Rialma

Rialma-GO
banner

Bem-vindo a Rialma!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Rialma, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Rialma, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 582m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.877 habitantes. A área total de Rialma é de 269,9km², e sua densidade demográfica é de 40,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rialma-GO é 76310-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Rialma – da Broadway para o sertão

Ao chegar no Vale de São Patrício, o viajante se depara com uma situação singular e bela: um rio dividindo duas pequenas cidades. Na margem esquerda do Rio das Almas tem-se a cidade de Ceres, já na margem direita se encontra a pacata cidade de Rialma, com um pouco mais de 10 mil habitantes.

Com sua nascente localizada na Serra dos Pirineus, o belíssimo Rio das Almas constitui a principal atração turística de Rialma. Agraciado pela natureza com deslumbrantes paisagens ao longo de todo o seu curso, o Rio das Almas é parada obrigatória em uma viagem à Rialma.

Para dar uma pitada de história e folclore a este belo rio que dá vida e cor ao sertão goiano, existe a lenda de que o Rio das Almas é mal-assombrado. Provavelmente isso se deve ao seu nome, um pouco incomum para um rio. Mas a verdade é que o nome de Rio das Almas não é devido a nenhum fantasma que assombra seus visitantes, mas sim lhe foi atribuído em função de uma promessa feita: ao se achar o primeiro indício de ouro no rio, os habitantes mandariam rezar uma missa para as almas do purgatório. Foi achado o ouro, a missa foi rezada para as almas e o rio ficou conhecido como Rio das Almas.

Outro importante ponto turístico desta pequena cidade goiana é a Cachoeira do Córrego do Café. Localizada no Assentamento Poções, bem no alto do Córrego do Café, esta bela cachoeira ainda é pouco conhecida do público, mesmo se tratando de um local que se destaca por sua incrível beleza natural e imponência. No entanto, aos poucos, a Cachoeira do Córrego do Café vem ganhando a atenção que merece e atraindo cada vez mais turistas de todo o estado de Goiás.

Curiosidades:

A história de Rialma começou quando Joan Lowell, uma ex-artista da Broadway e de Hollywood, com seu marido, o capitão Bowen, se embrenharam no sertão goiano a fim de abrir uma estrada de Jaraguá até Lavrinhas. Essa aventura possibilitou o desenvolvimento de toda aquela região, onde hoje se encontra Rialma.

Informações de Rialma

Roteiros do Brasil

Região do Vale da Serra da Mesa

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros habitantes do município de Rialma vieram de outros Estados em busca de terras doadas. Em 1940 foi criada a Colônia Agrícola de Goiás, um projeto do governo federal que ambicionava a ocupação do interior de Goiás. Muitas dessas pessoas conseguiram lotes na zona rural ou na zona urbana da colônia, mas, como havia muitas pessoas para pouca terra, algumas acabaram não conseguindo o benefício. Essas pessoas, sem ter onde morar nem para onde ir, sem dinheiro e carentes, resolveram se juntar e passaram a morar na margem direita do Rio das Almas, cujo nome é devido ao afogamento de várias pessoas. Esse novo povoado foi chamado de Barranca.
Em 21 de agosto de 1949, o povoado de Barranca foi elevado a distrito de Jaraguá com a denominação de Rialma. No ano de 1953 foi construída a BR-153, quando Rialma se desmembrou de Jaraguá, passando à categoria de município.

Significado do Nome

O nome do município veio de uma aglutinação de Rio das Almas

Aniversário da Cidade

16 de Junho

Gentílico

rialmense

População

10.516 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Essa é uma cidade muito legal e calma de viver, tem belas paisagens, com muitas festas do município, entre outras. Visite-nos.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano 

Limites

Ceres/Rianápolis/Santa Isabel/Nova Glória/Carmo do Rio Verde

Acesso Rodoviário

BR-153

 

Distâncias:

Da Capital:

182 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIALMA

E-mail:

Telefones: (62) 3397-1555

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3307-3068

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rialma

a mehor cidade para se morar, tramquila povo muito amigo,ospitaleiro, mesmo vivendo nos estados unidos, espero voltar o mais rapido possivel abracos,,,,,
Por: francisco da silva souza

morei em rialma +_ 20 anos adoro esse lugar vou sempre que posso pois hoje moro no df morro de saudade desce lugar que e minha cidade de coraçao grande abraço essa populasao amada.
Por: gutim

Rialma minha cidade natal.um bom lugar para viver.Gostaria de ver mais fotos de Rialma,tais como Pça da Preitura da Igreja e do Kascata. pois estou morando em parauapebas-pará.beijos e abraços.
Por: Valdo felipe filho

gosto muito dessa cidade ..ela me traz boas lembranças de vida.essa cidade e um lugar bom para viver...um abraço a todos que me conhecem..ass:keury
Por: ANA CAROLINA

Essa e uma cidade muito legal e calma de viver, tem belas paisagens, com muitas festas do municipio boas. entre outras. NOS VISITE.
Por: Rafael Rodrigues

essa é a cidade onde nasci adoro essa cidade. eu moro em goiania mais de vez em quando vou ai passear
Por: elvira raimunda pereira

Amo d+ esse lugar, nasci no DF, mas cresci praticamente em Rialma, cidade maravilhosaaaa, amuuu muitooo, saudades!!!!
Por: Marina Ferreira

Cidade maravilhosa onde vivi minha infancia comunidade de Castrinopólis onde fui alfabetizado, professoras: Armenia, Luiza e Celina Pinto e outras Rialma da Radio Alvorada, da Praia do Rokc de Ilha das cabras, Cidade dos meus Parentes, dos amigos Caxixé, Devaldo, Barba, Bala Chuí, Ditinho do Taviano, Benê, Zetão, Cristo, Noronha, Coelho, Boiadeiro, Guinho. Japones, Chico Bicuda, Vereador Belo, Divino Dias (Gira) Newtinho,Tibié, Guimarães, Madeira, Quiabo, Nelso, Manoel, Canuto, Biquinho, Tinhãozinho, amigos do time do Margaça de 1.977, 1978 e 1979. Abraços aos amigos da Radio Alvorada Newson Livre uma das Melhores bandas de rock pop de Goias sem muito renome mas os rialmense sabe disto Rialma grande produtora de arroz e outros cereais nos anos 60, receba os reconhecimentos de um filho distante. Zé Grandão do Margaça
Por: José Fernandes Lemos

esta e minha cidade em qui naçi -nos fundos da congregasao cristan.
Por: genivaldo

tenho uma amiga a branca que morra em rialma gostaria de conhecer pelas fotos a cidade e linda
Por: edmea carvalho khater

Vivo em Rialma desde que quando nasci. Amo esta cidade. É o melhor lugar para se viver e criar os nossos filhos. Pra mim aqui não falta nada!
Por: Selma Alves de Carvalho Lima.

Quando morava em Porto Nacional, sempre passava por Ceres e Rialma. Não me esqueço de quando tomava lanches na Rodoviária . Que delícia! Tenho muitas saudades desta época. Espero voltar a Rialma e Ceres em breve. Duas lindas cidades do vale do São Patrício, unidas pelas águas do Rio das Almas e pela hospitalidade de seu povo. Lugar de terras férteis e muita riqueza. Parabéns moradores de Rialma. Espero voltar em breve!
Por: Ercílio Barros

Nunca visitei, não conheço e nem moro em Rialma , mas confesso que conhece-la ou visiota-la está entre um dos meus maiores sonhos. Hoje em meu trabalho tive a curiopsidade de pesquisar sobre o meu nome e deparei com o que esparava encontrar a muito tempo. EStou muito emocionada, pois hoje foi a primeira vez que vi as fotos da cidade, embora já soubesse de sua existencia. Sempre foi um sonho que se Deus quiser irá tornar realidade. Recebi este nome e tenho muito orgulho dele , ainda mais agora depois de vê algumas fotos. Gostaria de corresponder com alguém que more ai, A cidade parece fantastica.Assinado Rialmaa.
Por: Rialma cardoso de carvalho

amo de paixao esta cidade vou sempre ai, e um lugar lindo.sou de sao paulo amo rialma
Por: juliana dos santos rodrigues

Quero dizer que Rialma é um municipio muito bonitooo... Sou Rialmense nasci no Hospital mais velho dai... conheço muita gente... Rialma é muito boom... mas atualmente morro em Goiânia.. mas sempre q da estou aii... Afinal meus parentes quase todos morram aii... Um grande Abraço
Por: Dayane Roberta

a minha familia é toda de Rialma e eu pretendo voltar para Rialma no Proximo ano, otima cidade para viver. Abraço a todos amigos.
Por: osmario filho

Nasci em Rialma, minhas férias de colégio sempre foi em rialma da casa minha vó, voltei depois de maisde 20 anos. adorei a farra na casa da minha prima á beira do rio e o campeonato Rallyboia. Pretendo voltar agora na semana santa. tenho otimas lembranças de Rialma.
Por: Eliana Borges de Faria

Conheci Rialma em 1977 quando estudante de economia, participei do Projeto Rondon nessa cidade. Seu povo é muito hospitaleiro e cordial. Hoje, vendo as fotos atuais, fiquei admirado e ao mesmo tempo feliz pelo crescimento e desenvolvimento urbanístico. Parabéns saudosa Rialma !! Um fraternal abraço a todo povo de Rialma. Eden.
Por: Eden Cogno Vieira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rialma
Fundação:
1953
Altitude:
582m
População:
10.877 habitantes
Área:
269,9km²
Densidade Demográfica:
40,30hab/km²
CEP:
76310-000

Envie seu comentário sobre Rialma

banner