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Rincão

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Roteiros do Brasil

Região Cenro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Rincão – desde 1.884 – 1.948 A história atual da cidade de Rincão muito se prende a de Araraquara, pois desde a sua formação (1884) até 1948, esteve ligada a ela. Os primeiros habitantes primitivos da região foram os Guayanás, de uso e costumes próprios, sedentários e não antropófagos, que aqui construíram suas tabas. Na linguagem comum, rincão é um lugar qualquer, mas o aspecto geográfico a que se refere, o vocabulário colhido em tempos remotos, tem características próprias. De origem castelhana, provém da época em que o arame não era utilizado na Campanha Gaúcha. A criação de gado exigia o uso de lugares apropriados para manter o rebanho, sendo as águas dos rios um dos obstáculos naturais, como também os morrões, capões de matas. Rincão era a curva do rio que permitia manter reunido o gado ou tropas, porque fechada por três lados ocupava o quarto a pionada encurralando os animais. Como o rincão é acidente comum na paisagem gaúcha, a pionada ou tropa, escolhia tais lugares para acampar, daí veio o derivado arrinconar: por os animais num rincão, fazer pouso durante a jornada. Em tempos remotos passavam conduzindo suas tropas pela região e no lugar onde acampavam, existe um córrego de cada lado, protegendo por morros e matas, sendo hoje a fazenda São José da Cachoeira, enquanto que o sítio urbano da cidade de Rincão era chamado Paciência, nome do córrego que margeia. Em 1790 Pedro José Neto – de Itú foragido da justiça, penetrou pelas matas, hoje São Carlos, fundando Araraquara; explorou a região e estabeleceu as posses de Ouro, Rancho Queimado, Cruzes, Lageados, Cambuí, Monte Alegre, Bonfim Almas, fixando-se em Monte Alegre; para ficar livre da justiça de Itú, repartiu com outros exploradores os seus domínios. Entre eles Major Duarte vendeu Monte Alegre e fez doação das posses do Ouro, Cruzes e Rancho Queimado; a João Manuel do Amaral a do Bonfim; a Domingos Soares de Barros a do Lageado, e ao Coronel Joaquim Moraes de Leme a do Cambuí. Eles requeriam carta de sesmaria 1 junto ao governo, para maior segurança de seus direitos e assegurarem a manutenção de suas posses. Em 1812 veio de Porto feliz o Juiz das Mediações ajudante José Joaquim da Rocha, que deu início a divisão das terras. As sesmarias que formaram o município de Rincão foram: Almas, Rancho Queimado, Anhumas, Bonfim e Simão (Motuca). Eram grandes proprietários com grande número de mão-de-obra escrava, no cultivo na sua maioria era o café. Por volta de 1880 existiam em Paciência três casebres de taipas e barro. Em 1884 notícia de que a Companhia Paulista de Estrada de Ferro iria passar pelos trilhos pelo “rincon”, com isso os proprietários fundaram em Paciência uma vila onde foi construída uma capela e deram o nome ao local de Rincão. A povoação situava a direita do Córrego da Paciência continuando a Fazenda com o nome de São José da Cachoeira. Em 01/04/1892, a Companhia de Estrada de Ferro concluía o assentamento dos trilhos e deu a inauguração da Estação de Rincão, influindo em motivos especiais como a atividade Agrícola , que na época era o café, e a pecuária constituindo o local numa espécie de garganta por onde passavam todos os produtos, com destino a capital, e também a localização geográfica próxima de grandes centros na época. Os fundadores foram os donos da fazenda: João Luís e Francisco Caetano Sampaio, cujas as terras se estendiam até o local da Vila em fundação. Para a formação do patrimônio paroquial, João Caetano Sampaio doou as terras onde foi construída a Igreja e vieram os primeiros habitantes.  

Significado do Nome

O nome atual da cidade de Rincão tem essa origem castelhana, pois foram os tropeiros gaúchos que antes da criação do Distrito de Paz, lhe deram essa denominação. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Rinconense

População:

10.414 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

26º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Araraquara

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-318 (Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Junior) / SP-051/255 (Rodovia Jornalista Paulo de Arruda Correa da Silva)

Distâncias:

Da Capital:

262 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998)
RINCÃO
Município de Rincão, SP
Linha-tronco - km 285,759 (1958)   SP-2232
Inauguração: 01.04.1892
Uso atual: Prefeitura Municipal e Centro Cultural   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1915 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: O povoado já existiria em 1884, quando os proprietários de terras do local, então um bairro rural afastado no município de Araraquara, ouvindo que a então Companhia Rio Clarense iria levar suas linhas até ali, construíram uma igreja dando o nome de Rincão ao povoado de 3 ou 4 casas de taipa que tinha o nome do córrego ali perto, Paciência. A estação foi finalmente aberta em 1892, já pela Companhia Paulista. A partir de 1901, passou a ser ponto de bifurcação da linha, com a inauguração do ramal do Mogi-Guaçu, que chegaria a Pontal dois anos mais tarde. A partir de 1928, com o alargamento de bitola da linha que transformaria em tronco o trecho Rincão-Passagem- Bebedouro, passou a ser o ponto de saída do agora chamado ramal de Jaboticabal, antiga linha-tronco em bitola métrica, até então. Este ramal foi extinto em janeiro de 1969. Também em 1928, chegaria à estação a eletrificação da linha. de Monteiros, uma derivação que ia para Ribeirão Preto. A Cia. Paulista nos levava da Estação da Luz até Rincão, onde acabava a alimentação elétrica. Não dá para esquecer os vagões azuis impecáveis da Paulista. Em Rincão, saía a locomotiva elétrica e entrava a máquina Diesel, que nos deixava em Guatapará e seguia para Barretos. Eu adorava ver a operação de troca de locomotivas. De Guatapará íamos de máquina a vapor para Monteiros, na fazenda onde nasceu minha mãe. Estou falando da década de 50 (Coryntho Silva Filho, 08/2003).
A locomotiva V-8 da FEPASA entra como nos velhos tempos de Paulista, puxando o trem de passageiros que vai estacionar alguns minutos ali, para troca de locomotivas. Ali era o final da tração elétrica (Foto Coryntho Silva Filho).
alargada, a Paulista manteve uma linha de bitola mista nos 11 km entre Rincão e Guatapará, para que os trens de bitola métrica da Paulista pudessem atingir a estação de Guatapará e dali, se necessário, entrar nas linhas métricas da Mogiana até São Simão ou Ribeirão Preto por questões operacionais: o mesmo era válido para os trens da Mogiana. Somente em 1949 Rincão tornou-se município. Rincão foi a ponta dessa eletrificação até 1997, quando a Fepasa, sucessora da Paulista, retirou os cabos aéreos, mantendo-os somente até Araraquara. Os trens de passageiros, que seguiam, nos últimos anos, até Barretos, acabaram por ser suprimidos em março de 1998; mesmo assim, e como um milagre, a estação estava muito bem conservada em agosto de 1998, quando lá estive pela primeira vez, e se parecia com uma estação de filmes antigos: as placas no lugar, o escritório arrumadinho, chefe de estação, móveis antigos... A plataforma era totalmente coberta, como nas grandes estações. Infelizmente, a situação mudou rapidamente: Já viu como está a estação de Rincão? Com tapumes e totalmente tomada por cheira-colas. Fui lá semana passada com esposa e filhos, enxotando maconheiros para poder ficar um pouco no que restou de seu belo jardim interno. Um, velhinho que estava passando falou: olha só, isso é Brasil. Eu não sabia se sorria ou chorava. A estação e a cidade estão tão abandonadas que é uma das poucas cidades de SP que diminuíram entre os dois últimos censos. Com Rincão aconteceu o mesmo que pode acontecer com todas as cessões: um particular ia transformar aquilo em sala cultural. Botou tapume em tudo, abandonou e desapareceu. Dá ainda para ver o velho relógio da estação e indicadores de salas (Hélcio Tagliolato, 27/04/2001). Em fevereiro de 2004, a estação foi entregue reformada pela Prefeitura e passou a servir de sede da Prefeitura - em caráter provisório, e em centro cultural, segundo Robson Vitalli. (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXX, IBGE, 1958, p. 41-43; pesquisa local, 1998-2005; Coryntho Silva Filho; Hermes Hynuy; Filemon Peres; Verbo Arquitetura; Helcio Tagliolato, 2001; Robson Vitalli, 2004). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RINCÃO

E-mail:

Telefones: (16) 3395-9100

Sites: http://www.rincao.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E ANEXO:

AV. JOÃO BATISTA CORSI, 349 - CENTRO
RINCÃO-SP
TELEFONE: (16) 3295-1310
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


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