Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Poço Redondo?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Poço Redondo

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Roteiro: Aracaju - Xingó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Poço Redondo, a 185 quilômetros de Aracaju, já pertenceu a Porto da Folha. As primeiras penetrações na localidade datam de fins do século XVII, quando se intensificava a colonização na região instituída pelo fidalgo dom Antonio Gomes Ferrão Castelo Branco. Além de Poço Redondo, Gararu e Canindé também faziam parte desse mesmo território.
De acordo com Alcino Alves Costa, que está escrevendo o livro ‘Poço Redondo, a saga de um povo’, alguns aventureiros e caçadores da região começaram a se estabelecer às margens do Riacho Jacaré. Eles construíam pequenas moradias e foram surgindo os currais e fazendas, já que as terras não tinham donos.
“Nasceram as pequenas propriedades como o Recurso, China do Poço, Monte Santo, Riacho Largo, entre outras. Dois caboclos se destacaram na edificação de fazendas naquele bruto sertão: Manoel do Brejinho e Julião Nascimento, pai de Zé de Julião, que foi para o bando de Lampião”, diz um trecho do livro ainda inacabado. Anos depois, as terras de Poço Redondo também começavam a ser descobertas pelos grandes fazendeiros, que se interessaram em criar gado no local.
Alcino diz ainda que no final do século XIX, uma família vinda da região de Rosário do Catete chegou ao Sertão do São Francisco com o objetivo de curar familiares que tinham enfermidades e precisavam de clima seco. O chefe da expedição, Manoel Cardoso de Sousa, se agradou e começou a construir moradia no lugar que passou a se chamar Poço de Cima.
“Logo, no lugar que nasceu forte, já existiam casa grande, igreja, senzala, escravos, vivendas dos colonos e currais. Tudo era uma inesperada e grandiosa novidade que deixava os nativos atônitos e admirados. Tudo ali era diferente dos costumes da sertanejada caipira que não conhecia outro mundo que não fosse o mato, as veredas, a vaqueirice e a caça. E os chamados ‘Sousa’ se tornaram senhores respeitados em toda a região”.
Até então os moradores da beira do Jacaré tinham casas separadas umas das outras, mas resolveram seguir o exemplo do Poço de Cima e se agruparam em um único lugar. “A idéia foi de Luís da Cupira, uma espécie de líder daquela gente. O local escolhido era um descampado situado a um quilômetro da grande fazenda. Em pouco tempo, vinte casas já estavam prontas e o lugar passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo”, informa Alcino.
No final do século XVIII, Poço de Cima começa a decair e os Sousa resolvem construir residências no Povoado Poço Redondo, no entanto, quando alguém da família morria, era levado para ser enterrado na frente da capelinha existente na povoação anterior.
De acordo com a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a cidade de Poço Redondo nasceu a partir de 1902, quando Manoel Pereira, estabelecido com fábrica de descaroçar algodão no arraial de Poço de Cima, resolveu transferir seu estabelecimento para Poço Redondo. “Essa mudança influiu fortemente no espírito de diversos habitantes de Poço de Cima que, afinal, seguiram o exemplo de Manoel Pereira, mudando também suas casas para Poço Redondo, nome que lhe veio do fato de situar-se em local semicirculado pelo Riacho Jacaré”.
Mas, segundo as pesquisas de Alcino Alves Costa, a história não aconteceu bem assim. “Manoel Pereira jamais residiu em Poço de Cima e nem tampouco possuía uma fábrica de descaroçar algodão na propriedade dos ‘Sousa’. Sua fabriqueta foi instalada inicialmente nos fundos de sua casa, construída em Poço Redondo”, discorda ele.
Com o decorrer dos anos, o crescimento de seus primeiros habitantes, ajudado pela emigração dos que vieram tentar a vida cultivando suas terras, torna Poço Redondo um povoado promissor, com feira livre concorrida e comércio próspero. Entretanto, tais fatores sempre foram dificultados pelas prolongadas estiagens que castigam a região.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atividades econômicas: Pecuária e agricultura

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Sergipano  

Limites

Sergipana do Sertão do São Francisco

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

139 km da Capital. 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Poço Redondo.

 

hspace=0 

hspace=0 (79) 3337-1281

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.cnm.org.br

              www.infonet.com.br

              www.agencia.se.gov.br

              www.municipionline.com.br

              www.flickr.com.br

              http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Edu Jung.


Conheça nossas opções de hotéis em Poço Redondo e pousadas em Poço Redondo para visitar Poço Redondo.

Promova a cidade de Poço Redondo no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!