Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Riozinho?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Riozinho

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Vale do Paranhana

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Riozinho foi colonizado a partir de 1875 por cerca de 200 famílias de imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e suecos, as quais acolheram, mais tarde, a vinda de famílias de origem alemã e italiana.
Em 10 de abril de 1988, realizou-se um plebiscito municipal, sendo criado oficialmente o município de Riozinho pela Lei Estadual n.º 8603. O principal ponto turístico da cidade é a Cascata do Chuvisqueiro. Outra atração é a Gruta Nossa Senhora da Conceição.

Significado do Nome

O nome do lugar foi dado devido à existência de um pequeno rio que divide a cidade em duas partes.

Aniversário da Cidade

10 de Abril 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 239

Distâncias

105 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

CASCATA DO CHUVISQUEIRO

Apresenta uma queda dágua de 70 metros, com área propícia para banhos, porém com um certo grau de periculosidade. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede, com acesso pela RS 239, estrada Riozinho / Rolante. Recebe visitação diariamente, possuindo bar, mini-mercado, local para camping, churrasqueiras, energia elétrica e chuveiros, trilhas e prática de canyoning e rappel.

SERRA DA BOA VISTA

A serra conta com belas paisagens do vale de Maquiné, das encostas da Serra Geral, do contato com a mata de araucárias com a Mata Atlântica e das cascatas da Boa Vista. Apresenta flora e fauna preservadas e, no inverno, há probabilidade de neve. Localiza-se a 30km da sede do município, na estrada que liga Riozinho à Barra do Ouro (Maquiné).

CASCATA DA LINHA SETE DE SETEMBRO

O local abriga duas quedas dágua, uma com 25 e a outra com 04 metros de altura, que juntas formam um lago de águas transparentes propícias para banhos e hidromassagens, além de locais para a realização de trilhas, caminhadas e canyoning. Não possui infra-estrutura. Localiza-se na Linha Sete de Setembro, a 18km da sede do município, com acesso pela estrada Riozinho / Baixa Grande / Linha 07.

PARQUE MUNICIPAL DO CONDUTO

Aqueduto com 1,8km de extensão datado de 1945, integra o patrimônio histórico e arquitetônico do município. Conta com pequenas cachoeiras e piscinas naturais propícias para banho e área selvagem para camping, além de bar e restaurante. Podem ser realizadas trilhas e rappel. Localiza-se na estrada para o Conduto, a 1,5km da sede do município.
 
CASCATA DO CHUVISQUEIRINHO

Trilha no interior da mata, paralela ao arroio Chuvisqueirinho, com diversas espécies representativas deste ambiente, como tucuns, samambaias e cedros. Há também uma seqüência de três quedas, que formam lagos apropriados para banho, onde também podem ser praticados rappel, mergulho e outras modalidades de esportes radicais. Não possui infra-estrutura, apenas um camping. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede do município, com acesso pela estrada para a Linha Cinco de Novembro.

CASCATA DA LINHA CINCO DE NOVEMBRO

Trilha com aclives e declives, atravessando o interior da mata nativa. A cascata tem aproximadamente 38 metros de queda livre. Há uma pequena piscina natural própria para banhos. Não posssui infra-estrutura. Localiza-se na estrada para Linha 05 de Novembro, a 05km da sede do município.

CASCATA DO PAREDÃO

Distando 10km da sede do município, esta cascata possui uma queda livre de 30 metros em meio à mata nativa. O local não é apropriado para banho, sendo um habitat natural das gralhas azuis. Possui ainda um moinho movido à dágua.
 
BALNEÁRIO POLLA

Distando 01km da sede do município, o balneário fica à beira do rio, sendo apropriado para banhos e piqueniques. Possui um bar recebendo visitação aos finais de semana.

SITIO NHUMPÔRÁ

O Sitio Nhumpôrá (campo bonito em guarani) oferece um espaço onde as pessoas possam vivenciar e ter um contato maior com a Mãe Terra através de cursos, vivências e terapias.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Riozinho

hspace=0 prefeitura@pmriozinho.com.br

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3548-1090

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3548-1090 - Fax: (51) 3548-1185
E-mail: turismo@pmriozinho.com.br

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3548-1188

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3548-1080

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.riozinho.rs.cnm.org.br

             http://flickr.com.br

Foto colaboração: Padolfo, Fábio Jr. Alves, Felipe Agne, Mila Búrigo.


Conheça nossas opções de hotéis em Riozinho e pousadas em Riozinho para visitar Riozinho.

Promova a cidade de Riozinho no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!