Canindé

Canindé-CE
banner

Bem-vindo a Canindé!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Canindé, informações e fotos da maravilhosa Canindé. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Canindé, recomendadas por internautas.

A cidade de Canindé, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1846. A localidade está em uma altitude de 148m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 67.940 habitantes. A área total de Canindé é de 3.205,4km², e sua densidade demográfica é de 21,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Canindé-CE é 62700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Canindé está localizada na região Norte do estado do Ceará. Com pouco mais de 75 mil habitantes, o município é reconhecido como um dos maiores centros de fé de todo o estado, já que o cotidiano de seus moradores e a religiosidade estão fortemente ligados um ao outro.

Dessa forma, em Canindé o principal tipo de turismo é o turismo religioso, que concentra religiosos de todo o país. O principal intuito da visita à cidade é o próprio depósito da fé e da devoção, que ocorre em uma série de ambientes. A peregrinação começa geralmente na Basílica de São Francisco das Chagas e segue até a Estátua de São Francisco, que nada mais é do que um monumento gigante com mais de 30 m de altura em homenagem ao santo.

O turismo na cidade não para por aí: os indivíduos também não deixam de conhecer a Via Sacra e a Praça dos Romeiros, que concentra em seus arredores o Convento de Santo Antônio e o zoológico municipal, criando um verdadeiro complexo religioso e cultural para o turismo da cidade.

Durante um período do ano que se concentra entre os dias 24 de setembro e 04 de outubro, que é a data específica dedicada para São Francisco, ocorre na cidade de Canindé um dos mais importantes eventos religiosos de todo o território brasileiro: a Festa de São Francisco de Chagas.

Além da importância do evento, esta é também uma das festas religiosas mais antigas de todos os tempos. A data geralmente é a mesma, e passa por leves alterações unicamente nos anos de eleições.

Foi depois de 2008, ano em que a Estátua de São Francisco foi construída medindo cerca de 30,25 metros, que a cidade de Canindé se tornou ainda mais conhecida em todo o país, já que muitos foram os fiéis que foram à cidade unicamente para conhecer esse monumento histórico e religioso.

Além disso, a cidade também concentra uma série de praças, comércios e lojas, muito artesanato local (principalmente religioso, com destaque para fitas, velas, terços e imagens de santos) e uma série de balneários rodeados por paisagens de tirar o fôlego.

Informações de Canindé

Roteiros do Brasil

Região Sertão Central

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens estão subscritas na prefiguração indígena – Índios Canindés e Jenipapos – nativos ocupantes de vastas porções territoriais. Em pacífica convivência, tem-se por colonizador branco Francisco Xavier de Medeiros, fazendeiro de grandes posses e detentor de terras situadas nas margens do rio Canindé. Esse patriarcado misto, que daria ao reduto foros de povoação, data do ano de 1775, assinalado inicialmente pela construção de uma capela cujo patrimônio guarda a chancela desse benemérito fazendeiro e cujo orago dedicou-se a São Francisco.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila tem como instrumento de apoio o Decreto Provincial nº 340, de 29 de julho de 1846, com referência especial à denominação de São Francisco das Chagas de Canindé. Elevado o Distrito à categoria de Município, segundo Lei nº 1.221, de 23 de agosto de 1914, alterou-se a denominação para o nome atual.
Igreja:  Em seus primados de cultura religiosa, notadamente com relação a milagres e suas consequentes romarias, Canindé detém a preeminência regional, tendo como vetor de espiritualidade o santo padoreiro.
A primitiva capela, iniciada pelo fazendeiro Francisco Xavier de Medeiros, sofreu interrupção no curso de suas obras, havendo como fator impeditivo a seca de 1792. Reiniciados os trabalhos em 1795, já em busca de sua evolução     em termos de Igreja-Matriz, foram concluídos em 1796.
No tocante ao patrimônio eclesiástico, além do que contara com relação à primitiva capela, destacam-se a Fazenda Santa Rosa, doada pelo Capitão Antônio Alves Bezerra (1787) e o Sítio Araticum, igualmente doado pelo fazendeiro Francisco do Rego Barros (1801).

Significado do Nome:

"Kanindés", palavra indígena que designava uma tribo de índios missionados e que primitivamente habitam as margens dos rios Banabuiú e Quixeramobim. 

A palavra significa, ainda, uma espécie de arara de plumagem amarela, chamada GUACAMAIO. "O nome aplica-se a uma psitacídeo (Ara araraúna) e assim era apelidada uma grande tribode tarairius, que vivia na região central do Ceará pelo sertões de Quixadá, Canindé e Alto Banabuiu, Quixeramobim.

Etimologicamente, existem três versões para o nome, são eles: "teu seio", "tua cama" e "teu manto". 

Aniversário da Cidade:

29 de Julho

Gentílico:

canindeense

População:

74.486 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Canindé é maravilhosa em todas as épocas do ano.Temos festas nos Clubes,shows na Praça Dr.Aramis e churrascria com pagode.Venham conferir.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte Cearense

Limites:

Norte: Tejuçuoca, General Sampaio, Paramoti e Caridade; Leste: Irauçuba, Sobral e Santa Quitéria; Oeste: Mulungu, Aratuba e Itapiúna; Sul: Itatira, Madalena e Choró.

Acesso Rodoviário:

Ao chegar a Canindé, o visitante deve entrar pela avenida São Francisco, até chegar à praça Dr. Aramis. A partir deste ponto, segue pela rua Joaquim Magalhães, até chegar à praça Tomaz Barbosa, ou se dirige até o cruzamento da rua Gervásio Martins, que desemboca na Praça da Basílica. 

Distâncias:

Da Capital:

115 km 

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rios Curú, Canindé, Batoque, Riachos dos Porcos, Conceição, Xintranguê, Trindade, Souza, Salão, Cangatí,  Castro, Serra do Tamanduá e Serrote Amargoso.      

Atrativos Naturais

Serra do Tamanduá, Serrote Amargoso, Rio Curú, Rio Canindé, Açude São Mateus.

Estátua de São Francisco

Canindé possui o maior monumento religioso do mundo. A Estátua de São Francisco das Chagas, inaugurada solenemente em 04 de outubro de 2005, mede 30,25 metros. Está situada no Alto do Moinho, o bairro mais elevado da cidade, e pode ser vista por todos que se aproximam da Meca Nordestina.

Açude São Matheus

Além dos monumentos religiosos, a cidade dispõe de logradouros agradáveis, inclusive balneários, em torno do Açude São Matheus, com restaurantes e outros locais adequados para o lazer.
 
Basílica de São Francisco das Chagas

Cartão postal da cidade, a Basílica constitui o principal ponto do turismo religioso em Canindé. A construção da capela primitiva foi iniciada em 1775. No século de XIX, já elevado à condição de Igreja Matriz, o templo passou por grandes reformas. Em 1910, o frade capuchinho Frei Mathias de Ponterânica resolveu empreender a construção do templo atual, encarregando essa tarefa ao arquiteto italiano Antonio Mazzini. Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor italiano George Kau. Em 1923, o papa Pio XI eleva o santuário de Canindé à condição de Basílica.

Praça do Romeiro

Juntamente com a Basílica e a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro constitui o trio de atrativos mais importantes de Canindé. Gigantesco anfiteatro, com capacidade para 110 mil pessoas, a praça costuma ficar lotada no período de 25 de setembro a 03 de outubro, quando é celebrado o novenário de São Francisco. Neste mesmo complexo, o visitante irá encontrar o Museu e o Zoológico de Canindé.

Convento de Santo Antônio

Situado na Praça Frei Aurélio, é uma notável construção que data do século XIX. Existe também em Canindé, o Mosteiro das Clarissas, para abrigar as Irmãs de São Francisco.

Via Sacra do Monte

Com início na Igreja de Nossa Senhora das Dores e término na ermida do Monte (Igreja de Cristo Rei) a Via Sacra é um dos pontos mais visitados pelos romeiros, que chegam mesmo a conduzir pedras na cabeça de uma estação à outra, para cumprimento de alguma promessa.

Casa dos Ex-votos

Ao lado da Basílica está a Casa dos Milagres, onde os romeiros depositam ex-votos (arte-sacra rústica), fotografias, pinturas, roupas, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar graças alcançadas. 

Estátua de São Francisco

Canindé possui um dos maiores monumentos religiosos do mundo. A Estátua de São Francisco das Chagas, inaugurada solenemente em 04 de outubro de 2005, mede 30,25 metros. Está situada no Alto do Moinho, o bairro mais elevado da cidade, e pode ser vista por todos que se aproximam da Meca Nordestina.

Praça do Romeiro

Juntamente com a Basílica e a Estátua de São Francisco, a Praça dos Romeiros constitui o trio de atrativos mais importantes de Canindé. Gigantesco anfiteatro, com capacidade para 110 mil pessoas, a praça costuma ficar lotada no período de 25 de setembro a 03 de outubro, quando é celebrado o novenário de São Francisco. Neste mesmo complexo, o visitante irá encontrar o Museu Regional São Francisco e o Zoológico de Canindé. 
 
Casa dos Ex-votos

Ao lado da Basílica está a Casa dos Milagres, onde os romeiros depositam ex-votos (arte-sacra rústica), fotografias, pinturas, roupas, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar graças alcançadas. 
 
Convento de Santo Antônio

Situado na Praça Frei Aurélio, é uma notável construção que data do século XIX. Existe também em Canindé, o Mosteiro das Clarissas, para abrigar as Irmãs de São Francisco.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Abril

- Padroeiro São Francisco das Chagas
  
 Agosto

- Aniversário do Município

 Setembro

- Independência do Brasil  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANINDÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3343-6937 

Sites: http://www.caninde.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (85) 3343-0001/ 0099

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

-As principais fontes de água fazem parte da bacia do rio Curu e Metropolitana, sendo os princiapis afluentes os rios: Canindé, Curu, Choró, Salão, Batoque, Cangati, Juriti; os riachos: dos Grossos, das Furnas, da Conceição e outros tantos. Existem ainda diversos açudes, dentre eles: Ipueira da Vaca, Logradouro II, Salão, São Mateus, Caracas, Sousa e Barra Cacão (todos da Bacia do rio Curu). No momento, está sendo construído o Açude Escuridão. 1 Adutora (Adutora Canindé) e 220 poços.

-O município é dividido em onze distritos: Canindé (sede), Bonito, Campos, Caiçara, Capitão Pedro Sampaio, Esperança, Iguaçu, Ipueiras dos Gomes, Monte Alegre, Salitre e Targinos.


Comentários de Canindé

Sim conheço , e como conheço viu, Pois já faz 16 anos q vou , dez de um ano de idade q vou pra essa cidade maravilhosa q é canindé.... E dia 11 tô chegando ai de novo se deus quizer !
Por: Lilian Nara !

e uma linda cidade nasci ai hoje moro em belem do para mais sinto muita saudade d eminha etrna terra beijos a todos
Por: iran viana

é um bom texto sobre a cidade. dispõe de dados importantes para uma pesquisa acadêmica.
Por: Paulo Bianor

Olha,eujá fui pra Canindé e amei principalmete a Basílica uma coisa linda,e o pessoal da cidade e muito hospitaleiro,pra quem quer viajar recomendo:Canindé-Ce,você não vai se arrepender além de que o açude éuma maravilha pra dá um passei e também refresca numa boa caminhada pela a cidade e conhcer o dimas,um simpático urso do zólogico de Canindé.Quem for aproveite o máximo que você puder,por que Canindé precisa ser valorizado! Muito obrigado Canindé!
Por: Clara Nunes de Freitas Rocha Gomes de Barros

eu amo essa cidade de paixão e nela encontro todos que amo principalmente são francisco
Por: janayna

ja estou com saudade de dessa terra querida ja faz 5anos q eu nao vou quando eu estiu ai me sinto no paraiso tenho uma paz espiritual emensa mais com fez em deus eu ainda vou ai esse ano
Por: gustavo belfort

A cidade de Canindé é muito boa , gosto bastante em breve irei visitar a cidade onde cresci
Por: mariano silva

conheço caninde desde quando narcie . hoje moro aqui em são paulo .tenho saudade da ir.
Por: antonio sergio

Caninde e maravilhosa em todas as epocas do ano.Temos festas nos clubes bnb e aabb,shows na praça dr.aramis,churrascaria alto guaramiranga e churrascaria kangalha,onde curtimos pagode.VENHAM CONFERIR!!!!!!!!!!!!!!!
Por: maria cleonice paulino da silva

eçasidade e umacidadimaravilhozalinda deretamentede sp paratodu ubrasil
Por: oi caninde meuno enenas

Já morei nessa cidade fantastica e hoje morro de saudades. Canindé tem tudo que se possa imaginar e bom demais.
Por: Nayane Emily

lindas fotos da cidade de canide no estado do ceara.lugar abençoado pela iscrituras lindas e esoberantes;
Por: lidioney jose melo

visitei a cidade , gostei muito. fico bastante emocionada vendo a estatua de são francisco, achei belissima.
Por: deusanir

É UM LUGAR MUITO ABENÇOADO POR DEUS! VISITO SEMPRE QUE VOU AO CEARÁ; RECEBI JÁ MUITAS GRAÇAS DE DEUS, E DE SÃO FRANCISCO. POR ISSO NÃO DEIXO NUNCA DE VISITAR E AGRADECER MUITO; POIS É O SANTO DE MINHA DEVOÇÃO...
Por: edmilson francisco de brito

ACHO MUITO LEGAL ESSA CIDADE MEUS PAIS SÃO DE LÁ, SEMPRE QUE POSSO ESTOU CURTINDO UMAS FERIAS POR LÁ.
Por: DANNY SECUNDINO

CONHEÇO,SOU FILHA DE CANINDÉ,JA NÃO MORO MAIS LÁ MAIS SEMPRE QUE POSSO ESTPU LÁ..MORO BEM PERTO DA ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO..NÃO CONSIGO PASSAR MUITO TEMPO SEM IR LÁ.
Por: NEYLIANE

uma cidade explendamente maravilhosa muito linda muito linda mesmo parabéns pra vcs que moram em canindé abraço
Por: marcelo

ola boa tarde conheço um pouco da cidade de caninde todos os anos viajo com romeiros para a sagrada caninde para visitar sao francisco e muito linda acidade ela muito linda parabens ao administradores e a populaçao por zelar pela acidade
Por: francisco rodrigues de almeiada filho

sou natural de Maranguape porém,moro em São Paulo.conheço muito bem canindé e sou apaixonado pela região serrana e sempre quando vou ao ceará,vou sempre para serra visitar alguns amigos que lá habitam.
Por: francisco nascimento

Olá! Tudo bem ? É o seguinte eu moro aqui em São Paulo, mais eu gosto muito de Canindé , eu nasci aí e morei também, e eu vim para São Paulo com 8 anos ,e, gostaria de mandar um beijao para todos ai da minha cidade! e eu gostaria também de falar para quem não conhece Canindé ainda! >Quem não conhece tem que conhecer pois é muitoo boom ! Tchau , todos fiquem com Deus !
Por: Vanessa Thalia Gomes Araújo

Sou de Canindé, mas desde de 1971 vim morar em Alto Alegre do Maranhão, sinto muita saudade da minha terra natal.
Por: Vera Lucia da Silva Sampaio

fui algumas veses sempre quando vou passear no ceara visito caninder
Por: joao batista

cidade maravilhosa que pena que não tem mais recursos.falta emprego etc
Por: simone

nasci lá vivi minha infancia,depois conheci o mundo inteiro,porem nunca esqueci desta cidade que tem vocação pra receber bem a todos que cegam. vá lá vc vai gostar,eu garanto.
Por: antonio carlos dias

caninde,p me ela é como um paraiso da onde eu nunca queria ter saido.amo muito essa cidade em julho eu chego ai.
Por: rayane silva santos

Estou no estado de SP a 15 anos distante das minhas origens.Morava próximo ao açude São Mateus e Gostaria de receber fotos atualizadas desta cidade maravilhosa que é Canindé, pois estarei visitando-o no próximo ano. Grato.
Por: Jose Edvaldo

SIM.CONHEÇO,ADORO A CIDADE PORQUE SOU ROMEIRA E TENHO DEVOÇÃO POR SÃO FRANCISCO QUE É UM SANTO MILAGROSSO.E NÃO VEJO A HORA DE ESTÁ NOVAMENTE AI.
Por: ANGELA MARIA GOMES DA SILVA

sou de campos municipio de caninde tenho orgulho de pertencer uma cidade maravilhosa e tao acolhedora. um abraço
Por: jose francisco mota secundino

minha cidade querida nasci eh canide hoje moro eh santa catarina; mas sinto muita saudade da minha cidade querida!!!!!!!!!!!!!!!
Por: elione

a cidade e linda! o açude o clube beira da água as de sao francisco e tudo de bom!!!!
Por: elione

Uma cidade linda e abençoada por Deusss!!! amoo muitooo...nascii láa e tenho muito orgulho de ser cearense...
Por: elane silva

moro em Canindé , quem vier a nossa cidade será bem vindo estamos lhe esperando de braços abertos.
Por: Ana Umbelino

amo a cidade de caninde .sou filho da cidade de santa quiteria .cidade vizinha , um abraço ao canideences
Por: francisco-rodrigues m

sou filho de santa quiteria . e moro no rio de janeiro
Por: francisco-rodrigues m

Visitei canindé pela primeira vez quado criança, agora com 33 anos voltarei para visitar a cidade e ver as mudanças, e principalmente o zoológico.
Por: wendel azevedo do nascimento

conheco essa cidade maravilhosa, nao estou nela no monmento mas pretendo volta ai claro com certeza, sou caninde com muito orgulho.
Por: eriverto

conheco essa cidade maravilhosa, nao estou nela no monmento mas pretendo volta ai claro com certeza, sou caninde com muito orgulho. tem muitas principalmente essa basilica.
Por: eriverto

QUERO AQUI DEXA O MEU ABRACOS A TODO OS CEARECS E DIZE Q MORRO DE SAUDADES DA MINHA TERRAQ MOROU EM SAO PAULO HA 13ANO MAS Q NUCA ESQUECE DO MEU CEARA E DA FESTA DE SAO FRANCICO O MEU PROTETOU E VCS ESTAO DE PARABNS A BRACOS
Por: Rosamaria Moura Silva

adoro caninde e, tenho orgulho de ser cearense. e digo a todos, indo ao ceara não deixe de visitar caninde, sua igreja é linda e os canideenses são maravihosos. um abraço a todosdesta cidade.
Por: ivone

sou de caninde moro em sao paulo a 20 anos adoro a culinaria desta cidade e tem um povo maravilhoso muito atencioso prestativo religioso e fiel ao seus principios. francisco flavio viana nogueira
Por: francisco flavio viana nogueira

Sou de Caninde sempre que vejo essas fotos tenho muita saudade hoje moro em SAO paulo mas amo a terrinha um abraço a todos canindeen ses.
Por: maria izabel

Vou a Canindé todos os anos, amo essa cidade cada vez que chego é como se fosse a primeira vez, choro de emoção na chegada e de saudade na saida.
Por: socorro fernandes

i Pela primeira vez em 2008 e segunda vez 2009. Prentendo visitar em 2010. É uma cidade acolhedora, muito católicos ali se encontram e encontram também a paz e aprende a ser mais humilde e cada vez mais humano. O Canindé é 1ooo1
Por: jose macedo araujo

vivi nessa cidade até meus 15 anos,hoje tenho 36 anos moro em são paulo e morro de saudades daí.
Por: veronica silva marreiro

a cidade tem o melhor festejo franciscano das américas, uma boa ospitalidade, lugar de povo generoso e comércio popular farto e de preço muito bom.
Por: francisco josé silva barroso

A cidade de Canindé possui atrativos naturais ainda não visitados quem sabe vocês poderiam divulgar isso.
Por: Ana Clara Silva

Canindé é tudo de bom, desde o clima até a hospitalidade do povo cearence. Visite Canindé; Vale a pena. Denis de S.B. do Campo S.Paulo
Por: Denis Freitas

esta cidade, esta basílica é tudo. sou cearense, mas moro no rio de Janeiro hà 30 anos, mas do meu Ceará não esqueço jamais. Minha cidade no Ceará é Juazeiro do norte. Se Deus permitir na minha sétime viagem ao Ceará pretendo visitar Canindé sem falta!!!!!!!!. UM ABRAÇO A TODOS SAUDADES DA MINHA TERRA!!!!!!!!
Por: cicero pereira neto

Estou aqui em passeio. estou adorando os passeios e as pessoas. muito bom. amei São Francisco e ja recebí uma graça. Nossa esse santo tem poder milagroso. /só tenho a agradecer. venham que não se arrependerão.
Por: jorginho peres

áse conheço até me perdí lá com aquele tumulto de gente que quase não se via o chão...mais foi bom ..tenho boas lembranças de lá..
Por: Raquel da Costa Oliveira

chegei de caninde ondem dia 30/12 é o 2ano que vou pra cininde é uma cidade linda e posso dizer que adoro o caninde morro em natal-rn mais conheço tanto o caninde como todo o ceara
Por: larissa

LA É MUITO BOM É UM VERDADEIRO PARAÍSO PRA PASSEIAR E ÓTIMO PARA FAZER COMPRAS SE DIVERTIR E NAMORAR EU PASSEI O REVEILON LA NO FINAL DO ANO DE 2010 E CONFESSO QUE IREI MAIS VEZES
Por: marlana silvia de sousa

eu sou da ai eu amo essa cidade se deus quiser estarei de volta p morra ai amo
Por: francisca

Com a graça do Senhor Deus, todos os anos faço uma breve visita ao Canindé - na época das festas em louvor ao seu padroeiro - A última vez em que lhe visitei foi em 2010 mas com a benção de São Francisco, voltarei lá nesse novo ano! Abraços...
Por: Francisco Guilherme

olha cidadi e muita linda beij para todos di canide
Por: cicero

Eu e minha esposa em viagem de férias, passamos dois dias no Canindé, agora neste mês de janeiro. Realmente tudo é fascinante: Basílica, pontos turísticos, zoológico a simplicidade das pessoas o acolhimento dos frades.... enfim o Canindé é show de bola!!!
Por: jose lopes do nascimento

nossa a matriz e inesquecivel e esse povo que nos acolhe com tanto carinho...
Por: maria joseana dos santos sousa

sou canindeense moro em são paulo mas adoro minha cidade gostaria de receber noticias da cidade obrigado fuuii
Por: ANTONIO MARCOS SANTOS AGUIAR

amo canindé fico emocionada cada vez q vou.saie de canindé criança pra estudar. faz 32 anos mas sinto como se faltasse algo.o meu canindé já ñ é o mesmo.sinto saudades.com a evolução veio a violencia.te amo canindé.em breve visitarei.ao meu são Francisco.
Por: ivonice fernandes rodrigues

essa e uma cidade maravilhosa moro em sao Paulo mas amo essa cidade as fotos sao bonitas gostaria de ver fotos do açude do sousa
Por: Luis gonzaga

faz aproximadamente 06 anos que não ando em Canindé. Terra das mais maravilhosas que conheci.Tive o prazer de morar nessa cidade de 1970 a 1974, que saudades.
Por: eugenio mota

Nasci em Canindé, mas moro no RJ. Mas estarei com certeza fazendo uma visitinha entre 2011 e 2012 para matar saudades da cidade, familiares e amigos.
Por: Francisco Rener Santana Lima

UMA CIDADE QUE VALE APENA SEMPRE VOLTAR LÁ. QUEM VAI LÁ NINCA ESQUECE ACREDITE
Por: ADENILCY

SOU DE CANINDÉ,ESTOU EM SÃO PAULO A MUITOS ANOS, MAS EM 2 EM 2 ANOS VOU VISITAR MINHA FAMILIA E MINHA CIDADE QUERIDA .CANINDÉ ME AGUARDE ESTAREI AI NO FINAL DESTE ANO
Por: francisco benone lima de paiva

sou benone natural de são luiz municipio de canindé , moro em são paulo a mais de 18 anos Mais adoro minha cidade natal, morro de saudades mais sempre q posso vou ver minha familia e amigos
Por: francisco benone lima de paiva

NÃO CONHEÇO CANIDE, MAIS VENDO AS FOTOS DA CIDADE, UE ACHEI MUITO BONITO, PRINCIPALMENTE A CATEDRAL DE SÃO FRANCISCO.
Por: FRANCISCO CAETANO DE SOUZA

nunca fui para o canindé mas esse ano se deus quiser vou estar la apreciando toda beleza de la beijos e abraços TCHAUUUU!!!
Por: milena

Já visitei Canindé e adorei, conheço um pouco. E moro na cidade de Piripiri, Canindé pra mim é uma das melhores cidades do mundo.
Por: Evaldo Pereira Gomes

Eu contribuo para o santuário de São Francisco das Chagas com muito orgulho... Adoro Canindé e todo o estado do Ceará.
Por: Evaldo Pereira Gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canindé
Fundação:
1846
Altitude:
148m
População:
67.940 habitantes
Área:
3.205,4km²
Densidade Demográfica:
21,20hab/km²
CEP:
62700-000

Envie seu comentário sobre Canindé

banner