Aquiraz

Aquiraz-CE
banner

Bem-vindo a Aquiraz!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Aquiraz, informações e fotos da maravilhosa Aquiraz. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Aquiraz, recomendadas por internautas.

A cidade de Aquiraz, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 14m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 56.368 habitantes. A área total de Aquiraz é de 482,8km², e sua densidade demográfica é de 116,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aquiraz-CE é 61700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizada na região metropolitana de Fortaleza, Aquiraz é uma cidade do estado do Ceará que está entre os destinos mais desejados do Ecoturismo. Por lá, é possível visitar o Beach Park, parque aquático vencedor do Travellers´Choice 2014; a Praia do Japão, que é praticamente deserta e oferece passeios de bug; entre diversos outros locais que propõem muita aventura e diversão.

Ideal para os turistas que desejam maior contato com a natureza, em Aquiraz é possível desfrutar de excelentes hotéis, hotel fazenda, resort, pousadas, hostel, restaurantes, lojas, todo tipo de comércio e muito mais. A cidade está amplamente preparada para atender aos turistas, que costumam visitar Aquiraz preferencialmente nas férias, durante o verão brasileiro.

Na praia Porto das Dunas, o viajante pode conhecer um local sem muito movimento e perfeito para descansar, com águas razoavelmente agitadas e livres da poluição. Outro ponto de interesse é o Engenhoca Parque Ecoeducativo, que oferece restaurantes, trilhas e uma série de atividades, como tirolesa e arvorismo para os turistas. As porções de camarão são famosas por lá.

No Aquiraz Riviera Golf Course é possível praticar golfe, com campo profissional e infraestrutura de primeira qualidade para recepcionar os visitantes. Para um dia de descanso e diversão, o lugar é altamente indicado. Já no Museu Sacro São José de Ribamar, no centro histórico de Aquiraz, é possível conhecer um pouco mais da história local.

A Prainha é um local que oferece passeios de jangada e de bug, além de barracas e restaurantes com infraestrutura sempre elogiada por quem passa por lá; a Praia Presídio, por sua vez, permite ver o encontro entre o rio e o mar, com hotéis e restaurantes a beira-mar. Os dois locais estão entre os mais visitados em Aquiraz, cidade para quem gosta de apreciar a natureza e muitas aventuras diferentes.

A Praia Barro Preto se destaca por ser diferente das demais. O local possui uma vista paradisíaca, com águas calmas, pedras que formam desenhos na areia, hotéis e resorts a beira-mar que encantam a todos. Assim, Aquiraz é um local muito indicado para relaxar, descansar, tirar férias e aproveitar o melhor que o meio ambiente tem a oferecer em um país rico em natureza.

Informações de Aquiraz

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias, Cenário de Cores

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas raízes datam do último quartel do Século XVII, quando ainda originalmente incubado nos primórdios da colonização. Constam como sesmeiros e proprietários sucessivamente do Sítio Aquiraz, em primeira posse, o preador de índios Estevam Velho de Moura e, em segunda e terceira, Manuel da Fonseca Leitão e João Barros Braga. Seria deste último, por escritura de, compra e venda à Câmara Municipal, que se formaria o patrimônio no qual se fixaria o complexo urbano da Vila de São José de Ribamar do Aquiraz. Aquiraz possui longa e controvertida história. Em 1699, quando em Carta Régia determinava a Corte se crie em Vila o Ceará, omite-se no tocante à localização, deixando ao Capitão-GeneraL Governador de Pernambuco a escolha que melhor aprouvesse. Nesse estágio Aquiraz ainda não aparece, porém o reduto portuário de Iguape, economicamente mais forte e demograficamente melhor aquinhoado. O reduto da Fortaleza, habitado quase que exclusivamente por militares, abrigava apenas o chefe da Capitania e o Poder Eclesial, representado este pelo Capelão-Mor do Presídio. Era, contudo, o local de preferência não só do representante local do governo, como também do superior hierárquico da Mauricéia, de sorte que situar a Vila em outro endereço seria nada menos que tentar escalar o Himalaia de cabeça para baixo. Desatentos a essas prerrogativas e da influência política do Capitão-Mor Gil Ribeiro, moradores iguapenses resolveram instalar Senado e Câmara em suas dependências gregárias, considerando que o sistema unicameralista seria o bastante nas decisões administrativas. Os tributos, até então arrecadados por sua Congênere do Rio Grande, tomariam o caminho de origem, beneficiando regiamente a capitania. Informado dessa resolução e não satisfeito com a localização da Câmara no Iguape, o Capitão-General e Governador de Pernambuco oficiou ao Governador Gil Ribeiro, determinando não apenas a suspensão do ato, mas também a instalação da Vila e Câmara junto ao Forte. Cumpre-se essa resolução em 1701. A partir de então, não o Iguape, mas a Barra do Ceará entra na liça, reivindicando o mesmo privilégio para sua povoação. Consegue. Desse estágio e a passar por sucessivas alterações, chega-se ao ano de 1706, quando os camaristas iguapenses propõem a transferência da Vila para o reduto de Aquiraz. A Carta Régia, datada de 30 de janeiro de 1711, decide favoravelmente aos anseios do povo de Aquiraz, acolhendo como justificativa a localização do reduto cujo território tinha como vizinhos o rio chamado Pacoty e o porto do Iguape, podendo neste atracarem barcos conduzindo farinha e carne. Após vários acertos de ordem funcional, realizou-se a transferência, evento que tem registro a 27 de junho de 1713. 

Significado do Nome

Gente da Terra ou São José do Ribamar do Aquirás.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

aquiraense

População:

72.651 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Fortaleza 

Limites:

Norte – Oceano Atlântico; Sul – Horizonte; Leste – Pindoretama; Oeste – Pacatuba e Eusébio.

Acesso Rodoviário:

CE-040

Principal acesso à sede e a diversos pontos do território municipal, a partir de estradas vicinais que nela se originam. Trata-se da via que liga Fortaleza às praias da Costa Leste, contando com ciclovia em diversos trechos e sendo duplicada até Aquiraz.
        
Trechos da CE-040

CE-025 (Porto das Dunas - Prainha)

Rodovia Estadual que liga Fortaleza à Prainha, passando pelo Porto das Dunas. Ao trafegar por esta via o turista poderá apreciar lindas paisagens naturais com dunas, manguezais e praias. Às suas margens encontra-se implantando o Parque Eólico de Aquiraz.
        
Trechos da CE-025

BR-116

Rodovia Federal que estabelece a divisa entre Aquiraz e o Município de Itaitinga. Ao longo de seu percurso, estão localizadas algumas indústrias de maior porte, sendo portanto uma via de escoamento da produção.

CE-043 (Acesso ao Iguape)

Via que se origina na CE-040, na localidade de Fagundes, e que dá acesso às praias do Iguape, Presídio e Barro Preto. É dotada de pavimentação asfáltica, iluminação e paradas de ônibus.

Estrada do Fio

Trata-se de uma antiga via ligando Fortaleza a Aquiraz, tendo sido aberta acompanhando o percurso do telégrafo. A maior parte de seu trajeto ocorre no Município de Eusébio, penetrando muito pouco no território de Aquiraz.

Estrada Gibóia - Eusébio

Via que dá acesso ao Distrito de Camará, a partir da BR-116.

Estrada de acesso ao Distrito de João de Castro

Estrada que dá acesso ao núcleo sede do Distrito de João de Castro, na localidade de Tapuio.

Estrada Croatá - Justiniano de Serpa

Estrada que se origina na BR-116 e que dá acesso ao Distrito de Justiniano de Serpa.

Estrada Coluna - Cascavel

Estrada que liga a localidade de Coluna ao Município de Cascavel.

Estrada Caponga da Bernarda - Cajueiro do Ministro

Via que efetiva a ligação da Estrada da Coluna à CE-040, consistindo, também, no acesso à sede distrital de Caponga da Bernarda. 

Distâncias:

Da Capital:

26 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Pacoti

Riacho Catu

Barra do Pacoti.

Praia do Porto das Dunas

Área completamente loteada, com ocupação disciplinada e presença de grandes equipamentos voltados para o lazer e o turismo, enriquecida por belas mansões, pousadas e hotéis. Área onde se localiza o complexo turístico Beach Park, uma das principais atrações do Ceará. Trata-se do maior parque aquático da América Latina, contando, entre outros, com serviços de bar, restaurante, equipamentos para práticas de esportes náuticos, buggys e ultra-leves.

Prainha

Situada na Barra do Rio Catu, com águas claras, recortada por coqueirais, possui lagoa temporária de expressiva beleza. Famosa pelas suas rendeiras e pelo aspecto campestre e repousante da localidade. Possui hotéis, casas de veraneio e barracas ao longo da orla marítima.

Praia do Presídio

Destaca-se por seu passado histórico onde serviu de prisão para os holandeses e por suas construções modernas. Possui hotéis, pousadas e restaurantes, oferecendo ao visitando uma boa infra-estrutura. Tem fonte de água natural e ambiente predominado pela natureza.

Praia do Iguape 

Histórica e famosa por sua beleza natural, tem freqüência bastante acentuada, principalmente em épocas de férias, carnavais e finais de semana. Possui dunas fixas com densa vegetação, tímido manguezal, dunas móveis próximas à praia de onde se descortina todo o distrito. Situada na enseada formada pelas dunas da ponta do Iguape, cobertas por densa vegetação em cuja base existem bicas de água doce, contornando um grande lagamar. Abriga núcleo de pescadores e ancoradouro.

Praia do Barro Preto

Bela pela natureza, completa-se com excelentes posadas, área para camping, além de várias barracas localizadas à beira-mar. Destaca-se a Barraca Energia Erótica de Dom Geovani, o Xerife da Praia, sendo ponto de atração pela receptividade e criatividade do proprietário, onde são servidas bebidas e comidas exóticas. O nome Barro Preto vem da areia cheia de cristais pretos, tornando-se brilhante, cor de prata.

Praia do Batoque

Destaca-se por sua beleza natural com uma extensa faixa litorânea ainda não muito explorada. Possui diversas barracas onde pode-se apreciar a culinária local. Mesmo sem estrutura hoteleira, a bela praia atrai visitantes de todas regiões onde a receptividade de seus habitantes os cativa. A pesca é principal atividade, onde bravos homens em jangadas buscam o pescado que se destina ao consumo e à comercialização.

Passeios de Buggy

Passeio 1: Aquiraz Antigo, Dunas e Rios
Centro Histórico - Museu Sacro, Igreja da Matriz, Praça da Matriz, Mercado Velho, Ruinas dos Jesuítas, Vila do Capitão Mor; Rios - Pacoti, Maceió e Catú; Dunas - Pacoti, Energia Eólica, Amanari, Catu e Prainha; Centro Cultural da Prainha: Centro das Rendeiras, Barracas de Praia, Porto das Jangadas, Centro de Artesanato, Costa da Beira Mar.
Passeio 2: Centro Cultural da Prainha
Rio Maceió, Porto de Jangadas, Centro de Artesanato, Centro das Rendeiras, Costa da Beira Mar.
Passeio 3: Praias da Costa Leste até Praia da Caponga
Centro das Rendeiras (Iguape), Barraca da Energia Erótica (Barro Preto), Povoado dos Pescadores (Batoque), Cabo Aéreo (Praia da Caponga).
Passeio 4: Praias da Costa Leste até a Praia das Fontes
Rio do Iguape, Rio dos Manguezais no Barro Preto, Travessia de Balsa em Águas Belas, Travessia de Balsa no Rio Choró em Barra Nova, Falésias, Labirinto de Areias coloridas na Praia do Morro Branco, Dunas da Praia das Fontes.
Passeio 5: Lagoa do Uruaú
Dunas, Skybunda, Banana Aquática, Jet-Ski.

Maiores informações
Associação Ecológica dos Bugueiros de Aquiraz - AEBA
Fones: 8859-9980 / 9619-8780

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 10 a 20 de janeiro Festa de São Sebastião na Sede do Município
 
 início do ano  Carnaval nas Praias do Iguape, Presídio, Prainha e Sede do Município
.
 13 de fevereiro Festa do Município na Sede do Município
 
 19 de março Festa de São José de Ribamar (Padroeiro do Município)
 
 13 de maio Festa de Nossa Senhora de Fátima (Padroeira de Patacas
 junho Festas Juninas)
 
 13 de junho Festa de Santo Antônio (Padroeiro da Vila Santo Antônio)
 
 29 de junho Festa de São Pedro (Padroeiro do Iguape)
 
 07 de setembro Semana da Pátria em todos os Distritos
 
 04 de outubro Festa de São Francisco (Padroeiro da Tapera, Sítio Novo, Lagoa das Canas e Porto das Dunas)
 
 29 de novembro Festa de Nossa Senhora dos Navegantes (Padroeira da Prainha)
 dezembro Festa de Natal

 24 de dezembro Festa do Menino Jesus de Praga (Padroeiro de Jenipapeiro)
 
 aos domingos Apresentação de Capoeira na Prainha

 aos domingos Apresentação de Dança Indígena na Lagoa da Encantada - Iguape

 aos domingos Dança do Coco no Iguape  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ

E-mail:

Telefones: (85) 3361-2060 - Fax: (85) 3361-1336

Sites: http://www.aquiraz.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE TÍTULOS: 

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3361-1188

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (85) 3361-1860 / 1853

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Aquiraz

Gostaria muito de conhecer Aquiraz e queria mais informações sobre a cidade .
Por: fatima

A Praia de Porto das Dunas é linda!!!! e o Beach Park maravilhoso!!! tem a prainha que tambem é linda e por ai vai... cada lugar bakana!!!!
Por: Lya Carla

Amo Aquiraz, suas praias e belezas naturais não perco um final de semana nesta terra querida, tenho planos pra morar ainda na primeira Capital do Ceará...!!! tem tudo Praia, Com. de Indios e etc...!!!
Por: Ecleuton Rocha Lopes

Olá,morei em Foetaleza de 2001 a 2004 sempre estava ai ou seja na praia da prainha gostei muito quando retornar ao Ceará vou visita-la abraços,
Por: EDIMILSON SANTOS RIOS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aquiraz
Fundação:
1933
Altitude:
14m
População:
56.368 habitantes
Área:
482,8km²
Densidade Demográfica:
116,75hab/km²
CEP:
61700-000

Envie seu comentário sobre Aquiraz

banner