Amontada

Amontada-CE
banner

Bem-vindo a Amontada!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Amontada, fotos, informações, os principais hotéis de Amontada, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Amontada, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1986. A localidade está em uma altitude de 34m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 30.756 habitantes. A área total de Amontada é de 1.581,9km², e sua densidade demográfica é de 19,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Amontada-CE é 62540-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Amontada

  

Roteiros do Brasil

Região Litoral Oeste/ Vale do Curu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento remonta aos primórdios do Século XVIII, quando Índios Tremembés e missionários davam os passos iniciais em prol da Catequese. Sua estruturação social, fundada em níveis estáveis e de caráter pacífico, sofreu reiteradas elevações e depressões cuja enumeração consta da seguinte ordem: 1) – Distrito em 1757;  2) – supressão consoante Lei nº 150, de 2 de Setembro de 1838;  3) – restauração conforme Lei nº 253, de 19 de Dezembro de 1842;  4) – Município conforme Lei nº 1.735, de 30 de Agosto de 1876;  5) – extinção conforme Lei nº 1.776, de 26 de Novembro de 1878;  6) - restauração segundo Lei nº 2.082, de 29 de Agosto de 1884; 7) – transferência de jurisdição para São Pedro da Timbaúba conforme Decreto nº 43, de 13 de Agosto de 1890; 8) – retorno e alteração de nome para São Bento de Amontada conforme Decreto nº 14, de 23 de Março de 1892; 9) – extinção consoante Decreto nº 19, de 6 de Abril de 1892; 10) – restauração segundo Lei nº 424, de 29 de Setembro de 1897; 11) – extinção conforme Lei nº 971, de 1º de Agosto de 1905; 12) – restauração segundo Lei nº 6.447, de 29 de Julho de 1963; 13) – supressão segundo Lei nº 11.010, de 5 de Janeiro de 1985, tendo sido instalado a 1º de Janeiro de 1986. A instituição da Paróquia, vinculada ao Bispado de Itapipoca, tem como respaldo a Provisão de 30 de Agosto de 1757, expedida pelo Bispo de Pernambuco, D. Francisco Xavier Aranha, tendo como consagrante o Padre Visitador José Pereira de Sá. 

Significado do Nome

Estudos etnológicos, ministrados pela professora Valéria Pinheiro colocam a origem do nome do município no tupi-guarani, mas há registros do caso em português antigo, como um local de pouso, para os vaqueiros que vinham da serra de Itapipoca e descansar nas margens do Aracatiaçu. 

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro 

Gentílico:

amontadense

População:

39.233 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Produtos agrícolas- algodão ,banana, caju, mandioca, milho e feijão.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense 

Limites:

Norte: Oceano Atlântico, Leste: Itapipoca, Sul: Miraíma, Oeste: Santana do Acaraú, Morrinhos e Itarema. 

Acesso Rodoviário:

BR-222, BR-402, CE-354 

Distâncias:

Da Capital:

148 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A comunidade de Caetanos, no município de Amontada, foi o berço da Fundação Pirata Marinheiros. Até hoje, são desenvolvidos naquela comunidade vários projetos, sempre em parceria com a Associação de Moradores de Caetanos.

Principais Pontos Turísticos:

Praia de Moitas

A praia das Moitas fica a 6km da praia de icaraí e é um distrito de cidade de Amontada. É tão boa quanto a praia de Icaraí, mas por não ter ainda muita estrutura para turista (como pousadas)se torna um atrativo diferente pela calma. Sempre que vou ao Icaraí, procuro me hospedar nessa praia. Conta apenas com uma pousada bem simples, a Pousada do Sr. Bernardo, mas com uma ótima refeição e muita sombra e água fresca e a beira mar, pois quando a maré está cheia podemos ficar descansando numa rede com os pés na água. Caminhando pela praia chegamso a um local onde o rio encontra o mar.É belíssimo, podemos conhecer ainda a criação de ostras, muito bonito. Tbm dou nota 10 para o Icaraí, minha praia de infância. Nasci em Amontada e férias se chamava Icaraí, que conta hoje com uma ótima estrutura de hotéis e pousadas para todos os bolsos. Recomendo para as susa próximas férias, feriado, dia santo, carnaval, ano novo as belas prais de Amontada. 

Icaraí de Amontada

É uma praia meio nativa, mais é muito bonita, tem algumas pousadas com preços bem legais. Lá é muito bom pra praticar windsurf. A cidade de Amontda não tem muito o qu ver. É uma típica cidadezinha do sertão cearense.Tem um clube legal masi ultimamente tá meio quebrado por ignorancia dos organizadores. 

Lagos

Humaitá (em Caetanos), Enseada dos Patos (em Icaraí). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

05 - Dia do Município.

 Maio

- Último Sábado - Festa do Sábado de Aleluia/Semana Santa, Festa das Flores.

16 à 26 - Festa do Divino Espírito Santo - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 Junho

24 e 29 - Festival de Quadrilhas.
 
24 - Festa de São João - Igreja Matriz da Moitas.

29 -  Festa de São Pedro

 Julho

2ª quinzena - Festa do Chitão  Fazenda Nossa Senhora da Conceição.

 Setembro

2ª quinzena  - Vaquejada - Fazenda Nossa Senhora da Conceição.

 Novembro

2º domingo - Regata de Jangadas - Praia de Icaraí. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMONTADA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3636-1134/ 3636-1343/ 3636-1118

Sites: http://www.amontada.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100 
 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E 2º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3636-1137

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Amontada

amontada é demais!!! Lindas Prais, moitas e Icarai
Por: eliane

Eu conheço muito bem Amontada,nasci e cersce em Amontada. E muito bom melhor ainda na região praiana Icaraizinho de amontada como é conhecido!!!
Por: Everlania

Amontada é perfeita para descançar, por ser muito calma, simples e aconchegante. É linda e tem praias belíssimas. Confira
Por: Mary

é uma cidade maravilhosa muito linda belas praias povo hospitaleiros vale apena conhecer essa cidade
Por: arao ribeiro siqueira

Nasci e vivi ate os 19 anos em amontada,hoje fique surpresa com a evoluçao da cidade,ta muito diferente,tambem ja faz 23 anos que sai de la.
Por: diana

conhece sim,sou casado com minha esposa dourian ela de amontada mim levou pra conhecer é muito bonito lámuito bom,bom mesmo é em novembro todo ano acontece é a regata de surf.ondes todas as pessoas do mundo inteiro se encontram por la!
Por: marcilio pereira da silva

p falar de Amontada é simplismente uma paixão nossa a praía de Icarai é muito gostosa adorei...todos os meus amigos ficaram apaixonados.....o povo de Amontada estão de parabéns..obg por tudo msm de ♥
Por: neide lima

tenho um prazer imenso em falar dessa cidade maravilhosa q é amontada me sinto honrada em morar nessa cidade venha vc tambem q não conhece essa beleza de cidade.
Por: juliana alves

ex sr(a) habitantes dessa cidade. venho por esse meio dizer que já fui um habitante desa cidade.quando tinha os meus 12 anos de idade quando fui enbora dessa cidade não tinha muitas coisas bela vejo que agora ta tudo mudado tambem podera ne!depois de 30 anos. eu agora estou a morar em outro pais da europeu mas não me esqueço das nosas raizes tenho imessas saudades.é eu quando for de ferias no brasil irei fazer uma pequena visita a nossa cidadinha maravilhosa que tenho umas pequenas recordçoes de minha infacia a todos que veja esse comentario. fica aqui. saudaçoes a todos habitantes é quem sabe ate breve... abraço a todos
Por: vilami oliveira

SOU DE AMONTADA MORO EM SAO PAULO TODA FAMILIA E DE AMOTADA UM BRAÇO ATODO Q AIR ESTAO
Por: JOSE EDILSON RIBEIRO

Minha cidade é maravilhosa,me sinto honrada de ser daqui...Venham também conhecer...
Por: Gasparini

nascie em amontada! tenho muito orgulho de fazer parte dessa cominidade, de povo tão simples e acolhedor.
Por: Ana Paula

Morava na cidade desde criança, vim embora aos 16 anos e hoje morro de saudades e vontade de visitar minha terra. Ainda voto na cidade e não tenho pretenções de transferir meu título, pois é uma grande aventura toda vez que viajo para aí.
Por: keila regina ipiranga thé

oi!!! Galera aqui quem fala e a Pricila, sou amontadense com muito orgulho moro de saudade dessa cidade ATULMENTE MORRO EM SAO PAULO MAS MEU PAIS CONTINUAM HAI !!!!!!!!! amontada tem crecido muito nos ultimos meses . o prefeito estar de parabens !!!!!!!! MAS EM BREVE ESTAREI HAI .. UM ABRAÇO PRICILA
Por: pricilla barros

ola pessoal!adorei rever essa cidade maravilhosa onde vivi belos momentos de minha vida.ela está linda. parabens para todos!
Por: esmenia rdorigues

eu morro em amontada e amo ela e uma cidade muito benita e tenho ogulho de morra nela
Por: virna

adoro Amontada moro aqui é uma cidade calma e bom de se viver, venha conhecer nossa praia, nosso povo e muito mais.
Por: marília barros

não tenho muito a comenta sobre acidade porque na epuca que eu morava nem luz tinha era um municipio muito pobre depois de muito tempo foi que colocaro luz
Por: tatiana rodrigues maia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Amontada
Fundação:
1986
Altitude:
34m
População:
30.756 habitantes
Área:
1.581,9km²
Densidade Demográfica:
19,44hab/km²
CEP:
62540-000

Envie seu comentário sobre Amontada

banner