Nilo Peçanha

Nilo Peçanha-BA

Bem-vindo a Nilo Peçanha!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Nilo Peçanha, fotos, informações, os principais hotéis de Nilo Peçanha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Nilo Peçanha, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1873. A localidade está em uma altitude de 20m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.865 habitantes. A área total de Nilo Peçanha é de 386,8km², e sua densidade demográfica é de 48,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nilo Peçanha-BA é 45440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nilo Peçanha

Roteiros do Brasil

Região Costa do Dendê

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em local por denominado Fazenda Cajueiro, mais tarde Cajueiro, que alcançou rápido desenvolvimento, se formou o município hoje denominado Nordestina. Município criado com território desmembrado de Queimadas, por força de Lei Estadual de 9 de maio de 1985. A sede foi elevada a cidade quando da criação do município. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

13 de Setembro  

Gentílico:


População:

12.530 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Úmido  

Temperatura Média: 

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Ituberá, Cairú, Taperoá  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

284 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A natureza do lugar não economizou nas belezas, apresentando focos preservados de Mata Atlântica, quilômetros de praias, rios e cachoeiras, como as do Oco e da Pancada Grande, excelentes para esportes e aventuras radicais. O folclore do grupo internacional Zabiabunga, e cinco belos povoados, todos bem próximos, completam a lista de seus atributos.

Principais Pontos Turísticos:

Povoado de Barra dos Carvalhos

 

Vila de pescadores situada á 2 km de Nilo Peçanha, Barra dos Carvalhos tem sua economia fundamentada no artesanato, que produz miniaturas de embarcações, no cultivo do dendê, e, sobretudo, na pesca de arrasto do camarão, distribuído para Valença e Salvador. A diversidade de mariscos da região ainda recompensa os cerca de 200 pescadores do povoado com siris, guaiamuns, caranguejos e muitos tipos de peixes. Tanta fartura é comemorada na festa de Bom Jesus dos Navegantes, todo dia 1 de janeiro; data em que uma procissão marítima sai da Igreja da vila e percorre os 20 km de praias da localidade.

Povoado de Boitacara

Bem próximo à Barra dos Carvalhos, está este povoado bem pacato que foi originado a partir de um quilombo. A população do local é negra e vive da economia de piaçava, da pesca em alto mar e da catação de mariscos. Atrás da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, principal ponto de visitação, existe um pequeno morro, de onde se tem uma bonita vista do canal do Rio dos Patos.

Povoado de Itiúca

 A economia local vive basicamente da pesca, já que Itiúca apresenta grande variedade e abundância de peixes, incluindo o Robalo, a Carapeba e a Tainha. De lá, fretando uma pequena embarcação, pode-se fazer belos passeios pelos povoados ribeirinhos do Rio dos Patos, que também banha Itiúca.

Povoado de Jatimane

Originado também a partir de um quilombo, Jatimane é passagem obrigatória para a bela e deserta praia de Pratigi, ótima para o camping selvagem. A economia local apóia-se, principalmente, no beneficiamento da piaçava e na produção de farinha. Uma dica interessante é experimentar um delicioso peixe defumado, servido nos bares, às margens do Rio Jatimane.

Povoado de São Francisco

Também situado às margens do Rio dos Patos, este povoado apresenta uma maior infra-estrutura em relação aos seus vizinhos. Com um caís para atracação e alguns bares, o Povoado de São Francisco ainda conta com belos traços paisagísticos. Para o visitante, a dica é curtir um passeio de canoa pelo leito do rio, ouvindo os fascinantes “causos” dos pescadores.

Praia de Barra dos Carvalhos

O cenário é bastante pitoresco, incluindo não só a praia, mas também um povoado de mesmo nome. A economia local é baseada na extração de dendê, no artesanato e, sobretudo, na pesca. Suas águas mansas e mornas foram agraciadas com dezenas de espécies de peixes bem procurados, no entanto, o camarão é o grande destaque da localidade. A praia de areias planas possui 20 km de extensão, sendo limitada pelo Canal dos Patos, que separa a Ilha de Boipeba do continente. Com pequena infra-estrutura turística, Barra dos Carvalhos é ideal para o camping selvagem.
 
Rio das Almas
 
O Rio das Almas, protagonista de toda a aventura, corta o interior da Costa do Dendê numa extensão de 100 km. A área banhada pelo rio tem baixa densidade demográfica, o que garante águas límpidas em todo seu curso. Os últimos 6 km antes da cidade são os mais propícios ao esporte, não dando descanso aos que encaram o desafio. A partir daí, são vários pontos que elevarão sua adrenalina e tornarão o passeio inesquecível.  

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Zambiapunga (Folclore) - Herança africana, o Zambiapunga é um cortejo de homens mascarados, trajados com roupas coloridas e feitas com panos e papeis de seda, que saem às ruas durante a madrugada, dançando e acordando a cidade ao som ecoante de enxadas, tambores, cuícas e búzios gigantes, usados como instrumento de percussão. Zambiapunga vem de Zamiapombo, Deus supremo do Candomblé. Inicialmente uma cerimônia para afugentar os maus espíritos com utilização de máscaras, a manifestação chegou ao estado através dos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola e trazidos para cá para trabalhar no plantio dos canaviais do Recôncavo e de grandes extensões de dendezeiros no litoral do Baixo-Sul. Não à toa, a região concentra forte expressão do costume folclórico, em especial nas cidades de Nilo Peçanha, Valença, Taperoá e Cairu. Em Nilo Peçanha, onde a tradição é mais forte, a festa acontece, tradicionalmente, na madrugada de 1º de novembro, dia de Todos os Santos e véspera de Finados.   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NILO PEÇANHA

E-mail:

Telefones: (73) 3257-2362 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3257-2170

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.municipionline.com.br

www.visiteabahia.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Nilo Peçanha

amigos o povoado de barra dos carvalhos fica uns vinte e cinco km de nilo peçanha. sendo 18 km de estrada de terra
Por: Luis

nilo peçanha e bonito de mais terra de tradiçao linda de mais valeu muito obricado nilo peçanha
Por: josecarlos

Uma cidade pequena,porém muito hospitaleira,de gente simples,mas de muita beleza.Eu amo Nilo Peçanha!
Por: Catarian Taquary

nasci em nilo pecanha e hoje moro em tapiramuta no nordete da bahia e nao deixo de passar minhas ferias por nada em nilo pecanha melhor dizendo em barra dos carvalhos.va conhecer tem otimas praias.
Por: tatiana

Moro aqui desde que nasci.Nilo Peçanha é uma cidade pacata, boa para descansar, criar os filhos (até uma certa idade), curtir a natureza sem medo de ser feliz.
Por: Louise Marques

Sim morei uns 2 anos por ai, sinto saudades, gostaria muito de fazer uma vizitinha, mas o meu tempo é curto d+, logo q tiver uma oportunidade irei matar saudades deste lindo lugar!!
Por: roseli

nilo penhaça é uma cidade para quem quer fizar na tranquilidade,tem lindas praias proxima e cachoeiras.quem vem ñ se arrepende.
Por: mara

eu ainda não conheço mais na minha ferias de agora vou conhecer ---
Por: janaina

Nilo Peçanha é uma cidade nota 10. O lugar é lindo, aquela cahoeira então é maravilhosa. E Netto mais o Wellygton então o que é aquilo??? E madeira de dá em doido. Quando você for a Nilo Peçanha não esqueça de conhecer a cahoeira e de os 02 estiverem dentro então sua estada nesse paraíso vai ser nota 1000.
Por: Sou seu Fã

nilo foi uma das melhores lugar que eu conhecir adorei o povo de nilo pricipamente dona Maria da rua da cachoiera ela uma pessoa muito legal abracos.
Por: juraci reis

PARA QUEM GOSTA DE TRANQUILIDADES E APRECIAR A NATUREZA NILO PEÇNAHA É UMA BOA OPIÇÃO.VENHA E CONFIRA
Por: mara

nasci em barra dos carvalho moro em savador mas nas minhas ferias meu destino é na pacata cidade nilo peçanha venha conhecer.
Por: Maria do Sosário

Além da cidade ser aconchegante as pessoas são acolhedoras.
Por: Maria do Sosário

venha conhecer nossa cidade e descobrir o que ela tem de bom.
Por: Maria do Sosário

nao podemos de visitar o barzinho do cinho em? com atendimento a sua altura bebinda e pettsco vamos la vcs vao gosta alegria la predomina todo ambiente...
Por: marcos marcos venicius

Gostaria de ver fotos da cidade na festa de São Pedro.
Por: Maria do Rosário

Nilo peçanha é a cidades mais pitoresco q eu ja vi na vida. Rios, cachoeira,ZAMBIAPUNGA sem comentarios
Por: DANIELA

nilo minha vida um dia eu vou poder morar nessa cidade tao linda nao bm em nilo e sim em barra dos cavalho la eu tenho familiares como irmao sobrinhas cunhada e muintos amigos alo prefeita Gracinha quida bm do meu irmao galeguinho nao deixa ele desemprego muintas felicidades pra vcs de nilo peçanha
Por: Edivaldo Oliveira Lima

eu fiz uma vizitinha em nilo peçanha e adorei a cidade.continui assim
Por: fernanda de souza

toda a cidade é maravilhosa enclusive as comunidades, sao francisco e barra de carvalho.
Por: anderson ricardo

NILO PEÇANHA ADORO MINHA CIDADE SOL E TODOS Q MORAM LA
Por: MARIA RAIMUNDA

um lugar hospitaleiro........gostei uitooooooooo......
Por: robenilson

Adoro Nilo! A maior atração da cidade é a qualidade de vida dos seus moradores.
Por: ROSANGELA TAQUARY DIAS

eu amo essa cidade, pois eu mi orgulho de ser uma Nilopeçanensse!!!!!
Por: Fernanda araujo

Minha cidade é uma cidade de bem com a vida só é pequena mais é uma cidade ouzada tem belezas surpriendente é uma maravilha morra nessa cidade de Deus.
Por: Ronaldo

porque não colocou o nome do pov. de São Benedito na beira do nome da correndeira do rio das almas agente é bicho é
Por: brendon

Sou da região, pessoal. Nasci e me criei em Camamu, estudei em Ituiberá e gosto muito desse charme de cidade que é Nilo. Não dizem que os melhores perfumes vem nos menores frascos? É como Nilo. Acessem o GOOGLE e procurem BLOG SANFERRPRESS. Um abraço, R. SANFERR
Por: rené sanferr

Moro no Rio de Janeiro a 45 anos e recebi de sobrinhos que moram em Salvador e visitou recentemente Nilo Peçanha algumas fotos. Sou natural de Nilo peçanha, comunidade de Barroquinha, proximo a São Franciscco e deu-me saudades. Gostaria de voltar ao local onde nasci e sai muito novo, abraços
Por: Dalvo queiroz pereira

É uma boa cidade do interior para descansar e passear,e degustar bons frutos do mar,pitu e camarão,povo é simpatico e aconchegante... Vale a pena curtir esta cidadezinha pacata do baixo sul da Bahia...
Por: mike

a cidade é linda por natureza tem uma cultura muito rica com os grupos zamiapunga e olopunga obrigado.beijos em todos que amam nilo feito eu.
Por: fabio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nilo Peçanha
Fundação:
1873
Altitude:
20m
População:
18.865 habitantes
Área:
386,8km²
Densidade Demográfica:
48,77hab/km²
CEP:
45440-000

Envie seu comentário sobre Nilo Peçanha