Serrinha

Serrinha-BA
banner

Bem-vindo a Serrinha!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Serrinha, fotos, informações, os principais hotéis de Serrinha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Serrinha, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 379m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 81.910 habitantes. A área total de Serrinha é de 808,7km², e sua densidade demográfica é de 101,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serrinha-BA é 48700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serrinha

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE
 
Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.
A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original". Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.
Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.
Mais de um século decorrido o município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento. 

Significado do Nome

O termo "forró", segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, estudioso de manifestações culturais populares, vem da palavra "forrobodó", de origem bantu (Tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no brasil escravista), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.
A Versão mais verossímil, apoiada pelo próprio historiador Câmara Cascudo, é a de que Forró é derivado do termo africano forrobodó e era uma festa que foi transformada em gênero musical, tal seu fascínio sobre as pessoas.
Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é freqüente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.
Apesar da versão bem-humorada, não há nenhuma sustentação para tal etimologia do termo, pois em 1937, cinco anos antes da instalação da referida base, a palavra "forró" já se encontrava registrada na história musical na gravação fonográfica de “Forró na roça”, canção composta por Manuel Queirós e Xerém.
No idioma húngaro, Forró significa "Quente". Não se tem variação da palavra no idioma húngaro, o termo Forró é igualmente escrito (com acento) como no português.
Antes disso, em 1912, Chiquinha Gonzaga compôs Forrobodó, que ela classificou como uma peça burlesca e que lhe valeu, algum tempo depois, em 1915, o Prêmio Mambembe, sendo Mambembe também de origem banto, significando medíocre, de má qualidade. 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho 

Gentílico:

serrinhense

População:

77.285 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Serrinha é uma cidade maravilhosa de pessoas hospitaleiras. A vaquejada e o são João na roça são ótimos. visitem! vale a pena conferir!

Clima:

Semiárido à subúmido 

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Nordeste Baiano 

Limites:

Biritinga, Lamarão, Água Fria, Candeal, Ichu, Conceição do Coité, Teofilândia e Barrocas. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

173 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Eventos religiosos- Semana Santa: em toda Quinta-feira Santa (desde a década de 1930), os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu. Eles acendem as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana. A atitude simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado. A procissão acontece depois da missa do lava-pés na matriz nova (Igreja Nossa Senhora de Santana). No monte, diante da imagem da padroeira, o padre faz um pequeno sermão para relembrar o significado da penitência. Depois da procissão, haverá representação teatral A Paixão de Cristo. Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. No sábado, missa da Vigília Pascal, no domingo a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.
Festa da Padroeira: Acontece todo mês de julho o novenário em louvor a Senhora Sant'ana, padroeira do município, no dia 26, é realizada a celebração litúrgica na Catedral, seguida da procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao dia da padroeira.
No dia 23 de Setembro é realizado no centro da cidade um evento gospel e religioso em comemoração do Dia dos Evangélicos.

- Eventos festivos - São João: Todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras.
A partir de 2009 acaba a tradição do São João, o novo prefeito mudou os festejos juninos para o São Pedro.
Vaquejada de Serrinha: começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Com o passar do tempo a festa ganhou força e prestígio e os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu e comporta mega-shows com a apresentação de artistas nacionais.
Moto Argola: evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país.
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA

E-mail:

Telefones: (75) 3261-2626

Sites: http://www.serrinha.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO

Itapemirim

SAC: 0800-723-2121

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3261-2227

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (75) 3261-2121   

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (75) 3261-2116

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Locais para hoteis próximo a Serrinha - BA Hotel Serra Sol - Página do local maps.google.com.br - Lgo Santana, 99 Serrinha - (0xx)75 3261-2825 Hotel Santo Antônio - Página do local maps.google.com.br - Av. Lomanto Jr, 733 - Serrinha - (0xx)75 3261-1504 Hotel Shalon - Página do local maps.google.com.br - Av. Lomanto Jr, 1069 - Serrinha - (0xx)75 3261-2871 Diamantinas Hotel - Página do local maps.google.com.br - Pc Luiz Nogueira, 571 - Serrinha - (0xx)75 3261-2426 Hotel Vera Cruz - Página do local maps.google.com.br - Pc Luiz Nogueira, 271 - Serrinha - (0xx)75 3261-1791 Belissima2 - Página do local maps.google.com.br - Av. Lomanto Junio, 1352 - Serrinha - (0xx)75 3261-6524 Pusada Nosso Lar - Página do local maps.google.com.br - Av. Lomanto Junio, 461 - Serrinha - (0xx)75 9191-2932 begin_of_the_skype_highlighting  - (75) 9191-2932. 

Comentários de Serrinha

minha cidade natal tenho otimas lembranças principalmente das fazendas e caatingas onde sentia as melhores energias que ja tive.saudades........
Por: san

estou muito feliz com o novo prefeito,agora essa cidade vai pra frente.
Por: Marlucy Evangelista Moura

cidade maravilhosa,de pessoas lindas.. adoro essa cidade demais. e as festas são demais...
Por: josivânia

serrinha é uma cidade maravilhosa!! as pessoas são muito hospitaleiras. a vaqueijada e o são João na roça são ótimos. visitem! vale a pena conferir!
Por: Joseane Souza

sou apaixonado por serrinha,ela é uma parte da minha vida.sou serrinhese de paixão um dia volto pra minha serrinha maravilhosa.
Por: gilberto

sou suspeito em falar sobre a cidade de serrinha, pois sou com muito orgulho serrinhense. estou maravilhado em rever minha linda cidade pela internete. abçs á minha terra natal...
Por: marcelo vasconcelos santana

eu sou dai de serrinha eu amo essa cidade maravilhosa mais agora eu to em sao paulo mais o ano qui vem eu vo pra ai de novo
Por: jociclecia

Cidade maravilhosa, acolhedora e confortavel. Um otimo lugar para viver.
Por: verena maria de jesus

o lugar e otimo e adoravel lindo por isso eu morro aqui
Por: rafael de queiroz

nunca fui estou fazendo uma pesquisa escolar sobre a idade de serrinha,breve pretendo conhecer parece ser linda e o são jõao deve ser maravilhoso.abracos
Por: juciara silva

nasci em serrinha, hoje moro em sao paulo, mais todo ano estou em serrrinha, amo este lugar!!!! a alegria das pessoas deste lugar, e impresionante.........
Por: valdete santos da cruz

moro aqui , é uma cidade tranquila tem seus altos e baixos como toda cidade . tem uma otima vaquejada e otimo são pedro festas maravilhosas.
Por: fernanda brandao

gostaria de saber mais sobre a comida tipica de serrinha
Por: Jaqueline

gostaria de conhecer,me parece ser bem agradavel essa cidade.estou fazendo um trabalho sobre serrinha no são jõao.comidas,festas,atracões,etc.gostei de ver as fotos.ha na escola a minha sala serar arraiar em serrinha irei caprichar pois serrinha parece ser maravilhosa e orgnizada.espero um dia ir ver de perto.abracos a quem ler.j.n.s.
Por: JUCIARA NUNES SILVA

O que tem de melhor em serrinha são os moradores pessoas simples e corretas, alem da nossa famonsa água, sem falar da linda vista da cidade que temos vista da santa
Por: Suely Santos dos Anjos Silva

_filho da terra_,vivo no Rio RJ desde 1964, gostaria de ver em sites foto da praça Luiz Nogueira do coreto para a esquerda pois so aparece a praça arborizada em frente a prefeitura. Belo torrão natal, abraços atodos.
Por: Antonio Ronaldo

Serrinha está crescendo e é um ótimo lugar para morar, mas precisa melhorar sua sinalização.
Por: Alessandro Santiago

amo esta cidade demais passei muito tempo sem visita-la nasci ai hoje vivo em são paulo mais nao esqueço,vou todas ferias e visito a limeira abraços atodos
Por: miguel

melhor lugar do mundo lindas garotas ... massa melhor são joão ... iuiuiui.. nem mim lembre melhor vaqueijada semana santa nem sae fla .
Por: gilmar

sou apaixonado por serrinha minha cidade natal estou longe dela desde 1986 mais um dia eu volto pra minha serrinha querida
Por: daniel manoel cerqueira de almeida

Eu, em particular amo muito essa cidade , foi aí que terminei o 2º grau, abril de 1982 que vivo em são Paulo e nas férias sempre passo nesta cidade linda e estou me preparando para muito em breve voltar a viver aí novamente!!!!!!! Te amo Serrinha!!!!!!
Por: jaine

bem vindo a terra da vaquejada na bahia eu te aforo serrinha
Por: sergiosousa matos

a sidade que eu moro e um lugar muinto bom e quem queser vin aqui vai ser bem resebido i aqui na santa tabem
Por: marcelo

Eu nasci nessa cidade maravilhosa,mas moro em São Paulo !Tenho muita saudade deSerrinha aproveitem vcs que moram ai !
Por: carla alves

essa cidade esta sendo a melhor das que ja fui conhencer as outras se esconda;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Por: jociene da silva pereira

pretendo ir morar em serrinha mais nunca estive ai gostaria de ver fotos dos bairros se for possivel os que vi ja gostei o lugar e lindo obrigaooooooo
Por: yanka

o ponto principal lá em Serrinha-Ba é a hospitalidade do seu pôvo. vai lá e confira. eles te faz de aduto uma criança. que pôvo carinhoso! Deus proteja aquele pôvo . e que ler esta mensagem. amem?
Por: Damião Teodoro Santana

o ponto principal lá em Serrinha-Ba é a hospitalidade do seu pôvo. vai lá e confira. eles te fazem de um aduto uma criança. que pesoal carinhoso! Deus proteja aquele pôvo . e quem ler esta mensagem. amem? Por: Damião Teodoro Santana
Por: Damião Teodoro de Santana

vivo e amo de paixao sol está a esperar de administradores comprometidos,para um bom crescimento na área profissional.
Por: maria santana dos santos

eu amo minha cidade natal curto a vaquejada todos os anos um abraco para galera da isabel
Por: profeta ferreira lima

PRA A MINHA FELICIDADE JA MOREI NESSA MARAVILHOSA CIDADE AONDE FUI MUITO FELIZ TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER E FASER LINDAS AMIZADES Q MORAM EM MEUU CORAÇÃO E Q SERAO ETERNOS NA MINHA VIDA BJUUUUS PARA TODOS SINTO SAUDADE DAS FAMOSAS FESTAS POR EX;VAQJADA,SÃO JOÃO.E MAIS
Por: VANESSA SOARES DA PAZ SANTOS

Serrinha é minha terra tenho orgulho de ser de lá, minha terra é palco das vaquejadas lindas e belas, malvadas pra lá eu quero voltar! Edilson Lima Ramos autor.
Por: Edilson L. Ramos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serrinha
Fundação:
1876
Altitude:
379m
População:
81.910 habitantes
Área:
808,7km²
Densidade Demográfica:
101,29hab/km²
CEP:
48700-000

Envie seu comentário sobre Serrinha