Vale do Matutu

Vale do Matutu-MG
banner

Bem-vindo a Vale do Matutu!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Vale do Matutu, fotos, informações, os principais hotéis de Vale do Matutu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Vale do Matutu

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O vale do Matutu (“cabeceiras sagradas” em linguagem indígena) está situado no munícipio de Aiuruoca, sul de minas, dentro da APA-Mantiqueira (Área de proteção ambiental). Lá, encontra-se a fundação Matutu, uma comunidade praticamente auto sustentável que tem uma proposta de vida harmônica com a natureza, criando condições para a realização espiritual,social e econômica de seus indivíduos e possibilitar a multiplicação dessa iniciativa. A comunicade foi fundada em 1984 quando uma grande fazenda foi desmembrada para acolher pessoas movidas pelo mesmo ideal. A área totaliza 3.000 ha e conta com cerca de 140 pessoas conservando e preservando o meio ambiente. Devido ao bom gerenciamento da área a entidade conseguiu junto ao IBAMA a criação da APA, que faz divisa com o Parque Estadual do Papagaio.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Aproveite ao máximo o contato com a natureza onde não há nenhum ruído que lembre cidades. Para os mais urbanos esqueça secador, barbeador elétrico e permita-se vivenciar um lugar diferente com um alto astral. Quando fizer sua reserva leia atentamente as instruções enviadas pelo Luis e não esqueça a lanterna. Sentar na espreguiçadeira da varanda para ler um livro é um programa imperdível.

Clima: 

Tropical de Altitude 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Cruzília, Seritinga, Serranos, Carvalhos, Baependi e Alagoa 

Acesso Rodoviário

BR 267  

Distâncias

370 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A comunidade tem um estatuto que gere as regras básicas, dentre elas, a não criação de animais domésticos como cães e gatos, para permitir a aproximação de animais e aves silvestres. Como uma das formas de renda os moradores prestam serviços para os visitantes como guias, massagem, produção de queijos, mel, doces, etc.
O ponto de entrada da comunidade é o Casarão, uma construção de 1904 que serve como sede para os visitantes. Alí se pode comprar artesanatos, produtos do vale, contratar guias, obter toda informação necessária. No casarão também é servido o café da roça.

Principais Pontos Turísticos:

Pico Cabeça do Leão

É uma caminhada tranquila com um certo aclive no final e pode ser feita em 3 a 4 horas. Lá em cima a vista do vale é deslumbrante e pode-se ver o pico do pagagaio bem de frente. Um fato interessante do vale do Matutu é sua forma de ferradura o que justifica o nome da cachoeira do fundo.

Cachoeira do Fundo

Numa caminhada tranquila faz-se o trajeto em 2h e certamente vale o passeio. A cachoeira despenca em várias quedas e na última dá para se tomar banho. A cachoeira despenca em várias quedas e na última dá para se tomar banho. No retono já estava sendo servido o chá das 5 e deu para repor as calorias gastas nas caminhadas.A noite, outra sessão de bate-papo ao redor da lareira degustando um bom vinho.

Cavalgada

A parte cômica do passeio foi ver a inexperiência do grupo em controlar os animais, mesmo sendo extremamente dóceis e obedientes. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AIURUOCA - VALE DO MATATU

E-mail:

Telefones: (35) 3344-1249

Sites: http://www.aiuruoca.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belo Horizonte

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone: (31) 3271-3000 / (31) 32793-000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3344-1507 / 9803-6659

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://ecoviagem.uol.com.br/ecoviagem-brasil/viagens/aiuruoca-mg-vale-do-matutu.asp

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Vale do Matutu

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vale do Matutu

Envie seu comentário sobre Vale do Matutu

banner