Barbalha

Barbalha-CE
banner

Bem-vindo a Barbalha!

banner

Comece planejando a sua viagem para Barbalha utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Barbalha e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Barbalha.

A cidade de Barbalha, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 414m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.680 habitantes. A área total de Barbalha é de 451,9km², e sua densidade demográfica é de 103,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barbalha-CE é 63180-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Depois de dias ou até meses de muito trabalho e/ou estudos, nada melhor do que tirar uma folga de toda a rotina. A melhor dica para voltar ao seu dia a dia com toda a energia e animação é viajar. As viagens podem ser curtas, com destinos próximos de sua cidade, ou longas, dependendo do tempo que você dispõe e do dinheiro que pretende, ou pode, pagar pelos seus dias de descanso e curtição.

Existem vários municípios brasileiros que você pode visitar e aproveitar ótimos momentos – alguns deles, inclusive, nem são lembrados quando você pensa em fazer uma viagem. A cidade de Barbalha, localizada no Ceará, pode ser o destino que você está procurando.

Apaixone-se pelas belezas de Barbalha.

O município de Barbalha possui atividades turísticas para todos os gostos, desde os que adoram natureza como também para os que preferem passeios históricos. Barbalha conta com muita área florestal devido a Chapada do Araripe. Além desta, que é uma área de proteção ambiental, a cidade também possui reservas particulares. Para os que gostam deste tipo de passeio, vale a pena conferir o Parque Ecológico do Riacho do Meio (com trilhas demarcadas e fontes de água mineral). É recomendado que o visitante esteja com um guia para não ter problemas com as trilhas.

O Balneário do Caldas é outra boa opção para quem gosta de turismo ecológico. Esta estância hidromineral possui cascatas, piscinas, quadras esportivas e restaurantes, oferecendo toda estrutura para bons momentos de lazer.

Os que preferem turismo histórico, a cidade de Barbalha conta com um preservado e diversificado acervo, com prédios (tanto públicos como também particulares). O Casario do Centro Histórico de Barbalha possui aproximadamente 40 edificações e mostra uma arquitetura que denota do período imperial. Estão o Casarão Hotel, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Palácio 3 de Outubro e Igreja Matriz de Santo Antônio.

O visitante também possui a opção do turismo rural, com a oportunidade de conhecer engenhos e provar um pouco dos costumes locais. A cidade de Barbalha conta com várias comemorações, como a Festa de Santo Antônio, Os Penitentes, O Reisado, O Reisado de Couro, e outras festas locais.

Informações de Barbalha

 

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao início do Século XVIII, quando por doação e em favor do patrimônio religioso no qual deveria ser edificada a primitiva capela, o Capitão Francisco Magalhães Barreto de Sá e sua mulher, D. Maria Polucena de Lima, destinam o lote de terras correspondente. As terras, nas quais estaria encravada essa doação, consistiam na posse, antes adquirida em operação de compra e venda a Inácio de Figueiredo Adorno. Situavam-se no lugar conhecido por Sítio Barbalha, denominação esta que lembrava uma senhora cujo sobrenome Barbalha se fixara no respectivo sítio e que nada mais seria senão uma corruptela de Barbalho. Dada a sua localização, cujo centro geográfico indicava-a como  sendo às margens do Riacho Salamanca, daria inicialmente ao povoado esta denominação, até que nos seus estágios evolutivos predominasse o locativo originariamente coesagrado. Reduto de origens feudais, cresceu e se tornou povoado, sendo elevado à categoria de Distrito consoante Lei nº 374, de 17 de Agosto de 1846. Sua elevação à categoria de Município, desmembrado da jurisdição do Crato, provém da Lei nº 1.740, de 30 de Agosto de 1876, quatro anos após ter conquistado foros da Comarca (Lei nº 1.492, de 16/12/1872).
A edificação da primitiva capela, em terreno doado e localizado conforme antes foi dito, teve como precedente formal requerimento do qual foi signatário o próprio Capitão Sá Barreto e até como destinatário o Padre Visitador Manuel Antônio da Rocha. Apreciado o documento e justificada socialmente a sua procedência, houve como resposta o deferimento do qual se geraria a Provisão, datada de 16 de Junho de 1778 e   firmado por D. Diogo de Jesus Jardim,  donde provém o suscitado objeto, nele constando como  padroeiro o casamenteiro Santo Antônio.  Firmado o consenso de religiosidade, veio em termos de complemento básico a criação da Freguesia, ainda subordinada à Paróquia de Missão Velha. O seu paroquiato, desvinculando-a da subordinação anterior, provém do Decreto Imperial de 23 de Julho de 1862, tendo como assistente eclesial o padre Castro e Silva, em permuta com o seu colega Francisco da Costa Nogueira. No cabide das sucessões, veio em primeiro turno o padre Manuel Lemos de Aquino, seguido do padre Manuel Roberto Sobreira, empossado a 22 de Maio de 1859 em cuja administração edificou-se a Igreja-Matriz dedicada à Nossa Senhora do Rosário. 

Significado do Nome:

O topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora de um sítio da região. Sua denominação original era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha e desde 1838, Barbalha. 

Aniversário da Cidade:

 17 de Agôsto

Gentílico:

barbalhense

População:

55.323 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Povo acolhedor e alegre, festas famosas, postos turísticos sem igual, assim se resume Barbalha.Venha conhecer.


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Cemtro Sul Cearense 

Limites:

Crato, Juazeiro do Norte, Jardim e Missão Velha 

Acesso Rodoviário:

BR-122, BR-116, CE-060, CE-292, CE-386

Distâncias:

Da Capital:

610 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Com amplo potencial turístico, a cidade se destaca na região por possuir atrativos de diversas naturezas. Esta atividade gera grande renda para o município.

Principais Pontos Turísticos:

-Igreja do Rosário

-Engenho Tupinambá 

-Casa de Câmara

-Cadeia Pública

-Estância Hidromineral do Caldas

A 20 km da sede do Distrito de Caldas. Área: 4.500 ha. Pequenos olhos dágua, 5 fontes naturais, piscinas naturais com temperatura de 26°C, águas minerais hipotermais,consideradas as mais leves do país),

-Floresta Nacional do Araripe

A 20 km da sede. Criada em 1946 e fica localizada na Chapada do Araripe. Possui 38.262.326 ha, abrangendo parte dos municípios de Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim).

-Caverna do Farias

Distrito de Arajaras, no sopé da Chapada do Araripe, com 500 m de profundidade em sentido horizontal, com bicas naturais. A 9 km da sede. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro

- Carnaval

 Junho

01 à 13 - Festa do Pau Bandeira

 Agosto

- Festa do Bom Jesus - Caldas

17 - Aniversário do Município  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBALHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3532-2116  

Sites: http://www.barbalha.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé 

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE: 

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected] 

Telefones: (88) 3532-1230 / 9271-5130 / 9241-6312

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Barbalha

Sou de Barbalha e adoro minha cidade, convido todos a conhecer a terra dos verdes canaviais, berço da cultura popular do folclre das tradiçoes regionais, do Pau da Bandeira, a saborear o mel e a rapadura dos muitos engenhos de cana de açucar, ao lazer das fontes termais do Balneário do Caldas, enfim conhecer os vários atrativos naturais e culturais que Barbalha tem a oferecer e se precisar de um guia turistico é só entrar encontato comigo. Abraço a todos e espero você em Barbalha.
Por: Edson Neto

Não só conheço Barbalha como nasci, estudei e me criei aí. Desde 1969 me mudei de Barbalha para fazer faculdade e tocar a minha vida. Moro atualmente em Aracaju/SE e sou aposentada pela Polícia Federal. Quase não volto a minha terra, porém ainda tenho irmãos, familiares e amigos que aí residem. Acho Barbalha uma cidade agradável, bonita e de povo de bom coração. Senti muita falta daquelas praças bem cuidadas e urbanizadas de antigamente, onde a moçada da época tirava fotografias. As ruas deixam muito a desejar em termos de limpesa ( o povo precisa colaborar com a prefeitura)O caldas está muito bem cuidado, só que encanaram a fonte da bananeira. Parece, pelo menos tive essa impressão, que a fonte do Bom Jesus baixou um pouco o nível da água (queira Deus que não tenha acontecido isso!). O canavial!!! que vista maravilhosa. Agradeço a oportunidade de tecer esses comentários. Sou barbalhense com muito orgulho e só não moro aí porque estou casada, com família e já não conto com a presença dos meus queridos pais: José Aniceto e Eulina. Um abraço e feliz natal para todos nós Maria das Graças
Por: maria das graças coelho de almeida

Nasci em Barbalha, mas fui criada em São Paulo e moro no Rio de Janeiro há 15 anos... Sempre tive vontade de conhecer a minha cidade natal e mostrar para as minhas duas filhas, as minhas origens! Barbalha é um lugar de gente acolhedora, simples, simpática, de fibra e que sempre acredita no melhor que as pessoas têm para oferecer!
Por: Alcione Guerra

sim pois sou filha da terra morro de saudades dela
Por: rosangela

Terra dos verdes canaviais! Com seus prédios antigos,e atrativos naturais como o Balneário do Caldas com fontes naturais de águas térmicas,chalés de veraneio;Arajara Park(parque temático com gruta, trilha..);Floresta Nacional do Araripe..O marco da cidade é o PAU DA BANDEIRA,festa típica do mes de Junho,com atrações nacionalmente famosas e festejos populares durante dias,onde pessoas do mundo inteiro lotam as ruas da Barbalha,terra casamenteira!!!
Por: DAYSE

não so conheço,como tenho orgulho de ser barbalhense apesar de muito tempo sem visitala,ela é muito linda maravilhosa,um clima muito agradavel,os balnearios são maravilhosos,quem conhece se apaixona.
Por: maria agnalda da silva

BOM, O QUE TENHO A DIZER DESTA CIDADE MARAVILHOSA É QUE É O MELHOR LUGAR DO MUNDO... É UMA CIDADE PACIFICA, TEM MUITOS LUGARES PARA LAZER, É UMA CIDADE LINDA, QUEM A CONHECE NUNCA MAIS ESQUECE. TEM A MELHOR FESTA CULTURAL DO PAIS, SE VOCE ANDA NAUM CONHECE ESTA PERDENDO MUITO!!! VENHA CONHECER ESTE PEDACINHO DO CÉU!
Por: Amanda Nogueira Cruz

BARBALHA, TERRA QUERIDA! QUANTA SAUDADE SINTO DE TI! LUGAR MARAVILHOSO ONDE VIVI MINHA INFANCIA E JUVENTUDE. EU ERA FELIZ E SABIA DISSO. E HJ ESTOU TÃO LONGE DE TI, POR UMA BRINCADEIRA DO DESTINO. AINDA ESTE ANO ESTAREI AI, MATANDO SAUDADES. QUEM NÃO A CONHECE PRECISA CONHECE-LA, E NUNCA MAIS A ESQUECERÁ.
Por: ANGELA ALVES

Ja morei em barbalha ate hoje sou apixonado por esta cidade do meu cariri as mulheres sao lindas a minha maior paixao e de la.ate hoje nao a esqueci.
Por: Agemiro Leite

minha cidade querida adoro meu povo meus conteranios vivo distante mas jamais os esquecerei.to com saudade.alo Romulo Sierres vc é show.
Por: Agemiro Leite

Me chamo Josiel, sou natural de Mauriti-ce,cidade onde resido, e tive a feliz oportunidade de não somente passar, mas de desfrutar da cultura,do bom acolhimento do povo barbalhense,dos locais históricos e turísticos muito bem conservados tanto físicamente quantom na memória de muita gente.
Por: Josiel

APÓS 10 ANOS, que saudades da minha cidade querida
Por: janilson cruz

Sou natural de barbalha resido em são paulo, sempre que posso vou a Barbalha gosto da festa de Sto- Antõnio
Por: Antõnio Sérgio vieira

um lugar maravilhoso não conheço mas gostaria muito de conhecer e lindo me deu ate vontade de me mudar eu estou com um comvite para comhecer a cidade depois de ver tudo isso eu vou com certeza aceitar e vou conhecer a cidade em breve eu adorei
Por: ANTONIA MAGALHES DA SILVA MUCAMBO-CE

Amo Barbalha. Lugar mágico e de belezas extraordinárias...lugar de paz e aconchego. Quem conhece nunca esquece...
Por: ana paula

minha cidade e muito linda e maravilhoça o caldas e meu lugar sinto falta.
Por: meire

esse é o melhor lugar do mundo.moro em SP,mas tenho saudades.
Por: jose erivan t. nogueira

Cidade maravilhosa,cheia de encantos mil...cidade maravilhosa coração do Cariri...hehe,minha região,interior do Ceará...estou longe,mas amo muito tudo isso...É nesse lugar que esta minha gente...suadades familhaaaaa...
Por: luziane

Não nasci em Barbalha, mas morei lá uma boa parte de minha vida e digo com a maior alegria que meu coração ainda é esta cidade. Uma cidade em que passei minha juventude, os melhores anos de minha vida. Alegre, festeira, charmosa e com algumas paisagens das mais lindas do Ceará.
Por: José Sampaio

eu sou de barbalha mais agora moro e fortaleza mais nao gonto da aqui quero que o dia eu volta pra milha cidade querida
Por: patricia

ja estivi nesta cidade maravilhosa num lugar de nome caldas e passei pelas serra e maravilhoso, quem puder vá apreciar este lugar vale a pena
Por: maria lucia

conheço a cidade de barbalha,mais oque gosto em barbalha é o balneário do caldas.
Por: maria das graças

estou com muita saudade de minha cidade e das festas lembro do citio barro vermelhode barbalha
Por: lourdes

Barbalha é uma das mais belas cidades do cariri. Sou apaixonado por esta cidade. Como filho da região, sempre fui a passeio e festividades, neste lugar tão aconchegante...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

uma cidade encantadora maravilhosamente um espetaculo nunca vou me esquecer que meus dias mais feliz foi nessa maravilhosa cidade. morei durante 14 anos nao me arrependo de nada. foi a melhor experiencia minha da vida um abraço nessa grande cidade que è e sempre vai ser a melhor. barbalha.
Por: juliano nunes de barros

Esatava acompanhando a reportagem sobre Barbalha - CE, e achei muito interessante. Pena que o tempo da reportagem foi muito pequeno, mas a cidade é linda, como todo o Nordeste. Fiquei com água na boca quando vi o repórter comendo aquela rapadura. Como não posso ir até, gostaria de provar a rapadura. Será que poderiam me enviar por sedex? Aguardo a resposta... ansiosamente... Um abraço Egídia Alencastro
Por: Egídia Alencastro

vi as fotos e fiquei com muita vontade de conhecer Barbalha, moro em são Paulo mais sou natural de Icó-ce, me deu uma saudade muito grande da minha terra natal.
Por: Francisca Bezerra

nasci em sao paulo me criei no ritio ertrela. hoje moro em teresina, mas nunca me esqueci dos passeios no caldas das festas de santo antonio do cine neroly os aguias os engenhos de cana de acucar e dos habitantes que sao super ospitaleiros,
Por: edilson pereira santiago

moro no rio de janeiro naci em barbalha cidade onde deixei toda minha familha ha 13 anos a qual não esqueço minha cidade que a amo com todas as minhas força. te amo muito minha barbalha terra dos verdes canaviais.
Por: maria suelene gonçalves regis

Sou de Barbalha, mas atualmente moro em São Paulo.Barbalha é tudo de bom,principalmente o Caldas e o Arajara Parque. Meu sonho é um dia poder morar nessa Cidade maravilhosa.
Por: Teresa Neuma Liborio

adoro minha cidade,e uma cidde maravilhosaa,varios ludares para visitar como balneario do caldas estatua do padre cicero e outros. sinto saudades
Por: elna maria lududgerio

conheço ate d+, pois nasci em sao benedito, e ni criei em barbalha....lugar lindo e maravilhoso aquele balneario abençoado então hunnnnnn que maravilha, vai la voce não vai si arrepender.........
Por: tania maria filgueiras da silva

A mais linda cidade do Ceára e Barbalha.Com a melhor festa religiosa que é a festa de Santo António.
Por: Sara vitória

cidade linda, histórica e muito hospitaleira, lugar de turismo, muito visitada pelos os estudadntes de medicina do Piauí, parabéns.
Por: filomena

vivi por apenas 3 anos em Barbalha , foi o suficiente para amar esta cidade tao linda , sou sobrinha de Maria Araujo Ferrer , a simplesmente Ferrer , vivo em Sao Paulo ha 16 anos e nunca mais voltei , mas morro de vontade de rever todos , um grande abraço .
Por: Railene

eu moro em são paulo mas nasci nesta cidade não tenho voltado ai fazem apenas 38 anos mas crieo que vou volatar um dia para conhece-lá tenho imensso desejo de conhecer a cidade que nasci
Por: antoniohilton

Sou pernambucana mas nas décadas de 70 e 80 visitei Barbalha em varias ocasiões, especificamente o Balneário do Caldas. Pense num lugar lindo e agradável! Depois de casada só voltei lá uma vez, já com minha primeira filha pequena e depois não foi mais possível. Mas não perdi a fé de ainda rever esse lugar tão marcante em minha vida.
Por: Maria A. N. Sá

EU NASCI NESSE LUGAR MARAVILHO QUE SAUDADES DA MINHA TERRA QUERIDA.
Por: ANAMARIABARBOSADESOUSA.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barbalha
Fundação:
1876
Altitude:
414m
População:
46.680 habitantes
Área:
451,9km²
Densidade Demográfica:
103,30hab/km²
CEP:
63180-000

Envie seu comentário sobre Barbalha

banner