Una

Una-BA
banner

Bem-vindo a Una!

banner

As melhores pousadas em Una podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Una, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1924. A localidade está em uma altitude de 28m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 34.960 habitantes. A área total de Una é de 1.163,5km², e sua densidade demográfica é de 30,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Una-BA é 45690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Una

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A 18 de setembro de 1809, a Fazenda São José (antiga sesmaria), concedida a Maria Clementina Henriqueta pela rainha de Portugal Dona Maria, foi arrematada por Manoel de Souza. Começou, daí, a chegada de colonos alemães, austríacos e poloneses, formando-se, assim, com o nome de Una, posteriormente tragada pelo mar. Seus habitantes foram, então, obrigados a mudarem-se para um local mais seguro, distante quatro milhas, ao qual denominaram novamente de Una.
No dia 21 de julho de 1890, esse povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Canavieiras e Freguesia de Santo Antonio da Barra.
Em 2 de agosto de 1890, houve o primeiro desmembramento do município de Canavieiras, com a criação do município de Una, sediado no local denominado Pedras (hoje povoado do mesmo nome). Por ter o desmembramento ocorrido sem a devida delimitação de  terras do novo município, houve uma reanexação.
A lei estadual número 1.326 de 23 de agosto de 1923, proclamou a supressão e a transferência da sede do distrito para o povoado de Cachoeirinha e somente a 2 de agosto do ano seguinte, a lei estadual número 1.718 restaurou o município com sede na Vila de Cachoeirinha.
A 1º de janeiro de 1939, a Vila Cachoeirinha foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de Una, cuja composição administrativa é constituída de três distritos: o da sede (cidade de Una), o de Arataca e o de Itatingui (ex-Pratas). 

Significado do Nome

Seu nome significa, em Tupi-Guarani, Preto, uma alusão à coloração do rio que banha a cidade. O município foi criado em 2 de agosto de 1890. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

unense

População:

24.106 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Ilha de Comandatuba, uma estreita faixa de terra separada do continente, com fauna e flora intocada em meio a um vasto coqueiral, é um verdadeiro deleite para os fãs de esportes náuticos. Nos povoados de Comandatuba e Pedras de Una, artesãos e pescadores preservam o modo de vida tradicional, que pode ser melhor evidenciado durante a popular puxada de mastro.

Clima:

Semi-árido

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Ilhéus, Buerarema, Santa Luzia, Arataca, Canavieiras 

Acesso Rodoviário:

Sair de Salvador pela BR-324 até o entroncamento da BR-101 e seguir até Uruçuca. Neste trecho, pegar a BA-001 e seguir até Una.
Para maiores informações sobre as condições das estradas acesse o site do DNIT.
Via Aérea
Do Aeroporto Internacional de Salvador saem vôos para Una pela Companhia Aérea Tam 0300 123 1000. A partir de Ilhéus, pegar a BA-001 até Una, distante 45 km ao sul.  

Distâncias:

Da Capital: 

503 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Praias, rios, banhos de lama negra medicinal e as corredeiras do rio Una estão entre os atrativos do município. Os fãs do turismo ecológico não podem deixar de conhecer o Ecoparque de Una, um centro de visitação, pesquisa e educação ambiental com grande área de Mata Atlântica preservada.
A igreja do padroeiro local, São Sebastião, construída pelos jesuítas, conserva as características arquitetônicas de séculos atrás. A estrutura turística é de causar inveja. Ela conta com muitas pousadas e restaurantes, além de lojas de artesanato e uma escola de tapetes e cangas artesanais.
Na ilha de Comandatuba está instalado um dos maiores resorts do País, que possui até aeroporto particular.

Principais Pontos Turísticos:
 
Praia da Ilha de Comandatuba

Em seus 17 km de costa, a ilha oferece inúmeros pontos bons para banho, surf e outros esportes náuticos. A área, uma antiga fazenda cocos, hoje apresenta uma completa infra-estrutura, incluindo, um moderno resort com campo de golfe, centro de esportes náuticos e barracas de praia bem equipadas. No sul da ilha está uma saudável e divertida atração. Muitas celebridades, como Xuxa e o ator Harrison Ford, já cederam aos apelos dos deliciosos banhos de lama medicinal, tomados em alguns poços no meio do manguezal.

Praia da Ilha do desejo

Esta praia também poderia se chamar sossego, em virtude de suas belezas e da paz que sua paisagem transmite. Em toda sua extensão apresenta um mar morno e calmo, excelente para banhos em qualquer fase da maré. Seu maior destaque, no entanto, fica ao sul, parte mais deserta, onde os praticantes do naturismo têm uma excelente opção de banho doce ou pesca, na foz do Rio Acuípe. A praia conta com uma razoável infra-estrutura turística.

Praia de Acuípe

Sua paisagem traz o rio de mesmo nome, excelente opção para banho e pesca. O seu mar, às vezes, apresenta-se com ausência total de ondas, favorecendo, em máximo contento, a prática de esportes náuticos como o caiaque e jet-ski. Suas extensas areias semidesertas são perfeitas para boas caminhadas.

Itapororoca

Suas extensas areias desertas margeiam um mar bem calmo, de ondas fracas e tom esverdeado. Ao fundo, um cinturão de coqueiros mistura-se a focos intocados de mata nativa, favorecendo a atmosfera de paz do lugar. Para os adeptos do camping selvagem, o acesso pela mata pode ser uma oportunidade imperdível para contemplar a rica biodiversidade da Costa do Cacau.

Praia de Una

Maior paraíso ecológico da região, cercada por um mar esverdeado, coqueiros e Mata Atlântica intocada, a Praia de Una é o destino perfeito para os amantes da natureza e do turismo contemplativo. Suas águas também são mornas e calmas, perfeitas para banhos em família. Na sua parte interior, está a bem conservada Igreja de São Sebastião, construída por jesuítas durante o período colonial.

Praia de Serra Grande

A praia mescla pontos bons para banho, com outros trechos bem procurados para o surf. Um imenso paredão de coqueiros se destaca na paisagem, já que avança centenas de metros para dentro do continente. Durante a maré baixa, as águas recuam e as areias podem ser desbravadas até por veículos sem tração. Na sua face norte, o cenário é marcado por um destacado monte; no sul, belos córregos cristalinos cortam suas areias, provocando um belo efeito. O local é muito bom para pesca e camping, apresentando uma razoável estrutura receptiva.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNA

E-mail:

Telefones: (73) 3236-2021

Sites: http://www.una.ba.io.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos 

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3236-2220

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.bahia.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Una

Estou procurando minha mãe faz 11 anos que não a vejo o nome dela é Marcia Rozelia Gomes Franco me ajudem
Por: Moises Gomes Franco

Una é uma cidade calma ja morei na cidade, hoje estou em Salvador.Mas una esta na menta para lazer e um bom descanço nas praias bem limpas(pedras de Una)
Por: Gomar(Gomeia)

ola nao coneco esta sidade mais brevi estarei concedo esta cidade
Por: antonio jose de j oliveira

nasci em Una cidade legal.tem um riochamado sequeiro,perto de olivença .
Por: nice

MINHA CIDADE NATALONDE MOREI ATER OS 16 ANOS DEPOIS VIM EMBORA PARA SÃO PAULO ONDE CONSTRUIR UMA FAMILIA GRAÇAS A DEUS MAIS SINTO MUITA SAUDADE DA MINHA TERRA MINHA FAMILIA RESIDE EM COLONIA DEUNA DEIXO MEU ABRAÇO PARA TODOS MEUS CONTERRANEOS
Por: edmundo souza

COM MUITO ORGULHO EU FAÇO MEU COMENTARIO QUE UNA É A MINHA CIDADE QUE NASCIR HOJE MORO EM SÃO PAULO MAIS NUNCA DEIXO DE VISITAR ATRAVES DA INTERNET QUE DESCANSAR PASSAR MOMENTOS DE LAZER VISITE UNA APROVEITE E VAI ATER A ILHA DE COMANDATUBA VOÇÊ NUNC A VAI ESQUECER ABRAÇO A TODOS MEUS CONTERRANEOS
Por: edmundo souza santos

Ja morei nesta cidade e amo -a gostaria de eve r fotos de como ela esta hoje praças, escolas, predio da prefietura a ponte da alinça e do rio se ainda existir, na epoca dava pera tomar banho no rio nao sei hoje como esta, hoje moro no estado do PARA um abraço Andrea Ribeiro
Por: andrea ribeiro

Amo esta cidade maRavilhosa. Moro aqui há exatos 20 anos e não sairia daqui de maneira nenhuma, pois temos nosass reservas naturais e muita coisa boa que esta cidade tem a nos oferecer. parabéns UNA!
Por: joseane da hora

kkkkk...moro em Una....adorOoO...^^ conheçO ela desde de k nasce enton....sou Unense
Por: Lanny

Oie....Moro em Una....muito bom...tem nda pra fzer so fikar de boa em kza...kkkkk....mas msmO axim adorOoOo...Una...^^
Por: lanny

una e a cidade mais acomchegante do sul da bahia que saudade tenho de una
Por: jesiel

ja morei no municipio na região do mabaço,e trbalhei no hotel fazenda da lagoa,praias lindas,uma cervejinha na pousada do kaue na praia de lençois bem gelada muito boa com uma batatinha frita ou um peixinho caprichado,não esquecendo da agua de coco bem gelada ,hj estou morando em brasilia,e sou natural de porto alegre;rio grande do sul.quero voltar pra una me apaixonei pelo lugar abraços a todos conheçam é paradisiaco a região e o povo carinhoso e atenciosos.
Por: joão carlos biscarra

tenho muito orgulho de ser unense,nasci neste município, onde convivo hoje em dia com muito orgulho e felicidade. lugar acolhedor onde todos se conheçem gerando um grande respeito entre si, posso afirmar por esperiencia propria Una quem conheçe não se esqueçe já mais! venha conhecer está cidade maravilhosa, rica em beleza natural, e fonte de grande laser para toda família.conto com sua vizita...
Por: Hewerton Ferreira

Lugar perfeito, natureza intocada paradisiaca quanto menos pessoas melhor rsrs os homens não tocam em nada sem destruir portanto deixe-a como está.
Por: patricia Lima

eu amo a minha cidade e não deixo que ninguem fale mal dela eu te amo una
Por: tamires

sou morado de UNA ha 22 anos e quero dizer a vcs que desejam conhecer a cidade,visite o eco parque de una e veras uma grande reserva biologica da mata atlantica com a preservaçao de varios animais entre ele o mico leao de cara dourada,,,tambem podera conhecer diversas prais com prai da independencia,itapororoca,lencois,ilhado da fantasia e a ilha do desejo,sera um passeio inesquecivel..venho nos visitar e ficara encantado com a beleza desse pequeno paraiso...
Por: Elindinaldo

amo essa cidade porisso sou conterania de la e muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: tamires

Sou filho de Una, já estive em muitas cidades pelo Brasil, no entanto, Una está em meu coração, sempre que visito familiares lá, nao deixo de ir até a torre e ficar olhando a cidade do alto, relembrar de quando EU e amigos brincavamos de bola na rua Sete. Sinto muita saudades desse lugar maraviloso, poder nadar na pancada alta, tomar uma Antartica gelada no armazem de Josué, ir a AABB jogar bola, beber uma catuaba em Adonel em CMTBA, sem falar na Micareta, muito bom mesmo. Saudações a todos Unenses.
Por: Juatan Mattos

EU SOU FILHO DE CANAVIEIRAS AI PERTO DE UNA EU VI AS FOTOS E REALMENTE E UMA BELESA FES EU RECORDAR DO TEMPO EM QUE EU VIVIA AI OJE TENHO MUITA SALDADE DO POVO DA MINHA GENTE OKY OBRIGADOE A TE BREVE
Por: JURACI

Una e tudo de bom kue soldades una terra do cacau e de jente feliz eu amo una .
Por: gerson

Hum Una ja morei ai 14 anos agora moro em sp...Então as pessoas q ñ conheçe vão conhecer pq ñ sabe o q está perdendo,é um lugar maravilhoso Calmo e divestido adoro esse lugar sempre quando posso eu vô...
Por: Tâmara souza sena

LUGAR MARAVILHOSO COM VÁRIAS OPÇÕES PARA SE DIVERTIR....CONHEÇO.....
Por: JOELMA

una é muito bom! lugar muito bom
Por: ingrid dos anjos dos santos

OI MEU NOME E ADRIANO EU NASCI EM UNAS BA E FAZ 15 ANOS QUE EU NAO VOU AI EU ESTO COM MUITAS SALDADE DA MINHA CIDADE MARAVILHOSA QUE EU TANTO AMO OM ABRACO PARA TODOS QUE DEUS ELUMINE OS CAMINHOS DE VCS OK FIQUE COM DEUS
Por: ADRIANO FONSECADOS SANTOS

Tenho orgulho de morar nesta linda cidade, desde 1997, já me considero cidadão unense. Nossa cidade tem tudo pra ser uma grande cidade, tenho fé de ainda ver esta cidade muito mais desenvolvida.
Por: Edilson Sena Lobo

adoro una e uma cidade maravilhosa. um beijao para familia nunes.
Por: carla

eu nao conheço una mas pretendo conheçer eu conheço uma familia dai que mora aqui em minas e muito legal abraço j marcio
Por: jose marcio cabral

esta chegando ai pra esta gostozinha cidade uma igreja do evangelho quadrangular sou de itabuna e estarei mim transferindo pra esta cidade que DEUS o abençõe a todos em nome de JESUS!!!
Por: rodrigo silva santos

Já vi a cidade pelas fotos e amei vou pra ir sim atender o chamado do meu DEUS ,estaremos alugando um galpão ai
Por: rodrigo silva santos

OI CIDADE MARAVILHOSA!JA MOREI EM UNA UM BOM TEMPO, E COISA MELHOR NÃO AR!!!!! ESPERO UM DIA RETORNA PARA ESTA MARAVIlha!!!!um abraço para os amigos minha mãe querida raimunda
Por: tam

que otimo que vcs exaltam a nossa cidade!abracos!!!!
Por: ruyter

una e uma cidade linda de bahia tem muitas pessoa lindas maravilhosa. abraço a todos.
Por: jose marcio cabral

esta cidade e linda igual as moças dai o meu sonho esta nesta cidade porque estou gostando de uma moça dai mas esta dificil ela nao quer nada comigo parabens pra esta cidade maravilhosa abraço a todos
Por: jose marcio cabral

NASCI EM UNA MOREI ATE OSMEUS 18ANOS CONHEÇO TUDO LÁ GOSTO MUITO DO SEQUEIRO DE UNA CURTI MUITA PRAIA JA MOREI TAMBEM NO VALE DO SOL(PITORAMA) SOU FILHA DE LUDUVICO GONÇALVES BEIJOS PARA TODOS AMO ESSA CIDADE HOJE MORO NO RIO DE JANEIRO SINTO FALTA DE UNA E OS MEUS AMIGOS QUE LA DEIXEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DEUS TEM SALVAÇAO PARA TODOS JESUS AMA TODOS VOCES E ESSA CIDADE MARAVILHOSA .
Por: JACY GONÇALVES

Eu tive o previlegio de nacer nesta cidade maravilhosa, hospileira e cheia de encantos mil... Cidade esta com prais, cachoeiras e grandes belezas natrais... E um povo acolhedor e abençoados por Deus.
Por: Aldyr

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Una
Fundação:
1924
Altitude:
28m
População:
34.960 habitantes
Área:
1.163,5km²
Densidade Demográfica:
30,05hab/km²
CEP:
45690-000

Envie seu comentário sobre Una