Praia do Canto Verde

Praia do Canto Verde-CE
banner

Bem-vindo a Praia do Canto Verde!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Praia do Canto Verde e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Praia do Canto Verde.

Informações de Praia do Canto Verde

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias, Cenário de Cores

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

... “Zé Cariri” casou com dona Chica Benvinda, irmã do Joaquim “Cabloco” que junto com a esposa Filismina, construíram a primeira casa de taipa aqui na praia, então Zé Carirri logo depois veio morar aqui também, e Joaquim com Filismina tiveram 12 filhos dos quais descendem muitos moradores daqui, como dona Josefa, seu Teles e tia Joaquina que são filhos do casal que ainda sobrevivem aqui. Bernadinho filho do Zé Cariri que casou com Laurentina. Bernadinho foi um grande homem que aprendeu ler sozinho no mar, com o ABC no chapéu, com seu jeito culto e educado foi um dos poucos homens, que sabia ler e escrever, ele e Laurentina tiveram 4 filhos o Nilton, Nilson, Nelson e Toto. Bernadinho era um grande viajante e conhecia muita gente influente, que com certeza a viagem da jangada 7 de setembro para Belém do Pará, que ele fez junto com seu tio Joaquim Cabloco e o Deca em 1928 contribui para a fama dele. Bernadinho, homem bravo, morreu no mar que tanto amava abraçado a seu filho mais novo e o corpo dos dois nunca foram encontrados. E o Deca foi morar no Pontal do Maceió onde morreu em 1999 com cem anos de idade, 71 anos depois da viagem à Belém.

Além do Zé Cariri ainda vieram morar mais dois de seus irmãos Pedro Cariri e Angelco. Como também outras famílias começaram a chegar como os baratas, e Raimundo Cabloco, que por sua vez tinha um filho por nome Raimundo Canto Verde que morava na vizinhança e vinha todo dia pescar e achando esta praia muito bonita por imensas quantidade de verde começou a chamar de praia depois de Prainha e logo em seguida de Prainha do Canto Verde que assim continua até hoje. E como era uma praia onde a sobrevivência era bem melhor a cada dia, mais famílias chegavam: os Quinins, Correias, Firminos, Dantas e outras. A rotina dessas famílias era os homens para o mar, os que pescavam, e os que não pescavam iam as vazantes plantarem e as mulheres cuidavam da casa com seus afazeres domésticos. Como não tinha dinheiro e as coisas eram difíceis as casas eram de palha e de taipa e a maioria das famílias chegavam até 15 filhos, que alguns morriam nos seus primeiros meses de vida, a educação também difícil os pais não sabiam ler e escrever e por não ter escola na comunidade algumas famílias matriculavam os filhos na escola do Jardim, comunidade vizinha com o professor Joaquim Nel.

Então aqueles que conseguiram aprender a ler e a escrever ensinavam os outros. Mas mesmo com pouca inteligência a maioria dos pais ensinava seus filhos a cuidarem da higiene pessoal, não como hoje mas já sabiam que sem banho e outros meios de higiene não podiam sobreviver. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Reduto de pescadores em Beberibe, litoral leste do Ceará, a cento e vinte quilômetros de Fortaleza, pode ser uma aventura. Se o vento sopra forte na areia, o único acesso fica bloqueado. Aí os tratores abrem o caminho de novo. As casas simples, de taipa, traduzem um pouco do jeito de ser dos cerca de mil e duzentos moradores.
Na Prainha do Canto Verde o turismo é bem diferente do convencional.Nada de invadir um novo paraíso, esgotar os recursos naturais, enriquecer gente que traz dinheiro de fora pra montar hotéis e descaracterizar de vez o lugar, que acaba abandonado pelos turistas depois. O coordenador do projeto de turismo local explica porque eles apostam no modelo comunitário desde 98.

Clima:

Quente 

Temperatura Média:

25º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte do Estado do Ceará 

Limites:

Norte – Oceano Atlântico; Sul – Palhano, Russas e Morada Nova; Leste – Aracati; Oeste – Cascavel. 

Acesso Rodoviário:

CE-040 e BR-304  

Distâncias:

Da Capital:

74 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Passeios

Na prainha do Canto Verde temos várias opções de passeios, entre elas se destacam:
Passeios de Jangada
Passeios de Catamarã
Trilhas Ecologicas
Passeios de Bugue pelas Dunas
Visita a comunidades visinhas como Morro Branco, Canoa Quebrada
Visita aos projetos parceiros da prainha como: Ponta Grossa - Icapuí, Coquerinho, Bodega- Aracati.

Artesanatos da Prainha

Boneca feita com sabugo de milho, com pano, com osso de carne, cavalo de talo, carro feito com lata, jangadinha feita de busca e chinelo, bola feita de meia, pipa, ioiô e pé de cavalo.

Bola de couro e borracha, boneca de gesso, brinquedos eletrônicos, quebra-cabeça, jogo da memória, bicicleta, skate, e vários outros.

Danças:

Bolero, valsa, tango, xote, arrastado e samba.

Forró, pagode, samba, axé, regue e rap

Alguns produtos confeccionados com fuxico, tecido e madeira são bem procurados pelos turistas. Bijuterias com papel e escamas de peixes também são uma forte atração.

Artesanatos em Tecidos:

* Brincos de escamas
* Boneca de pano
* Bolsa de fuxico
* Bolsa de tecido
* Blusa com aplique
* Blusa pintada a mão
* Blusa com bordados
* Colar e pulseiras de papel
* Labirinto Painel
* Livro de pano
* Palhaço de fuxico
* Tela pintada a mão

Artesanatos em Madeira:

* Arara de parede
* Abaju com palito de coqueiro e carnaúba
* Anel de quenga
* Brinco de quenga
* Colar com quenga
* Imã
* Jangadinha com quenga e madeira
* Passa-Passa
* Peixe de parede
* Trapezista
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Regata de Jangandas e Quadrilhas Juninas.

- Papangus - Papangus uma tradição passada de pai para filho que acontece todos os anos dia 22 de março, onde papangus não passam de homens que se vestem com palhas de bananeiras e máscaras de diferentes estilos e assustadoras sendo eles irreconhecíveis. Assustam as pessoas e carregam com sigo um boneco feito de pano que representa JUDAS aquele que vendeu Jesus, eles batem e tratam mal o boneco, são animados, dançam e andam por toda a comunidade a noite é preparada uma festa para eles dançarem e se divertirem, Após é a queimação de JUDAS onde o mesmo é levantado em um pau bastante alto e ali é lido pe4los papangus o testamento do JUDAS que são versos feitos por artistas da terra da comunidade de Prainha direcionados aos moradores em virtude de algum acontecimento engraçado. Após é ateado fogo sobre o boneco e assim termina.

- Festa de São Pedro - Pelo seguinte fato da comunidade viver da pesca artesanal, foi-se escolhido pelos moradores São Pedro como padroeiro, pois Pedro era um “pescador de homens”. Todo o ano a comunidade junto à igreja vive em festa aparte do dia 21 a 29 de junho. Durante a semana a noite são realizadas as santas missas, animadas por vários padres, devotos e comunidades vizinhas, logo a pós a missa dispõe-se de  comidas típicas da região a venda, no intuito de arrecadar de fundos para a construção do templo. No último dia de festa é realizada uma grande caminhada na comunidade que se dirige a praia, onde os fiéis levam a imagem do santo padroeiro São Pedro, em seguida acontece um passeio de jangadas pelo mar. A festa do padroeiro é finalizada na praia onde acontece à missa muito animada pelos fiéis visitante...
“E com grande felicidade que fazemos parte desta família, queremos partilhar a nossa alegria com todos os irmãos em Cristo Jesus”.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE - PRAIA DO CANTO VERDE

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3338-2010

Sites: http://www.cmbeberibe.ce.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária Antonio Bezerra - Fortaleza-CE:

Endereço da rodoviária: rua Hipólito Pamplona, 45
Telefone: (85) 3235-7523

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso Guanabara S/A. 

SAC: 0800 728 1992

Site: www.expressoguanabara.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone: (85) 3378-2216

Site: http://www.prainhadocantoverde.org

Endereço para correspondência:

Prainha do Canto Verde, S/N
CEP 62840-000
Beberibe-CE

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTORIO DE REGIS DE IMÓVEIS:

R João Tomaz Ferreira 7 - Centro
Beberibe, CE | CEP: 62840-000
Telefone: (85) 3338-1021

CARTÓRIO ELEITORAL:

84ª ZONA ELEITORAL:

R Joaquim Faco 244 - Estrada Grande
Beberibe, CE | CEP: 62840-000
Telefone: (85) 3338-1300

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www2.tvcultura.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

 

Comentários de Praia do Canto Verde

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Praia do Canto Verde

Envie seu comentário sobre Praia do Canto Verde

banner