Camocim

Camocim-CE
banner

Bem-vindo a Camocim!

banner

As melhores pousadas em Camocim podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Camocim, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 29/09/1879. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 52.351 habitantes. A área total de Camocim é de 1.157,5km², e sua densidade demográfica é de 45,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Camocim-CE é 62400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Na hora de falar de Camocim, muitos são os indivíduos que definem a cidade da seguinte forma: “se o paraíso existe, ele certamente está no estado do Ceará”. Com pouco mais de 350 quilômetros de distância da capital Fortaleza, se encontra Camocim, com mais de 60 quilômetros de praias e seis encantadores lagos.

A cidade de Camocim, com seus pouco mais de 60 mil habitantes, é a região do Ceará com a maior costa litorânea de todo o estado, repleta não só por praias, como também pela beleza das lagoas e dunas totalmente paradisíacas. Sendo assim, o destino é extremamente adequado para os turistas que procuram por um cenário completo no que diz respeito às paisagens e demais belezas naturais que, praticamente, não podem ser tocadas.

Um dos grandes pontos turísticos de Camocim está localizado na Praia das Barreiras, local cujo, paisagens incríveis são formadas graças à grande presença de falésias. É possível vislumbrar do mar aberto, assim como as praias de Imburanas, as dunas da Ilha do Amor e até mesmo os manguezais localizados aos arredores do Rio Coreaú.

Falando em dunas, outro grande atrativo da cidade é destacado pelas dunas de Funil, ideal para os amantes de esportes radicais. Os passeios para a duna do funil incluem até mesmo o “esquibunda”, que como o próprio nome já nos dá a entender, se trata de um esporte em que o turista desce as dunas “esquiando” de bunda. Super divertido, o passeio é um dos mais populares para os visitantes de Camocim.

A Lagoa da Torta, por sua vez, é um ponto turístico que se destaca tanto pela calma e pela tranquilidade que proporciona, como também impressiona por conta dos esportes radicais que oferece. O kitsurf, por exemplo, é um dos diferenciais. Por outro lado, o turista pode simplesmente optar por balançar nas submersas redes que ficam na lagoa. Não é incrível?

Muitos ficam encantados também pela Barra dos Remédios, que é uma praia realmente paradisíaca. Por todos os lados a paisagem da mesma é composta por dunas, além de lagos e mares totalmente preservados. O acesso à barra só é possível por meio de passeios autorizados, em 4x4 ou buggies.

Informações de Camocim

Roteiros do Brasil

Região  Litoral Extremo Oeste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras referências datam da Segunda metade do Século XVI, quando cartograficamente identificou-se a nomenclatura costeira, a começar de Tutóia no Maranhão aos limites finais entre Ceará e Rio Grande do Norte. O ancoradouro, denominado pelos nativos de Camocim, constou do levantamento cartográfico com o nome de Rio da Cruz ou foz do rio Coreaú, no percurso extensivo ao atual Município de Granja.
No início do Século em referência (19-01-1604),Pero Coelho de Souza aportou no ancoradouro do Rio da Cruz, partindo no dia seguinte rumo a Ibiapaba.
Em 1656,procedendo a visita do Superior Padre Antônio Vieira à Ibiapaba, o Governador do Maranhão autorizou a construção de Forte em Camocim, na suposição segundo a qual os Índios Tabajaras não receberiam pacificamente o ilustre visitante. Como, no entanto, o contrário viesse a ocorrer, o Forte não passou de simples projeto.
No começo do Século XVII, quando o padre Ascenço Gago instalou várias tribos, retiradas da Missão da Tabainha, houve como local de realdeamento o Rio Cruz, porém no extremo-sul da foz do Coreaú, no que se presume tenha sido no final da extensão Granja-Camocim.
Na foz do rio, então denominada por Índios Tremembés e de outras Nações por esses não rejeitadas, formou-se a povoação, constantemente assediada por embarcações em tráfego e eventualmente a reclamar pouso.
Sua elevação à categoria de Vila, subordinada ao Município de Granja, ocorreu segundo Lei nº 1.786, de 23 de dezembro de 1778, com o nome de Barra do Camocim, tendo sido instalada a 8 de janeiro de 1783. Desmembrado da jurisdição de Granja, consoante Lei nº 1.849, de 29 de setembro de 1879, elevou-se a Município segundo Lei nº 2.162, de 17 de agosto de 1889.
A primitiva capela, dedicada ao Bom Jesus dos Navegantes, teve início de obras em 1880, obedecendo planta e orientação do engenheiro José Privat, responsável pela construção da Ferrovia Camocim-Sobral. A continuação das obras, já sob a direção do engenheiro Beltrão Pereira e em termos de Igreja-Matriz, data do ano de 1882. Em 1905, tendo à frente o padre João Teixeira de Abreu, os trabalhos são interrompidos. 

Significado do Nome

Buraco para enterrar defunto  

Aniversário da Cidade:

29 de Setembro 

Gentílico:

camocinense

População: 

60.163 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município histórico litorâneo, Camocim é cercado por antigas muralhas de pedra, apresentando intenso movimento cultural. Seu litoral, com 64Km de praias urbanas e virgens, é cheio de dunas, falésias, lagos, mangues, ilhas e o Estuário do Rio Coreaú. É importante porto pesqueiro e um dos principais locais de agitação no Carnaval do Ceará. Sua maior atração é a Praia de Tatajuba. A arquitetura da Cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX. Seu Padroeiro é Bom Jesus dos Navegantes.

Clima:

Quente

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município do Noroeste do Estado do Ceará

Limites

Granja, Cruz, Bela Cruz, Jijoca, Barroquinha e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário

BR-222, BR-402, CE-085 e CE-362 

Distâncias 

347 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia de Camocim

Último dos municípios do litoral oeste, Camocim é uma cidade centenária, com intenso movimento cultural. Sua população é estimada em 50.000 habitantes. Do seu litoral, a atração fica para Tatajuba, uma praia que guarda seus encantos naturais intactos e todo o primitivismo de aldeia de pescadores. A praia de Camocim também é de grande beleza, formada pelo conjunto do Rio Coreaú, dunas, mangues e ilhas ao longo do rio. No Carnaval, Camocim recebe milhares de visitantes e garante a alegria dos foliões como um dos principais pontos da festa no Ceará. A indústria é a atividade principal, acompanhada pela pesca e o comércio. Toda a arquitetura da cidade é representada por casarões e bens públicos do século XIX. 

Estuário do Rio Coreaú

Partindo de Camocim subindo o rio Coreaú percorremos seu estuário com belos manguezais e diversas ilhas, que estendem-se por cerca de 20 Km, num excelente cenário para passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nos passeios de barco vislumbramos entre os manguezais caranguejos e aves marinhas, alem da beleza das salinas. Vias de acesso: BR 222; Ce 165 ou Ce 071

Ilha da Testa Branca (Ilha do Amor) 

A ilha da testa branca, também conhecida como ilha do amor, localizada em frente à cidade, contém manguezais, dunas e praias, sendo muito visitada por banhistas que cruzam o rio Coreaú de barco para desfrutar de agradável banho de mar, de caminhadas e de esqui nas dunas, alem de saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia.
Da ilha tem-se uma bucólica visão da cidade, com casas à beira mar, os barcos ancorados próximo à borda da calçada que margeia o rio, e os coqueirais emoldurados pelo lindo céu azul.

Praia das Barreiras

A Praia das Barreiras, na foz do rio Coreaú, a 3 Km do centro de Camocim, nos oferece uma visão panorâmica a partir de suas falésia elevadas, de onde vislumbram-se o mar aberto, grande parte da costa leste do município, até a praia das Imburanas, as alvas dunas da ilha da Testa Branca, os manguezais da foz do rio e a orla marítima da cidade. Porto pesqueiro - leste.

Praia do Farol do Trapiá

Distante 2 Km da praia das Barreiras encontramos a praia do Farol do Trapiá, onde existe uma barraca de praia com infra-estrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, especialmente frutos do mar.

Praia de Maceió

A 15 Km do centro de Camocim, dos quais 9 Km em estradas de piçarra, a partir do lago Seco, está a praia de Maceió, onde localiza-se a aprazível vila de pescadores com o mesmo nome, que tem lindos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa praia com areia batida pelo mar. Recentemente foram instalados bares, restaurantes e barracas sendo cada vez maior a freqüência a esta praia.

Praia das Caraúbas

Totalmente virgem, a praia das Caraúbas, situada entre a praia do farol do Trapiá e a Praia de Maceió, só possui um local especial para os amantes do Ecoturismo. Seguindo-se pela orla marítima são 12 Km da sede até a praia.

Praia da Barrinha

Como o próprio nome diz Barrinha vem de uma formação avermelhada de barreiras oriundas do sangradouro do lago das Cangalhas que desemboca na praia. Suas areias brancas e vermelhas formam um visual todo especial ao lugar. No lugar habitam apenas 23 pescadores que se fixaram ao redor do imenso coqueiral existente no local que fica a 21 Km de Camocim. Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas, a partir da Praia de Maceio.

Praia da Tatajuba

Localizada no lado oeste do município, entre Camocim e Jericoacara, a praia da Tatajuba é um dos mais belos paraísos tropicais do Nordeste. Cercada de dunas brancas, coqueiros e vastos manguezais, a praia lembra um paraíso perdido. O Morro Branco existente no lugar é uma das dunas mais altas do litoral cearense. Entre dunas, mar e o Laguinho da Torta, e sem energia elétrica, a praia da Tatajuba é habitada por 745 moradores que residem em 166 casas, divididas em três setores: Vila de São Francisco, Vila Nova e Nova Tatajuba. A partir de Camocim o percuso até Tatajuba pode ser feito pela orla marítima, cruzando-se a foz do rio Coreaú. A praia faz parte de uma grande área de preservação ambiental (APA). Acesso só com bugue ou veículo com tração nas 4 rodas - 40 km.

Praia das Imburanas

Totalmente virgem, a praia das Imburanas, localizada entre Camocim e Tatajuba, é outra área apropriada para o desenvolvimento do turismo ecológico. É também uma barra onde a vegetação coberta de mangues e dunas dá um colorido todo especial. O acesso é difícil, o turismo aventuroso é que vale a pena. Acesso de barco ou balsa - 75 km - oeste.

Prédio da Antiga Estação Ferroviária

Prédio histórico onde funciona o balcão do Sebrae e um Campus avançado da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA - Construído em 1881.

Igreja Matriz

A igreja Matriz de Camocim foi construída no inicio do século pelo mesmo engenheiro da estrada de ferro, Engenheiro Privat.

Praça José Severiano Morel

Onde está localizado o prédio da Prefeitura Municipal

Praça Deputado Murilo Aguiar

Em frente ao antigo prédio da estação Ferroviária

Praça Pinto Martins

Onde está localizado o Mercado Público

Praça de São Francisco

Em frente a igreja de São Francisco

Praça Sinhá Trévia

Onde está localizada a Estação Rodoviária

Igreja de Bom Jesus dos Navegantes

Fundada pelos jesuítas 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa do Bom Jesus dos Navegantes - Padroeiro 

 Fevereiro

- Carnaval - Praia das Barreiras e Lago Seco (trios elétricos)

 Abril

- Festival de Violeiros - Reúnem-se violeiros de várias regiões

 Junho

- Festival de Quadrilhas - Praça da Casa de Cultura
29 - Procissão Marítima de São Pedro 

 Julho

- Festival de Música

- Festa da Lagosta - Escolha da Rainha da Lagosta - Associação Atlética Banco do Brasil

 Setembro

- Aniversário do Município 

- Salão de Arte 

- Festa do Município 

- Regata de Canoa 

 Novembro

- Regata Ecológica de Tatajuba 

- Festa do Caju  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMOCIM

E-mail:

Telefones: (88) 3621-1508

Sites: http://www.camocim.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé 

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

Terminal Rodoviário de Camocim

Telefone: (88) 6211- 0028 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3621-0085

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Camocim

Camocim é simplismente deslumbrante! essaa praias são maravilhosas e o povo é dez!
Por: adelaide

eu moro em CAMOCIM, e é uma cidade ótima para se morar. Faça uma visita em CAMOCIM, garanto que será uma ótima experiencia!!!!!!!!!! Beijão........ clarice
Por: clarice

camocim minha terra natal,é tão bela e apaixonante!que amor por ela não temcomo dizer.quem conhecer verá.
Por: Marcio Roberto Pereira

CAMOCIM É TUDO DE BOM EU MORO NO RIO DE JANEIRO MAS CAMOCIM MORA NO MEU CORAÇÃO. SE DEUS QUIZER ESTAREI AI NESSA CIDADE QUE EU NUNCA ESQUECI. DE UM CARIOCA QUE AMA CAMOCIM CEARÁ.
Por: RENATO TOMÉ COSTA

Camocim é das cidades mais bela do estado do Ceara,gostei muito de morar na quele lindo paraiso!!!
Por: frncisco

bem moro em Camocim dez do dia que nasci, e já tenho 15 anos e amo morar em Camocim por que e uma cidade maravilhosa com muitas belezas naturais, eventos e também um lugar extremamente tranqüilo e acolhe dor que recebe turistas de todo os lugares. com suas culinárias,festas e belezas . também temos Novos envestimentos com alunos de Camocim para fazer mais a deferença para os turistas Camocim não é so dez é mil bjs para todos que estejam lendo este documentario e o meu orkut é [email protected]
Por: gleiciane magalhaes rocha

camocim é um cidade linda que eu tive o prazer de conhecer.principalmente a duna do amor e a praia de maceio.em julho voltarei.um abraço a todos de camocim.RENATO TOMÉ RIO CIDADE MARAVILHOSA.
Por: RENATO TOMÉ

o melhor que existe nesta cidade é o clima e as pessoas muito hospitalheiras
Por: gracinha ferreira

conheço e acho que é uma das cidades mais lindas que já conheci. espero poder visitá-la novamente.
Por: ana lucia

camocim beleza sem fim,é esse o logotipo do nosso belo camocim,cidade pacata de gente humilde de povo éducado e ospitaleiro,sem esquecer das mil maravilha que esse lindo cenario cheio de coqueiros falezias e manguezais nos embelesa,sua atividade artesanal pesca que da oq esse povo belo comer todos os dias,em fim camocim cidade boa de se viver,com amor,de povo e de valor.
Por: flayo de oliveira rocha

Sou de Camocim mas moro em Natal. Tenho parentes por aí e quando der estarei voltando a minha maravilhosa CIDADE. Tchau..
Por: Joel Passos

camocim estar muito deferente nos ultimos 17 anos a cidade creceu muito estar linda..
Por: solange rodrigues

camocim. é a cidade mais bela qui o ceara pode oferecer para os turista..... adoroo camocim...
Por: emanuela

Foi uma maravilha, ter conhecido esse paraiso que deus nos presenteia com suas belezas naturais.Espero voltar mais vezes ou quem sabe morar nesse paraiso que Deus nos deu!!! SAUDADES de camocim!!!!!!!
Por: kalina Raquel

lugar maravilhoso...visitei uma vez e pretendo voltar...lugar fantastico!!!!!
Por: vicenara teixeira castro

minha cidade CAMOCIM embora seja uma cidade pequena é de grades riquezas.com praias belissímas e um encanto que fica marcado na olha de todos que a qui vem visitar.essa é a grade e bela camocim onde a beleza sem fim.
Por: jozile darlanne

Camocim é uma cidade de guerreiros, de homens trabalhadores que luta na chuva e no sol atrás do sustento da família, e por essa razão eu me orgulho de ter nascido nela. Deveria ser reconhecida como umas das sete maravilhas do nordeste.
Por: IVANALDO

moro em Camocim desde q nasci, hoje eu trabalho, vivo, me divirto e tenho certeza que é aki q quero criar meus filhos e viver até o fim da minha vida. Sabe pq?! pq amoooooo minha cidade....
Por: Corrinha

meu sonho é conhecer as praias do ceará,pricipalmente camocim,terra natal do meu coração(namorado)q/ por sinal fala mto bem das praias.Espero realizar este sonho..
Por: neide aparecida rodrigues martins

cidade abeçoada , conheci e gostei muito, povo hospitalheiro gostaria de ter outra oportunidade de ir, parabems.
Por: helton

Camocim é uma cidade linda demais. Foi uma pena eu ter saido da cidade. Morei 3 anos em Camocim e para mim foi uma cidade que mais gostei na minha vida. Sonho quase todos os dias estando em Camocim. Para mim Camocim é a cidade que tem mais beleza turistica do Ceará. Parabens.
Por: Dr. JOCIVAL

venha conhecer esse paraiso tropical, venha conher as nossas belezas. E nao deixe de visitar a VIA PIZZA - Av. Beira Mar.
Por: aradi silva

*Tenho um sonho... Conhecer CAMOCIM! Meu Padrinho Pe. Olyntho me incentivou a conhecê-lo... Daquí do Rio de Janeiro, (com a morte do Padrinho), anseio visitar este encanto de lugar, mas... perdí o entusiasmo. Preciso nas férias de verão ir conhecer minha sonhada TERRA!!!
Por: Teresa CC Leal

comocim e um otimo luga dim sim veve não tem muitos pobremas valeu bjs xau
Por: rinaldo gomes

adoro camocim e um dos meus lugares preferidos e eu recomendo a qualquer pessoa que que ter ferias agradaveis afim minha vo mora em camocim como eu não poderia gostar ne verdade
Por: rosangela

E a melhor cidade do mundo; tenho vontade de esta ai todos os dias
Por: marcos genicio

Que lugar lindo! adoraria conhecer esse pedaço do Ceará tão maravilhoso..
Por: claudia menezes

estive em camocim amei a cidade e bela espero volta la
Por: lucinda

sou de Brasilia e já fui em camocim 2 vezes, é um ótimo lugar para se passar férias, se pexinxar encontra pousadas com preços acessíveis e restaurantes também. Agora o serviço de informações ao turista é que não me agradou muito, tem que melhorar esse serviço.
Por: Sérgio Ricardo

eu amo camocim, essa cidade esta dentro do meu coração, minha familia esta la tudo q amo esta la, se deus quiser um dia voltarei pra la de vez, pois la é meu lugar, lugar q eu nunca deveria sair mais ja q estou aki onde estou, paciência, beijão atoda galera de camocim.
Por: jonh santos sampaio

gostaria de conhecer camucim morro em teresina ,mais ja´ ouvi maravilhas dessa gente ,vou la´ no final do ano,curti essas maravilhas.
Por: adriana jovita

gostaria muito de conhecer essa cidade linda.eu minha familia tem vontade de estar e ser bem recebido por todos.
Por: pedro santos

Camocim é simplismente aconchegante, charmosa e linda. Cidade de povo hospitaleiro e educado. Parabéns Camocim por suas praias de auvura sem fim, és a nossa princesa do mar.
Por: marcio roberto araujo de sousa

cidade bonita que eu quero bem todo mundo.principalmente as paisagem dessa bela praia e das praças.
Por: francisco valdecio nascimento da silva

Conheço, é uma cidade muito linda,que pena as autoridades do local não investe na cidade,pois era pra ser uma das cidades mais visitadas do nordeste.mais mesmo assim assim que poder irei novamente...
Por: waleska martins

eu sou filho de camocim mais morro em manaus mais amo minha cidade
Por: jose delsom rocha dos santos

conheci essa terra maravilhosa amei,é a terra do meu pai que mora aqui em capanema pará,ele não esquece um instante dai,espero voltar de novo.
Por: edilene

sou do Pará e conheci camocim,terra de meu pai, adorei achei maravilhosa,acolhedora,tenho parentes que moram ai,espero vpltar um dia.
Por: Edilene Duarte

camocim e paz felicidade e todo de bom conheso camocim tem prais lindas mulher maraviloza amo esta cidade...
Por: jose delsom

Subi uns 18 mt de dunas e qdo cheguei no cume das dunas, ver-se uma ilha linda, com uma lagoa serena de águas cristalinas, é a ilha do amor. Isso sim, é o que podemos chamar de Cidade Maravilhosa e não aquela que a TV faz propaganda enganosa. Camocim adorável para se visitar e doce para morar. Povo hospitaleiro e pacato. Cidade limpa. vale a pena conhecer essa cidade praiana do litoral cearense.
Por: Cesar

conheci a cidade de camocim é realmente muito bela com suas praias....quero voltar para curtir com minha criança,breve se Deus quiser...
Por: silvia oliveira

nao conheço mas gostaria de conhecer vi uma reportagem e achei muito bonito
Por: maria luiza

Camocim na verdade não tem comentários , é lindo , acho que todo brasileiro deveria conhecer , parabéns ao povo desta cidade especialmente a Dona Mariasinha ,com sua gentileza de receber as pessoas ,saudades . Paulo . Rio de Janeiro
Por: Paulo Cruz

eu conheco camocim cidade muita bonita e maravilhosa de praia lindas
Por: maria do livamento

ADORO CAMOCIM,UMA DAS PRÁIAS ++++ MARAVILHOSAS Q JÁ PUDE CONHECER... SE VC Ñ CONHECE VENHA CONHECER AS MARAVILHAS Q A MESMA OFERECE... CAMOCIM VC ESTÁ EM MEU CORAÇÃOOOOOO...
Por: Marly Rodrigues

estou super, hiper, mega, ansiosa, vou conhecer Camocim dia 02 a 05/06/11 estarei no hotel da ilha, penso que irei gostar muito, quero fazer novas amizades, conhecer lugares e sei que retornarei a esta cidade belissima...beijos a todos camocienses(espero que tenha falado correto).. rsrsrs...Camocim ai vou euuuuuuuuuuuuuuuuuuu...
Por: Francylene(Fortaleza, ce)

Os melhores momentos de minha vida foram vividos em camocim. Sou grata a Deus por ter me proporcionado momentos felizes. Meu pai é natural de Camocim, e meus tios e primos moram todos em Camocim. Em Camocim conheci pessoas que marcaram minha vida e que vão ficar para sempre em meu coração. Amo Camocim
Por: JANEIDE SILVA BARROS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Camocim
Fundação:
29/09/1879
Altitude:
8m
População:
52.351 habitantes
Área:
1.157,5km²
Densidade Demográfica:
45,23hab/km²
CEP:
62400-000

Envie seu comentário sobre Camocim

banner