Beberibe

Beberibe-CE
banner

Bem-vindo a Beberibe!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Beberibe e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Beberibe.

A cidade de Beberibe, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 12m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 38.744 habitantes. A área total de Beberibe é de 1.626,9km², e sua densidade demográfica é de 23,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Beberibe-CE é 62840-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Certamente você deve conhecer os famosos artesanatos de falésias e de areias coloridas que formam incríveis paisagens dentro de uma pequena garrafinha, não é mesmo? Essa certamente é uma ótima forma de se recordar de um local: assim como é o caso de Beberibe, no estado do Ceará.

A fama da cidade vem exatamente desses artesanatos, já que barraquinhas com a venda dos mesmos estão por quase toda a orla da praia.

Porém, o cartão postal da cidade é marcado pela praia de Morro Branco, que reserva alguns motivos especiais para ser a mais conhecida e visitada pelos turistas: ela conta com recifes e dunas em todos os seus contornos, e o melhor é que está a apenas 4 km da região central de Beberibe.

Um dos passeios que são realmente disputados em Beberibe é o de buggy, já que o tour é o responsável por levar os turistas no Labirinto das Falésias, que nada mais é do que um ambiente repleto de fendas, por sua vez formadas por areias de diferenciados tons e pelo fenômeno da erosão. É também na praia que os turistas encontram grande variedade das garrafinhas decoradas com os grãos de areia coloridos da região.

É também de buggy que os visitantes podem acessar à famosa praia das Fontes, sendo essa repleta de grutas, falésias, dunas, água doce e uma maré bem calma, essencial para reunir as famílias.

Além disso, a Lagoa do Uruaú também é um dos grandes atrativos da cidade de Beberibe, já que os seus arredores estão repletos de barracas com mesas que ficam quase dentro da água. A lagoa também oferece a realização de passeios de caiaque, jet ski e lancha.

A Prainha do Canto Verde também é bem tranquila, enquanto a praia do Paraíso, como referência ao seu nome, é repleta de lagoas e bem desértica.

E os pontos turísticos não param por aí: além disso, a região também conta com a praia do Diogo, que conta com algumas bicas em água doce e muitas dunas e a Barra do Sacutinga, que reúne uma vila de pescadores bem local, ideal para quem quer bater um papo com os moradores da ilha.

Informações de Beberibe

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias, Cenário de Cores

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens estão vinculadas a uma Sesmaria concedida pelo Capitão-Mor Thomaz Cabral de Olival aos fazendeiros Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Carvalho da Nóbrega. Essa Sesmaria compreendida, além de outras glebas, os sítios Lucas e Bom Jardim, tendo como referência de data de 16 de agosto de 1691. Quanto ao povoamento inicial, este se formou em torno do sítio Lucas, denominação predominante durante anos, pelo menos até que novas alterações se processassem. Sua elevação à categoria de Vila ocorreu na forma da Lei Provincial nº 2.051, de 24 de novembro de 1883. O município viria dez anos após, conforme Lei nº 67, de 5 de julho de 1892, tendo sido instalado a 18 de setembro de 1893. Suprimido, conforme Lei nº 2.423, de 21 de outubro de 1920, e restaurado na forma da Lei nº 2.436, de 21 de outubro de 1926. Suprimido em segundo turno, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931, e finalmente restaurado segundo Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, ocorrendo sua instalação a 25 de março de 1955. 

Significado do Nome:

Lugar onde cresce a cana ou traduz-se, tupicamente, por bibi = que vai e que vem + ri = água corrente. 

Aniversário da Cidade:

05 de Julho 

Gentílico: 

beberibense 

População:

49.334 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Tropical úmido a sub-árido  

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense 

Limites:

Cascavel (norte), Morada Nova, Russas e Palhano (sul), Aracati e Fortim (leste), Cascavel, Morada Nova e Ocara (oeste). 

Acesso Rodoviário:

CE-040 e BR-304  

Distâncias:

Da Capital:

79 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praias 

Do Morro Branco, das Fontes, Uruaú, Barra da Sucatinga, Canto Verde ,Parajuru ,Marambaia ,Arióis

Lagoa do Uruaú.

Igreja Velha

Os precedentes de apoio eclesial que iriam se manifestar no reduto constam dos primeiros anos do Século XIX, tendo por objeto de instigação um naufrágio em águas do Atlântico. Por ocasião do naufrágio, cuja extensão chegara a causar pânico em meio dos passageiros, uma senhora de nome Maria Calado, valeu-se da Sagrada Família, de quem era devota, prometendo erigir uma capela sob a invocação de Jesus, Maria e José, a qual deveria se situar em terras de primeira aportagem. Atendido o petitório ou eventualmente satisfeita a súplica, tão logo se deu a aportagem, precisamente em praias de Morro Branco, em local entre o rio Choró e a Barra da Lagoa do Uruaú, veio em primeiro plano o cumprimento da promessa. A promitente senhora tratou da ereção da capela, nicho que pelos tempos adiante seria ocupado pelo cemitério local, conservando como lembrança o nome de Igreja Velha. Diz-se, segundo a tradução popular, que pessoas enfermas, quando invocam a proteção do nome salvador do naufrágio, são prontamente atendidas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro

- Carnaval - Praça de Beberibe e praias do município

 Julho

- Último final de semana - Regata de Jangadas do Morro Branco

- Aniversário do Município

- Festa de Nossa Senhora do Carmo

- Festa de São Pedro - procissão no mar - Em Morro Branco

 Novembro

- Regata da Prainha do Canto Verde

 Dezembro

- Regata de Jangadas Praia de Sucatinga

- Reveillon na praia - Morro Branco 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3338-1234

Sites: http://beberibe.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

Rua João Baltazar
Telefone: (85) 3338-1152

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3338-1370

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Beberibe

ai que saudades do lugar em que eu nasci. ja estou fora a trinta anos .não conheço mais nada de beberibe e uruaú
Por: marcio

estive de passagem muito rapida pela cidade de beberibe achei um lugar muito bonito e gostaria de ter endereços e telefones de imobiliarias que comercializa terrenos e casas nessa regiao eu estive na praia da marambaia e uruau avhei eu estaria interessado em terreno na praia da marambaia e uruau sem mais obrigado
Por: ADEMIR MORETTO

ola amei a praia das fontes, como também o hotel oassis onde passei 3 dias foi muito bom sou do rio grande do norte da cidade de ceara mirim , goatei muito pretendo volta ainda nesta praia ok
Por: francisco de assis silva

O melhor lugar pra se passar carnaval no Ceará! Se eu nao for pra Morro branco esse ano,eu Morro preta! rsrs
Por: Iasmin.

Passei o natal de 2008 em Fortaleza com minha esposa, e minhas filhas, fui convidado por um taxicista muito gente fina (Sr. João Carvalho) para visitar Beberibe, simplesmente fiquei encantado, também fui até Canoa Quebrada, achei fantástica, mas Beberibe é a menina dos meus olhos, agora estou pensando em morar nesse lugar, não aguento mais Brasília, só estou esperando minha aposentadoria por acidente de trabalho, assim que sair, eu pego o primeiro avião para Fortaleza e me pico sem pensar até Beberibe, gosto do povo Cearense, pra mim, são as pessoas mais alegres apesar de certas dificudades da vida, e foi com eles que aprendi a ser feliz, te amo Ceará, te amo Beberibe. Marcelo A. Lisboa. Brasília-DF.
Por: Marcelo A. Lisboa.

Sou de Goiânia e gosto muito de viajar, conheço quase todo o Br e geralmente eu não retorno nos lugares de férias.Conheci Beberibe em dez/04, retornei em out/08 só p/ confirmar que eu estava estava apaixonada pela Praia das Fontes.Retorno em junho/09, encontrei a MINHA PRAIA
Por: REGINA CELIA VIEIRA MIRANDA CRUZ

Significado do nome: tinha um homem em beberibe que tinha um JUMENTO o nome do jumento era (RIBE), esse jumento não queria beber a água que o dono dava a ele, então o homem começou a falar e ficar repetindo para o JUMENTO,BEBE(RIBE) e o jumeto não queria beber a água, ai o nome pegou Beberibe, essa história sempre é contada pelos moradores antigo do local.
Por: joão paulo soares gama

Sou de Juazeiro um lugarzinho bem escondido localizado em Beberibe e meu orgulho é fazer parte desta cidadde linda que é Beberibe.Amo minha cidade
Por: Helena Silva

olha beberibe e muito bonito e um ponto turistico famoso e bem conhecido por todos que ja passaro poraqui olha grandes festas grandes bandas e isso ai venha conhecer venha fazer parte dessa linda cidade e suas origens
Por: karina

Beberibe é uma cidade maravilhosa principalmente no carnaval já fui no carnaval e em ferias tbm, é uma cidade com pessoas maravilhosas. Vale a pena conheçer e principalmente q ela fica no coração de duas maravilhosas praias das fonte e morro branco
Por: joyce de carvalho

conheci e amei é muito massa! fui no carnaval 2008 adorei tudo!
Por: manu

estive em Beribe no Natal achei otimo,fui a morro bco,uma linda praia foi um otimo passeio
Por: cezar

Beberibe-ce é linda,é mais um cantinho do nosso Brasil,q deve ser visitado por todos q gostam de apreciar o belo...Venha conhecê-la, e não se arrependerá,belas praias,dunas de areia coloridas,lagoa do uruaú,uma das maiores do Brasil,e um povo hospitaleiro a lhe esperar!!!!!!!! Sou de fortaleza-ce,mas me considero Beberibense,porque só quem vive aqui,sabe o quanto é bom de se morar.
Por: Germana

Este ano foi meu 1° carnaval em Beberibe Praia das Fontes e foi maravilhoso, ja tinha ido outra vez em julho de 2009 e foi ótimo voltar e reencontrar as pessoas maravilhosas que conheci. Te amo Beberibeeeeeee e sempre voltarei. As praias e locolização são maravilhosas
Por: Nice Martins

É um lugar maravilhoso. Visite e não esquecerás jamais. Belas praias com paisagens espetaculares, linda, linda, linda....
Por: JOÃO MOREIRA NETO

A CIDADE É LINDA, AS PRAIAS, OS RIOS, AS FALESIAS SÃO ENCANTADORAS. VI A REPORTAGEM NA TV E LOGO PESQUISEI NA INTERNET. FIQUEI ENCANTADO, GOSTARIA DE PODER VISITA-LO LOGO, MAS INFELIZMENTE NÕA ESTOU EM CONDIÇOES.
Por: geadeval araujo da silva

Sou de Beberibe Sao Paulo mais adoro essa cidade maravilhosa que e minha cidade....
Por: Antonio Wellington Camelo Moreira

melhor lugar do brasil para se conhecer e viver.pelas suas belas praias, artesanatos e falesias, povo hospitaleiro.
Por: wagner

Beberibe uma cidade muito linda e boa de se morar........
Por: Carla

adoro a cidade as prais sao lindas e gostariamos de ir passar a virada do ano de 2010p 2011 grupo de amigos evangelicos....
Por: Cleidiane

eu amo este lugar fui passia a cabei morando passei 3 meses mais estou morrendo de saudade da praia de morro branco tambem conhesi paripueira destrito de beberibe la e maravilhoso as pessoas são muito legais gostei d+ sem conta com o carnaval de pripueira e beberibe q são mara a cidade esta de parabens ta maravilhoso pq eu so assim iguatu na cabeça e beberibe no coração parabens odivar faco continui assim
Por: nikaelly

beberibe é um paraiso só falta a noite ser badalada!
Por: natalia

Moro em são paulo, fui agora nas ferias para beberibe e praias da região, cada vez mais amo esta minha cidade natal, esta cada vez mais linda, não vejo a hora de retornar. as pessoas são encantadoras.
Por: Edna

adoro beberibe,moro em fortaleza mas tenho casa lá sempre que tenho um folguinha vou pra lá,detesto o dia que tenho que voltar,chego a ficar depressiva pois é um local muito agradavel,minha familha sempre esta lá,convido todo mundo pra conhecer,e até hoje ninguem se arrependeu sempre volta.sempre passo o carnaval natal, reveion,feriados.adoro;
Por: Elizangela Maria Nogueira da silva

beberibe e um cidade maravilhosa,muito bonita,tem praias lindas...
Por: alynne

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Beberibe
Fundação:
1951
Altitude:
12m
População:
38.744 habitantes
Área:
1.626,9km²
Densidade Demográfica:
23,81hab/km²
CEP:
62840-000

Envie seu comentário sobre Beberibe