Uru

Uru-SP
banner

Bem-vindo a Uru!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Uru, informações atualizadas sobre a cidade Uru, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Uru.

A cidade de Uru, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 427m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 1.587 habitantes. A área total de Uru é de 148km², e sua densidade demográfica é de 10,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Uru-SP é 16665-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Uru

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uru surgiu nas primeiras décadas do séculos XX . Conta a história que seu fundador-emérito, Sr. Paschoal Flamino, que era colono de café a muito tempo, nos idos de 1.910 adquiriu uma propriedade no município de Pirajuí, dedicando-se ao cultivo de café, e em 1.919 trasladou-se para a localidade onde hoje se encontra o município de Uru, adquirindo uma fazenda de aproximadamente 180 ha. de terras inexploradas que, com arrojo desbravou-as para dar continuidade à lavoura cafeeira e então buscou fundar uma vila. Por volta do ano de 1.923, dividiu uma pequena parte de suas terras (15 ha) em lotes, vendendo-os aos colonos e pessoas interessadas na região já produtiva.Essa iniciativa veio permitir a outros proprietários que habitavam nessa localidade seguir o seu exemplo, sendo um deles o Sr.Francisco Telles, vizinho de terras. Foi a partir deste empreendimento que surgiu em 1.934 um pequeno patrimônio denominado Santo Antonio de Uru. O patrimônio de Uru desenvolveu-se rapidamente e em 1.953, o então Governador do Estado, Dr.Lucas Nogueira Garcez, promulgou a lei nº 2456, de 30/12/1953 , dando a Uru sua emancipação política com instalação em 01-01-1954 com o nome atual de Uru.
Quando de sua emancipação política chegou a ter uma população de 4.000 habitantes, a grande maioria residindo na zona rural, trabalhando na lavoura de café. Na década de 60 a cafeicultura, principal pólo econômico regional, começou a se inviabilizar porque seu comércio tornou-se oscilante no mercado exterior. A curto prazo não houve política de preços e a médio prazo passou-se a adotar uma política de abandono no trato, pois os insumos, e a matéria-prima importada, ficaram caríssimas e fora do alcance da grande maioria. A situação no município foi ficando insustentável, pois o mesmo possuia uma base econômica primária, sem nenhuma indústria ou atividade comercial atuante, o que provocou o êxodo rural e a migração da população para outros centros urbanos, o que esvaziou a cidade de Uru. Hoje o município conta com uma população de 1.406 habitantes, sendo 503 na zona rural.
As lavouras de café começaram a ser arrancadas e as pastagens foram surgindo. As propriedades passaram a ter então um caráter de sobrevivência, ou seja plantava-se para o próprio consumo. Hoje em dia começamos a viver um novo momento de mudanças com a vinda das lavouras de cana. Será que tudo irá acontecer novamente?
O município possue uma área de 14.400 ha, com 64,1 km de rios distribuídos em nascentes principais; a foz dos córregos deságuam no Rio Tietê, mais precisamente no reservatório da Usina de Promissão. Estes córregos têm sua vazão diminuindo ano a ano, e em muitos trechos apresentam-se assoreados, dificultando o seu uso. Tentando sanar esse processo o municipio atraves do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, vem buscando alternativas para controlar a degradação dos recursos naturais. Paralelamente à isto, temos um Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Escola Estadual “Paschoal Flamino”, com excursões e aulas práticas sobre o que pode ser feito para diminuir esta degradação e preparar as crianças para preservar o meio ambiente . Junto ao Viveiro Municipal estamos implantado o plantio de algumas espécies de essências nativas da região para enriquecimento de áreas degradadas nas propriedades do município. Convem ressaltar que dos treze municípios que fazem parte do Escritório de Desenvolvimento Rural de Lins, Uru é o município que possue maior área com vegetação natural, 350 ha, o que facilita nas exposições dadas aos alunos.
Como membro integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Batalha cabe ao município, representado pelo seu Prefeito, definir as obras e ações necessárias para a recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos, e também optar pela aplicação dos recursos do FEHIDRO nas áreas de : combate e prevenção à erosão urbana; saneamento básico e ambiental; coleta, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos; educação ambiental; produção de mudas e reflorestamento ciliar; aproveitamento múltiplo de recursos hídricos e planejamento e gerenciamento de recursos hídricos.
Dentro destas premissas Uru já foi contemplado com recursos para a implantação da Usina de Reciclagem de Lixo; construção de galeria pluvial na Avenida Altino Negrisoli , e este ano receberá recursos para adequação de um trecho de 2,6 km de estrada rural, diminuindo assim o efeito do assoreamento no Córrego Uru.

Significado do Nome

O nome URU é originário de um pássaro muito comum no Centro-oeste e Sul do Brasil. São aves galiformes que vivem em pequenos bandos no chão, alimentando-se de pequenos frutos, e preferem matas densas. Hoje só é encontrado na região de Mato Grosso e Amazonas, mas já existiu por aqui. 

Aniversário da Cidade:

13 de Junho 

Gentílico:

População:

1.251 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru  

Limites:

Pongaí, Pirajuí  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

334 Km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE URU

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3582-1101 / 1145

Sites: http://www.uru.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista

SAC: 0800 709 9020

Deficientes Auditivos/Fala
SAC: 0800 709 9141

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO:

Av Francisco Telles 564 A - Centro
Uru, SP | CEP: 16650-000
Telefone: (14) 3582-1224

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Uru

Estive em Uru, no feriado de 7/7/09, e fui até o que eles chamam de "Prainha" do rio Tietê. Achei ótimo o lugar. Pode ser montada barraca e fazer camping por um preço que vale a pena. Mas, o mais lindo é a paisagem do lugar. O Rio tem uma largura de aproximadamente 4 quilometros de margem. Você fica impressionado com a agua limpida. Pode nadar e se refrescar na água (coisa impensável no Tetê da Grande S.Paulo). Existem quiosques que podem fazer churras e passar um delicioso fim de semana. Vale a pena irem conferir!
Por: Doni Santana

adoro minha cidade natal to quase indo morar ai rs e linda
Por: joaquim soares pereira

Adoro..está cidade , Muito , tipica de interior , todos são bem cortez . Tenho parente sim , sempre que da estou ai ....
Por: Raquel Sepresse Urso

Nasci em Uru,mas fui criada na cidade de Sp,com 20 anos voltei,e amei,a cidade é linda e acochegante,pretendo voltar em breve,um grande abraço ao povo de Uru,ah!faço parte de família Dario.Tenho um tio Polonio.
Por: Maria cecilia

Sou nascido em Uru-Moro em Uru, e vivo fora, porem sempre falando de Uru.O ar o verde e as amizades prevalecem sobre as demais.Temos perto o Rio Tiête muito limpo e bom para pescaria.È pequena no tamanho, mas........O Coração do Estado de São Paulo è grande e acolhedor, assim como seus Pásaros.
Por: Luiz Carlos Zangrande

Gostei muito das fotos de Uru,fiquei emocionado ao ver a igreja, bem como o jardim em sua volta, devo fazer uma visita a essa cidade, para lembrar meus tempos de criança,pois foi ali que nasci em 16-9-1936,fiz o primario no Grupo Escolar, cuja Diretora na epoca éra Dona Olga, professoras Dona Helena, Dona Scolastica, e uma outra que não me lembro o nome sei que éra filha do Sr. Daniel dono da Padaria, tudo foi de 1945 a 1948, meus pais tinhão um pequeno comercio em uma casa ao lado Igreja, Virgilio Beltrame, comercio esse que foi vendido para Jose Pascoal, que por sinal foi Prefeito dese municipio, mudamos para o Parana em 1949. sinto orgulho de ser filho dessa terra, talvez não encontrarei mais nenhum amigo ou colega de escola da época, maz mesmo assim irei fazer uma visita.. se DEUS ME AJUDAR E ME DER SAUDE.
Por: Alcides Beltrame

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Uru
Fundação:
1953
Altitude:
427m
População:
1.587 habitantes
Área:
148km²
Densidade Demográfica:
10,72hab/km²
CEP:
16665-000

Envie seu comentário sobre Uru