Aurora

Aurora-CE
banner

Bem-vindo a Aurora!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Aurora, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Aurora. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Aurora para programar a sua viagem.

A cidade de Aurora, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 267m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.813 habitantes. A área total de Aurora é de 892,2km², e sua densidade demográfica é de 27,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aurora-CE é 63360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aurora

  

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens estão vinculadas a um modesto estabelecimento comercial, localizado no ponto geográfico de cruzamento e tornando obrigatório o encontro de tropeiros vindos de regiões várias. Chamou-se primitivamente de Venda. Transitavam por esse ponto de referência itinerantes da Paraíba, do Ceará Central e do Rio Grande do Norte, uns em busca do Crato, outros já em retorno, além dos que se destinavam ao Ceará Sudoeste e Sudeste do Piauí, via Campos Sales-Assaré. Venda, portanto, tornou-se mais conhecida que o próprio Rei de Portugal. Com o fluir dos anos esse estabelecimento que deveria pertencer a certa mulher-paraíba, chamada Aurora, passou a ter companhia, não propriamente do marido ou equivalente, de outro estabelecimento comercial, localizado mais abaixo ou na estreita planura logo no final da depressão.  A partir de então, antiga Venda passou a ser chamada de Aurora Velha, Aurora Nova ou simplesmente Aurora, nome em torno do qual se formaria a povoação. Os primeiros indícios de evolução política nasceram da elevação do povoado à categoria de Vila, evento que tem apoio na Lei nº 2.047, de 10 de novembro de 1883, com instalação a 30 de maio. Suprimida, consoante Lei nº 2.111, de 12 de dezembro do mesmo ano e restaurada na forma da Lei nº 2.141, de 29 de julho de 1889. Suprimida em terceiro turno, conforme Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938, ratificando o nome atual. Diante dos preconceitos segundo os quais ao negro era vedado frequentar locais reservados aos brancos, mesmo em se tratando de templos religiosos, os escravos residentes em Aurora, Cedro e locais adjacentes ficavam impedidos do cumprimento inerente aos sacrodeveres. Veio a solução. O preto de nome Benedito José dos Santos, conhecido popularmente por Mestre Benedito, tratou de somar forças junto aos seus iguais, decidindo pela construção da própria capela e dar-lhe como padroeiro o moreno São Benedito.  

Significado do Nome

Nome atribuído pela tradição da dona da venda 

Aniversário da Cidade:

10 de Novembro 

Gentílico:

aurorense

População:

25.472 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua economia baseia-se em produtos agrícolas; algodão arbóreo e herbáceo, banana, cana-de-açúcar, milho e feijão. Agropecuária- rebanhos de bovinos, suínos e aves. Foi constatada ocorrência de grandes jazidas de Amianto, utilizado na indústria química, principalmente como material filtrante. Localizou-se também outro minério de grande valor econômico, a Malaquita, fonte de obtenção de Cobre.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Norte: Lavras da Mangabeira, Ipaumirim Sul: Barros, Milagres, Missão Velha Leste: Cachoeira dos Índios(Paraíba), Oeste: Caririaçu. 

Acesso Rodoviário:

BR-116 e CE-288  

Distâncias:

Da Capital:

476 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Salgado

Riachos Jenipapeiro

Olho D’água, do Juiz

Jitirano e Pau Bravo  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval de Rua (móvel)

- Encenação da Via Sacra (Páscoa)

 Setembro

01 a 09 - Semana da Pátria 

 Novembro

- Semana do Município 

 Dezembro

17 a 25 - Semana do padroeiro  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AURORA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3543-1022

Sites: http://www.aurora.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Itapemirim
.
SAC: 0800-723-2121

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3543-1847

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Aurora

eita aurorinha boa só é lunge! muito boa e acolhedora! nossa aurora é muito tranquila.
Por: cicero

nasci em aurora em 1960 vim para sp em 1970 filho de joaquim antonio pereira. tenho boas recordações desta cidade. tenho apenas um primo que ainda mora na cidade.o nome dele é josa casado com nene pinto gostaria de ver fotos de quando a cidade era aurora velha desde ja agradeço sem mais filho da terra
Por: antonio jose pereira neto

aurora a melhor cidade q ja conheci minha terra natal amo essa cidade beijos a todos aurorenses
Por: francisco de souza freire

cidade maravilhosa,de pessoas humildes.No momento estou morando distante,mas um dia voltarei pra minha terra natal,aurora minha terra minha vida.bjs a todos aurorences.
Por: juvita junielle

Aurora é uma cidade bótima se morar, pacata com seu estilo de ser por ser pequena e nao tao agitada a cidade é muito procurada por pessoas idosas para se morar pois, com certeza é uma boa opção. Há várias FESTAS tradicionais na cidade para a alegria e curtição dos jovens e toda sua população como: Carnaval (CarnAurora), Festa do Trabalhador (1º de Maio), São João (Poeirão), Semana do Municipio (Mês de Novembro), Todas realaizadas pela Prfeitura Municipal. Em Dezembro há na Cidade uma grande movimento por conta das Festividades do padroeiro da Cidade "Sr. Menino Deus" (de 10 a 25 de Dezembro), realizada pela Paróquia local e no Revéllion da Cidade a Loja de Móveis Baratão Móveis realiza para todos os seus clientes na Praça da Matriz da Cidade uma Festa onde reúne muitas pessoas que moram em outras cidades e veêm passar a Virada do Ano como s familiares na tão querida Cidade de Aurora. A cidade de Aurora também mostra uma cultura bem valorizada. Assim Aurora é uma das Cidades bem mais vistas e visitadas da Região do Cariri e do Estado do Ceará! VISTEM AURORA, ELA LHE ABRAÇA!
Por: Ivo Fagner

oie.. sou de aurora eu amo essa cidade num deixo ela por nada nesse mundo é só deixo ela só quando Deus mim chama.. mais quem naõ gosta da cidade de aurora naõ gosta de niguem.... rondinelly...
Por: rondinelly

aurora e uma cidade maravilhosa terra de gente trabalhado eu sou de aurora e moro em sao paulo sinto muitas saudades desa terra natal
Por: genilson soares da silva

Este é um ambiente virtual de quem gosta de ingazeiras e Aurora, professor Luiz Domingos de Luna, um difusor da cultura da arte e da literatura na região do cariri cearense, assim este portal é uma cortezia especial a quem de fato e de direito faz fluir a cultura na região da chapada do Araripe
Por: Luiz Domingos de Luna

Aurora, uma janela para o céu Luiz Domingos de Luna buscar na web Pedi permissão ao tempo Nas asas do pensamento Voando vai minha ilusão Pelos caminhos obscuros Da minha história esquecida Momentos de vida vivida Na mais linda sedução, Pois ainda em tenra idade{...} Deixei minha cidade na construção do meu futuro, Sonhei, lutei, na selva humana, ganhei o meu troféu de herói, construi minha cabana tenho o meu transporte meu trabalho é o suporte da minha vitória suada, Neste pais eu andei, ralar como eu ralei, lutar como eu lutei dia e noite, noite e dia, busquei no íntimo de minha alma, a estabilidade sonhada Na poeira de uma estrada que ainda hoje percorro. Hoje vivo nas metrópoles, nos mais diversos lugares, Adquiri meu espaço com a força da determinação do aço, Já me vi em pedaços, mas hoje a minha força é a vitória do que faço. Consegui o que queria numa luta bem renhida, Luta que se renova no amanhecer a cada dia. Sou um aurorense firme, tenho a minha própria história Na janela da memória vivo a minha própria emoção Em ver minha querida cidade respirar o hálito oxigenado, Que ao mundo me trouxe a luz, na grandeza do momento, Em meu apartamento a lembrança me seduz, Do rio salgado, as cachoeiras, na beleza de nossa feira, Do caldo de cana ao aluar, da tapioca ao beiju Do melaço da rapadura ao canto do sabiá, Naquelas noites estreladas os fogos, reisado, O apito do trem, as missas bem demoradas, As renovações bem tiradas, as serenatas cantadas. De manhã a passarada num canto de louvação. Aquelas horas batidas no sino bem compassado, era sinal de finados, Ou o repique tocado de um anjinho que ao céu subiu, Todos para a ABA numa inocência fecunda Tinha quadrilha, arrasta pé, ao som de uma vitrola, era uma festa junina, Tinha bandeira, tinha roça, tinha quermesse, e quadrilha, broa de milho, quebra-queixo, pão de ló, tinha desfile. Nesta janela, eu vivo o tempo que não passou, pois ser aurorense é preservar a sua história. Guardar no canto da memória o seu lindo e singelo amor, Um amor a toda hora, que em todos nós aflora o cheiro forte e polido.
Por: Luiz Domingos de Luna

COM CERTESA É UMA CIDADE ACOLHEDORA,E TEM UMA OTIMA RELAÇÃO COM TODOS OS MUNICIPIOS PROXIMOS,HOJE TEM UMA ADMINISTRAÇÃO ATUANTE EM TODOS OS CENTIDOS.
Por: wellington cortez de alencar

Uma cidade pacaataq, de povo hospitaleiro. Como ponto turistico a Igrija matriz, Oo sobrado que foi tombado pela prefeitura; os nossos artistas, como Aldemir Martins Nêgo Simplicio, e varios outros Artesões que deveria contar na historia de Aurora
Por: francisco roberto leite campos

adoro... sou de lá, porem vivo em sõ paulo, todo ano passo ferias lá, mais da qui há 2 anos vou definito morar lá de onde sai para melhorar de vida, agora volto. abraço a todos dessa cidde boa.......
Por: lu

Sou natural desta cidade maravilhosa,meu pai era o sr.José Pedro de Lima o Zé Felipe de ingazeiras já falecido.Meu pai,foi muito amigo do ex-prefeito João de Zeca,Sou o Valdizar Felipe
Por: Manoel Valdizar de Lima

gosto muito de aurora sempre que bate a saudade eu visito minha terra natal um abraço todos aurorenses
Por: fransco helio de fortaleza naturau deaurora

Olá boa noite!!! Sou Valdizar Felipe de Ingazeiras do sítio lagoa de vaca,lugar onde nascí e vivi até os meus 15 anos hoje moro em sao José dos Campos SP e muito tempo não retornei a minha cidade Aurora.Gostaria de receber notícias daí. Abraço: Manoel Valdizar
Por: Manoel Valdizar Lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aurora
Fundação:
1933
Altitude:
267m
População:
24.813 habitantes
Área:
892,2km²
Densidade Demográfica:
27,81hab/km²
CEP:
63360-000

Envie seu comentário sobre Aurora