Carnaubal

Carnaubal-CE
banner

Bem-vindo a Carnaubal!

banner

Comece planejando a sua viagem para Carnaubal utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Carnaubal e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Carnaubal.

A cidade de Carnaubal, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 766m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.356 habitantes. A área total de Carnaubal é de 292,2km², e sua densidade demográfica é de 52,55hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carnaubal-CE é 62375-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carnaubal

 

Roteiros do Brasil

Região Serra de Ibiapaba

 hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas raízes remontam à Segunda metade do Século XIX, quando Manuel Estórgio de Brito e sua mulher D. Francisca Maria de Jesus doaram quatrocentas braças de terras destinadas à formação do patrimônio eclesial, tendo por objetivo a ereção de uma capela (12/08/1869).
Evolução Política: A partir da Divisão Territorial de 31 de dezembro de 1936, constituiu-se a povoação em Distrito, vinculado à jurisdição de São Benedito. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei n° 3.702, de 22 de julho de 1957
Igreja – A pedra fundamental da capela tem como data de lançamento o dia 29 de agosto de 1869, tendo presidido às respectivas solenidades o padre Joca.
O início da construção desse pequeno templo teve como responsável Eloy de Sampaio Brito, não chegando, entretanto, à conclusão em virtude do seu falecimento.
A conclusão das obras teve como continuador Felinto da Silva Sampaio que, além da capela, construiu várias casas cuja destinação consistiu no alongamento urbano do povoado, vendendo-as a pretendentes moradores. Vale referir que Felinto da Silva Sampaio, além de construtor da capela, consta como primeiro habitante do reduto.
A primeira reforma dessa capela ocorreu em 1945, sob a direção de Horácio Fontenele de Sampaio e Joviniano de Assis Brito, deixando-a em condições de ser elevada a Igreja-Matriz.
A criação da Paróquia teve como precedente meritória campanha encetada pelos fiéis da Cidade, angariando fundos e reivindicando sua criação a quem de direito cabia o deferimento. A elevação da capela à categoria de Igreja-Matriz, dedicada ao orago de Nossa Senhora Auxiliadora, ocorreu a 6 de janeiro de 1958, tendo sido seu primeiro vigário o padre José Batista de Araújo. 

Significado do Nome:

Seu núcleo de formação foi iniciado perto de grandes várzeas de carnaúbais  

Aniversário da Cidade:

22 de Julho 

Gentílico:

carnaubalense

População:

16.746 habitantes 

 hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical Quente Semi-árido Brando e Tropical Quente Sub-úmido 

Temperatura Média:

28º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte – São Benedito, Sul – Guaraciaba do Norte; Leste – São Benedito; Oeste – Estado do Piauí 

Acesso Rodoviário:

BR-222, CE-187, CE-323 

Distâncias:

Da Capital:

341 km   

Outras:  

 

 hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Serra Alta e os Lagos várzea, Caldeirão, Cabeceira e Inhuçu 

Atrativos Naturais

Cachoeira Parque das águas (forte queda dágua com altura aproximada de 6m, formando lagos de águas límpidas), Balneário Municipal Cabana Beira Rio (a 1km da sede, formado pelo rio Inhuçu,cascatas no inverno e bicas no verão.

Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora
 
Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira do Município.

Igreja de São Francisco
 
O município de Carnaubal teve seu início com a construção da igreja de N. Sra. Auxiliadora que nos dias atuais é a igreja de São Francisco localizada no centro da cidade. Terreno doado por Eloi de Sampaio e Manuel Estórgio de Brito. Foi construída pela família de Felinto Fontenele Sampaio no final do Século XIX permanece nos dias atuais com suas características.
 
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
 
Inaugurada em 1989 pelo pároco monsenhor José Aristides Cardoso. Tem como atração principal o ambiente aconchegante e a beleza da imagem conseguida na Itália.
Balneário Municipal
 
O balneário municipal foi inaugurado em 20 de janeiro de 1973. A iniciativa foi do então governador Plácido Castelo e do prefeito municipal, Luis Chaves Nogueira sendo inaugurado pelo governador César Cals.
Tem como atração principal o lago da barragem, piscina natural, quadra esportiva, restaurantes, bom estacionamento e segurança.
O balneário é um complexo de lazer composto de bares, restaurantes, uma quadra coberta com palco, onde são realizados os eventos: Carnaval, Semana do Município, Serestas e outros.
O período de freqüência é de janeiro a setembro.
 
Cachoeira Park
 
A Cachoeira Parque foi inaugurada em 08 de novembro de 1999, iniciativa do Sr. Francisco Horácio Neto.
Tem como atração principal o lago da barragem, piscina natural, restaurante, bom estacionamento e segurança.
Seresta sempre aos domingos.
- Serviços de bar e churrascaria;
- Estacionamento amplo;
- Serviços de telefone público;
- A 2 km aproximadamente do centro da cidade.
 
Park das Águas
 
Inaugurado em 1975, tendo como atração principal a cachoeira, piscina natural, restaurante, bom estacionamento e segurança.
O parque das águas era conhecido como véu das noivas pelos índios que aqui habitaram os potiguaras. Posteriormente foi denominado como cachoeira dos espanhóis e finalmente como parque das águas. Possuí um aglomerado de piscinas naturais.
- Serviços de bar e restaurante;
- seresta aos domingos.
 
Praça Francisco Horácio Brito
 
Nome dado em homenagem ao 1º Prefeito da cidade. Inaugurada no dia 22 de julho de 2005, dia em que se comemora o aniversário de emancipação política do município.
A praça tem o objetivo de integração social com área de lazer, onde está instalada a loja de artesanato e o posto de informações turísticas do município. Além do evento onde é comemorado o Aniversário do Município com apresentações culturais e esportivas como: coral infantil, artistas da terra, maratona, corrida ciclística, acontece também o Festival de Dança e Poesia, durante o mês de dezembro, com grupos de crianças carentes no município, e a Quarta Cultural, realizada nas primeiras quartas-feiras do mês com apresentação de artistas da terra e feira de artesanato e gastronômica.  

 hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Os recursos culturais que mais se destacam são:
Festas: Juninas, Religiosas (padroeira, Paixão de Cristo e a procissão de São Bernardo – Cavaleiros), o Carnaval, Grupos de Capoeira, Taek-won-do, Dança, Teatro e a Feira do Artesanato. Há o desejo das lideranças do município de resgatar o Bumba-meu-boi. O lazer mais praticado é o banho no balneário municipal.

 Janeiro

20 - Festa de São Sebastião - A festa de São Sebastião está trazendo à Carnaubal o resgate da religiosidade como também turistas através da procissão de cavaleiros que ocorre no dia da festa. Os cavaleiros com bandeiras desfilam pelas ruas da cidade encerrando com uma missa no bairro bem viver onde acontece este evento. A realização da festa de São Sebastião foi através do pároco José Aristides Cardoso no ano de 1980.
A promoção é da paróquia e da associação dos moradores do bairro bem viver tendo o apoio da prefeitura municipal de Carnaubal com a banda municipal e toda a infra-estrutura necessária.
 
 Setembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora.

 Outubro

04 - Festa de São Francisco. 

 hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAUBAL

E-mail:

Telefones: (88) 3650-1660 - Fax: (88) 3650-1112

Sites: http://www.carnaubal.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3650-1665

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (88) 3650-1665

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (88)3650-1134

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIO: (88) 3650-1135

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:  

 

Comentários de Carnaubal

Moro em Imperatriz,Ma., e tenho parentes em Domingos Mourao no PI. Pretendo pasar temporadas na regiao. Gostaria de saber mais sobre Carnaubal, principalmente do clima e altitude e o acesso via Pedro II e D. Mourao.
Por: francisco leite do amaral

Olá sou de Carnaubal e estou muito feliz em ver a minha, cidade crescer e ficar tão linda! Estou em Brasília já tem 11 anos e vejos que a cidade de Carnaubal cresceu! Parabens! Atenciosamente, Chirlene.
Por: Chirlene

eu moro em cacrnaubal mas estou em fortaleza e eu acho esta cidade muito bonita eu to mandado um abrasso para todomudo de carnaubal minha familha e do munisipo de anaubal cacho
Por: cleuber lima

Carnaubal é uma cidade muito aconchegante com clima ameno, lindos balnearios, uma cidade com uma boa estrutura e um povo muito acolhedor.
Por: Carlos José Brito da Costa

carnaubal é muito maravilhosa fica situado na serra da ibiapaba com um clima muito aconchegante que varia entre 20e 31 graus foi abençoada por maravilhas de cachoeiras natural,e tem o melho carnaval diurno da região com pousada para seu bel prazer e muito mais.
Por: adriano brito

Moro em Brasília há 13 anos, mas sou de Carnaubal.E sinto muitas saudades de lá, pois toda a minha familia mora lá.Aproveito e mando uns abraços para:meus pais, e toda a familia Souza Alves.
Por: Cícera

A CIDADE MAIS MARAVILHOSA DO MUNDO.ESTO COM MUITA SOUDADE
Por: FRANCISCO DAS CHAGAS

No dia 7 de setembro de 2009 estive muito perto de carnaubal pena q o tempo é curto não deu pra ir até ai mas se Deus quiser nos proximos dias estarei ai pra conhecer essa cidade abençoada por Deus.abraços a todos os moradores de Carnauba.Nonato
Por: Francisco NonatoSoares De Oliveira.

carnaubal terra sagrada de povo ulmide e carate, quem vem vela nuca isquece e sempre quer voutar, adoro carnaubal.
Por: leonardochavesdesousa

eu nunca vu em carnaubal,mais dissem que é um lugar mt bom,um dia eu fou ai..pq eu faço capoeira
Por: gleiciane

Tive o priviledio de conhecer Carnaubal. Amei. é uma simpatica cidadezinha, com um clima gostoso, um povo acolhedor e belas cachoeiras. Vale a pena conferir. Vai aUbajara, é pertinho, dê um um pulinho até lá quenão vai se arrepender.
Por: jeanete oliveira

muito mais do que as maravilhas naturais o que nos surpeende e o carinho dos carnaubalenses povo simples e hospialeiros
Por: celestino

minha cidade e linda e maravilhosa em breve estarei ai
Por: joao filho

carnaubal concerteza e a musa da ibiapaba.devemos isso ao seu povo hospitaleiro e seus pontos turisticos.que faz com que a cada dia essa cidade se torne mais conhecida, eu sou piauiense mas me criei ai em carnaubal,por isso me considero carnaubalense filho desta terra maravilhosa.
Por: daniel araujo ribeiro

adorei carnaubal,porque é uma cidade cauma não tem violencia.
Por: maria zilene higino eloi

Os pontos turisticos são otimos ou melhor toda a cidade preciso conhecer
Por: gilson

Nas Minhas Ferias Irei Passear Ai. Pois Foi Ai,Que Eu Nasci E Me Criei. E Foi Exatamente Na Casa De Pedra. Lembrança A Todos, Um Beijo No Coração Da Dona Francisca Maria Do Espirito Santo, Minha Querida Mamãe
Por: Antonio Raimundo De Oliveira

Carnaubal é simplismente maravilhoso, tudo de bom!!!
Por: pedro

A terra das oportunidades. Carnaubal é a terra das oportunidades! (Quase) Todo mundo diz isso, não é verdade? Até a televisão diz isso, às vezes. Aliás, ontem mesmo um amigo meu me disse isso. Ele até tinha algo melhor a me dizer, mas optou pelo comentário, não acho Carnaubal uma cidade Turística, e sim com pontencial turístico.
Por: Francisco Helio Marques Ribeiro

sim claro! nascí lá como naõ? o que tem de melhor: um lindo balneário onde é realizado o melhor carnaval da serra grande, e duas lindas cachoeiras.
Por: LEANDRO VIANA DE BRITO

e a cidade mais linda pq e a cidade so a cachoeira e uma coisa maravilhosa
Por: francisco nly

ô lugar excelente, terra de muita mulher linda.Quero voltar várias vezes para lá.
Por: vanilly

show de bola carnaubal muitas mulheres lindas e atraentes muito legal o lugar bom para um passeio em conjunto.
Por: Jardel

Sou dessa cidade maravilhosa
Por: ariaomar

Cidade pequena, mais muito bem estruturada, povo muito acolhedor, adoro minha Carnaubal.
Por: Carlos Brito

BOM SOU NASCIDA NESTA CIDADE MARAVILHOSA , NAS FUI CRIADA NO RIO DE JANEIRO , MAS SO LOUCA PARA MEUS FILHOS COMEÇER A CIDADE QUE NASCI , UM ABRAÇO PARA O POVO DO CARNAUBAL , MEU AVO ATUALPA AMAVA ESTA CIDADE.
Por: lucineide barroso cunha

eu sou do carnalbal mas noro em sao paulo a 20 anos tenho uma saudade muito grande do carnalbal a cidade tã linda parabems pros governantes de la !!!!!!!!
Por: antonio carlos

Bom, Sou de carnaubal-Ce, e posso afirmar que é uma otima cidade para se visitar. Tem bons lugares para se conhecer. Tem um dos melhores carnavais da Serra da Ibiapaba. Venha conhecer.!!!
Por: Alex Rony

carnaubal e amelhor cidade do mundo en breve estarei ai un abraço para todos carnaubalenses
Por: roni

o que eu mais gosto em carnaubal sao as cachueiras ea barrage fico sempre na pousada do sol . e uma cidade pequena mais muinto aconchegante
Por: marines ferreira aguiar

moro no Rio de Janeiro, mas sou de carnaubal. adoro minha cidade, é uma pena que a cidade nâo oferece muitas oportunidades de emprego. Mesmo assim, eu amo Carnaubal.
Por: Urias Oliveira

minha cidade natal,o melhor de la pra mim sao as paisagens natural,as cachoeiras,o balneario municipal a vista do mirante e outros.visiti nas ferias vc nao vai se arrepender.
Por: lucianorn

conheco uma cidade linda ,e que um dia vou passar uns dia spor lá.
Por: flavio

carnaubal é tudo de bom,o carnaval é otimo desde a primeira vez que fui em carnaubal me apaixonei. sempre que posso eu vou este ano estarei lá .. moro em fortaleza mas nasci em são benedito que tambem é muito bom
Por: auricelia

nossa o carnaubal é muito bom parabéns eu adoro o carnaubal.quando eu estavá no céara eu oassava op final de semana lá adoroooo beijaooooo!!!!
Por: gleice

Meu nome é wilson já estive aí a trabalho por um período de três meses foi a melhor férias que eu já tive. Conheci um povo acolhe-dor que se tornou parte da minha familia. Espero ansioso para voltar para ir e viver momentos prazerosos Lugares como as Cachoeiras, Barragem, e etc... Aí vai o meu abraço a esse povo acolhedor e o meu muito obrigado
Por: Wilson henrique da Silva

A cidade de carnaubal é uma cidade maravilhosa pois é minha cidade natal.
Por: juliana

Eu sou de São Benedito mas no momento estou no Rio de janeiro.adoroooooooooooooo carnaubal é uma cidade maravilhosa principalmente na época do carnaval lá é o melhor lugar pra gente pular carnaval!um abraço a todos vcss de carnaubal!
Por: Charles Barbosa da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carnaubal
Fundação:
1957
Altitude:
766m
População:
15.356 habitantes
Área:
292,2km²
Densidade Demográfica:
52,55hab/km²
CEP:
62375-000

Envie seu comentário sobre Carnaubal

banner