Informações de São Sepé

São Sepé

portal férias

ROTEIROS DO BRASIL

Região Central

Microrregião Jacuí Centro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A região de São Sepé foi inicialmente ocupada por índios Guaranis, sendo estes os primeiros habitantes, chefiados pelo cacique Sepé Tiarajú.
O atual município pertenceu em 1809 à Rio Pardo, um dos quatros municípios da Província de São Pedro. No entanto,ainda no mesmo ano, o território de São Sepé passou a fazer parte do município de Cachoeira do Sul, antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, nome que tinha desde de 1779.
A emancipação de São Sepé veio após muitas lutas, a começar pela tão sonhada construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, autorizada pela Resolução n.66 de 6 de junho de 1846 e, com a Revolução Farroupilha.
Com o crescimento do povoado, São Sepé elevou-se à categoria de Freguesia, em 1850.
A criação do município ocorreu a 29 de abril de 1876, pela Lei Provincial n.1209.

Significado do Nome:

Existem duas versões a respeito da origem do nome São Sepé. A mais popular diz que o município recebeu esse nome em homenagem à memória do guerreiro Sepé Tiaraju que nasceu, viveu e combateu nos Sete Povos das Missões, na época pré-açoriana. Os missionários ensinavam que ganhariam o céu aqueles que tombassem em luta pela defesa das Reduções Cristãs contra os exploradores. Por isso, o guerreiro morto passou a ser invocado como São Sepé, tornando-se assim símbolo do sentimento indígena de liberação. A comprovação desta santidade seria o lunar de Sepé -  um sinal branco, em forma de cruz, no alto da testa.

A outra versão afirma que São Sepé teve origem em uma estância missioneira já existente em 1751, chamada San Sepé e que o nome São Sepé que se atribuiu ao município não em relação direta com o índio Sepé Tiaraju.

Todavia, São Gabriel e São Sepé são dois municípios que tem interesses históricos-culturais muito próximos à figura de Sepé Tiaraju. São Gabriel, porque guarda o local onde teria ocorrido a morte do Guerreiro das Missões. São Sepé, porque um misto de lenda e verdade faz crer que o corpo de Tiaraju, teria sido enterrado em grutas da região, acreditando a memória popular tratar-se da Gruta do Marco, localizada em território sepeense. E talvez por causa desse interesse, é crescente o reconhecimento do valor e da importância de Sepé Tiaraju.

Aniversário da Cidade:

29 de Abril

Gentílico:

Sepeense

População:

24.465 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Sepé fica na região central do Rio Grande do Sul. A economia do município é baseada nas atividades agropastoris, com destaque para as culturas do arroz, soja (mais expressivas) e milho. Na pecuária destacam-se as criações de gado de corte e leite. São Sepé assiste a uma debandada populacional para os centros maiores, especialmente por parte dos jovens que buscam formação profissional nas universidades das cercanias. Por ser uma cidade limpa e aconchegante, sempre voltam para morar ou simplesmente visitar parentese amigos que deixaram. Possui òtimos lugares para passear, por exemplo, visitar o fogo que não apaga nunca a pulquéria. Venha voce também conhecer São Sepé.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-290 e RS-149

Localização:

Centro Ocidental Rio-grandense

Limites:

Santa Maria, Caçapava do Sul, Formigueiro, Vila Nova do Sul, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, São Gabriel.

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.165 Km

-Porto Alegre/RS - 266 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.827 km

-São Paulo/SP - 1.387 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-CASCATA DA PULQUÉRIA

  -Sequência de pequenas quedas dágua e corredeiras num espaço de 2Km - no total causa um desnível de 22 metros, oferecendo belo espetáculo da natureza. Localizada no Rio São Sepé a 10Km da Cidade. 
 
-CENTRO CULTURAL DIOLOFAU BRUM

  -Possui Biblioteca Pública com acervo de 20.000 livros, Museu Municipal e Auditório com 166 lugares, propriedade da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. 
 
-ESTÁTUA DO ÍNDIO

  -Na entrada da cidade, criação do escultor sepeense Zeca Teixeira. Estrutura em sucatas de ferro, liga-se sua imagem à origem do nome da cidade, lembrando a figura do índio Sepé Tiaraju. 
 
-FOGO DE CHÃO

  -Na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, o fogo de chão é mantido aceso desde o início do século XIX - há mais de 200 anos, portanto. Ao redor desse fogo, os gaúchos que lidavam com o gado se aconchegavam contra o frio, passavam o chimarrão de mão em mão e tomavam decisões. A família Simões Pires, agora na sexta geração, mantém esse fogo de chão permanentemente aceso, alimentado por toras de madeira de lei chamadas guarda-fogo. Localizada no hoje distrito de Vila Block, a propriedade rural de São Sepé é o centro de romarias nativistas e tradicionalistas para cultuar essa chama que não se apaga.

-FONTE DA BICA

  -Local que abastecia, do precioso líquido, os primeiros povoadores - atribui-se poderes mágicos à sua água, quem dela beber sempre retornará a esta cidade. 
 
-GRUTA DO MARCO

  -A 15Km da cidade, seu espaço interno possui 4 metros de altura e 30 metros de comprimento, traz consigo lendas e tradições misteriosas. 
 
-PRAÇA DAS MERCÊS

  -Um dos principais pontos turísticos de São Sepé - Já foi eleita uma das mais belas do estado. É tão antiga quanto a própria cidade, pois foi em torno da praça e da Igreja Nossa Senhora das Mercês que iniciou a povoação de São Sepé. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

 -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEPÉ

E-mail: administracao@saosepe.rs.gov.br

Telefones: (55) 3233-1292

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://www.camarasaosepe.rs.gov.br/

-http://http//www.saosepe.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Circulam atualmente no município de São Sepé três jornais semanais impressos: "A Fonte", "A Palavra", "O Guia", além de dois jornais eletrônicos, o "Jornal do Garcia" e "O Sepeense" (disponíveis somente na internet)

-Existem ainda duas rádios, a rádio Fundação Cotrisel (em AM) e a rádio Pulquéria (em FM).


Promova a cidade de São Sepé no Férias. Envie-nos mais informações para impulsionar sua cidade no turismo brasileiro!