Bálsamo

Bálsamo-SP
banner

Bem-vindo a Bálsamo!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Bálsamo, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Bálsamo.

Informações de Bálsamo

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

Cidade das Palmeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Temos notícias do Córrego do Bálsamo, afluente do Rio Preto, desde as primeiras décadas do século 19. Lá pela metade desse século, se fixaram na região os primeiros habitantes, vindos de Minas Gerais, mais ou menos na mesma época em que se fundava a vila de São José do Rio Preto. Desses pioneiros, agricultores e criadores de porcos, duas famílias ainda permanecem por aqui. São os Paula e os descendentes do Capitão Roque Alves Vieira de Magalhães, que se misturaram, dando origem aos Alves de Paula, importante família local.
Com o avanço das lavouras de café e a fundação de Mirassol em 1910, as terras devolutas da região foram loteadas e vendidas a pequenos proprietários, a maior parte espanhóis ou italianos. Na última gleba da fazenda Bálsamo, perto da nascente do córrego, surgiu a vila, em torno de uma parada de ônibus, à beira da estrada que Feliciano Salles Cunha construiu ligando Mirassol a Tanabi, ou seja, Rio Preto ao “sertão”.
A garagem, como era chamada na época, foi construída em 1920 e pouco depois apareceram outras construções. Entre elas estava a primeira casa comercial, onde vieram morar os irmãos Pedro e André Navarro García.
A dona do terreno loteado era uma espanhola chamada Lourença Diogo Ayala que doou uma quadra para a construção da primeira capelinha rústica, sob a invocação de Nossa Senhora da Paz. Assim formou-se o povoado.
Aos pioneiros, de origem mineira, juntaram-se italianos, portugueses, nordestinos e sobretudo espanhóis, que eram a maioria, e dedicaram-se também ao comércio. A partir da mistura desses desbravadores, cresceu o povoado, que conseguiu elevar-se a município em 1955  O primeiro prefeito foi Dr. Denir Zamarioli.
Com o passar dos anos o comércio foi aumentando, novas ruas foram abertas, vieram benfeitorias como luz elétrica, telefone, escolas, correio, cinema etc. Nos anos 50, chegou a Estrada de Ferro, facilitando a ligação com a capital do Estado. A rodovia foi asfaltada nos anos 60. A agricultura se diversificou, embora com o tempo deixasse de ser a base econômica da cidade, hoje dedicada principalmente ao comércio e à prestação de serviços.

Significado do Nome

Bálsamo: a palavra faz lembrar aroma agradável, mas também consolo, alívio, tranqüilidade. Nome que se dá a substâncias perfumadas que escapam da casca de algumas plantas e são usadas tanto como remédio quanto fragrância. À ela associa-se o nome desse tranqüilo recanto, perdido nos confins do oeste paulista.
O nome da cidade, no entanto, deve-se ao Córrego do Bálsamo, em cujas nascentes contruiu-se a cidade. O riacho tem seu nome devido à grande quantidade de pés de bálsamo que havia em suas margens, no tempo em que tudo isso aqui eram matas. Trata-se da cabreúva, árvore imponente, madeira de lei bastante requisitada, abundante na região até as primeiras décadas do século passado. Hoje a árvore está praticamente extinta. São raros os exemplares que ainda existem.  

Aniversário da Cidade:

17 de Novembro  

Gentílico:

 

balsamense

População:

8.160 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

 22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista e Tanabi. 

Acesso Rodoviário:

SP-310, SP-320 

Distâncias:

Da Capital:

435 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira do Miltão  
   
Venha relaxar, respirar ar puro, banhar-se em águas límpidas e sentir o cheiro do verde. Uma reserva ambiental de 240.000m² que proporciona a você um verdadeiro culto à natureza.  
São 1.700 metros de trilhas naturais, cachoeiras, pedalinhos, quiosques, criação de gado de leite, búfalos e cavalos, estábulos leiteiros, pastagens, pesque e pague etc. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BÁLSAMO

E-mail: [email protected]

Telefones: (17) 3264-9010

Sites: http://www.balsamo.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REG CIVIL E ANEXOS: 

R Minas Gerais 271 - Centro
Bálsamo, SP | CEP: 15140-000
Telefone: (17) 3264-1202 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (17) 3264-1260

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://betapinheiro.com/clever-casado-open-mall/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

Comentários de Bálsamo

conheci balsamo na decada de 70 e nunca mais deixei de sonhar e lembrar dessa cidade sou da capital sp mas ali e o verdadeiro paraiso uma cidade pequena com um povo por demais hospitaleiro um clina maravilhoso e formado porpessoas que nos dao uma visa clara do orgulho de serem caipiras se voce quer ser bem tratado curtir o verdadeiro interior nao perca va a balsamo eu paulistano da gema aprendi ali a curtir a musica de viola que hoje me acompanha em todo o lado agradeço todo dia por um dia ter tido essa felicidade andar em balsamo povo balsamense meu abraço principalmente aos amigos arnaldo silvinho ze preto e chico
Por: jose joaquim ferreira pinto

Nasci em Bálsamo há 54 anos, saí de lá aos 13 anos com minha família tentar a sorte na cidade grande, foi muito difícil para um caipira crescer na capital que já era um grande, hoje nem se fala, sofremos muito em todos os sentidos mas hoje nos sentimos realizados, sou casado e tenho dois filhos cursando último ano de faculdade, mas ainda bate sudades, as vezes eu vou para Rio Preto, Tanabi e também para Bálsamo pois ainda tenho muitos parentes aí, um grande abraço a todos desta cidade onde nasci que gosto muito.
Por: José Thomaz Dinardi Tiscal

uma cidade linda e acolhedora,o melhor local sem dúvida é a lanchonete Harmonia
Por: Joao Borduqi

OLÁ MEU NOME É VANESSA,CONHEÇO A CIDADE DE BALSAMO,É MUITO LINDA TENHO PARENTES AI,É UMA CIDADE MUITO LINDA E LIMPA TODOS TRATAM A GENTE SUPER BEM MESMO QUE NÃO NOS CONHECE,DÃO BOM DIA BOA TARDE E BOA NOITE OLHA VALE MUITO A PENA IR CONHECER,VIAJO 6 HORAS COM MUITO GOSTO BJS A TODOS DE BALSAMO OBRIGADA PELA ATENÇÃO
Por: vanessa prates janelli

AMO MUITO BALSAMO,TENHO PARENTES AI VIAJO 6 HORAS DE GUARULHOS ATE AI,MAS VALE A PENA TODOS SÃO MUITO EDUCADOS QUEM NÃO CONHECE VAI LÁ VCS NÃO VÃO SE ARREPENDE BJSSSSSSS VANESSA JANELLI
Por: vanessa prates janelli

Estudei em Bálsamo em 1972(Ens.Médio) e tenho muitas saudades dessa cidade maravilhosa.Parece que cresceu bastante.Tenho muita vontade de retornar para ve-lo novamente.
Por: Raquel Simprini de Souza

Todos que tiverem oportunidade visite esta cidade,é muito gratificante.Nasci em Bálsamo moro em Arujá a mais de vinte anos viajo pelo menos 6 vezes ao ano para lá.
Por: Lairton Esteves

adoro balsamo morei ai dez anos, hoje moro em vista alegre do alto sp tenho muita saudade de balsamo.
Por: osmair

ola moro em Jundiai morei em Balsamo no começo dos anos setenta tenho muita saudades da cidade deandar na jardineira do Lima que fazia a linha Mirassolandia a Mirassol acho que não existe mais abraços a todos os Balsamenses
Por: Valdemar

Nasci em Bálsamo,há 6l anos,hoje moro em Florianópolis-SC,onde sou professor de Português.Tenho muitas saudades,da praça, da Rádio do Vadão,dos colegas: Dulão,Julinho,Espanhol,o que será que foi feito do Adé...do time do Munhoz,Um Abraço
Por: Homeres J.D.Rezende

MEU TIO JAIME FOI O PRIMEIRO PIPOQUEIRO DE BALSAMO , NA PRAÇA OS HOMENS GIRA PARA UM LADO E AS MULHERES PARA O OUTRO PARA QUE TODOS PUDECEM PAQUERAR , EU LEMBRO ERA MUITO BOM .
Por: Claudio

Sou filho desta bela terra e dela sai em 1975 por motivo profissional. Meus irmãos João,Roberto e Santina ainda estão na cidade e sempre que possível os visito. Bálsamo como o próprio nome diz é uma cidade que possui ótima qualidade de vida. Sinto saudades da minha terra querida e quem sabe um dia ainda voltarei para o berço onde nasci.
Por: JOSÉ (branco)FAVARIN

eu nasci nesta cidade fui batizada crismada e fiz minha primeira eucaristia ai estudei no antigo grupo escolar que hoje de ser EE,jose Anisio Jose Moreira , minhas principais amigas eram Maria Ines Vendramini Filha do seu JUlio e dona cida que porsinal eram compadre de meua pais ,Maria Marileno Vinha e as irmâs que eram Filhas do sr Nato e sra Izabel ,estudei ai fiz a admisao em 1959 faz temmmmmmpo. hoje moro em sapaulo a 40an0s mas nao esqueceu minha infancia qdo nao tinha nem asfaltp o de brincar na rua Iracema Gomes Zanuto
Por: Iracema Gomes Zanuto

quando jovem morei na fazenda morumbí, a gente passeava no jardim da cidade ouvndo o (serviço de auto falantes balsamense) quanta saudades...amo bálsamo
Por: Aparecido Luiz Gualtolini

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bálsamo

Envie seu comentário sobre Bálsamo

banner