Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Laranjal Paulista?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Laranjal Paulista

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Delfino Martins de Melo - fundador e grande benfeitor de Laranjal. Acompanhou os operários da construção da Estrada de Ferro Sorocabana, construindo aqui uma casa para servir de pensão aos trabalhadores dessa estrada. Outras casas começaram a surgir. Estava nascendo uma vila: a Vila do Laranjal. Faleceu em 1912 com 71 anos.
A ocupação do município se divide em urbana e rural. A primeira, no início do Século XVIII, foi motivada pelos grupos tropeiros que rumavam a Sorocaba. Para os pousos eles se aconchegavam à beira do que chamavam de ribeirão dos laranjais e, por onde passavam, divulgavam que “a partir das suas acanhadas margens vislumbrava-se a existência de alongadas e férteis terras”, atraindo os primeiros pequenos agricultores.
Em 1884, seguindo o traçado da Estrada de Ferro Sorocabana e a ela se antecipando, aqui chegava Delfino de Mello. Como visionário que era adquiriu considerável gleba de terra e, para explorar comercialmente, construiu uma casa de pensão para abrigar os trabalhadores da Ferrovia.
Em curto espaço de tempo o local despertou o interesse de famílias da região para outras atividades comerciais dando início ao núcleo urbano.
Ainda em 1884 Delfino de Mello doou terreno para a construção de uma Capela na vila que, em 1886, tornar-se-ia o Distrito Policial de Laranjal e com a primeira escola pública outras benfeitorias se juntariam: agência postal, cartório de registro civil, a paróquia, telefone público, iluminação elétrica. Publicada a 10 de outubro de 1917, a Lei Estadual n.º 1.555 criou o Município de Laranjal que, pelo decreto Federal n.º 14.334/1944, passou a chamar-se Laranjal Paulista 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

10 de Outubro 

Gentílico:

laranjalense 

População:

25.246 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A policultura (café/algodão/feijão/milho) já foi a base econômica do município. Em 1990 cedeu lugar à pecuária, mas a cana-de-açúcar trouxe algum alento aos pequenos agricultores. Na atualidade esse potencial se assenta na avicultura, na cerâmica e na fabricação de brinquedos do qual é expressivo pólo nos cenários nacional e internacional.

Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

 23,27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Fica na depressão periférica paulista entre o Planalto Atlântico – região da capital – e o Planalto Ocidental – região de Botucatu. 

Limites:

Tietê, Jumirim, Cerquilho, Conchas, Piracicaba, Pereiras e Cesário Lange. 

Acesso Rodoviário: 

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-097 (Rodovia Doutor Antonio Pires de Almeida) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon)

Distâncias:

Da Capital:

173 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1886-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
LARANJAL PAULISTA
Município de Laranjal Paulista, SP
Linha-tronco - km 185,478 (1931)   SP-2054
Inauguração: 24.06.1886
Uso atual: centro de reabilitação   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1955 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Laranjal foi aberta como ponta de linha em 1886. Nos anos 1950, com uma mudança no traçado da linha na cidade, a estação alterou sua localização para o local atual. Nessa época, o nome foi alterado para Laranjal Paulista. Está situada próxima ao centro da cidade, em conservação apenas razoável, utilizada pela Prefeitura como centro de reabilitação de drogados.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- No dia-a-dia das manifestações artísticas, religiosas ou na culinária, estão negros, italianos, portugueses, sírios e libaneses.
A influência itálica foi além e atingiu o trabalho refletido na vocação agrária do povo, o lazer (Jogos de carta como o truco, disputas de bocha, de cabo de guerra) e a própria índole do povo que se contagiou da sua natural alegria.

1) a do Padroeiro São João Batista que data de 1884 e atrai público de toda a região.Dela consta: a parte religiosa com novena, levantamento de mastro, missa solene, procissão e, ao longo de 10 dias, a parte profana com agitada quermesse que oferece: comida e bebidas típicas, parque de diversão, leilão de lenha, de prendas, inclusive vivas, leitoa ensebada, pau-de-sebo, shows com muita música, cantores populares e sertanejos, bandas de rock sem, contudo, descuidar do folclore e, com ele, a quadrilha, o batuque, o cururu.

 Julho

2) a do Divino Espírito Santo no Distrito de Laras (ou capela de São Sebastião). Ela acontece em julho após o “Pouso do Divino” e da peregrinação que, desde abril, a Irmandade do Espírito Santo faz no município e fora dele. Essa festa também atrai grande público pelas características peculiares de que se revestem a procissão dos milagres e o emocionante encontro das canoas, no Rio Tietê. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LARANJAL PAULISTA

E-mail: comunicacao@laranjalpaulista.sp.gov.br

Telefones:  (15) 3283-8300  

Sites: http://www.laranjalpaulista.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária:

Telefone: (14) 3283-0215 

Horários:
 
Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_884.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: 

RUA DR. OSCAR VIEIRA SAMPAIO, 71 - CENTRO
LARANJAL PAULISTA-SP
TELEFONE: (15) 3283-1283

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.portalmunicipal.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Laranjal Paulista e pousadas em Laranjal Paulista para visitar Laranjal Paulista.

Promova a cidade de Laranjal Paulista no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!