Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Nilo Peçanha?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Nilo Peçanha

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Costa do Dendê

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em local por denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina. Município criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

13 de Setembro  

Gentílico:


População:

12.530 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Úmido  

Temperatura Média: 

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Ituberá, Cairú, Taperoá  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

284 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A natureza do lugar não economizou nas belezas, apresentando focos preservados de Mata Atlântica, quilômetros de praias, rios e cachoeiras, como as do Oco e da Pancada Grande, excelentes para esportes e aventuras radicais. O folclore do grupo internacional Zabiabunga, e cinco belos povoados, todos bem próximos, completam a lista de seus atributos.

Principais Pontos Turísticos:

Povoado de Barra dos Carvalhos

 

Vila de pescadores situada á 2 km de Nilo Peçanha, Barra dos Carvalhos tem sua economia fundamentada no artesanato, que produz miniaturas de embarcações, no cultivo do dendê, e, sobretudo, na pesca de arrasto do camarão, distribuído para Valença e Salvador. A diversidade de mariscos da região ainda recompensa os cerca de 200 pescadores do povoado com siris, guaiamuns, caranguejos e muitos tipos de peixes. Tanta fartura é comemorada na festa de Bom Jesus dos Navegantes, todo dia 1 de janeiro; data em que uma procissão marítima sai da Igreja da vila e percorre os 20 km de praias da localidade.

Povoado de Boitacara

Bem próximo à Barra dos Carvalhos, está este povoado bem pacato que foi originado a partir de um quilombo. A população do local é negra e vive da economia de piaçava, da pesca em alto mar e da catação de mariscos. Atrás da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal ponto de visitação, existe um pequeno morro, de onde se tem uma bonita vista do canal do Rio dos Patos.

Povoado de Itiúca

 A economia local vive basicamente da pesca, já que Itiúca apresenta grande variedade e abundância de peixes, incluindo o Robalo, a Carapeba e a Tainha. De lá, fretando uma pequena embarcação, pode-se fazer belos passeios pelos povoados ribeirinhos do Rio dos Patos, que também banha Itiúca.

Povoado de Jatimane

Originado também a partir de um quilombo, Jatimane é passagem obrigatória para a bela e deserta praia de Pratigi, ótima para o camping selvagem. A economia local apóia-se, principalmente, no beneficiamento da piaçava e na produção de farinha. Uma dica interessante é experimentar um delicioso peixe defumado, servido nos bares, às margens do Rio Jatimane.

Povoado de São Francisco

Também situado às margens do Rio dos Patos, este povoado apresenta uma maior infra-estrutura em relação aos seus vizinhos. Com um caís para atracação e alguns bares, o Povoado de São Francisco ainda conta com belos traços paisagísticos. Para o visitante, a dica é curtir um passeio de canoa pelo leito do rio, ouvindo os fascinantes “causos” dos pescadores.

Praia de Barra dos Carvalhos

O cenário é bastante pitoresco, incluindo não só a praia, mas também um povoado de mesmo nome. A economia local é baseada na extração de dendê, no artesanato e, sobretudo, na pesca. Suas águas mansas e mornas foram agraciadas com dezenas de espécies de peixes bem procurados, no entanto, o camarão é o grande destaque da localidade. A praia de areias planas possui 20 km de extensão, sendo limitada pelo Canal dos Patos, que separa a Ilha de Boipeba do continente. Com pequena infra-estrutura turística, Barra dos Carvalhos é ideal para o camping selvagem.
 
Rio das Almas
 
O Rio das Almas, protagonista de toda a aventura, corta o interior da Costa do Dendê numa extensão de 100 km. A área banhada pelo rio tem baixa densidade demográfica, o que garante águas límpidas em todo seu curso. Os últimos 6 km antes da cidade são os mais propícios ao esporte, não dando descanso aos que encaram o desafio. A partir daí, são vários pontos que elevarão sua adrenalina e tornarão o passeio inesquecível.  

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Zambiapunga (Folclore) - Herança africana, o Zambiapunga é um cortejo de homens mascarados, trajados com roupas coloridas e feitas com panos e papeis de seda, que saem às ruas durante a madrugada, dançando e acordando a cidade ao som ecoante de enxadas, tambores, cuícas e búzios gigantes, usados como instrumento de percussão. Zambiapunga vem de Zamiapombo, Deus supremo do Candomblé. Inicialmente uma cerimônia para afugentar os maus espíritos com utilização de máscaras, a manifestação chegou ao estado através dos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola e trazidos para cá para trabalhar no plantio dos canaviais do Recôncavo e de grandes extensões de dendezeiros no litoral do Baixo-Sul. Não à toa, a região concentra forte expressão do costume folclórico, em especial nas cidades de Nilo Peçanha, Valença, Taperoá e Cairu. Em Nilo Peçanha, onde a tradição é mais forte, a festa acontece, tradicionalmente, na madrugada de 1º de novembro, dia de Todos os Santos e véspera de Finados.   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NILO PEÇANHA

E-mail:

Telefones: (73) 3257-2362 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3257-2170

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.municipionline.com.br

www.visiteabahia.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Nilo Peçanha e pousadas em Nilo Peçanha para visitar Nilo Peçanha.

Promova a cidade de Nilo Peçanha no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!