Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São Martinho?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São Martinho

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os colonizadores, oriundos da Westfhalia, no noroeste da Alemanha, chegaram em São Martinho no final do século XIX, por volta de 1860. Foram eles os responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade. Construíram suas casas, abriram estradas e ruas, construíram escolas e igrejas. São as heranças desses colonos que tornam tão rica nossa cultura: a arquitetura enxaimel, os jardins floridos, a mesa farta, o idioma ainda muito falado, a música animada, a dança, enfim, no modo de ser e de viver.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

14 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cultura germânica, a arquitetura, a gastronomia, os cuidados com as flores e jardins e a fé religiosa, até hoje estão preservados no dia-a-dia dos seus habitantes.
A cidade com todos os seus costumes, verdejante paisagem que emoldura todo o município e com suas quedas dágua, tem se tornado uma referência turística no sul  do Estado, principalmente por aqueles que buscam o descanso longe dos grandes centros urbanos.
Mas para conhecer os encantos desta bucólica cidade não basta apenas ser conquistado por suas belezas naturais, é preciso degustar o paladar oferecido por cafés coloniais fartos. Um deles é o Café Colonial da Dona Otília, não muito longe do centro da cidade. Outro local que não pode ficar fora do roteiro é Fluss Hauss - ou Casa do Rio, uma fábrica de biscoitos artesanais na localidade de Vargem do Cedro. Em frente a Fluss Hauss uma pousada em estilo germânico, é opção para se passar a noite.
Durante todo o ano os moradores comercializam produtos coloniais ao longo da rodovia. São doces, biscoitos decorados, pães, defumados, licores e queijos.
A história da cidade, de pouco mais de três mil habitantes, pode ser visitada no museu junto a Casa da Cultura, no centro de São Martinho.
São Martinho é considerado pelo Vaticano a Capital Mundial das Vocações Sacerdotais pelo grande número de padres que gerou. Há também a Gruta Nossa Senhora de Fátima construída em pedra rústica, e a igreja Evangélica erguida pelos primeiros colonizadores e tombada como patrimônio histórico cultural, que devem entrar no roteiro de visitas. 

Clima

Temperado

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR 

Localização

Sul do Estado de Santa Catarina

Limites

Braço do Norte, Rio Fortuna, Armazém, Gravatal, Santa Rosa de Lima, Imaruí.

Acesso Rodoviário

BR-101/SC-438 e SC-431

Distâncias

140 km da Capital

hspace=0 TURISMO

O Portal Turístico, em estilo germânico, complementa a paisagem de morros e verdes gramados que embelezam a estrada asfaltada de acesso à cidade que tem como principais atrativos as suas belezas naturais, a cultura e religiosidade do seu povo. Para sentir o verdadeiro clima da cidade, visite a Fluss Hauss, ou Casa do Rio, uma fábrica de biscoitos artesanais na localidade de Vargem do Cedro, ou a Deutsches Hauss. Em frente à fabrica tem uma pousada em estilo alemão, construída em cima de um rio. O Arquivo e o Museu Histórico de São Martinho ficam na Casa da Cultura e ali pode-se encontrar muitos pertences dos antigos moradores da cidade: livros em alemão, móveis e louças, mobílias de casas antigas habitadas por alemães. São Martinho é considerada pelo Vaticano a Capital Mundial das Vocações Sacerdotais, pelo grande número de padres que gerou. Visite também a Gruta Nossa Senhora de Fátima, construída em pedra rústica, e a Igreja Evangélica, construída na época da colonização e tombada como patrimônio histórico cultural. São Martinho é também terra de cachoeiras, parques, trilhas, açudes, muito verde... são muitas as belezas naturais. Comumente, acompanhadas de boa infra-estrutura para esportes. Visite o Salto das Águas, Salto do Rio Capivari, Cascata Aparecida, Salto de Cima, Lago Hoinzen.

Delícias Coloniais - Durante todo o ano os moradores vendem produtos coloniais ao longo das estradas, verdadeiras delícias. Doces decorados, pães, defumados, cachaça, licores, queijo, feitos artesanalmente nas propriedades rurais. Também vendem artesanato em porcelana, vidros e madeira.

Infra-estrutura turística - São Martinho é uma cidade pequena, com pouco mais de 3.000 habitantes. Mas tem razoável estrutura para o turismo, com pousadas e pequenos hotéis. Junto às suas belezas naturais (cachoeiras, lagos, parques...) sempre há boa infra-estrutura para esportes e lazer.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

Visite a Fluss Hauss, ou Casa do Rio, uma fábrica de biscoitos artesanais na localidade de Vargem do Cedro, ou a Deutsches Hauss. Em frente à fabrica de biscoitos tem uma pousada em estilo alemão, construída em cima de um rio.

hspace=0 EVENTOS

- Com um vasto calendário de festas típicas, evidencia os costumes e as tradições deixados pelos imigrantes. Como a Festa do Pato, do Colono, do Produto Colonial, além da Expofeira de Gado e a Festa de São Martinho.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Martinho.

hspace=0 saomartinho@saomartinho.sc.gov.br

hspace=0 Fone/Fax: (48) 645-6100

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC São Martinho 
End: Rua Francisco Bechausen, 273 Sala 2
Fone: (48) 3645-6134 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.sc.gov.br

             www.saomartinho.sc.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em São Martinho e pousadas em São Martinho para visitar São Martinho.

Promova a cidade de São Martinho no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!