Cariús

Cariús-CE
banner

Bem-vindo a Cariús!

banner

As melhores pousadas em Cariús podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Cariús, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 240m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.931 habitantes. A área total de Cariús é de 1.055,9km², e sua densidade demográfica é de 16,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cariús-CE é 63530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cariús

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As terras entre as serras: dos Bastiões, das Palmeiras, da Quicumca e de Santa Maria eram habitada por diversas etni índigenas tais como os: Juca, Quixará, Quixelô,[8][9] e com a expansão das missões índigenas, da peruária e busca do ouro sul no Ceará, surge o povoado de Poço de Paus. A condolidação deste se deu partir dos anos 1920, pelos projetos do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa: a construção da estação ferroviária de Poço dos Paus, parte do projeto da expansão da Estrada de Ferro de Baturité[10] em direção do Crato e a construção de armazéns e acampamento para trabalhadores da construção da barragem do projeto da construção da baaragem do açude sobre o rio Cariús pelo DNOCS. Neste contexto antigo destrito de São Mateus, deselvolve-se até a emacipação como município. A história do nosso município começa em 1920, quando o Paraibano Epitácio na presidência da República, inclui no seu plano de salvação de Nordeste a construção de gigantescas barragens no território cearense. Uma delas POÇO DOS PAUS seria construída para barrar as águas do Rio Cariús, com capacidade de um bilhão de metros cúbicos; foi o ponto inicial do povoado e futura cidade. Pouco tempo depois foi erguida uma igrejinha, caracterizando a existência de uma típica vila do interior cearense. Em 1924, outro governo sucedeu-se ao de Epitácio Pessoa e as obras foram suspensas. Foi tamanho o seu progresso, que em 31 de março de 1938, pelo decreto de lei nº 169, o povoado foi elevado a categoria de vila, pertencendo ao município de Jucás, antigo São Mateus. O primeiro capelão foi o Padre Emídio Cabral que passou 3 anos na sua função. Na ausência do mesmo, ficou atendendo vigário de Jucás Padre Pio Pinho de Oliveira . Em 1938., veio um novo capelão Padre José Sobreira que passou 3 anos. O Padre Sobreira construiu a capela –mor, uma obra de arte do professor Italiano Augustinho Odísio. O município de Cariús, bem como os distritos de São Sebastião, São Bartolomeu, Bela Vista e Caipú, foram criados através da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. No dia 03 de outubro de 1954, teve sua primeira eleição.
A instalação oficial e solene aconteceu no dia 25 de março de 1955, com a posse do prefeito eleito, Sr. Silvestre Almeida Duarte.
Cariús é palavra indígena tupi e significa segundo Tomás Pompeu Sobrinho "rio do cari", de cari peixe de água doce.
Cariús é o nome do rio afluente do Jaguaribe, que banha a cidade e desemboca a margem direita à 02 Km, abaixo da cidade.
O nome primitivo Poço dos Paus, vem dos poços que são formados em vários morros de vegetação cerrada, Cariús é Palavra tupi.
O município de Cariús ocupa uma área de 1.075 km² e de acordo com o censo de 2000, toda população incluindo zona rural e urbana é de 18.418 habitantes. Estamos localizados na Região Centro Sul do Estado, a 420 km da capital, à 36 km de Iguatu e a quatro km da cidade de Jucás. Limitando-se com os seguintes municípios: ao norte Jucás e Iguatu; ao sul Farias Brito e Várzea Alegre; ao leste Cedro e Várzea Alegre e ao Oeste Tarrafas e Saboeiro. 

Significado do Nome:

O topônimo Cariús pode vir da linguagem Tupi ou Tapuia: cari(um tipo de peixe) e ú(água, rio), significando rio do Cari; caa(mato), ry(saída) e u(água). Segundo Tomás Pompeu Sobrinho o topônimio faz uma alusão ao rio Cariús, já segundo Paulino Nogueira, alusão é às cabeceiras do rio Cariús, localizadas em uma serra com uma densa vegetação.[6] Sua denominação original era Poço do Paus e desde 1951, Cariús. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

cariuense

População:

18.867 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A base da economia local é a agricultura: algodão herbáceo e arbóreo, arroz, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda existem 2 indústrias: uma de Produtos alimentares e outra de produtos minerais não metálicos. Em suas terras foram registradas ocorrência de Magnesita, Calcario(Calcita), sob forma Cristalina, Ametista (uma variedade do Quartzo).

Clima:

Tropical Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Cearense 

Limites:

Norte: Jucás e Iguatu, Leste: Cedro e Várzea Alegre, Sul: Várzea Alegre e Farias Brito, Oeste: Tarrafas. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

411 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Açude do Muquém 

O Açude do Muquém se tornou um dos grandes pontos de visitação turística da cidade, principalmente pelo tamanho e beleza de suas àguas, oferecendo banho e lazer aos visitantes. 
 
Válvula do Muquém 

Construída para liberação das águas do açude, proporcionando para os visitantes banho e lazer. 
 
Igreja do Sitio Mauricia

Bela Arquitetura Eclesiástica no nosso município Cariuense, localizada no Sitio da Maurícia, onde é preservada pela comunidade local até os dias atuais.Sendo a mesma construída volta de 1911. 
 
Açude do Xixa 

Açude construído por volta de 1930, pelo antigo DNOCS. Onde se tornou uma das opções turisticas da cidade. Conhecido também, pelo seu grande armazenamento de peixes, proporcionado á prática esportiva da pesca. 

Capela do Sítio Direitos Construída por escravos no ano de 1876, está localizada a 20 km/leste da sede do município. É de propriedade das famílias Leal e Bandeira. Em seu interior há a presença de diversos jazigos, um costume das famílias da época. Atualmente está em processo de tombamento pelo IPHAN.

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

08 - O principal evento cultural é a festa da padroeira: Nossa Senhora da Auxiliadora. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIÚS

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3514-1219 - Fax: (88) 3514-1241

Sites: http://www.carius.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 3514-2045

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Cariús

Quero deixar aqui o meu abraço a todos de cariús. Eu nasci numa fazenda proximo de cariús, meus pais me registraram nessa cidade, eu não conheço, sai pequeno fui morar em varzea alegre, aos 14 anos vim embora para porto velho-rondonia onde moro até hoje. tenho 45 anos de idade, quero em breve conhecer minha cidade natal, é um sonho que tenho, e quero levar meus filhos e minha esposa para que eles tambem conheçam. tem faliares que moram proximo de cariús. Quera desejar ao povo da minha cidade natal, que tem muito sucesso, paz e armonia, que deus o abençoe sempre...
Por: francimar alves de oliveira

Oi cariús e otimo . venha conhecer . aqui todo mundo e legal naum tem muita coisa pra oferecer mais e lionda.
Por: Erlemilson Silva Miguel

A simplicidade e Hospitalidade do Povo Cariunse. Cidade do interior fica a 400 km da Capital. Tranquila, calma....
Por: MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA FERREIRA

Pesse num cidade maravilhoza, pessoas legais, eu nascie e morra la a vintes anos e adoro ees cidade chamada Caruis te adoro muito...
Por: Keliane Dias David

moro em santos sp,ha 15 anos,mas sou de sao sebastiao cariús,e assim como todo o ceará cariús tem muitas belezas naturais!
Por: antonio

eu amo de coracao essa cidade minha infancia vive nessa cidade, e uma cidade maravilhosa sinto muita saudades da minha terra natal.Beijos a todos
Por: Cleomar Batista Da Silva

Cidade maravilhosa Venha visitar e desfrute da tranquilidade que aqui existe
Por: Beijamin

sim conheco um pouco,minha familia mora la.passei uma parte de minha vida la ,eu gosto muito de carius o melhor dizer eu amo aquela cidadezinha.
Por: CICERA MARIA CORREIA DE OLIVEIRA

carius e uma cidade muito especial paara min pois eu moro nela desde que eu naci por isso eu a-adoro-
Por: roberlania

Estive em Carius na Festa da Padroeira ( Na.Sra. Auxiliadora). Os festejos duram uma semana e são maravilhosos: muita animação, bandas ao vivo, leilão, e o povo super amigo e amável! É uma festa muito linda, vale a pena conferir
Por: angela lacerda

sou fa da minha terra sou nascido no sitio barreio das flores moro em p. pte sp. estou com saudades de minha terra.
Por: antonio alves de souza(zigomar)

sou filha de Carius,mas moro em Xinguara_Parà atualmente,faz 19 anos q nao vou a Caruis mas pelas fotos vi q ta muito diferente,axo q nao o conheço mais.fiquei com saudades.Portanto desculpem nao saber o q tem de melhor.
Por: cicera

sou filho de carius moro em sao paulo a quarenta e nove anos quaze todos vou vizita aminha querido carius sou filho antonio gonçalves comecinte munito conecido em carius espero ainda este ano vizita meu carius
Por: francisco assis gonçalves

só quem sabe se é bom ou não essa cidade é que vai ou mora la,venha conheçer e sabera as qualidades de uma verdadeira cidade!!!
Por: Anderson Holanda

Carius é tudo de bom, minha família é toda de lá, sempre que posso vou em Carius!!
Por: mariana paixão costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cariús
Fundação:
1951
Altitude:
240m
População:
16.931 habitantes
Área:
1.055,9km²
Densidade Demográfica:
16,03hab/km²
CEP:
63530-000

Envie seu comentário sobre Cariús