Laranjal Paulista

Laranjal Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Laranjal Paulista!

banner

Comece planejando a sua viagem para Laranjal Paulista utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Laranjal Paulista e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Laranjal Paulista.

A cidade de Laranjal Paulista, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 536m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.807 habitantes. A área total de Laranjal Paulista é de 388,8km², e sua densidade demográfica é de 56,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Laranjal Paulista-SP é 18500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Laranjal Paulista

 

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Delfino Martins de Melo - fundador e grande benfeitor de Laranjal. Acompanhou os operários da construção da Estrada de Ferro Sorocabana, construindo aqui uma casa para servir de pensão aos trabalhadores dessa estrada. Outras casas começaram a surgir. Estava nascendo uma vila: a Vila do Laranjal. Faleceu em 1912 com 71 anos.
A ocupação do município se divide em urbana e rural. A primeira, no início do Século XVIII, foi motivada pelos grupos tropeiros que rumavam a Sorocaba. Para os pousos eles se aconchegavam à beira do que chamavam de ribeirão dos laranjais e, por onde passavam, divulgavam que “a partir das suas acanhadas margens vislumbrava-se a existência de alongadas e férteis terras”, atraindo os primeiros pequenos agricultores.
Em 1884, seguindo o traçado da Estrada de Ferro Sorocabana e a ela se antecipando, aqui chegava Delfino de Mello. Como visionário que era adquiriu considerável gleba de terra e, para explorar comercialmente, construiu uma casa de pensão para abrigar os trabalhadores da Ferrovia.
Em curto espaço de tempo o local despertou o interesse de famílias da região para outras atividades comerciais dando início ao núcleo urbano.
Ainda em 1884 Delfino de Mello doou terreno para a construção de uma Capela na vila que, em 1886, tornar-se-ia o Distrito Policial de Laranjal e com a primeira escola pública outras benfeitorias se juntariam: agência postal, cartório de registro civil, a paróquia, telefone público, iluminação elétrica. Publicada a 10 de outubro de 1917, a Lei Estadual n.º 1.555 criou o Município de Laranjal que, pelo decreto Federal n.º 14.334/1944, passou a chamar-se Laranjal Paulista 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

10 de Outubro 

Gentílico:

laranjalense 

População:

25.246 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A policultura (café/algodão/feijão/milho) já foi a base econômica do município. Em 1990 cedeu lugar à pecuária, mas a cana-de-açúcar trouxe algum alento aos pequenos agricultores. Na atualidade esse potencial se assenta na avicultura, na cerâmica e na fabricação de brinquedos do qual é expressivo pólo nos cenários nacional e internacional.

Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

 23,27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Fica na depressão periférica paulista entre o Planalto Atlântico – região da capital – e o Planalto Ocidental – região de Botucatu. 

Limites:

Tietê, Jumirim, Cerquilho, Conchas, Piracicaba, Pereiras e Cesário Lange. 

Acesso Rodoviário: 

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-097 (Rodovia Doutor Antonio Pires de Almeida) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon)

Distâncias:

Da Capital:

173 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Sorocabana (1886-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
LARANJAL PAULISTA
Município de Laranjal Paulista, SP
Linha-tronco - km 185,478 (1931)   SP-2054
Inauguração: 24.06.1886
Uso atual: centro de reabilitação   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1955 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Laranjal foi aberta como ponta de linha em 1886. Nos anos 1950, com uma mudança no traçado da linha na cidade, a estação alterou sua localização para o local atual. Nessa época, o nome foi alterado para Laranjal Paulista. Está situada próxima ao centro da cidade, em conservação apenas razoável, utilizada pela Prefeitura como centro de reabilitação de drogados.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- No dia-a-dia das manifestações artísticas, religiosas ou na culinária, estão negros, italianos, portugueses, sírios e libaneses.
A influência itálica foi além e atingiu o trabalho refletido na vocação agrária do povo, o lazer (Jogos de carta como o truco, disputas de bocha, de cabo de guerra) e a própria índole do povo que se contagiou da sua natural alegria.

1) a do Padroeiro São João Batista que data de 1884 e atrai público de toda a região.Dela consta: a parte religiosa com novena, levantamento de mastro, missa solene, procissão e, ao longo de 10 dias, a parte profana com agitada quermesse que oferece: comida e bebidas típicas, parque de diversão, leilão de lenha, de prendas, inclusive vivas, leitoa ensebada, pau-de-sebo, shows com muita música, cantores populares e sertanejos, bandas de rock sem, contudo, descuidar do folclore e, com ele, a quadrilha, o batuque, o cururu.

 Julho

2) a do Divino Espírito Santo no Distrito de Laras (ou capela de São Sebastião). Ela acontece em julho após o “Pouso do Divino” e da peregrinação que, desde abril, a Irmandade do Espírito Santo faz no município e fora dele. Essa festa também atrai grande público pelas características peculiares de que se revestem a procissão dos milagres e o emocionante encontro das canoas, no Rio Tietê. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LARANJAL PAULISTA

E-mail: [email protected]

Telefones:  (15) 3283-8300  

Sites: http://www.laranjalpaulista.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária:

Telefone: (14) 3283-0215 

Horários:
 
Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_884.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: 

RUA DR. OSCAR VIEIRA SAMPAIO, 71 - CENTRO
LARANJAL PAULISTA-SP
TELEFONE: (15) 3283-1283

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.portalmunicipal.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Laranjal Paulista

cidade pqna boa,agradavel mais faltam mtas coisar como lijas ancoras,parques municipais,praças tematicas para crianças,etc.....
Por: nilton

Nasci em Piracicaba,aos 10 anos de idade me mudei para esta cidade maravilhosa chamada Laranjal Paulista,morei 5 anos, até a minha volta a cidade Natal.Durante este período fiz muitos amigos,histórias que vivenciei ,e que jamais esquecerei.Tenho saudade da tranquilidade que esta cidade represanta.Um abraço a todos.
Por: DéboraH Zambon

Oi Boa Tarde estiv em laranjalpaulista nas minhas férias e adorei uma cidade maravilhosa sem contar as pessoas maravilhosas que eu conheci e mora nesta Cidade. Abração e logo logo estarei de Vta a laranjal Paulista
Por: Arno Avelino

cidade mto bonita de um povo receptivo e feliz eu nõ moro ai,msd à conheço. pois tenho mtos amigos que moram...
Por: nilton cesar

Laranjal Paulista é uma cidade muito acolhedora no sentido humano da vida, onde as pessoas se cumprimentam uns aos outros sem orgulho. Um bom dia, uma boa tarde e uma boa noite dignifica o povo laranjalense. Amo a minha cidadezinha. limpa. Como é bom acordar e ouvir o gorgear dos pássaros, ver o sol nascer e se por coisa que cidade grande não é igual. Sou da família Pires Corrêa. Obrigada Laranjal Paulista por existir.
Por: Maria Helena Pires Correa

Boa noite, Sou de Laranjal Paulista com muito orgulho. Atualmente resido em São Paulo. Sempre que posso eu a visito. Esta cidade além das pessoas humildes que já citei neste portal, há também as fábricas de bonecas líndissimas que são exportadas e vendidas nas lojas da cidade de São Paulo, onde eu tive a oportunidade de vê-las e comentar com as amigas como a minha cidade é rica na produção de lindas bonecas ;pretinhas, loirinhas e moreninhas , inclusive a minha irmã Maria Benedita Correa Machado trabalha confeccionando bonecas com muita dedicação. Até breve.
Por: Maria Helena Pires Correa

Boa noite, No mês de junho são comemorados em Laranjal Paulista o dia de Santo Antonio, com quadrlhas e comes e bebes ; São João Batista - o padroeiro da cidade - com procissão, fogos, rojões, leilões, quentão, vinho quente, comidas, cocadas;parques com roda gigante, trenzinho e outras atrações e São Pedro também com muita festividade. No dia 24/06 a cidade fica repleta de pessoas com muita fé e devoção para comemorar o dia do padroeiro. O andor é todo enfeitado com belos arranjos e belas flores.
Por: Maria Helena Pires Correa

Eu gosto de laranjal paulista porque meu primo favorito mora lá.
Por: lucas lino barbosa

Já visitei Laranjal Paulista por duas vezes. O que mais me chamou atenção foi a matriz local, bela arquitetura. Alem da simpatia do seu povo. Tenho familiares que moram aí e pretendo voltar mais vezes. Por favor apresentem mais fotos já que a cidade é tão linda. Moro na cidade de Passagem no Estado do Rio Grande do Nort que dista a 65Km de Natal. Obrigado.
Por: Cláudio Andrade

laranjal e uma cidade otima pra se viver .la tem um pesqueiro que e otimo os proprietarios sao gente de primeirissima e acomida emuito boa . carlos -sao paulo
Por: CARLOS

A matriz de Laranjal Paulista é linda, as imagens são de estilo barroco de alto relevo. Fico encantada com a gruta que há dentro da igreja, com pedras, casinha de João de barro e belos arranjos. As festas Juninas são maravilhosas, divertidas, com muito comes e bebes e devoção. Até breve.
Por: Maria Helena Pires Corrêa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Laranjal Paulista
Fundação:
1944
Altitude:
536m
População:
21.807 habitantes
Área:
388,8km²
Densidade Demográfica:
56,09hab/km²
CEP:
18500-000

Envie seu comentário sobre Laranjal Paulista

banner