas da Barra do Ceará são famosas desde a fundação de Fortaleza. Sobre elas escreveu Martins Soares Moreno por volta de 1912: “... tem o Ceará muito sal de salinas que a natureza cria”.

Sem dúvida, graças às providências do poder público, universidades e iniciativa privada, o turismo ecológico pode avançar o desenvolvimento de toda a área, ao mesmo tempo em que garante a preservação e o respeito público ao ambiente.

-Casa José de Alencar

  -Pequena casa onde nasceu o romancista cearense José de Alencar. Erguida em 1826, mantém sua estrutura original até hoje. No sítio encontram-se ruínas do primeiro engenho do Ceará a receber energia a vapor, uma pinacoteca, o museu Arthur Ramos, uma biblioteca e um restaurante com comidas típicas.

-Catedral Metropolitana de Fortaleza

  -Sua construção se iniciou em 1938, no local da antiga Igreja da Sé. Foram quatro décadas de dificuldades, até ser inaugurada em 1978. Com capacidade para 5.000 pessoas, tem estilo gótico-romano.

-Centro Cultural Dragão do Mar

  -Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearenses. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.

-Cine São Luiz

  -Inaugurado em 7 de agosto de 1998, o Centro Cultural possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a Arte e a Cultura Cearenses. Possui atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte, o Cine-Teatro, o anfiteatro, a Oficina de Arte e o Planetário.

-Estação Ferroviária João Felipe

  -Localizada defronte à Praça Castro Carreira, mais conhecida como Praça da Estação, possui uma fachada em estilo neo-clássico, em homenagem ao engenheiro João Felipe. Construída em 1880, a estação era ponte de chegada e partida dos trens que faziam o transporte de mercadorias e passageiros do interior para a capital. Atualmente, a estação ainda tem linhas regulares pela zona Metropolitana de Fortaleza.

    -Linha Tronco Sul - Fortaleza/Vila das Flores (saída de 30 em 30 minutos). 

      -Liga o centro de Fortaleza a estações Vila das Flores, no município de Pacatuba, passando pelas estações Otávio Bonfim, Couto Fernandes, Parangaba, Vila Pery, Vila Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Pajuçara, Novo Maracanaú e Maracanaú, totalizando 25 quilômetros.

     -Linha Tronco Norte - Fortaleza/ Caucaia (saídas de 45 em 45 minutos).

       -Vai até a estação de Caucaia, no município de Caucaia, passando pelas estações de Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, Conjunto São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema e Araturi, totalizando 21 quilômetros.

-Estátua de Iracema (Antiga)

  -Monumento que foi inaugurado em 1965, na Praia do Mucuripe, em homenagem à Iracema, personagem do escritor José de Alencar. Diz a lenda que foi no Mucuripe o lugar onde Iracema esperava pela volta do guerreiro branco, o colonizador Martins Soares Moreno.

-Farmácia Osvaldo Cruz

  -É um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Fortaleza. Foi fundado em meados de 1934 e foi a primeira farmácia de manipulação da cidade. Sua arquitetura foi mantida e os móveis na sua maioria são antigos, dentre os quais alguns são originais.

-Farol Mucuripe

  -O antigo farol foi uma homenagem à Princesa Isabel. Construído em estilo barroco, entre os anos de 1840 e 1846, pelos escravos, foi desativado em 1957 e desativado em 1982, abrigando o Museu dos Jangadeiros. Atualmente, funciona o Museu do Farol e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

-Feirinha da Beira Mar

  -O antigo farol foi uma homenagem à Princesa Isabel. Construído em estilo barroco, entre os anos de 1840 e 1846, pelos escravos, foi desativado em 1957 e desativado em 1982, abrigando o Museu dos Jangadeiros. Atualmente, funciona o Museu do Farol e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

-Forte de Nossa Senhora da Assunção

  -Foi construído em 1649, pelo holandês Matias Beck, às margens do Riacho Pajeú, quando recebeu a denominação do Forte de Schoonemborch. Em 1654, após a expulsão dos holandeses, os portugueses ocuparam o forte, rebatizando-o de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Foi, depois de 1819, que a Fortaleza tomou a forma que hoje tem.

-Igreja do Rosário

  -Está localizada na Praça General Tibúrcio. É o mais antigo templo da cidade, datando do século XVIII. Por volta de 1970, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário fez reparos na Igreja, à época ameaçada de ruir. No ano seguinte, foi erguida à pedra e cal. Conta-se que nas paredes do templo foram enterrados corpos de escravos mortos. A igreja ainda possui de original o altar de madeira, portais, imagens e luminárias. É protegida por Lei Estadual.

-Igreja do Sagrado Coração de Jesus

  -O local onde se ergueu esta igreja era uma duna denominada Anto da Pimenta ou Alto da Boa Vista, quando, em 22 de setembro de 1848, foi lançada a pedra fundamental da igreja, que seria inaugurada em 25 de março de 1886. Em 1957, parte da igreja desabou, sendo reconstruída com novas formas, pelos padres capuchinhos.

Pároco - Frei João Alberto de Araújo, OFMcap

-Mercado Central 

  -Está localizado próximo à Catedral. Foi construído em 1818 para substituir dois outros de estrutura metálica, que não mais condiziam com o processo da cidade. Com o crescimento de Fortaleza, o mercado já não comportava mais o movimento que lhe era imposto. Em 1998 foi desativado para a construção do novo Mercado Central.

-Mercado dos Pinhões

  -O Mercado dos Pinhões atual é na verdade apenas a metade do antigo Mercado do Ferro, inaugurado a 18 de abril de 1897, vindo da França e desmontado em 1938. Fabricado para abrigar o mercado de carnes, é hoje um dos mais novos tempos da cultura de Fortaleza. Agora denominado Mercado das Artes, revela em si dias importantes iniciativas do resgate histórico: a restauração e conservação de um patrimônio arquitetônico e sentimental para a cidade e a instituição de um Centro de Artes que busca, antes de tudo, atuar como uma efervescente usina de idéias e produtos culturais, direcionado à comunidade de Fortaleza.

-Monumento Castelo Branco 

  -Localizado no Palácio da Abolição, antiga sede do governo estadual, é o local onde repousam os restos mortais do ex-presidente do Brasil na época da ditadura, o cearense Humberto de Alencar Castelo Branco, e de sua esposa, Argentina Castelo Branco. Consiste num bloco de concreto com um arrojado balanço de 30 metros, e 23 placas com trechos de discursos e cartas do ex-presidente.

-Museu Arthur Ramos (Casa José de Alencar) 

  -Possui um acervo de 3.000 a 5.000 peças, entre elas, mostra da cultura indígena do Ceará e peças de origem africana, coleção que pertenceu ao antropólogo Arthur Ramos. Existem também telas e documentos do escritor José de Alencar.

-Museu da Imagem e do Som

  -Inaugurado oficialmente em 1980, no prédio da Biblioteca Pública Estadual Menezes Pimentel, hoje faz parte do Departamento Audiovisual da Secretaria de Cultura. Seu acervo dispõe de mais de 60.000 peças, entre negativos, fotos, slides, discos de cera e fitas-cassete, e também uma pequena biblioteca, com 1.600 exemplares de cordel.

-Museu do Ceará (Assembléia Provincial)

  -Construído em 1871, abrigou a antiga Assembléia Provincial. Hoje funciona o Museu do Ceará, criado em 1933, conhecido inicialmente como Museu Histórico do Ceará. A sua denominação atual data de 1950. Em 1953, foi tombado como Patrimônio Histórico. Tem seu acervo organizado por módulos, com aproximadamente 1.141 peças históricas e antropológicas divididas em várias salas.

-Museu do Maracatu

  -Fundado em 1984, conta a história do Maracatu no Ceará. Possui 230 peças divididas em 5 seções de vestuário, objetos de senzala, instrumentos musicais e personagens do Maracatu.

-Nova Estátua de Iracema 

  -Foi inaugurada em 1996. A obra, de autoria do escultor cearense Zenon Barreto, tem 6 metros, sendo dois de pedestal, toda esculpida em ferro e revestida de fibra de vidro. A estátua apresenta-se ajoelhada e curvada em arco, transmitindo toda a dor eu assolou o coração de Iracema com a perda de seu amado, na obra de José de Alencar.

-Palacete Ceará

  -Inaugurado em 1914, figura como símbolo de grandes transformações na fisionomia da cidade. Foi durante muito tempo ponto de encontro da sociedade cearense, tendo abrigado entre os anos 20 e 40, o famoso Clube Iracema. Em 1955, o prédio foi posto à venda e adquirido pela Caixa Econômica que já o ocupava desde 1946.

-Palácio da Luz

  -Antiga sede do governo estadual, até meados de 1970. Construído no final do século XVIII para servir de residência ao capitão-mor Antônio da Costa Viana. Com arquitetura neoclássica, possui amplos salões, cuja construção seguiu a técnica tradicional de tijolo e madeira. Abriga a Academia Cearense de Letras. Está protegido por Lei Estadual.

-Parque da Liberdade (Cidade da Criança)

  -Localizado do Centro da Cidade, este logradouro público por muito tempo foi o ponto de encontro de namorados. Antigamente, era chamado de Lagoa do Garrote, local de descanso dos viajantes. Hoje, a Cidade da Criança, como é popularmente chamada, encontra-se totalmente murada, com grades de ferro e arborização exuberante.

-Paço Municipal

  -Até meados de 2002, foi a sede do gabinete da Prefeitura Municipal. O Paço era originalmente uma chácara da família Mendes Guimarães, passando em 1892 a Bispado do Ceará. Em 1989, a restauração conservou suas linhas arquitetônicas e o paisagismo original. Possui o Bosque Dom Delgado, com várias árvores centenárias, onde passa o famoso Riacho Pajeú.

-Ponte Metálica 

  -Inaugurada em 1906 para embarque e desembarque de passageiros e cargas. Foi construída com perfis metálicos e piso de madeira, recebendo o apelido de Ponte Metálica. Um ponte lançada ao mar.

-Ponte dos Ingleses

  -A construção foi iniciada em 1923, pela empresa inglesa Nestor Grifts. Nunca funcionou como porto. A sua vista do pôr do sol é considerada a mais bela da cidade.

-Porto do Mucuripe

  -O local idela encontrado para a construção do porto, que seria outorgada em 1835, foi a Ponta do Mucuripe. Em 1860, o porto foi abandonado e substituído pela construção da Ponte Metálica, inevitavelmente tranformar-se-ia no porto de Fortaleza.

-Praça Coração de Jesus

  -Era inicialmente chamada de Praça da Boa Vista, por estar localizada no Alto da Boa Vista. Fundada em 1880, após a inauguração da igreja de mesmo nome. A praça é arborizada, com muitos bancos, onde funciona também um terminal de ônibus urbano.

-Praça Cristo Redentor

  -Recebeu essa denominação em 1922, em razão ao monumento que abriga uma coluna com Cristo no topo, com 35 metros de altura. É considerada uma das praças mais arborizadas de Fortaleza.

Nela são realizados muitos eventos culturais por se localizar entre o Teatro São José e o Seminário da Prainha.

-Praça Cristo Redentor

  -Recebeu essa denominação em 1922, em razão ao monumento que abriga uma coluna com Cristo no topo, com 35 metros de altura. É considerada uma das praças mais arborizadas de Fortaleza.

Nela são realizados muitos eventos culturais por se localizar entre o Teatro São José e o Seminário da Prainha.

-Praça General Tibúrcio

  -Também conhecida como Praça dos Leões, em virtude das estátuas de leões ali expostas. Erigida em 1877, nela encontra-se um monumento ao grande herói cearense General Tibúrcio, onde repousam seus restos mortais.

-Praça do Ferreira

  -É o centro vital da cidade, onde ao seu redor os inúmeros prédios de importância histórica dividem espaço com diversos estabelecimentos comerciais que ali se concentram. A praça foi inaugurada em 1929, com o nome de Feira Nova. Em 1842, passou a ser chamada Largo das Trincheiras. Em 1871, recebeu a denominação de Praça do Ferreira em homenagem ao boticário Antônio Rodrigues Ferreira. Ao longo da sua história, passou por várias reformas. A última delas se deu em 1991, onde foi instalada uma nova coluna da hora e redisposição de seus jardins, resgatando, assim, sua arquitetura original. A praça foi escolhida, pela população, como ícone da cidade. 
 
-Praça dos Mártires (Passeio Público)

  -Local que serviu de palco às cenas de fuzilamento de alguns heróis da Confederação do Equador. Construída em 1980 em estilo neoclássico, é considerada uma das principais praças de Fortaleza. Em 1940, foi reformada nos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro. A Praça dos Mártires, seu nome atual, é tombada como Patrimônio Histórico Nacional.

-Teatro São José

  -Inaugurado em 1915. Possui seu próprio grupo teatral, tendo por finalidade acolher grupos de teatro da cidade. Lá encontra-se o Museu do Maracatu. É protegido por Lei Municipal.

-Teatro José de Alencar

  -Inaugurado a 17 de junho de 1910, o Theatro José de Alencar sintetizou os ideais de “civilização e progresso” do início do século. Tombado como patrimônio histórico nacional, constitui um dos mais significativos monumentos artísticos da cidade.

-Feira de Artesanato

  -Vende de rendas e peças entalhadas e castanhas de cajú.
Localização: Avenida Beira-Mar, Praia do Meireles.
Funcionamento: Diariamente, a partir das 16:00h. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

  -Dia 13 - Festa de aniversário da cidade

 -Julho

  -Regata Dragão do Mar - Largada na Praia do Mucuripe e chegada na Praia do Náutico, num percurso de uma hora e meia, disputada por mais de 100 jangadeiros.

  -Fortal - O maior Carnaval fora de hora do Brasil. Reúne vários trios elétricos com bandas da Bahia e bandas locais, que desfilam pela Avenida Beira-Mar seguindos por foliões.

-Setembro

  -Exposição Agroindustrial

-Outubro

  -Terceiro domingo - Círio de Fortaleza

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3105-1464

Sites: http://www.fortaleza.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

Aeroporto Internacional Pinto Martins
 
Av. Sen. Carlos Jereissati, 3.000
Tel. :(85) 3477-1200

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

4º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3464-5900

SITES DE FOTOS E INFORMAÇÕES: 

-http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (85) 3488-2800

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

SITES DE FOTOS E INFORMAÇÕES:  

-www.citybrazil.com.br

-http://pt.wikipedia.org/

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Denise Dumont - atriz

-Gero Camilo - ator e dramaturgo

-Jorge Pontual - ator

-Milton Moraes - ator

-Nildo Parente - ator

-Silvia Salgado - atriz

-Tom Cavalcante - humorista

-Alberto Nepomuceno - músico e regente

-Gilberto Câmara - jornalista

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Fortaleza

cidade muito bonita e cosmopolita,com lindas praias e um povo alegre e hospitaleiro,adoro viajar à fortaleza,umas das cidades mais belas que conheci.
Por: Aluizio Feitoza de Aquino

Cidade maravilhosa, povo hospitaleiro, lindas praias, sol a ano inteiro, muita diversão, simplismente, Fotaleza é perfeita!
Por: Jéssica Nascimento Oliveira

Essa cidade é Maravilhosa Vivo Nela moro Nela E Se os TURISTAS Forem Visitar ou Passar as férias aqui vai ser uma honra eles vir para FORTALEZA E Voçês TURISTAS que estam lendo meu comentário visitemas praias lindas e o famoso BEACH PARK tchau gente e aproveitem a nossa cidade FORTALEZA !
Por: Sarah Nicole Lima Dos Santos

FORTALEZA É SIMPLESMENTE DEMAIS!!!!! CONHECO NORDESTE QSE TODO, MAS FORTALEZA SE SUPEROU.... PARABENS , FORTALEZA BELA E CONTINUE SEMPRE ASSIM!
Por: CARLOS FILHO

Fortaleza é a cidade mais linda pra se morar só tem praias maravilhosas e é toda plana. nem parece sSão Paulo só tem morro. abraços sem ressentimentos. manoel s.
Por: manoel alves sampaio neto

Eu tenho muita vontade de conhecer Fortaleza, porque lá deve ser um lugar lindo. preciso sair um pouco desse asfalto.
Por: Antonio Moreira

Vivo em Fortaleza. O melhor lugar do mundo para se viver. Temos os 3 climas necessários para uma vida saudável e feliz: SERRA, MAR E SERTÃO. A meia hora de carro você está respirando clima de Montanha ou não subindo a Montanha, estará no Sertão. Tudo isto saindo da Praia do Meireles, onde fica a Pousada Nossa Casa, ótimo lugar para ficar e passar férias.
Por: EVERARDO MOURÃO

cheguei de fortaleza há 2 semanas, as férias, foram maravilhosas!!!!!! se vc não conhece, precisa conhecer e passar pelo menos um mês pra conhecer todo o litoral que é fantastico!!!!
Por: Lya Carla

amo esta cidade maravilhosa n~ tem como esquecer sua beleza e encantadora e vda!!!!!!!!!!!
Por: francinete gonçalves cavalcante

fortaleza é uma cidade maravilhosa...pude conhecer nessas férias;adorei,espero ir mais vezes,se Deus quiser ainda nesse ano.Conheci canoa quebrada,beach park,fui ao fortal,adorei,espero que no próximo ano eu vá de novo curti esse carnaval fora de hora....amei
Por: Bruninha

adoro fortaleza é muito legal e tem uma coisa que eu achei genial é o parque da monica não a nada igual por isso que eu achei senssacional.
Por: Marcele

Nasci aqui em Fortaleza Amo muito minha cidade ela e linda mesmo..Não troco ela por lugar nenhum.
Por: Myrian

sou mineiro do triangulo mineiro-uberlandia-mg, fui a fortaleza, adorei, apaixonei, e mais, sinto saudades!!!
Por: getúlio pereira da silva

Já estive em fortaleza e fiquei encantada com a cidade e com as pessoas que lá conhecí. Nunca vou me esquecer!
Por: Aparecida Jacinto

Eu sou natural do Piaui, más moro a muito tempo na cidade Arame no estado do maranhão. sou funcionário do Governo estadual e municipal. ok! Eu tive o previlegio de conhecer a capital do Ceará que é Fortaleza, é realmente uma bela capital, com suas longas e largas avenidas, com suas lindas praias, muitos edificios na orla maritima, se eu tivesse a condição de morar em uma capital maritima, eu escolheria Fortaleza. Era isso o que tinha de falar desta linda capital, espero voltar lá várias vezes e curtir as belas praias que são lindas e otimas para tomar banho.
Por: Jose Camilo

amo fortaleza cidade onde esta tudo de bom. praias,restaurantes,pousadas muitas festas.
Por: evani rodrigues

sou de belo horizonte MG estive em fortaleza com a minha familia em 2007,fiquei no hotel ponta mar conheci varias praias como lagoinha,morro branco,canoa quebrada e outras mais.todas sao lindas porem canoa quebrada foi a que mais marcou neste passeio.quem conhece sabe o que eu estou falando.e o povo deste lugar é claro que nao posso esquecer sao bacanas de mais,educaçao e recepçao nota10 para todos voces cearences,em breve estarei ai.obrigado a todos voces.
Por: francisco dos santos martins

JÁ CONHEÇO VÁRIAS CIDADES, MAS COMO FORTALEZA NUNCA VI IGUAL... É TUDO MARAVILHOSO... MUITO QUENTE, A ÁGUA DO MAR É ÓTIMA E A CIDADE EM SI É LINDA... SOU DO TRIÂNGULO MINEIRO E COM CERTEZA NAS FÉRIAS ESCOLAR DO MEU FILHO ESTAREMOS AÍ NOVAMENTE... BJOS, PESSOAL DE FORTALEZA E AGRADEÇA A DEUS TODOS OS DIAS .....
Por: Denís Monica De Oliveira

Maravilhosa cidade, linda, deslumbrante,com pessoas lindas...as praias...nooossa!! é tudo..recomendo para todos não percam tempo!!!
Por: fernanda lima

Esta é realmente cidade maravilhosa, bem projetada limdissimas paisagens, um verdadeiro paraíso, uma cidade atrativel e aprazivel, cidade dos meus sonhos.
Por: edson almeida

Nossa.. ñ vejo a hora de ir p/Fortaleza.. que lugar Divino.. é lindo demais!!! Olha.. na verdade o meu desejo é morar em Fortaleza.. um sonho que desejo mto.. e que Deus me ajude p/que este sonho se realize. Fortaleza.. a cidade dos meus sonhos.Você é Maravilhosa minha linda e Abençoada Cidade de Fortaleza.. vc é BELA!!!EU TI AMO!!! Com mto carinho.. mtos abraços e beijos à todos de Fortaleza ok!!! Beijinhos Maria Carmem Souza Londrina-Pr
Por: Maria Carmem Souza

fortaleza terra da beleza eu gosto e adimiromuito fortalaza quando eu pode eu passo la
Por: gerardobezerradesousaneto

Simplismente um paraíso na terra! Conheci recentimente, fiquei maravilhada com tanta beleza natural. Muitas passeios excelentes e uma ótima hospitalidade.
Por: Cleunice

amoooooooo essa terra de pessoas bem humooooradas de praias lindas custo de vida maravilhoso muito barato.. amo d + e breve estarei ai pra morar ...bjimmmmmmmm
Por: valdenia

Como o nome já diz. Fortaleza é força e aconchego. Amo a este tão belo lugar, com praias tão lindas e clima tão bom...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Estive dua vezes em fortalleza, uma em julho/07 e outra no reveillon/08. Gente experiência ímpar, as praias são o paraíso, sendo a que mais amei foi a praia das fontes recomendo. Façam uma forcinha, conheçam. Se Deus quiser estarei novamente no reveillon de 2011, com certeza será melhor do que as outras vezes.
Por: erecina do socorro farias feio

Me sinto profundamente abençoado por Deus pelo fato de ter nascido em Fortaleza, a verdadeira cidade maravilhosa, onde todo dia tem festa (segunda-feira: festa do Pirata Bar). As praias mais lindas do mundo estão ao nosso alcance... Nunca deixarei a Fortaleza do meu coração... Tenho um orgulho imenso quando falo para as pessoas que nascí em Fortaleza... Foi realmente um presente de Deus ter nascido e continuar morando nessa paraíso...
Por: Ozevaldo Silva

Olha o Cine São Luiz e a banca do Bodim aquele caldo de cana um pastel bem "quentim" a coluna da hora lembranças de autrora que nunca chegam ao fim o Passeio Público o Forte, a sua grandesa e o Quartel General e toda a sua beleza tem o Passo Municipal revitalizado que legal engrandece Fortaleza tem tambem a Encetur a Praça da Estação e o Metrofor que vai correr por debaixo do chão é o avanço, o progresso Fortaleza em acesso em pro da população e mais ali adiante a José de Alencar o Teatro traz seu nome e vem nos apresentar o engraxate, o pastor a "mocinha", o camelô o poeta popular... Versos do Cordel "UM PASSEIO PELO CENTRO DA CIDADE", de autoria de Manoel de Farias, publicado em abril de 2010 em homenagem ao aniversário de Fortaleza.
Por: Manoel de Farias

Adoro,amoFORTALEZA conheço desde criança, uma cidade ,capital com uma energia radiante.Quem visita Fortaleza, sente vontade de voltar.SEMPRE , QUANDO EU POSSO VOU VISITAR FORTALEZA, E REVER PARENTES E AMIGOS QUERIDOS.
Por: claudia marques martinsde araujo

Fortaleza, o nome já diz tudo, é forte e belo pela a natureza,tem praias maravilhosas é rica em tudo, como artista de grande falores,já visitei esta lina cidade e adorei.
Por: maria das graças g lacerda

Não conheço fortaleza, mas pelas informações dos visitantes a cidade é forte, farta e de muita beleza pra se vê. Sou bisneto de João Mississipe, há poucos dias li um documentário da UFC referente a História do meu bisavô, fiquei radiante e muito orgulhoso. Gostaria de conhecer um pouco mais, sobre Fortaleza e o Bravo e representativo Ciarense João Mississipe. Por Leonardo Mississipe de Souza. E-mail: [email protected]. Fone: (092) 9183-0745.
Por: Leonardo Mississipe de souza

muito linda essa cidade ,e muito embreve irei morar ai
Por: Natalia

Eu e minha esposa passamos uma semana, ficamos na Praia de Meirelles, fomos no Beach Park, na Praia do Futuro, na Praia das Fontes, Barro ou Morro Branco, e em outras praias muitas lindas. Posso dizer que foi a semana mais feliz da minha vida, pois fomos muito bem tratados e comemos muito bem. Recomendo para que quem quer passar uns dias maravilhoso, vai para Fortaleza que tem muitas praias lindas e comidas muitas gostosas.
Por: LUCIANO MAZZERO

Não tenho palavras para expressar o quão belá é Fortaleza. Fortaleza é uma metrópole belíssima, imponente, dinâmica e em constante mutação. As praias, o Mercado Central, o Dragão do Mar, os shoppings centers. Tudo me encanta. Fico como o coração partido só de falar da minha querida Fortaleza. Mas, uma coisa é certa, quando lá retornar, será um prazer incrível. Sou de Teresina, Piauí, mas se tivesse que escolher uma cidade litorânea para morar, com certeza, seria Fortaleza!!!
Por: Carlos Jr.

Sou catarinense estive em Fortaleza e me apaixoneiii pretendo voltar mai vezes.
Por: Maurício

Já estive em várias cidades do estado do Ceará; falando de Fortaleza digo que é simplesmente maravilhosa. Adoro cidades praianas.
Por: etelvina oliveira de carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Fortaleza
Fundação:
1725
Altitude:
21m
População:
2.097.757 habitantes
Área:
313,8km²
Densidade Demográfica:
6.685,01hab/km²
CEP:
60000-000

Envie seu comentário sobre Fortaleza