Imbassaí

Imbassaí-BA
banner

Bem-vindo a Imbassaí!

banner

Comece planejando a sua viagem para Imbassaí utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Imbassaí e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Imbassaí.


Imbassai é caracterizada como a primeira praia que está na famosa Linha Verde, que por sua vez, é uma estrada litorânea que liga o estado da Bahia ao de Sergipe.

A praia de Imbassai está a apenas 14 km da Praia do Forte, uma das mais conhecidas de todo o estado baiano. Porém, é certo de que a região de Imbassai reúne alguns diferenciais únicos, começando pelo próprio vilarejo extremamente tranquilo, agradável e rústico ao mesmo tempo.

As praias da região, por sua vez, são compostas por incríveis e gigantescas dunas, coqueiros para emoldurar as paisagens e rios ideais para quem gosta de nadar em águas adocicadas. Na região central do povoado estão os restaurantes para quem quer desfrutar da gastronomia local, além de pousadas e bares que dividem o espaço com cajueiros.

Muitos são também os riachos formados em meio aos mais de seis quilômetros, sem qualquer tráfego de carros, que caracterizam a orla de Imbassai. Nos dias de maré cheia, só é possível chegar à praia principal, ou seja, a praia de Imbassai, por meio das pinguelas de madeira ou de embarcações específicas e bem pequenas que fazem esse trajeto.

Outro grande diferencial da região vai para a praia de Santo Antônio, que está um tanto quanto isolada, mas é conhecida como uma das mais bonitas de toda a região. Primeiro, é preciso ir até o arraial do Diogo e de lá, realizar uma trilha de cerca de um quilômetro. A caminhada é feita no meio das dunas, que terminarão na tão paradisíaca praia, sendo esta moldurada principalmente por suas areias brancas e coqueiros.

Além disso, quem visita a região de Imbassai não deve deixar de levar para casa e para os amigos mais próximos algumas lembranças do artesanato local, como é o caso de jogos americanos realizados com materiais diversificados, como a palha, por exemplo. Além disso, bolsas trançadas e com variedade de cores também são algumas opções.

Esses tipos de peças podem ser encontradas com frequência em barraquinhas nas próprias comunidades dos pescadores, porém, o famoso restaurante Sombra da Mangueira também reúne uma grande variedade das mesmas.

Informações de Imbassaí

Roteiros do Brasil

Região Costa dos Coqueiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE;

Mata de São João foi criada em 1549, quando a comitiva de Tomé de Souza chegou ao Brasil, trazendo Garcia D`Ávila, futuro proprietário de muitas terras. Foi Garcia D’Ávila que em 1551 construiu a fortaleza estratégica da Casa da Torre, ou Castelo Garcia D’Ávila, no ponto mais alto do litoral baiano, enseada de Tatuapara, hoje conhecido como Praia do Forte, de grande importância estratégica para a colônia que vinha se formando a partir de Salvador.
A base da Casa da Torre fiscalizava o movimento de embarcações que se aproximavam do Porto da Bahia e estabeleceu importantes funções na lutas pela independência e na defesa territorial da Estado. Foi do posto de observação do Castelo que provavelmente surgiu o primeiro sistema de comunicação na América, já que eles tiveram que desenvolver uma maneira de comunicar a Salvador, que ficava a 80 km, quando avistavam uma nau inimiga.
O Castelo também era ponto de partida de entradas e bandeiras, atividades que o transformaram na sede do maior latifúndio do mundo, com 800.00 Km², com fazendas de plantio de coco e criação de gado, se estendendo desde a Bahia até o Maranhão.
As obras de construção do Castelo só foram concluídas em 1624, e hoje ainda se pode encontrar em Mata de São João as ruínas deste patrimônio arquitetônico e histórico, também conhecido como Castelo da Torre, Castelo Garcia D’Ávila, Torre de Garcia D’Ávila, Solar da Torre ou Torre de Tatuapara. O castelo é hoje um exemplar único em estilo arquitetônico medieval nas Américas.
Conta-se que Mata de São João durante muitos anos teve o nome de São João da Mata, sendo depois denominada de Mata de São João graças a João Lopo de Mesquita, que devastou matas e abriu estradas entre 1649 e 1659. Os nortistas pregavam: “vamos trabalhar nas matas de seu João”. E então o nome Mata de São João foi registrado oficialmente em 1846, quando o povoado foi elevado à categoria de Vila. As terras que hoje lhe pertencem eram no séc. XVIII parte dos municípios de Água Fria e Espírito Santo de Nova Abrantes, originários de missões jesuítas; o último deu origem a Camaçari.
Contam que a cidade é marcada por algumas curiosidades. Foi em Mata de São João por exemplo que foi plantado no séc. XVI um dos cinco primeiros pés de coco-da-baía do Brasil. Além disso, Mata já teve a honra de receber Dom Pedro II e a família real, que veio pela estrada férrea Leste Brasileiro. E foi lá que aconteceu, em 1845, uma das primeiras manifestações do espiritismo no mundo.
Imbassaí  é o nome da vila de pescadores que se tornou um povoado de Açu da Torre, no Município de Mata de São João. A história do desse povoado começa com a construção de uma pequena igreja em louvor a Nossa Senhora das Dores. A igrejinha ainda está de pé ali, na primeira entrada de Imbassaí. É prova da promessa cumprida pelo antigo dono da fazenda que se estendia por Imbassaí. Ele conseguira a documentação definitiva da terra, que mais tarde, dividiu em lotes como está, até hoje. 

Significado do Nome;

Imbassaí, em Tupy, significa caminho das águas.  

Aniversário da Cidade:

24 de Fevereiro

Gentílico:

População:

 hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Imbassaí é distrito de Mata de São João. É a primeira praia da Linha Verde,  na chamada Costa dos Coqueiros. Aqui o rio imbassaí corre paralelo ao mar, por quilômetros até se encontrarem. A Praia Imbassaí não se apreende num só golpe de vista, e isso é resultado de seu assentamento natural e primitivo de rara beleza. Lugar paradisíaco, com um povo alegre e receptivo, ideal para férias. Venha conhecer.

Clima:

Quente e Úmido 

Temperatura Média:

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Litoral Norte do Estado da Bahia   

Limites:

Entre Rios, Itanagra, Pojuca, São Sebastião, Camaçari, Dias dÁvila e Oceano Atlântico.  

Acesso Rodoviário:

Saindo do Aeroporto de Salvador pela BA-099, a praia imbassaí fica a 65 km entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe.

Distâncias:

Da Capital:

64 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Praias

Imbassaí possui seis quilômetros de praias margeadas por dunas elevadas. Entre o mar azul e o rio que corre fica difícil decidir entre o mergulho salgado e o doce. Barracas se espalham na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé nos tabuleiros das baianas. Chega-se ao mar atravessando este rio andando (quando está baixo o nível do rio), a nado, senão por pequenas pontes ou barquinhos. O rio funciona como uma espécie de trincheira contra presença de veículos.

Lagoa Jaguara

Vale a pena conhecer outras atrações do local como a Lagoa Jauara um espelho de água doce e a Cachoeira de Dona Zilda na Fazenda Feitosa. Pertinho, está a praia de Santo Antônio, o povoado de Diogo um santuário ecológico cercado por dunas e coqueirais, onde só se chega a pé e por isso mesmo é tão preservado. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO - POVOADO DE IMBASSAÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (71) 3676-1269

Sites: http://www.matadesaojoao.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Telefone: (71) 835-1017

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (71) 3635-1303

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (71) 3835-1318

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.costadoscoqueiros.com

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Imbassaí

A praia é lindíssima, o pessoal das barracas é muito hospitaleiro, porém nada se compara à tranquilidade das águas calmas do rio Imbassaí... Demais!!! Vale a pena conhecer e navegar através das pequenas embarcações simples daquele lugar!
Por: Jussara

fui em novembro e adorei.tenho uma tia que tem uma possada ai em imbassai,espero volta em novembro,quero levar meu,marido para conhecer a Bahia. beijos Rosangela Lisboa
Por: Rosangela Lisboa

Lugar maravilhoso, praia linda, pousadas encantadoras, ambiente que lhe traz tranquilidade e manda os problemas para bem longe.
Por: Joselito Silva Dias

LUGAR LINDO,SIMPLESMENTE MARAVILHOSO,EU AMO IMBASSAÍ PARA MIM É O LUGAR MAIS BONITO DA LINHA VERDE
Por: Selma Guimarães

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Imbassaí

Envie seu comentário sobre Imbassaí