Mamirauá

Mamirauá-AM
banner

Bem-vindo a Mamirauá!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Mamirauá e muitas outras opçőes de hospedagem na cidade Mamirauá. Vocę vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Mamirauá.

Informaçőes de Mamirauá

Roteiros do Brasil

Região Pólo Rio Negro e Solimões

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:
 
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) foi criado em maio de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCT. Desde o início, desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, Estado do Amazonas. Juntas, estas reservas somam uma área de 3.488.899 milhões de hectares. Por intermédio de convênios com o Governo do Estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá partilha a gestão destas reservas. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

A população humana da Reserva Mamirauá é composta principalmente por ribeirinhos ou caboclos - população derivada da miscigenação, principalmente, entre í­ndios e europeus. 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Anualmente, o nível da água oscila entre 10 e 12 metros devido ao aumento das chuvas e ao desgelo da cordilheira dos Andes. Duas estações são definidas nesta região e chamadas de Período da Seca e Período da Cheia.

Clima:

equatorial 

 

Temperatura Média:

24º C à 30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

A Reserva situa-se na confluência entre os Rios Solimões e Japurá. A cidade de Tefé, no Estado do Amazonas é o portão de entrada à Reserva devida sua proximidade.

Limites:

Município de Coari
Município de Tapauá
Município de Carauari
Município de Alvarães
Município de Maraã 

Acessos:

Avião:

A cidade de Tefé é o portão de entrada para a Reserva Mamirauá. A Pousada Flutuante Uacari fica a 1 ½ hora de voadeira (barco motorizado) e 3 ½ de Barco regional de Tefé, as voadeiras são de propriedade do Instituto Mamirauá.
 
Aéreo:

Através da companhia aérea TRIP Linhas Aéreas, você terá acesso a cidade de Tefé partindo de Manaus.
Central de Reservas: (92) 3215-3741.

Barco Regional:
 
A saída de Manaus para Tefé de Segunda à Sábado por volta do meio-dia e com jornada estimada em 48hs.
O percurso de Tefé para Manaus inicia às 18:00hs, e tem jornada estimada em 36hs.
O custo varia de barco para barco, e principalmente pelo nível de conforto. A cabine está em torno de R$ 350,00 com capacidade para 2 pessoas, possui 2 camas, ar condicionado e banheiro próprio.
Há a possibilidade de viajar em redes, porém, é necessário ter rede própria e custa aproximadamente R$ 100,00 por pessoa.
Esta embarcação oferece todas as refeições.

Obs: Maiores esclarecimentos ligue para o Porto de Manaus, telefone (92) 3621-4316 

Distâncias:

Da Capital:

552 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

A Reserva Mamirauá é a maior área protegida de várzea do mundo e guarda um ecossistema rico que inclui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. São cerca de 35 espécies de mamíferos, 360 de aves, 79 de répteis e mais de 300 espécies de peixes. Por causa das características do ecossistema de várzea e como resultado de mais de 15 anos de conservação, a fauna em Mamirauá é abundante. Na Reserva são encontradas espécies de animais que são difíceis de se encontrar nas proximidades de Manaus, como os macacos (9 spp.) que são facilmente avistados e constituem uma das maiores atrações. A espécie bandeira é o endêmico e carismático uacari-branco (Cacajao calvus calvus). Os encontros com preguiças também são comuns e a abundancia das duas espécies de boto é a prova da riqueza na água. A avifauna de Mamiruá é abundante e diversa, incluindo 32 espécies de aves de rapina (incluindo a Harpia harpyja), 19 espécies de papagaios e araras e 6 espécies de tucanos, ciganas e mutuns, incluindo o Mutum piuri (Pauxi tuberosum).
 Dentre os répteis, o mais encontrado é o jacaré-açú (Melanosuchus niger). Em Mamirauá encontram-se as maiores populações conhecidas deste animal - o maior predador na América do Sul.

Flora

A Reserva Mamirauá está localizada em um ecossistema de várzea. Florestas de várzea são florestas alagadas por rios de água branca, que descem dos Andes e que são ricos em nutrientes (como o rio Solimões). As áreas de várzea são de grande importância ambiental, pois abrigam uma grande variedade de espécies da fauna e flora adaptadas ao regime de alagamentos. A característica ambiental mais marcante de florestas de várzea é a grande variação no nível das águas. Os rios Solimões e Japurá que limitam a área da Reserva Mamirauá transbordam anualmente alagando-a e causando uma elevação do nível d'água de em média 10 a 12 metros da estação seca para a cheia anualmente.
A várzea do baixo Japurá está composta de uma variedade de ambientes florestados. Os ambientes encontrados na área são resultado do tempo de alagamento de cada uma delas, que por sua vez é determinado pelas variações do relevo da várzea. Estas variações e a diferenciação no seu alagamento levam num longo prazo ao desenvolvimento de tipos de vegetação de floresta diferenciados; são os ambientes de restinga alta, restinga baixa e chavascal (Ayres, 1993).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEFÉ - RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ

E-mail:

Telefones: (97) 3343-2442

Sites: http://www.tefe.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (97) 3343-4672 - ramal 215

Site: http://www.mamiraua.org.br/ 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO E ANEXOS DA COMARCA DE TEFÉ:

E-mail: [email protected]

Telefones: (97) 3343-2473 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.panoramio.com

www.municipionline.com.br

www.xibe.radiolivre.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Mamirauá

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mamirauá

Envie seu comentário sobre Mamirauá