Reserva Xixuaú-Xiparinã

Reserva Xixuaú-Xiparinã-AM
banner

Bem-vindo a Reserva Xixuaú-Xiparinã!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Reserva Xixuaú-Xiparinã, fotos, informações, os principais hotéis de Reserva Xixuaú-Xiparinã, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Reserva Xixuaú-Xiparinã

Roteiros do Brasil

Regiões Águas e Florestas da Linha do Equador

hspace=0 RESERVA - XIXUAÚ-XIPARINÃ - AMAZONAS

No dia 15 Fevereiro de 2010, a Coop Xixuau, uma cooperativa agrícola extrativista  foi criada. A Coop Xixuau é composta de pessoas de Rio Jauaperi e foi criada com a finalidade de melhorar a vida das pessoas que vivem no Rio Jauperi através das atividades ecologicamente sustentáveis de ecoturismo, extração da floresta,  artesanato. O estabelecimento de uma área protegida nos rios Xixuaú-Xiparinã e Jauaperí, na Amazônia brasileira , era um dos objetivos da Associação Amazônia quando da sua fundação em Fevereiro de 1992 . Neste mesmo mês, este, já era concluído através da incorporação dos Habitantes locais na Associação e sendo eles aprovados , como, os legítimos proprietários da terra, conforme à associação continuam efetivamente donos.
Durante os anos seguintes este sistema foi usado para alcançar a área 172.000 hectares, demarcados em 1997, os quais compreendem a reserva.
Um centro para acomodar os visitantes foi construído e com isto os habitantes locais se tornaram seus guias e os guardas da reserva.
Durante os últimos onze anos a área foi totalmente protegida e um número grande de pesquisas, documentários televisivos, eco-turismo e projetos de desenvolvimento sustentáveis foram levados a cabo.
 

Significado do Nome

 

Fundação da Reserva:

15 de Fevereiro de 2010 

População:

Comunidades existentes     Nº. de familias      Nº. de pessoas 
  
Xiparinã                                   02                      10
 
Xixuau                                     02                      13
 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Jauaperi integrará o Corredor Central da Amazônia (CCA) - conceito da ONU/IUCN, o CCA deve proteger uma área contínua da floresta amazônica que se extende desde a fronteira com o Peru até a Guiana. Desta forma, a RESEX terá um papel estratégico dentro de uma ampla proposta nacional para preservar a Amazônia. Muitos animais ameaçados de extinção na região podem ser avistados frequentemente, incluindo as ariranhas. Um estudo científico recente registrou 43 espécies de mamíferos na área de Xixuaú-Xiparina.

Clima:

Equatorial 

Temperatura Média:

As estações do ano apresentam-se bastante diferenciadas e a amplitude térmica anual é relativamente alta, variando de 28 °C no litoral do Pará até 40 °C no oeste amazonense. As chuvas, em quase toda a região, distribuem-se com relativa regularidade pelo ano inteiro mas podem-se encontrar também características de tropicalidade no Sul do estado.
Os ventos também afetam as temperaturas. No verão, sopram os ventos alísios vindos do Sudeste, que por serem quentes e úmidos, provocam altas temperaturas, seguidas de fortes chuvas; no inverno, as frentes frias são geralmente seguidas de massas de ar vindas da Linha do Equador e que trazem um vento quente. 
 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização: 

- Comunidade do Xixuaú localizada na margem direita do rio Jauaperi no município de Rorainópolis.

Limites:

- Na divisa entre os Estados de Roraima e do Amazonas, ao longo do rio Jauaperi (afluente do rio Negro, que por sua vez é um dos formadores do rio Amazonas).  

- Norte: município de Caracaraí

- Sul: Estado do Amazonas

- Leste: municípios de São Luiz e São João da Baliza

- Oeste: município de Caracaraí  

 

Acesso Rodoviário:

O transporte representa o problema principal para quase todos os habitantes das regiões interiores do Amazonas, já que as distâncias são vastas e poucos ou quase nenhum deles têem recursos para a importante despesa de comprar um barco.
O contacto com o mundo exterior é um vestígio do período da exploração da borracha por meio do qual as pessoas do local eram mantidas em um estado de semi-escravidão. Os Comerciantes do rio ( " regatão " ) viajam pelas vias fluviais da Amazonia comprando os produtos locais a preços inacreditavelmente baixos e pagando com artigos de luxo como café, leite em pó, açúcar, arroz e feijão.
Para melhorar esta situação a Associação Amazonia comprou o seu próprio barco, o Certeza, com a ajuda da Guardie Ecologiche de Modena, Itália, e o Kleinwort Trust, do Reino Unido.
O Certeza começou, imediatamente, a transportar, para a cidade, os produtos das pessoas locais e também elas quando necessitam de atenção medica.
Em 2002 a situação foi melhorada mais ainda com a compra de dois novos barcos, para transportar o pessoal de Samauma e São Pedro, graças à ajuda financeira do Sindicato dos Trabalhadores da Regiao Lombardia ( CGIL ).
Com a entrega destes barcos para à comunidade, de um modo geral, já se evitou varias mortes ,pois, as pessoas que sofrem de enfermidades graves, como, tuberculose e malária, também de situações de partos enteronpidos , chegaram a tempo no hospital para receber os cuidados médicos, após as instruções do Enfermeiro do Juaperí. Eles também foram usados para o transporte dos produtos agrícolas para Manaus, estes não tiveram o risco do apodrecimento por esperar a chegada de um regatão, e obtiveram assim preços consideravelmente mais altos.
Outros habitantes da reserva construíram e equiparam os seus próprios barcos. É a caminho um projeto, consciente, que provera um barco de alta velocidade para que o Enfermeiro do Jauperí possa visitar as comunidades ao longo do rio. 
 

Distâncias:

Da Capital:

650 km  de Manaus

Outras:

Afluente do Rio Jauaperi (Km 85 a partir da foz), é um sltio de l00 ha a 75 km (da foz), na comunidade Samauma. 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Experimente a vida em uma comunidade tradicional no coração da Amazônia. Sinta-se a reverberação da velha forma de vida. Desfrute de um turismo ambientalmente sustentável e responsável, de aventura,  humanitário,  que irá iluminá-lo e mudar sua vida. Ela oferece ao turista e visitante passeio de canoas na floresta amazônica para ver pássaro; como arara, mutum, jacamim, papagaio, tucano, cujubim e etc. Temos também animais como anta, tatu, paca, porco, onça pintada, onça vermelha, veado, jacaré, ariranha e outros, e muita paisagens bonitas, e tem também o período das praias temos o artesanato feito a mão sem maquina tudo natural temos colar puceira, canoinha e remo.  

Eco-turismo:

Na floresta amazônica é uma das maneiras pelas quais a floresta e sua biodiversidade pode ser usado de forma sustentável para a redução da pobreza e, em seguida com reforço mútuo, encorajar as pessoas para proteger a floresta e sua biodiversidade, do desmatamento.

Infra-estrutura na Reserva Xixuaú:

- Eletricidade solar;

- Conexão Internet 245 KBS 24 horas um dia;

- Edíficio escritório;

- LAN de Computadores , servidor Unix, servidor MS Windows;

- GIS para o Rio Jauaperí;

- Imagens de satélite;

- Database;

- Inventários de Plantas e Animais;

- Software GRASS , gstat;

- Máquinas fotográficas digitais;

- GPS;

- gravadores Minidisk.  

Principais Pontos Turísticos: 

- Caminnhadas na mata, passeios de canoa, acampamentos durante a noite.  

- Bird Watching, Exploração.
 
- Malocas tradicionais. 
 

Conservação

A área da reserva foi protegida nos últimos onze anos e se observou um notável aumento na quantidade de vida selvagem. O Xixuaú-Xiparina e o hábitat de muitas espécies de animais, estas, ameaçadas de extinção em outras partes da Amazona, são agora avistadas comumente dentro da reserva. Ao norte se encontra a reserva indigena Waimiri-Atroari. É uma área de 2.2 milhões de hectares protegida pelos próprios indios. Durante os ultimos anos se observou um aumento no número de barcos de pesca comerciais que veêm de Manaus ao Jauaperí e os habitantes locais notaram que seus peixes estavam diminuindo. Um acordo com várias comunidades e com o Chefe dos Waimiris foi estabelecido, para , desencorajar à atividade destes pescadores e devolver à área da Samauma, ao norte do Juaperí,as provisões de peixe extremamente abundantes. Ao mesmo tempo foram feitos esforços para elevar a consciência ecológica das pessoas e projetos que, por meio dos quais, as comunidades recebem ajuda financeira em troca de conservar áreas de floresta que pertence a elas.

Artesanato

Estão sendo formadas nas comunidades de Samauma e Itaqueira, Cooperativas de mulheres, para a manufaturação de trabalhos de arte nativos. No momento toda a produção esta sendo vendida aos vizitantes trazidos pela associação, porem, é planejado aumentar a produção para a venda fora da área, através da conexão via internet.

 hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS - RESERVA XIXUAÚ-XIPARINÃ

E-mail: [email protected]

Telefones: (92) 3232-8854

Sites: http://www.coopxixuau.amazonia.org/

http://www.amazonia.org/cgi-bin/livro.pl

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

[email protected]

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
 
Rua Leonardo Malcher, 871 - Centro    
Manaus-AM - CEP: 69010-170
 
Homepage:
http://www.primeirooficioam.com.br
 
e-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(92) 3633-7172

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas.

1º TABELIONATO DE NOTAS
 
Av. Eduardo Ribeiro, 647 - Centro    
Manaus-AM - CEP: 69010-001
 
Homepage:
http://www.cartoriorabelo.com.br
 
e-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(92) 3232-8484

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.
 
Atribuições:
Notas

2º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE PROTESTOS
 
Rua 24 de Maio, 191 - 1º andar - Centro    
 
Manaus-AM - CEP: 69010-080
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(92) 3622-7653

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 15h. 
 
Atribuições:
Protesto de Títulos, Registro de Imóveis.

CARTÓRIO ELEITORAL:

59ª ZONA ELEITORAL
Av André Araújo 200 - Aleixo
Manaus, AM | CEP: 69060-000
Telefone: (92) 3611-1949

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

S P A COROADO
Av Beira Mar 156 - Coroado
Manaus-AM - CEP: 69080-030
Telefone: (92) 3644-5700

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

15ª DELEGACIA DE POLÍCIA
Av Margarita - Cidade Nova
Manaus-AM - CEP: 69097-305
Telefone: (92) 3667-5835

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

 

Comentários de Reserva Xixuaú-Xiparinã

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Reserva Xixuaú-Xiparinã

Envie seu comentário sobre Reserva Xixuaú-Xiparinã