Pocinhos do Rio Verde

Pocinhos do Rio Verde-MG
banner

Bem-vindo a Pocinhos do Rio Verde!

banner

As melhores pousadas em Pocinhos do Rio Verde podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.


Pocinhos do Rio Verde - MG

Pocinhos do Rio Verde é uma pequena vila, um distrito da cidade de Caldas e fica no interior do sul do estado de Minas Gerais, há cerca de 450 km da capital, Belo Horizonte. É uma linda região autenticamente mineira, com suas exuberantes paisagens verdes e encantadoras, onde é possível encontrar muita tranquilidade e harmonia com a natureza, junto da hospitalidade e simplicidade dos habitantes do local.

O que fazer em Pocinhos do Rio Verde?

Com cerca de 15 mil habitantes, Pocinhos do Rio Verde é um lugar muito aconchegante e acolhedor. Possui atrações voltadas a todas as idades e bolsos, perfeitas para quem quer viver momentos agradáveis com a família, no convidativo e friozinho clima das montanhas.

Pocinhos do Rio Verde é arborizada e possui uma beleza natural abundante. Sua topografia estimula a prática de caminhadas e trilhas. A região mais famosa para a prática deste tipo de atividade é a Pedra do Coração, a 1.350 metros de altitude, e que fica no topo da Serra do Maranhão, de onde é possível ver toda a cidade de Caldas.

Um dos principais atrativos de Pocinhos do Rio Verde, além de sua natureza, são suas três fontes de águas termais sulfurosas, que têm propriedades curativas comprovadas. Na vila, é possível encontrar diversos de locais voltados a banhos quentes de imersão, hidromassagens e saunas a vapor com o objetivo de proporcionar bem-estar e cuidados com a saúde para quem as frequentam.

Existe ainda uma razão mais convidativa para conhecer este pequeno pedaço do paraíso mineiro. Estamos falando, obviamente da culinária tradicionalmente mineira, com seus maravilhosos doces cristalizados, o doce de leite, queijos e vinhos, além é claro, do famoso biscoito de polvilho produzido na região – que originou a Festa do Polvilho, que atrai muitos turistas para Pocinhos do Rio Verde, todos os anos.

A cidade conta com uma ótima infraestrutura para receber os visitantes. Suas pousadas e hotéis priorizam uma experiência muito agradável. Em Pocinhos do Rio Verde fica um dos hotéis mais antigos do Brasil e que ainda permanecem em funcionamento, é o Grand Hotel Pocinhos do Verde que tem 127 anos e nunca parou de atender hóspedes.

Informações de Pocinhos do Rio Verde

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Belo para passar as férias.  Um lugar de beleza exuberante!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sul no Estado de Minas Gerais 

Limites:

Andradas, Poços de Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas,Campestre e Poço Fundo 

Acesso Rodoviário:

BR-381, BR-459  

Distâncias:

Da Capital:

430 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Parque Balneário Dr. Reinaldo de Oliveira Pimenta

Distrito onde são encontradas fontes de águas medicinais sulfurosas. As fontes estão situadas no parque do Balneário Doutor Reinaldo de Oliveira Pimenta e estão indicadas para problemas intestinais e dermatológicos. O Balneário conta com salas para banhos de imersão, hidromassagem e sauna, distribuídas em duas alas - masculina e feminina.
No centro, encontra-se a igreja dedicada a São Vicente de Ferrer. No alto do morro do Galo encontra-se a Capela de Santa Terezinha cuja história construida , por uma visitante que havia se curado com as águas miraculosas de Pocinhos do Rio Verde.

Atrativos Naturais

Piscinas naturais do Rio Soberbo, Bacião (poço profundo situado no rio Soberbo precedido de queda d'água), Areião (pequena ponta de areia na margem do rio Soberbo), Cascata Antônio Monteiro e Cachoeira dos Duendes (situada no bairro da Pedra Branca).

Cascata Antônio Monteiro

A Cascata Antônio Monteiro está localizada no rio Verde em área muito agradável, com vegetação de mata galeria junto às margens do seu leito.
No local, foi construída uma barragem formando uma pequena queda, seguida de uma piscina natural de fundo pedregoso que oferece perigo para banhos. Logo após, segue-se à queda principal com aproximadamente dez metros de altura por seis metros de largura, formando, abaixo, um poço que deságua sobre as rochas no leito do rio em corredeiras e pequenas quedas ate o seu nível normal.
As margens são excelente opção de entretenimento com áreas para churrasqueiras, bancos espalhados, trilhas para passeios, além de pequenos mirantes e seis duchas naturais das águas frias e esverdeadas do rio Verde.
Endereço: Pocinhos do Rio Verde
Como Chegar: Saindo da praça Paiva de Oliveira seguir rua Dr. Vital Brasil, avenida Jerônimo da Silva Loures e avenida Rio Verde. Após o balneário seguir em estrada de terra por aproximadamente dois quilômetros até a cascata.

Grand Hotel Pocinhos

Considerado o hotel mais antigo do Brasil em funcionamento. Foi construido em 1886 pelo imigrante italiano Nicolau Tambasco Glória. Uma construção rústica de pau-a-pique que no ínicio hospedava viajantes logo foi ampliado para atender a demanda de pessoas que vinham de todas as partes procurar nas águas minerais sulfurosas da estância hidromineral de Pocinhos do Rio Verde o tratamento para doenças do intestino.
Em 1914 a francesa Madame Suzane Pellissier e seu companheiro Sr. José de Paiva Oliveira adquiriram o empreendimento da sra. Maria Alexandrina Tambasco, viúva do Sr. Nicolau, e deram maior impulso ao hotel dedicando ao turismo de saúde. 

Capela Santa Terezinha

A Igreja de Santa Terezinha foi construída na década de 40, e proporciona aos visitantes uma bela vista do distrito de Pocinhos do Rio Verde.
Em seu interior, há um altar, em madeira, sobre supedâneo - parte onde o padre põe os pés enquanto celebra a missa - e nicho central com a imagem de Santa Terezinha. Possui, nas paredes laterais, duas janelas basculantes com verga de massa curva, sendo uma de cada lado. Há também um quadro com a imagem de Cristo. O piso é em ladrilho.
Em seu exterior, a capela possui uma porta de madeira central em duas folhas, ladeada por duas colunas, terminando em frontão triangular. O telhado é em duas águas.
Endereço: Morro do Galo
Como Chegar: Saindo da Praça Paiva de Oliveira, seguir rua Dr. Vital Brasil, avenida Jerônimo da Silva Loures, avenida Rio Verde até o Balneário. A partir daí, seguir por uma trilha atrás do Balneário, em subida íngreme, por aproximadamente 01 km.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDAS - DISTRITO DE POCINHOS DO RIO VERDE

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3735-1578

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: 

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

CARTÓRIO ELEITORAL:

57ª ZONA ELEITORAL:

Pç André Amarante 235 - Centro
Caldas, MG | CEP: 37780-000
Telefone: (35) 3735-1731

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Pocinhos do Rio Verde

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pocinhos do Rio Verde

Envie seu comentário sobre Pocinhos do Rio Verde