Forquilha

Forquilha-CE
banner

Bem-vindo a Forquilha!

banner

Voc vai encontrar muitas opes de hotis em Forquilha, informaes e fotos da maravilhosa Forquilha. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Forquilha, recomendadas por internautas.

A cidade de Forquilha, localizada no estado de Cear (CE), foi fundada no ano de 1986. A localidade est em uma altitude de 99m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 17.833 habitantes. A rea total de Forquilha de 548,4km, e sua densidade demogrfica de 32,52hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Forquilha-CE 62115-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Forquilha

Roteiros do Brasil

Região Vale do Acaraú

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens são recentes e têm como fundamento básico a construção do açude do mesmo nome, obra realizada em 1919.
Reduto de formação contingencial e a ter como principal rua a BR 222 e distante de Sobral apenas dezoito quilômetros, prosperou de modo rápido, atingindo os seus estágios de evolução política. Distrito, consoante Decreto nº 1.156, de 4 de Dezembro de 1933, com o nome de Campo Novo. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei nº 6.909, de 16 de Dezembro de 1963, com o nome de Francisco Monte. Suprimido conforme Lei nº 8.339, de 14 de Dezembro de 1965, antes de sua instalação e restaurado, com o nome atual, segundo Lei nº 11.012, de 5 de Fevereiro de 1985, e instalado a 1º de janeiro de 1986.
As primeiras manifestações de apoio eclesial constam da primitiva capela, dedicada em honra a São Francisco e demolida por ter ficado em local abrangido pela bacia do açude (Forquilha). Sua reedificação, em local apropriado, tem como início de obras o dia 19 de Novembro de 1928, com a bênção da pedra fundamental, oficiada pelo padre José Gerardo Ferreira Gomes. Deve-se ressaltar que a imagem do padroeiro, acompanhada de oito patacões, tem como ofertante o Capitão José Diogo. 

Significado do Nome

O nome do município se dá devido a junção dos rios Timbaúba e Oficina formarem o principal açude da cidade, lembrando assim o formato de uma Forquilha 

Aniversário da Cidade:

05 de Fevereiro

Gentílico:

Forquilhense

População:

21.786 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atrações irresistíveis. Venha deslumbrar com a opulência da natureza. Opções não faltam.

Clima:

Tropical Quente Semi-Árido 

Temperatura Média:

22º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte – Santana do Acaraú; Sul – Santa Quitéria e Groaíras; Leste – Aracatiaçu; Oeste – Sobral.  

Acesso Rodoviário:

BR-222 / CE-362 / CE-176 / CE-266 / BR-187/403 / BR-020 / BR-316 / BR-407 / BR-324 / BR-116 / BR-381 / Anel Rodoviário de Belo Horizonte / BR-381 (Rodovia Fernão Dias) / BR-116 (Rodovia Presidente Dutra). 

Distâncias:

Da Capital:

190 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Açude 

Localizado na bacia do Acaraú, tem a capacidade de 50.132.000 m³, este têm sua importância vital para o município, pois além das finalidades de abastecimento humano e dessedentação animal, é fonte de suprimento hídrico para o Perímetro Irrigado de Forquilha, com uma área irrigada em operação de 218 ha. A sangria desse açude assume importância maior, face do mesmo ser de difícil recarga, em razão das inúmeras barragens construídas à sua montante. Ele atingiu sua capacidade total nos anos de 1978, 1985, 1986, 1988, 1989, 1996 e 2009 e, agora, em 2011 com uma lâmina de 26 cm de sangria. Aqui apresentamos os anos de seca: 1919, 1932, 1958, 1983, 1993 e 1998. No que se refere à deficiência de chuva, a maior seca observada no século passado foi a do ano 1919 aonde o Presidente da República Epitácio Pessoa em seus primeiros atos foram à construção de açudes no nordeste; inclusive o Açude Público de Forquilha de propriedade do DNOCS.

Balneário Moças

Outro local que foi visitado por muito turistas foi o Balneário Moça as margem deste reservatório aonde ali também aconteceu à concentração de seu povo com seus maiores momento de alegria, pois o Açude estava Sangrando com uma lamina D’água de 20 cm, e os foliões se divertiram com muito glamour. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março

- A cidade de Forquilha promoveu um dos maiores carnavais de sua história. O Bloco Botando Boneco sobre a presidência de Vera Calorindo, foi o Alpes das atenções dos foliões forquilhense nas principais Ruas e Praças de nossa cidade. Durante os três dias uma multidão acompanhou este movimento popular brasileiro que referenciamos seus trajes típicos do carnaval mascarado, aonde se mostrou as tradições antiqüíssimas, algumas já apagadas das memórias de nosso povo.

06 a 08 - O povo forquilhense, tiveram seus maiores momento de oração e reflexão na busca da fé. O RENASCER fez o carnaval diferente para as famílias forquilhense no Baladas Clube. O evento deve a coordenação do administrador espiritual da Paróquia de São Francisco de Assis Padre Marcos Antonio Ribeiro da Silva, e contou com as presenças de alguns membros da Comunidade Católica Shalom de Sobral, que marcaram a vida de milhares de pessoas que louvaram a Santíssima Trindade. O tema central foi Deus é a Felicidade! Fraternidade – Abre um sorriso porque o Senhor contigo está. Tudo que era velho ficou para trás. Deixe Deus te alcançar e te contagiar com a verdadeira paz que o mundo não dá. Alegra-te e sai do teu lugar, olha quantos irmãos Deus te dá. Prepara o abraço e ao seu encontro vai porque bom e agradável será. Se alegrou o Senhor ao ver-nos reunidos na paz. Em sua bondade ordenou que nos amemos cada vez mais!. Foi com estas e outras palavras que nossa comunidade católica forquilhense desfrutou da palavra do Senhor. Durante os três dias aconteceu a celebração eucarística revivendo em todos os momentos daquela missão missionária no sentido de nossa fraternidade, além da Adoração ao Santíssimo uma forma de Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como Criador e o Salvador, o Senhor é o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. Este foi o primeiro Renascer de 2011 da cidade de Forquilha. Por Célio Cavalcante – Pesquisador de nossa Pré-História. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHA

E-mail:

Telefones: (88) 3619-1422 

Sites: http://www.forquilha.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim S/A

SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo
0800 726 0246

Site: http://www.itapemirim.com.br

Gontijo Transportes S/A

SAC: 0800 728 0044

Sites: http://www.gontijo.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

R Criança Dante Valério - Centro
Forquilha, CE | CEP: 62115-000
Telefone: (88) 3619-1197 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.ceara.com.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://forquilhaontemhojeesempre.blogspot.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

RADIOAMADOR ZELITO - CRIADOR DA RODADA DO CHÁ DAS CINCO -  um dos maiores entusiasta da ética e de nossa legislação que nos rege como verdadeiros radioamadores de nossa Pátria. Nosso inesquecível já mencionado criou na freqüência de 7.085,00 Mkz, em 40 metros o Chá das Cinco, rodada que iniciava sempre as 17h00min e terminava as 18h00min, com seu Slogan apreciativo aonde Zelito dizia: "Chá das cinco a mania que virou prazer". Com estas palavras jardinsnosa se abria um legue no espaço sideral onde apareceriam vários radioamadores de nossa Federação para seus comprimentos dentro da faixa.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentrios de Forquilha

"Sou filho de Forquilha. De Forquilha 23 anos antes; De quando o famoso ade representava o maior atrativo da cidade; E de quando Forquilha acabara de se emancipar da Cidade de Sobral." Saudades de Forquilha e de seu povo receptivo e hospitaleiro. (Randalho)
Por: Francisco Randalho Flix Avelino

Otima cidade venha conhecer a cidade de forquilha .balenarios .rancho do gancho hoteis e churascaria.
Por: Rafael Marcos

moro no rio de janeiro mas meu pai e minha mae mora em furquilha gosto munto desta cidade por qual nasi e fui criado air fais 20 anos que nao retonei a minha terra natal a onde deixei muintos a migos quando e tiver uma aportunidade retonare um grande a braso para todos marao neta cidade maravilhosa gotaria notisia sobre furquilha
Por: auricelio gomes de lima

nossa senhora q cidade linda. um belo carto postal.
Por: cleane mello

cidade muito bonita desejo conhecer um dia quero ir apreciar as maravilhas que existe
Por: francisco jose de caxias

O servidor aposentado da grfica do Senado Federal, Francisco Antonio Ximenes, (Conhecido popularmente por Chico Antonio da dona Maria Tomas) acompanhado de sua esposa Dilma Novaes Ximenes, estiveram mais uma vez visitando o municpio de Forquilha. Suas vindas da Capital da Repblica at Forquilha, terra onde nasceste, foi para ver a sangria do Aude, que havia 13 anos sem sangrar. Durante este tempo os olhos esperanosos dos homens que amam a me natureza, no tinham alcanado esta beno do Pai Celestial, pois os rios que desguam neste histrico reservatrio que deu origem a nossa cidade e que se torna hoje o maior ponto turstico da zona norte cearense, no mais havia tido guas correntes em quantidade para ench-lo e fazer romper o seu vertedouro principal (sangrador) em razo dos poucos invernos ocorrido nos ltimos anos. Com a sangria desse maravilhoso manancial hdrico os filhos e amigos forquilhense voltam a sua terra natal para compartilhar desse momento de alegria, assim como da Capital cearense vieram os forquilhense: Abdoral Madeira e seu filho o empresrio Francisco Nereu Gomes Madeira, Gutenberg Rodrigues Frota e sua esposa Luzia, Jos Sinho da dona Silrinha, L do Maciel alem do historiador Julio Saraiva Leo que fez um documentrio televisivo sobre a sangria do aude. Quando estvamos encerrado esta reportagem chegaram mais dois conterrneos, um de Braslia tambm aposentado da grfica do Senado Federal - Jos B. Ximenes (Tet) e um da Capital maravilhosa Rio de Janeiro, Edmilson Arajo de Siqueira (Lourinho do Sotro). Nesta fotografia se observa: Juvenil Cavalcante e sua esposa Rita, Edmundo Oliveira e Chico Antonio e Dilma, Gutenberg, Onlio Gomes Arajo e o correspondente do Jornal A Folha da cidade de Sobral, Clio Cavalcante. Todos contentes e felizes pela exuberncia das mansas guas nas corredeiras do sangrador do nosso admirvel aude Forquilha. Mais notcia sobre o Forquilha no Blogger "FORQUILHA ONTEM HOJE E SEMPRE"
Por: Clio Cavalcante

"PREFEITOS DE SOBRAL QUE GOVERNARAM O DISTRITO DE FORQUILHA-CEAR" Forquilha suas origens tem como fundamento bsico a construo do aude do mesmo nome, obra iniciada em 1919 e terminada em 1927. Evoluo Poltica: Reduto de formao contingncial e tem como principal Rua do Comrcio e a BR- 222 e distante de Sobral apenas dezoito quilmetros, prosperou de modo rpido, atingindo os seus estgios de evoluo poltica. Distrito, consoante Decreto n. 1.156, de 4 de dezembro de 1933 sendo seus governantes da cidade de Sobral at o ano de sua emancipao poltica que se deu atravs do plebiscito realizado em 08 de janeiro de 1984. Sua elevao categoria de Municpio ocorreu segundo Lei n. 6.909, de 16 de dezembro de 1963, com o nome de Francisco Monte. Suprimido conforme Lei n. 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes de sua instalao e restaurado, com o nome atual, segundo Lei n. 11.012, de 5 de fevereiro de 1985, e instalado a 1 de janeiro de 1986, sendo o primeiro Prefeito o bacharel e cincias contbeis Jos Antonio Dias Carneiro e seu Vice o historiador Abelardo Cavalcante de Vasconcelos. Leia os Prefeitos de Sobral que administram Forquilha como Distrito: Alpheu Ribeiro Aboim..........................................1933 Dr. Leocadio de Araujo Jnior....................1934/1935 Ataliba Daltro Barreto..........................................1935 Vicente Antenor Ferreira Gomes.................1935/1944 Dr. Joo de Alencar Mello...........................1944/1945 Dr. Arnaud Ferreira Baltar....................................1945 Randal Pompeu de Saboya Magalhes ........1945/1946 Dr. Joo de Alencar Mello....................................1946 Dr. Jos Gerardo Frota Parente.............................1947 Ataliba Daltro Barreto.................................1947/1948 Dr. Jacyntho Antunes Pereira da Silva..........1948/1951 Antonio Frota Cavalcante............................1951/1955 Dr. Paulo de Almeida Sanford.....................1955/1959 Joo Germano da Ponte Neto..................(Interino) Pe. Jos Palhano de Saboia..........................1959/1963 Cesrio Barreto Lima................................1963/1967 Jernimo Medeiros Prado..........................1967/1971 Joaquim Barreto Lima(Quinca)....................1971/1973 Jos Parente Prado.......................................1973/1977 Jos Euclides Ferreira Gomes Junior..........1977/1982 Joaquim Barreto Lima.................................1983/1988
Por: Clio Cavalcante

"FORQUILHA REALIZOU A FESTA DE SEU PADROEIRO" A comunidade catlica forquilhense, acompanhou com muita devoo festa de seu Padroeiro, So Francisco de Assis cujo tema foi Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote com este tema iniciou no dia 24 de setembro e finalizou neste ltimo domingo dia 04 de outubro de 2009, a maior festa espiritual do povo forquilhense. Nosso proco de Forquilha Marcos Antonio Ribeiro da Silva, tem se pautado na uno da misericrdia celestial, onde o esprito de Deus se fez presente atravs das homilias dos Sacerdotes que abrilhantaram os novenarios: Aristides; Edilberto; Eudes; Fbio Mota; Marcone; Nicodemos; Gonalo de Pinho; Joozinho e Lucione. A festa de So Francisco esta ligada as razes histrica do Povo forquilhense deste o povoado de Campo Novo, aonde seus devotos vinham se multiplicando. Esta festa religiosa continua sendo o perodo de reencontra amigos e familiares, conhecer novas pessoas e materializar antigas tradies. "Quem a tudo renuncia, tudo receber" No vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o Senhor. So Francisco de Assis,rogai por ns! Por Clio Cavalcante (Guardio da Arqueologia).
Por: Clio Cavalcante - Forquilha-Cear.

Amo essa cidade, uma ciade pequena mas moderna, um povo acolhedor, bonito por naturexa e sem falar nas festas de forr..........
Por: Weryson Santos

Cidade linda,guardo no meu corao lembranas de minha infania e de minha juventude.teu aude maravilhoso,tuas praas,teus torneios de fut sal,tuas festas e teu povo,meos irmos forquilhenses. LENO CLEBER
Por: leno cleber rodregues de andrade

j morei a,tenho familia e amigos, sempre que posso dou um pulinho nessa cidade que eu amo de paixo,pois ela faz parte da minha vida,atualmente to em fortaleza,mas no esqueo dai.
Por: EVA DUARTE MARQUES

forquilha mudou munto pra melhor estou a 20 anos no rio fui parciar e gostei munto
Por: forqiulha e minha terra natal

uma cidade linda,de pessoas acolhedoras,adorei e vou voltar com certeza.
Por: Wladimir Osterne

"MUNICPIO DE FORQUILHA- CEAR TEM UM POTENCIAL ARQUEOLGIO" - O municpio de Forquilha tem cinco stios Arqueolgicos de pinturas rupestres para ser tombado pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artsco Nacional IPHAN, estas relquias pr-histricas se encontram localizadas em algumas propriedades rurais prximo de alguns rios ou riachos e de suas serras. No entanto, para que o local seja catalogado, preciso que os tcnicos do IPHAN visitem o local e verifiquem as figuras rupestres, para diagnosticar se as imagens so pinturas ou inscries. O tombamento, entretanto, refora essa proteo e impede a destruio ou descaracterizao dos stios arqueolgicos de grande interesse para a preservao da memria coletiva. Entre os 20 mil stios arqueolgicos do pas somente seis so tombados: Sambaqui do Pinda, em So Lus, no Maranho; Parque Nacional da Serra da Capivara, em So Raimundo Nonato, no Piau; Inscries Pr-Histricas do Rio Ing, no municpio de Ing, na Paraba; Sambaqui da Barra do Rio Itapitangui, em Canania, So Paulo; Lapa da Cerca Grande, em Matozinhos, Minas Gerais; e a Ilha do Campeche, em Florianpolis, Santa Catarina. Os homens pr-histricos faziam estes desenhos utilizando elementos da natureza: extrato retirado de plantas, rvores e frutos, sangue de animais, carvo, rochas, dixido de ferro etc. Sabemos que o benefcio da Lei 3.924 (26/07/1961), todos os stios so considerados bens patrimoniais da Unio e, supostamente, contam com proteo especial. Pesquisadores que j tomaram conhecimentos dos stios arqueolgicos em Forquilha: Arqueloga Dra. Maria da Conceio Moraes Beltro Museu Nacional/ UFRJ. Arquelogo, Dr. Marcos Antonio Gomes de Mattos de Albuquerque Diretor do Laboratrio de Arqueologia do Departamento de Histria da UFPE. Arqueloga, Dra. Leila Maria do Instituto de Investigaciones Antropolgicas - IIA/UNAM, Mxico. Dr. Eduardo Melander Filho - Professor, Pesquisador em Histria e Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Dra. Catherine Beltro, Secretria do Centro Brasileiro de Arqueologia. Dr. Raimundo Mariano Gomes Castelo Branco Diretor do Laboratrio de Geofsica da UFC. Dra. Adryane Gorayeb Nogueira Caetano Pesquisadora e Professora da UFC na rea de Geografia Instrumental. Arqueloga Dra. Marclia Marques do Nascimento Universidade Estadual do Cear. Arqueloga, Dra. Vernica Pontes Vianna Conferencista. Diretor da Sociedade Paraibana de Arqueologia-SPA, e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arqueologia Histrica e Industrial, Dr. Thomas Bruno Oliveira, Arqueloga Dra. Rosiane Limaverde pesquisadora da Regio do Cariri - Fundao Casa Grande. Gelogo e Paleontlogo Dr. Celso Lira Ximenes, pesquisador das reas Paleoinvertebrados e Icnofsseis do Brasil. Professor Dr. Eberhard Wernick titular do Departamento de Petrologia e Matalogenia-DPM e Instituto de Geocincias e Cincias Exatas-IGCE da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Pesquisador da Geocincia da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP Stefano Albino Zincone. Pesquisador da Geocincia Dr. Paulo Geovani Saraiva de Oliveira, gerente da Mina de Ferro de Sobral explorada pela empresa chinesa Globest. Mestrando em Arqueologia da UFPE, Igor Pedroza e muito outros que o guardio da Arqueologia Clio Cavalcante, j tem mostrado suas descobertas pr-histricas atravs dos veculos de comunicaes via satlite internet e o radioamadorismo, ou no prprio local visitado por pesquisadores do mundo cientfico.
Por: Clio Cavalcante - Pesquisador da Pr-histria

visito sempre o portal gosto de forquilha que pena que ando muito pouco na minha cidade porque nao tenho tempo mando um abrao para jeta evandro do cabrinha valdeci saraiva etim .atenciosamente joaquim loiola
Por: joaquim loiola

gosto nuito de forquilha minha cidade natal mas ja faz 24 anos q sai dai moro em brasilia nas ninha familia nora ai tenho saudades desse povo caloroso amigo e hospitaleiroai vai um abrao desse forquilhense euclides loiola
Por: euclides loiola

air um cidade maravilhosa que pena eu nao moro mais ai mais eu semprevou amar essa cidade vcs todos ficou com deus que ele olher pra vcs sempre um forte abraro valeu
Por: denis

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Forquilha
Fundao:
1986
Altitude:
99m
Populao:
17.833 habitantes
rea:
548,4km
Densidade Demogrfica:
32,52hab/km
CEP:
62115-000

Envie seu comentrio sobre Forquilha