São Sepé

São Sepé-RS
banner

Bem-vindo a São Sepé!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em São Sepé, informações atualizadas sobre a cidade São Sepé, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de São Sepé.

A cidade de São Sepé, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 85m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.698 habitantes. A área total de São Sepé é de 2.176,4km², e sua densidade demográfica é de 11,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Sepé-RS é 97340-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Sepé

ROTEIROS DO BRASIL

Região Central

Microrregião Jacuí Centro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A região de São Sepé foi inicialmente ocupada por índios Guaranis, sendo estes os primeiros habitantes, chefiados pelo cacique Sepé Tiarajú.
O atual município pertenceu em 1809 à Rio Pardo, um dos quatros municípios da Província de São Pedro. No entanto,ainda no mesmo ano, o território de São Sepé passou a fazer parte do município de Cachoeira do Sul, antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, nome que tinha desde de 1779.
A emancipação de São Sepé veio após muitas lutas, a começar pela tão sonhada construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, autorizada pela Resolução n.66 de 6 de junho de 1846 e, com a Revolução Farroupilha.
Com o crescimento do povoado, São Sepé elevou-se à categoria de Freguesia, em 1850.
A criação do município ocorreu a 29 de abril de 1876, pela Lei Provincial n.1209.

Significado do Nome:

Existem duas versões a respeito da origem do nome São Sepé. A mais popular diz que o município recebeu esse nome em homenagem à memória do guerreiro Sepé Tiaraju que nasceu, viveu e combateu nos Sete Povos das Missões, na época pré-açoriana. Os missionários ensinavam que ganhariam o céu aqueles que tombassem em luta pela defesa das Reduções Cristãs contra os exploradores. Por isso, o guerreiro morto passou a ser invocado como São Sepé, tornando-se assim símbolo do sentimento indígena de liberação. A comprovação desta santidade seria o lunar de Sepé -  um sinal branco, em forma de cruz, no alto da testa.

A outra versão afirma que São Sepé teve origem em uma estância missioneira já existente em 1751, chamada San Sepé e que o nome São Sepé que se atribuiu ao município não em relação direta com o índio Sepé Tiaraju.

Todavia, São Gabriel e São Sepé são dois municípios que tem interesses históricos-culturais muito próximos à figura de Sepé Tiaraju. São Gabriel, porque guarda o local onde teria ocorrido a morte do Guerreiro das Missões. São Sepé, porque um misto de lenda e verdade faz crer que o corpo de Tiaraju, teria sido enterrado em grutas da região, acreditando a memória popular tratar-se da Gruta do Marco, localizada em território sepeense. E talvez por causa desse interesse, é crescente o reconhecimento do valor e da importância de Sepé Tiaraju.

Aniversário da Cidade:

29 de Abril

Gentílico:

Sepeense

População:

24.465 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Sepé fica na região central do Rio Grande do Sul. A economia do município é baseada nas atividades agropastoris, com destaque para as culturas do arroz, soja (mais expressivas) e milho. Na pecuária destacam-se as criações de gado de corte e leite. São Sepé assiste a uma debandada populacional para os centros maiores, especialmente por parte dos jovens que buscam formação profissional nas universidades das cercanias. Por ser uma cidade limpa e aconchegante, sempre voltam para morar ou simplesmente visitar parentese amigos que deixaram. Possui òtimos lugares para passear, por exemplo, visitar o fogo que não apaga nunca a pulquéria. Venha voce também conhecer São Sepé.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-290 e RS-149

Localização:

Centro Ocidental Rio-grandense

Limites:

Santa Maria, Caçapava do Sul, Formigueiro, Vila Nova do Sul, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, São Gabriel.

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.165 Km

-Porto Alegre/RS - 266 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.827 km

-São Paulo/SP - 1.387 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-CASCATA DA PULQUÉRIA

  -Sequência de pequenas quedas dágua e corredeiras num espaço de 2Km - no total causa um desnível de 22 metros, oferecendo belo espetáculo da natureza. Localizada no Rio São Sepé a 10Km da Cidade. 
 
-CENTRO CULTURAL DIOLOFAU BRUM

  -Possui Biblioteca Pública com acervo de 20.000 livros, Museu Municipal e Auditório com 166 lugares, propriedade da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho. 
 
-ESTÁTUA DO ÍNDIO

  -Na entrada da cidade, criação do escultor sepeense Zeca Teixeira. Estrutura em sucatas de ferro, liga-se sua imagem à origem do nome da cidade, lembrando a figura do índio Sepé Tiaraju. 
 
-FOGO DE CHÃO

  -Na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, o fogo de chão é mantido aceso desde o início do século XIX - há mais de 200 anos, portanto. Ao redor desse fogo, os gaúchos que lidavam com o gado se aconchegavam contra o frio, passavam o chimarrão de mão em mão e tomavam decisões. A família Simões Pires, agora na sexta geração, mantém esse fogo de chão permanentemente aceso, alimentado por toras de madeira de lei chamadas guarda-fogo. Localizada no hoje distrito de Vila Block, a propriedade rural de São Sepé é o centro de romarias nativistas e tradicionalistas para cultuar essa chama que não se apaga.

-FONTE DA BICA

  -Local que abastecia, do precioso líquido, os primeiros povoadores - atribui-se poderes mágicos à sua água, quem dela beber sempre retornará a esta cidade. 
 
-GRUTA DO MARCO

  -A 15Km da cidade, seu espaço interno possui 4 metros de altura e 30 metros de comprimento, traz consigo lendas e tradições misteriosas. 
 
-PRAÇA DAS MERCÊS

  -Um dos principais pontos turísticos de São Sepé - Já foi eleita uma das mais belas do estado. É tão antiga quanto a própria cidade, pois foi em torno da praça e da Igreja Nossa Senhora das Mercês que iniciou a povoação de São Sepé. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

 -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEPÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (55) 3233-1292

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://www.camarasaosepe.rs.gov.br/

-http://http//www.saosepe.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Circulam atualmente no município de São Sepé três jornais semanais impressos: "A Fonte", "A Palavra", "O Guia", além de dois jornais eletrônicos, o "Jornal do Garcia" e "O Sepeense" (disponíveis somente na internet)

-Existem ainda duas rádios, a rádio Fundação Cotrisel (em AM) e a rádio Pulquéria (em FM).

Comentários de São Sepé

NAO CONHEÇO SAO SEPE. QUERO CONHECER,MAS PRECISO SABER MAIS SOBRE ESSA CIDADE...
Por: MATHEUS VAGNER

esta e uma cidade muito bonita tive 2 ves ai tenho saudade, gostaria de saber se tem como os amigos de sao sepe me ajudar a encomtra meu irmao LUÇIANO QUE MORA AI ELE MORAVA PERTO DO PREZIDIO ELE E FILHO SO DO MEU PAI SEI QUE ELE COLOCAVA SOM NA CIDADE O NOME DELE E LUÇIANO E MEU PAI E GERALDO HONOFRE FORGEARINE SE ALQUEM TIVER NOTICIAS ENTRE EM CONTATO COM MIGO OBRIGAD
Por: moises da cruz forgearine

Sou de Brasília-D.F e tive a oportunidade de conhecer São Sepé no final do ano passado e adorei essa cidade,ela é linda e muito aconchegante,um ótimo refúgio pra quem quer fujir do extress e dos problemas cotidianos.Logo estarei de volta a essa cidade linda!
Por: Luciana

Nasci nesta terra maravilhosa. Há anos resido no Mato Grosso, sou Jornalista e professor de Filosofia/História. Minha familia mora ai na terra de Tiarajú, saudade de todos. Faz anos que não visito miha terra natal, saudades.
Por: Paulo Becker

Olá já visitei a cidade de São Sepé,e adorei e muito acolhedora, o centrinho aonde fica a praça e muiito bonito,os sepeense estão de parabens.Tenho que retornar aí para novas visitas, abraços a todos.
Por: MAGNA BAJON

A cidade é mt legal mas não conheço muita coiisa , ja fuii umas sete vezes mas não conseguii conhecer toda ela acho que não é muito grande mas é um lugar bem agradavel !!F :D
Por: Hillary

Morei a alguns anos atrazgostava muito das praças muito limpa. hoje moro em Porto Alegre
Por: Gislaine Ramires

Olha falar de bem de minha cidade è um orgulho, possui òtimos lugares para passear, visitar o fogo que não apaga nunca a pulqueria, a nossa maravilhosa praça entre outros, sinto muita falta ois hj moro em Caxias do Sul abraço
Por: Adriel Penteado

ola meu nome é hevellyn morro em são sepé adoro essa cidade nao quero me mudar nunca ....
Por: hevellyn

sou natural desta linda cidade, por isso talvez seja suspeito de falar bem dela...mas ja fazem 34 anos que sai desta ,mas parece que foi ontem...te amo minha terra.
Por: edgar pinto borba

Conheço S Sepé. Sou médico e de 1978 a 1981 trabalhei no Sind Rural , sendo Secretario Sr. José Saldanha. Experiência enriquecedora, cujas vivências até hoje povoam a minha memória. Gostaria de ver mais fotos na internet. Ah, costumava frequentar a Biblioteca na Pça das Mercês, outra fonte de riqueza.
Por: João Luiz Xavier Ferreira

São Sepé...meu berço amado. Nasci e vivi até os 18 anos em São Sepé. Depois que me formei na UFSM fui trabalhar em outro estado. Há 30 anos não moro mais aí. Moro atualmente no Rio Grande do Norte mas nunca esqueci meua amigos, nossa praça, nossa igreja, gruta do marco e tantos outros recantos que são Sepé nos presenteia. Saudades...
Por: ana rosso

Terra hospitaleira, tenho boas recordações dos anos 8o e poucos. Lembram do Fornalha? Abração para aqueles que por ventura lembrarem-se
Por: glausson ( Dom Pedrito)

Parabens São Sepé, adoro esta terra,morei 21. Tenho mtas lemabranças
Por: Rita Vilanova

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Sepé
Fundação:
1876
Altitude:
85m
População:
24.698 habitantes
Área:
2.176,4km²
Densidade Demográfica:
11,35hab/km²
CEP:
97340-000

Envie seu comentário sobre São Sepé