Aracati

Aracati-CE
banner

Bem-vindo a Aracati!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Aracati e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Aracati.

A cidade de Aracati, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1842. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 61.431 habitantes. A área total de Aracati é de 1.276,0km², e sua densidade demográfica é de 48,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aracati-CE é 62800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Basta falar em Aracati, cidade localizada no estado brasileiro do Ceará, para logo associarmos a região com Canoa Quebrada, o principal ponto de referência para quem vai ao município.

Canoa Quebrada nada mais é do que uma aldeia bem monótona que era habitada unicamente por pescadores até os anos 1970, época em que os hippies a descobriram e transformaram a mesma em um ambiente para a propagação da paz e do amor.

Nos dias de hoje, essa pequena ilha localizada dentro da cidade de Aracati conta com toda a estrutura para receber turistas de todo o país, com eletricidade, asfalto, restaurantes e pousadas. Por conta disso, a aldeia se tornou um dos destinos mais procurados de todo o estado do Ceará.

As praias localizadas nessa região de Aracati contam com um mar bem esverdeado, com uma série de formações rochosas repletas de cores que se espalham por todos os lados da praia. Além disso, a areia das praias varia seus tons, com nuances que começam no branco e vão até a terracota.

Para os que vão à Aracati, o que não pode passar batido é a visita à praia de Majorlândia. É nessa praia que todo o artesanato típico da região é produzido, e é também na praia que você compra as famosas garrafinhas com desenhos feitos de areia colorida.

Para os amantes de vida noturna, a região também oferece ótimos atrativos. Uma das ruas mais famosas da região trocou o piso de areia por pedras portuguesas, e conta com muitas boates, bares e demais restaurantes, principalmente com a especiaria do local: frutos do mar!

O verão de Aracati é repleto de agito, com muitas festas, cenários impressionantes de luaus e praias muito bonitas. E como trilha sonora, um bom e velho reggae de raiz.

Para os que pretendem conhecer a região de Aracati durante o “inverno”, que convenhamos, também é bem quente, o diferencial mesmo fica no sossego, já que a região recebe bem menos turistas e por conta disso a aldeia fica mais livre para a sua tranquilidade.

A cidade conta ainda com muita história: são sobrados, casarões e igrejas que reúnem grande parte dos acontecimentos dos séculos XVIII e XIX do Ceará.

Informações de Aracati

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias, Cenário de Cores

"TERRA DOS BONS VENTOS"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ocupa área plana, vasta e baixa, sofrendo vez por outra violentas inundações. Chamou-se primitivamente São Lourenço (1603), Arraial e Cruz das Almas, além de São José do Porto dos barcos, simplificado finalmente para Porto dos Barcos. Este último nome decorre da afluência de embarcações não somente na foz do rio como também nas próximas águas litorâneas, conduzindo produtos que abasteciam a Capitania e recebendo cargas de produtos nativos, chegando a atracar, anualmente, nada menos de 25 unidades. A elevação do povoado à categoria de Vila, provém de Resolução Régia, datada de 11 de abril de 1747, instrumento anteriormente aprovado segundo Resolução do Conselho Ultramarino, de 12 de dezembro de 1746. Sua instalação, como o nome atual, ocorreu a 10 de fevereiro de 1748. A elevação da Vila à categoria de Cidade provém da Lei Provincial nº 244, de 25 de outubro de 1842, não constando registro de sua instalação. 

Significado do Nome

Aragem Cheirosa e Tempo Bom ou  São José do Porto das Barcas, Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

aracatiense

 

 

População:

69.159 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jaguaribe 

Limites:

Norte – Oceano Atlântico; Sul – Itaiçaba e Palhano; Leste – Estado do Rio Grande do Norte. Oeste – Beberibe. 

Acesso Rodoviário:

BR-116, CE-040, BR-304 

Distâncias:

Da Capital:

149 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Rio Jaguaribe e Palhano, Córregos do Retiro, das Aroeiras, São Gonçalo e dos Fernandes, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixadá e Retiro Grande.  

Igreja Matriz

A primeira manifestação de apoio eclesial tem como precedente a ereção de uma capela cuja estrutura aparece como sendo de alvenaria, na parte fronteiriça, coberta de palhas, restante das paredes de taipa e piso de barro batido. Constam como seus beneméritos autores os charqueadores baianos e pernambucanos, tendo como referência de tempo o ano de 1714. Essa capela seria ampliada e melhorada nos anos de 1719 e 1728, sendo posteriormente destruída pelas cheias do Jaguaribe. Em 1744, graças ao trabalho realizado pela padre José Lopes de Lima, o novo templo começou a ser construído, com aproveitamento de parte de material da anterior, porém sem sucesso, visto como mais uma vez a fúria do Jaguaribe reeditou o seu poder destruidor. A Igreja-Matriz, que viria a se perpetuar, teve como empreendedor o Capitão José Pimenta de Aguiar, cujas obras tiveram início em 1761. Com o falecimento do Capitão Pimenta Aguiar, desfecho ocorrido em 1769, os trabalhos tiveram prosseguimento, mercê do empenho manifesto  do Capitão  Manuel Rodrigues da Silva, prolongando-se até 1786, ano em que se realizaram as festividades inaugurais.

Praias

Praias (do Cumbe,Canoa Quebrada,do Esteves,Majorlândia,Quixaba,da Tapera,Lagoa do Mato,Fontainha,Retirinho,Retiro Grande,Murici). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festival Folclórico-cultural do Baixo-Jaguaribe

1º - Festa do Senhor do Bonfim

- Festa de São Sebastião

 Fevereiro

- Carnaval de Aracati

 Julho

- Canoarte

25 - Festa do Município

 Outubro

- Regata de Jangadas de Majorlândia  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATI

E-mail:

Telefones: (88) 3446-2419 

Sites: http://www.aracati.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Aracati

Rua Coronel Alexandrino
Telefone: (88) 3421-2060

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3421-1046

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Aracati

nasci em aracati,mas moro no df,mas sou apaixonada por esta linda e maravilhosa cidade,sonho em um dia morar em aracati-ce.visitem pois voces vao amar.fui passear e chorei ao retornar.brasilia e ilusao .te amo aracati!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: maria de fatima damasceno

gotei muito das fotos que vi,logo logo ire vr estas maravilhas de perto e au vivo
Por: reginaldo valente rodrigues

Aracati é a Cidade dois \bonsventos, das belas praias do carnaval 100% dos Casarões arquitetonico emfim Aracati é a cidade das mil maravilhas venham conferir
Por: Maria Alvani de Carvalho

adorei as fotos. cidade muito linda............essas praias sao as maravilhas do mundo, principalmente canoa quebrada.
Por: zuleide s. macedo

moro no amazonas-manaus e lógico que conheço aracati é sensacional esssa cidade seu povo é maralvilhoso, sempre quando vou ao ceará faço questão de visitar aracati e suas praias.
Por: luis

Fiquei decepcionado com os anúncios de hospedagem e restaurantes em Aracaty.Quanta coi boa aí tem, mas sem publicidade. Aracaty não é uma "localidade". É um pedacinho do céu que deve ser melhor explorado.
Por: ITAPUAN DE V. SOBRAL

Aracati é a terra do peixe, mas tudo aí é muito bom
Por: FRANCISCO DE ASSIS DAMSCENO

a praia de canoa quebrada é d+ e marjorlandia tbem a cidade toda é só alegria tenho parentes aí moro em sanpa há 20 anos mas não esqueço esta cidade maravilhosa logo logo vouu fazer uma vizita.
Por: Franciswco Eridilson de Oliveira

nasci nessa cidade maravilhosa mais imfelizmente nao moro mais ai todos os meus familiares ainda desfrutam deste lugar maravilhoso espero voltar um dia te amo aracati.
Por: lucio vieira

aracati é uma cidade maravilhosa com suas belas praias e seu povo recepitivo, é maravilhoso conhecer esta linda cidade. não sou filho desta cidade, más eu amo aracati de paixão.moro em manaus.
Por: luis ribeiro

eu adoro esta cidade pois tenhor muita lbrasas bouas se fala da belas praias sempre guado posso eu vou. aracati vc esta nomeu corasao
Por: lucas de araujo

Linda cidade, bem acolhedora sem falar na quantidade de mulher bonita. Canoa quebrada qualquer dia eu volto
Por: Nilo Sergio Smith

descrevo aracati pelo seu povo hospedeiro,educado e as belezas das praias turistas não percam tempo venha conhecer essas belezas naturais como fiz com a minha familia,joia do ceara.
Por: ivanclei sarco

Amo o aracati uma boa parte da minha história foi construida nessa cidade, sou formada em artes visuais pela faculdade de artes do Paraná tenho muito interesse em divulgar minha cidade através do meu trabalho, meu foco azulejo se alguém quiser contribuir com meu trabalho aceito referêcias para pesquisa obrigada bujss!!!
Por: filomena costa

aracati é uma das mais importatantes cidades do estado do ceará. possui o melhor carnaval de praia do brasil, é a única cidade do vale jaguaribano que tem feira todo dia exeto o domingo. fora isso tem as mais belas prais do ceará como: a internacional canoa quebrada, majorlandia, quixaba, cumbe, praia do murici, fontainha e o belo rio jaguaribe. tem uma vida noturna movimentada de terça a domingo, uma comida que agrada até mesmo aquele que tem o paladar hirper agunçado e enfim falar de aracati é falar do historiador antero pereira, do goleiro satanas, do ivan silvério,do bloco dos loucos e de tantas coisas boas que tem esse pedaço de paraíso. venha conhecer e comprovar.
Por: VALDEÍLO VIANA

olá, eu nasci em aracati más quando eu tinha apenas três meses de idade eu fui morar no RN, e aos 18 anos de idade fui morar no Rio de Janeiro que é onde me localizo atualmente, tenho 23 anos hj, em fevereiro desse ano de 2011 fui visitar aracatí que é meu lugar de origem que até então não conhecia, posso afirmar que aracatí é um lugar incrível e maravilhoso para tirar férias ou até morar se quizer, eu amo esse lugar, é um pedacinho do brasil que as pessoas precisam conhecer, más tenham cuidado porque o lugar é apaixonante e vc pode não mais quere sair de lá!
Por: daniel

Sou filho de aracati narci em Acarati ,tenho muito orgulho dasta tarra maravilhosa cheias de grandesas e paraisos,prendo um dia volta para passar freias com os meios familiares queridos,que sito muitas saudes da minha, mae dona Caminha,meu pai Jose Correia Simoes,dos meus irmaos,Ardebal,Laudelina,Lucelia,Iracema,Liduina,Silvania e todos os meus sobrinhos.
Por: Elitonio Silva Simoes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aracati
Fundação:
1842
Altitude:
5m
População:
61.431 habitantes
Área:
1.276,0km²
Densidade Demográfica:
48,14hab/km²
CEP:
62800-000

Envie seu comentário sobre Aracati

banner