Jalapão

Jalapão-TO
banner

Bem-vindo a Jalapão!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Jalapão e muitas outras opções de hospedagem na cidade Jalapão. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Jalapão.


Um passeio um tanto quanto selvagem e cheio de matas, barro e paisagens que com certeza serão inesquecíveis para quem se aventura a ir conhecer esse incrível lugar, localizado em Tocantins. Em primeiro lugar, esqueça qualquer tipo de conexão com o lugar de onde você veio, e aproveite dias de tranquilidade e imersão em uma cultura diferente, repleta de atrações gastronômicas e naturais.

Saindo de Palmas, a capital do estado, é possível contratar diferentes tipos de pacotes de turismo para que seja possível explorar Jalapão da melhor maneira possível. A cachoeira da Velha é um dos pontos mais procurados pelos turistas, e nela você pode descansar sob as águas cristalinas correntes vindas da cachoeira. Calor e muita terra são presenças garantidas nesse passeio. As dunas servem de paisagem nos passeios essenciais para que todos os belos locais de Jalapão sejam vivenciados através de trilhas guiadas por verdadeiros contadores de histórias sobre o local.

Capim Dourado é o local em que os turistas poderão garantir presentes e lembrancinhas para quem está os esperando em sua cidade de origem. A viagem a Jalapão não é exatamente para quem está procurando somente descanso. Além de conseguir recarregar as energias através de cochilos em redes, o principal atrativo em fazer esse tipo de turismo está em percorrer as trilhas com grandes ou pequenos grupos de pessoas, apreciar o pôr-do-sol que se depara com as areias alaranjadas das dunas, mergulhos em represas que têm águas incrivelmente limpas e refrescantes, ao mesmo tempo em que carros com quatro trações farão o papel pesado de carregar os turistas de um lado a outro para que a cidade seja aproveitada da melhor maneira possível.

Com as passagens compradas para Tocantins e destino final em Jalapão, inclua sem falta em seu roteiro alguns dias para curtir o Parque Estadual do Jalapão, um complexo gigante que conta com as paisagens mais características da região. Leve roupas de banho e tente visitar o máximo possível de cachoeiras da região, para que o calor haja como um verdadeiro incentivo para a chegada nesses incríveis lugares, com linas paisagens de tirar o fôlego, para você refrescar o corpo e garantir uma verdadeira limpeza da alma.

Informações de Jalapão

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Parque Estadual do Jalapão está localizado a leste do estado do Tocantins, abrangendo os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins. Passou a ser parque estadual em 2001 e possui uma área total de 34 mil km². Um verdadeiro oásis no coração do Brasil. Com uma das menores densidades demográficas do país, de 0,8 hab/km², é possível passar dias no Jalapão sem ver uma única pessoa. É um passeio indicado para quem gosta de natureza intocada, de belas paisagens e de grandes aventuras.
Brasil, um lugar abençoado por natureza. Bem no centro deste país, no estado do Tocantins, encontra-se um paraíso natural de beleza única: o Jalapão, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. No mundo, com certeza, não há cenário igual.
A região do Jalapão é um lugar de descobertas permanentes. Em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, onde predomina uma vegetação rasteira similar às savanas, surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas.
Neste cenário, destacam-se dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, o que levou o lugar a ser chamado de deserto do Jalapão. Seria um deserto, se o Jalapão não fosse também um paraíso das águas e um lugar onde a presença de flores e animais exóticos salta aos olhos. Um convite à contemplação e à aventura.

Significado do Nome

O seu nome nasceu de um hábito muito comum na região. Jalapa-do-brasil é uma planta nativa utilizada para curar males do estômago. Como tem um sabor amargo, os habitantes costumam ingeri-la com um pedaço de pão. Daí a justaposição: jalapa-pão.

Aniversário da Cidade:

12 de Janeiro de 2001

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua posição estratégica possui continuidade com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Estação Ecológica da Serra Geral e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
A região é considerada uma das maiores atrações turísticas do estado do Tocantins.
Uma característica da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

De Palmas, segue-se 64 quilômetros pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 quilômetros pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins, considerada a entrada do Jalapão. Resta seguir até os atrativos, sempre por estradas de terra – o que torna recomendável o uso de veículos com tração 4x4.
 
Outra opção de acesso ao Jalapão é sair de Palmas pela TO-020, sentido Norte (108 km de extensão), com acesso para Novo Acordo. Também pode-se trafegar pela TO-030 (100 km de extensão), interligação com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins. Então, é seguir adiante, até os atrativos, sempre por estradas de terra – o que torna recomendável o uso de veículos com tração 4x4.

 

Localização:

Oriental do Tocantins 

Limites:

Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins.

Acesso Rodoviário:

Br 153,  TO 050, TO 255, TO 020, TO 030.

Distâncias:

Da Capital:

180 Km   

Outras:

SUB-PREFEITURA:

 

Brasília (DF) 820 km  

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Existem inúmeras atrações naturais como a Cachoeira da Formiga, as dunas de até 40 m e o Fervedouro, um poço de águas borbulhantes. Para conhecer essa região inóspita é preciso ter espírito aventureiro, pois o Jalapão, além de ter uma das densidades demográficas mais baixas do país, não possui quase infra-estrutura para os turistas. Um prato cheio para quem está atrás de grandes emoções.
Rios, lagoas, dunas com areias douradas de até 40m de altura, serras, chapadões de até 800 m de altura e cachoeiras são alguns dos atrativos encontrados na região. Ao longo das matas e no cerrado, os turistas contam com a presença de capivaras, lobos-guarás, macacos, onças, jacarés, gambás, veados, além de tucanos, araras e papagaios.

Principais Pontos Turísticos:

Capim Dourado

O capim dourado só brota nas veredas do Jalapão. E é utilizando sua haste fina e de intenso brilho metálico que as mulheres do lugar, com mãos habilidosas, transformam o capim em uma diversidade de peças artesanais: bolsas, brincos, pulseiras, chapéus, mandalas, cestas e diversos objetos de decoração. Peças de beleza única, que ultrapassaram os limites do Tocantins, conquistando mercado em todos os estados brasileiros e também no exterior.

Mumbuca
 
Em seu passeio pelo Jalapão vale reservar um tempo para conhecer um povoado tradicional, o Mumbuca, distante 35 quilômetros da cidade de Mateiros. Foi nesse lugar, formado por uma maioria de descendentes de escravos, que surgiu o tão popular artesanato em capim dourado.

Gruta de Suçuapara

Localizada na altura do km 15 da estrada para Mateiros está uma gruta de 15 m de altura e 60 m de comprimento, que forma um cânion com cachoeira.

Cachoeira do Lajeado

A Cachoeira do Lajeado é um trecho de 25 m composto por degraus formando várias quedas. Para chegar é preciso percorrer 45 km pela estrada para a Fazenda do Chiquinho.

Cachoeira do Brejo da Cama

Sua queda tem apenas 3 m de altura e fica dentro de um buraco. O acesso é pela estrada para Fazenda do Chiquinho (45 km).

Cachoeira da Velha

Com cerca de 25 m de altura, essa cachoeira, que tem duas quedas em forma de ferradura, deságua no Rio Novo. Para se chegar a Cachoeira da Velha siga pela estrada para Fazenda Triagro (101 km).

Dunas

É possível ver dunas no Jalapão no km 136 da estrada para Mateiros. Elas chegam a alcançar até 40 m de altura e tem a cor alaranjada.

Fervedouro

Nesse poço de olho d água a água azul borbulha da areia do fundo. Esse fenômeno acontece, pois essa piscina natural se localiza sobre um lençol freático. A sensação que o turista tem é de flutuar em suas águas. Para chegar até o Fervedouro, basta pegar a estrada para São Félix do Jalapão (192 km).

Cachoeira do Rio Formiga

De águas esverdeadas e transparentes esse pequeno rio, perfeito para um banho conta ainda com uma pequena queda. O acesso é pela estrada para São Félix do Jalapão (199 km).

Rafting no Rio Novo

Para conhecer bem o Rio Novo o ideal é fazer o rafting de quatro dias. O passeio começa na altura da Ponte do Rio Novo, onde as águas são bem calmas. Durante a descida observa-se o cerrado, os chapadões e as matas formadas na beira do rio. O percurso vai ficando cada vez mais emocionante à medida em que se desce o rio. O passeio termina perto da Cachoeira Velha.

Atividades Noturnas

A verdadeira atração da noite é ela mesma. Curtir o céu estrelado ou ouvir os sons da natureza são os principais programas no Jalapão. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNCIPAL DE PONTE ALTA DO TOCANTINS - PARQUE NACIONAL DO JALAPÃO

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones:  (63) 3378-1397 / 1126 / 1258

 

Sites:  www.pontealtadotocantins.to.gov.br

 

http://www.to.gov.br/

 

 

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

O parque não possui estrutura de apoio ao turista. As principais cidades de apoio são Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.

 

Rodoviária de Ponte Alta do Tocantins:

End: Rua 13 de maio, 396

 

 

Rodoviária de Palmas:

Av. Hélio, 125
Telefone: (63) 3228-5688

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail: [email protected]

Telefone: (63) 3218-2357 / 2385

 

Sites: http://jalapao.to.gov.br/

http://www.trilhaseaventuras.com.br/

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Jalapão

nossa ai é tão lindo gostei de mais como queria ta ai é muito bonito...
Por: lorraine alves ribeiro

O Jalapão é uma imensa região cheia de paisagens maravilhosas, com inumeras cachoeiras, rios, igarapés de águas claras e transparentes, vertedouros com uma vazão tão forte que não deixam o corpo do visitante afundar em suas águas, formações geológicas e eólicas de encher os olhos. Tudo é muito rústico e primitivo, mais vale a pena conhecer. V. certamente ficará maravilhado.
Por: Walter da Silva Trindade

moro no jalapao e recomendo a todos visitarem essa regiao e a minha cidade São Félix do Tocantins que fica nesta região.
Por: Graziela

Morei de 2000 a 2002 na cidade de Mateiros na regiao do Jalapão TO e conhecemo quase todos os pontos turíscos mararavilhosos do local. Nos feriados prolongados sempre estávamos acampados ou na cachoeira da Formiga ou na cachoeira da Velha e outros locais que não fazem parte do conhecimento dos turistas mas que não deixam a desejar. Para quem tem vontade de conhecer não perca a oportunidade! É um local deslumbrante para quem ama estar na natureza!
Por: Patrícia

la e lindo minha vo mora em ponte alta do tocatins
Por: savia

Sou nascido e criado no Jalapão. Moro em Goiânia há 20 anos. Na nossa velha propriedade, mora minha mãe - municipio de Mateiros, onde com intervalo de no máximo um ano eu a visito. Sou suspeito prá falar, mas é um lugar surpriendente!
Por: Osvaldo Sousa Galvão

Nascido e criado no Jalapão, conheco o principalmente, na década de 70 e 80 na minha infancia e juventude. Era uma região muito isolada.Entretanto, suas belezas sempre despertou a curiosidede até mesmo de nós moradores. Ex Ribeirão Formiga, com suas aguas verde esmeralda. Atualemente, moro em Goiânia-GO, mas adoro minha terra natal.
Por: Osvaldo Sousa Galvão

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jalapão

Envie seu comentário sobre Jalapão