Vale do Capão

Vale do Capão-BA
banner

Bem-vindo a Vale do Capão!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Vale do Capão, informações e fotos da maravilhosa Vale do Capão. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Vale do Capão, recomendadas por internautas.

Informações de Vale do Capão

Roteiros do Brasil

Região Chapada Diamantina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A diferença do Capão para os outros locais da Chapada Diamantina está no conceito que foi desenvolvido há mais de 20 anos. O lugarejo já teve o garimpo como sua principal atividade, assim como o restante da Chapada. Os garimpeiros se aventuravam pelas serras, riachos, rios e tocas à procura de diamantes. Com a chegada dos alternativos, ainda embalados pelo sonho dos anos 70, a vida no Capão mudou completamente.
Ao contrário dos garimpeiros, que buscavam a concentração de riquezas, as comunidades alternativas não queriam extrair nada do lugar, e sim somar.  Vale do Capão pertence ao Município de Palmeiras. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Além de um contato intenso com a natureza, quem conhece o Vale do Capão, não deixa de se encantar com a simplicidade e a autenticidade dos seus habitantes, do seu coral, da sua escola de circo, da sua feira, do forró na vila e das suas belezas naturais. Não por acaso, várias comunidades alternativas se instalaram no Vale nos últimos anos, atraindo gente de todo o mundo, pessoas interessadas em conviver harmoniosamente com a natureza e com o seu próximo. O Vale do Capão por um lado é formado pela Serra do Candombá e por outro pela Serra da Larguinha, onde fica o Morro Branco.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia. 

Limites:

Seabra, Lençóis, Iraquara, Mucugê, Boninal  

Acesso Rodoviário:

Seguir em direção a Feira de Santana, pela BR-324; em seguida, continuar pela BR -116 em direção ao sul, até o entroncamento do rio Paraguaçu. Depois, pela BR-242, seguir em direção a Brasília. Passando por Itaberaba e pela entrada de Lençóis, chega-se a Palmeiras. Daí, para chegar ao Vale do Capão, deve-se seguir pela estrada de “Caeté-Açú. 

Distâncias:

Da Capital:

445 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

No centro da Bahia, a natureza esculpiu um dos recantos mais belos do planeta. São cânions, cachoeiras, riachos, corredeiras, grutas, cavernas e vales espalhados numa área de 153 mil hectares. Um cenário que deslumbra milhares de visitantes de todas as partes do mundo. O Vale do Capão é formado por montanhas que fazem parte do Parque e, desta forma, nasce uma comunidade que, isolada pela natureza do lugar, é o melhor ponto de partida para quem quer conhecer as belezas e os segredos da região. Daqui partem as trilhas para paisagens inacreditáveis, como a lendária Cachoeira da Fumaça, o Vale do Patí, o Gerais do Vieira, Morrão, Águas Claras e Lençóis.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

O lugar detém famosíssimos paraísos ecológicos, como o Silêncio dos Gerais, a correnteza do Rio Preto, o imponente Morrão e o abismo onde caem as águas da Cachoeira da Fumaça – a mais alta do Brasil. Um dos passeios mais cogitados entre os visitantes é o ecoturismo, garantido pelas belezas que acompanham as famosas caminhadas. Elas podem ser feitas por trilhas mais longas, como a que segue do Vale até Lençóis, ou as mais curtas, a exemplo das que ligam pontos turísticos e algumas comunidades.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRAS - VALE DO CAPÃO 

E-mail:

Telefones: (75) 3332-2211

Sites: http://www.palmeiras.ba.io.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Palmeira:

Largo Dois de Julho, S/Nº (na entrada da cidade)
Fone: (75) 3332-2250/2152

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3332-2207

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.pousadadocapao.com.br

www.bahia.com.br

www.infochapada.com

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Vale do Capão

Estive ai no Capão final de agosto e mim encantei por este pedacinho do paraiso escondido no meio da Chapada Diamantina, e o mais emocionante de tudo foi subir paar vera Cachoeira da Fumaça. bjs!
Por: Walesca

Ao passar por a bahia não deiche de conhecer a chapada diamantina onde fica locoalizado o vale do capão um lugar lindo agradavél e magico venha conhecer e viver esse sonho.
Por: ALYCE

Ao passar por a bahia não deiche de conhecer a chapada diamantina onde fica locoalizado o vale do capão um lugar lindo agradavél e magico venha conhecer e viver esse sonho.
Por: ALYCE

O Vale do Capão é o lugar que eu sempre achei que um dia iria encontrar. Um lugar de Paz e tranquilidade; com uma beleza esuberante e um povo alegre e hospitaleiro. Esse Vale deve continuar assim.
Por: José Adriano dos Santos

lugar lindo, essa terra mágica, repleta de duendes, uma energia fantástica, coisa única.
Por: MARIA SIMONETE

Gostaria de receber uma relação atualizada das comunidades espiritualistas em zona rural no Brasil. É possivel? Agradeço muito se me passarem por e-mail. Um forte abraço.
Por: paulo roberto

Nasci nesse maravilhoso lugar, apesar de ter saído ainda bebezinho e fui morar na cidade de Seabra , e 10 anos depois,mudamos para o Estado de Goiás e hoje resido em Ribeirão Preto-SP Sou de uma familia bem tradicional aí do Capão. Hoje estou com 68 anos.Amo a minha terra natal. Em 1999 e 2002, estive visitando a famosa Chapada Diamantina. Não deixe de conhecer.
Por: Silvio Dreger da Silva

O vale é um lugar super especial, impossível não voltar a cada ano, na verdade ele nunca sai de dentro da gente até o próximo reencontro!
Por: Milena Velloso

Sou beradeiro (que vive na beira da praia - Ilhéus-Ba) e já tive oportunidade de conhecer vários lugares e tinha a certeza que a vista ao mar seria a coisa mais linda do mundo, e é, embora depois de conhecer o Vale do Capão, mudei os meus conceitos quanto à beleza... O Capão é simplesmente deslumbrante. Apaixonei-me, passei o final do ano 2009 lá e retornarei no São João.
Por: Carlos Artur Kruschewsky

Paraiso lindo de viver!!!!!!!!!!!!!!! Quem vai não quer voltar ,quer morar lá e acho que eu vou.............
Por: maria beatriz carvalho

em ja estive em palmeiras dos indios -ba varias vezes ,mas a trabalho .gostei muito dessa cidade ,tem uma populacao acolhedora , hospitaleira q acolhe as pessoas,quero sim e conhecer a cachueira da fumaça e o vale da capao ....as maravilhas de palmeiras e realment irresistivel ,quem chega ai nao quer mais sair .vale a pena conhecer as belezas naturais da chapada diamantina ;sou da capital -ssa-ba
Por: silvio lucas de santana alves

Durante esses meus+de meio-século de vida andei a procura de um lugar onde vida pudesse ser vivida em sua verdadeira essência. Encontrei, O VALE DO CAPÃO!
Por: José Adriano

o vale do capao passo a ser chamado caete-açu dia 21/04/1960 no mesmo dia que brasilha foi inalgurada ,pois dai comemora então duas vezes uma como vale outra como caete açu ,e relaçao o colhecimento cada vez que foi ira apaixomarce cadavezs mas, meu sangue e dai e quando posso vou visitar meus parentes e amigos, capao ,palmeira seabra lençoes etc bjus.mil
Por: marlene

esse lugar tira qualquer estress.Vi apenas as fotos,imagino como deve ser ser está no vale do capão!!!!
Por: Marcia

Ao visitar o vale do Capão, não deixe de apreciar ascomidas e bebidas locais. Principalmente o Licor do Val. O Licor do Vale é especialmente preparado com frutas nativas, uma excelente bebida para aquecer as noites frias do Vale.
Por: Suéliton Belo de Oliveira

A paisagem exuberante em seus recursos é que mais me necanta no Vele co Capão, porque garante uma excelente qualidade de estadia, contribuindo para um estar sadável além de ser muito agradável. a diversidade cultural que impregna a paisagem humana construida pela contribuição de seus visitantes que se tornam moradores oriundos das mais diversas regiões do planeta. MARAVILHOSO!!!! iRIS
Por: Iris

Conheci o Vale do Capão em 2003. Foi uma das boas coisas que aconteceu na minha vida. De lá para cá, já esqueci de quantas vezes estive por lá. Um local de um povo bom, onde a simplicidade impera; paissagem e clima exelente. Esse é o lugar que eu sempre quis encontrar.
Por: josé adriano dos santos

O Vale do Capão não pode perder a sua essência. Quando se atravessa o Portal para o Vale, os maus hábitos, tem que ficam de fora; a falta de educação, tem que ficar de fora; as drogas, tem que ficar de fora; as sujeiras, tem que ficar de fora, em fim, tudo que for de errado, tem que ficar de fora. RESPEITEMOS O VALE.
Por: josé adriano dos santos

De quanta saúde se enche nossa alma numa estadia no Vale do Capão! Os lilases de suas flores... os verdes de suas folhagens... a mistura das faces que compoem a paisagem humana em suas trilhas... tudo é lindo nesta região.. tudo é maravilhoso no Capão... É por isso que vou para o Capão no São João... Pelo som das águas que jorram de suas cahoeira, transformando as pedras e provocando mudanças em nossas almas, que se engrandecem com a beleza do cenário natural- anúncio de festa no ar. SEMPRE! Iris
Por: Maria Iris Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vale do Capão

Envie seu comentário sobre Vale do Capão