Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São Sepé?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São Sepé

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Jacuí Centro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região de São Sepé foi inicialmente ocupada por índios Guaranis, sendo estes os primeiros habitantes, chefiados pelo cacique Sepé Tiarajú.
O atual município pertenceu em 1809 à Rio Pardo, um dos quatros municípios da Província de São Pedro. No entanto,ainda no mesmo ano, o território de São Sepé passou a fazer parte do município de Cachoeira do Sul, antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, nome que tinha desde de 1779.
A emancipação de São Sepé veio após muitas lutas, a começar pela tão sonhada construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, autorizada pela Resolução n.66 de 6 de junho de 1846 e, com a Revolução Farroupilha.
Com o crescimento do povoado, São Sepé elevou-se à categoria de Freguesia, em 1850.
A criação do município ocorreu a 29 de abril de 1876, pela Lei Provincial n.1209.

Gentílico

Sepeense  

Significado do Nome

Sepé Tiarajú, se tornou um forte guerreiro e, também catequizador. Esta versão teria dado o nome ao lugar. A outra versão refere-se à existência de uma estância missioneira de 1751, chamada de San Sepé, não havendo ligação com o índio Sepé Tiarajú.

Aniversário da Cidade

29 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município é baseada nas atividades agropastoris, com destaque para as culturas do arroz, soja (mais expressivas) e milho. Na pecuária destacam-se as criações de gado de corte e leite. São Sepé assiste a uma debandada populacional para os centros maiores, especialmente por parte dos jovens que buscam formação profissional nas universidades das cercanias. São Sepé não vive mais seu apogeu. Pelo contrário, agora, devido a grande quantidade de pessoas idosas e ao número também enorme de crianças, a população ativa deste município acabou bastante reduzida, logo, a arrecadação da cidade não é suficiente para assegurar as necessidades mais emergenciais.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Ocidental Rio-grandense

Limites

Santa Maria, Caçapava do Sul, Formigueiro, Vila Nova do Sul, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, São Gabriel.

Acesso Rodoviário

BR 290, RS 149

Distâncias

257 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

CASCATA DA PULQUÉRIA

Sequência de pequenas quedas dágua e corredeiras num espaço de 2Km - no total causa um desnível de 22 metros, oferecendo belo espetáculo da natureza. Localizada no Rio São Sepé a 10Km da Cidade. 
 
CENTRO CULTURAL DIOLOFAU BRUM

Possui Biblioteca Pública com acervo de 20.000 livros, Museu Municipal e Auditório com 166 lugares, propriedade da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. 
 
ESTÁTUA DO ÍNDIO

Na entrada da cidade, criação do escultor sepeense Zeca Teixeira. Estrutura em sucatas de ferro, liga-se sua imagem à origem do nome da cidade, lembrando a figura do índio Sepé Tiaraju. 
 
FOGO DE CHÃO

Famosos por se conservar sempre aceso desde o começo do século dezenove, na sexta geração da mesma família Simões Pires - que assim o conserva até hoje - em 1994 dele partiu a chama crioula, na semana farroupilha, conduzida por cavaleiros a todos os CTGs do Estado. Localizado na Fazenda Boqueirão. 
 
FONTE DA BICA

Local que abastecia, do precioso líquido, os primeiros povoadores - atribui-se poderes mágicos à sua água, quem dela beber sempre retornará a esta cidade. 
 
GRUTA DO MARCO

A 15Km da cidade, seu espaço interno possui 4 metros de altura e 30 metros de comprimento, traz consigo lendas e tradições misteriosas. 
 
PRAÇA DAS MERCÊS

Um dos principais pontos turísticos de São Sepé - Já foi eleita uma das mais belas do estado. É tão antiga quanto a própria cidade, pois foi em torno da praça e da Igreja Nossa Senhora das Mercês que iniciou a povoação de São Sepé. 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Sepé

hspace=0 administracao@saosepe.rs.gov.br

hspace=0 PABX: (55) 3233-1292

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  http://www.camarasaosepe.rs.gov.br/

          http://http//www.saosepe.com.br


Conheça nossas opções de hotéis em São Sepé e pousadas em São Sepé para visitar São Sepé.

Promova a cidade de São Sepé no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!