Riozinho

Riozinho-RS
banner

Bem-vindo a Riozinho!

banner

As melhores pousadas em Riozinho podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Riozinho, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 90m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.934 habitantes. A área total de Riozinho é de 236,9km², e sua densidade demográfica é de 16,61hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Riozinho-RS é 95695-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Riozinho

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Vale do Paranhana

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Riozinho foi colonizado a partir de 1875 por cerca de 200 famílias de imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e suecos, as quais acolheram, mais tarde, a vinda de famílias de origem alemã e italiana.
Em 10 de abril de 1988, realizou-se um plebiscito municipal, sendo criado oficialmente o município de Riozinho pela Lei Estadual n.º 8603. O principal ponto turístico da cidade é a Cascata do Chuvisqueiro. Outra atração é a Gruta Nossa Senhora da Conceição.

Significado do Nome

O nome do lugar foi dado devido à existência de um pequeno rio que divide a cidade em duas partes.

Aniversário da Cidade

10 de Abril 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 239

Distâncias

105 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

CASCATA DO CHUVISQUEIRO

Apresenta uma queda dágua de 70 metros, com área propícia para banhos, porém com um certo grau de periculosidade. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede, com acesso pela RS 239, estrada Riozinho / Rolante. Recebe visitação diariamente, possuindo bar, mini-mercado, local para camping, churrasqueiras, energia elétrica e chuveiros, trilhas e prática de canyoning e rappel.

SERRA DA BOA VISTA

A serra conta com belas paisagens do vale de Maquiné, das encostas da Serra Geral, do contato com a mata de araucárias com a Mata Atlântica e das cascatas da Boa Vista. Apresenta flora e fauna preservadas e, no inverno, há probabilidade de neve. Localiza-se a 30km da sede do município, na estrada que liga Riozinho à Barra do Ouro (Maquiné).

CASCATA DA LINHA SETE DE SETEMBRO

O local abriga duas quedas dágua, uma com 25 e a outra com 04 metros de altura, que juntas formam um lago de águas transparentes propícias para banhos e hidromassagens, além de locais para a realização de trilhas, caminhadas e canyoning. Não possui infra-estrutura. Localiza-se na Linha Sete de Setembro, a 18km da sede do município, com acesso pela estrada Riozinho / Baixa Grande / Linha 07.

PARQUE MUNICIPAL DO CONDUTO

Aqueduto com 1,8km de extensão datado de 1945, integra o patrimônio histórico e arquitetônico do município. Conta com pequenas cachoeiras e piscinas naturais propícias para banho e área selvagem para camping, além de bar e restaurante. Podem ser realizadas trilhas e rappel. Localiza-se na estrada para o Conduto, a 1,5km da sede do município.
 
CASCATA DO CHUVISQUEIRINHO

Trilha no interior da mata, paralela ao arroio Chuvisqueirinho, com diversas espécies representativas deste ambiente, como tucuns, samambaias e cedros. Há também uma seqüência de três quedas, que formam lagos apropriados para banho, onde também podem ser praticados rappel, mergulho e outras modalidades de esportes radicais. Não possui infra-estrutura, apenas um camping. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede do município, com acesso pela estrada para a Linha Cinco de Novembro.

CASCATA DA LINHA CINCO DE NOVEMBRO

Trilha com aclives e declives, atravessando o interior da mata nativa. A cascata tem aproximadamente 38 metros de queda livre. Há uma pequena piscina natural própria para banhos. Não posssui infra-estrutura. Localiza-se na estrada para Linha 05 de Novembro, a 05km da sede do município.

CASCATA DO PAREDÃO

Distando 10km da sede do município, esta cascata possui uma queda livre de 30 metros em meio à mata nativa. O local não é apropriado para banho, sendo um habitat natural das gralhas azuis. Possui ainda um moinho movido à dágua.
 
BALNEÁRIO POLLA

Distando 01km da sede do município, o balneário fica à beira do rio, sendo apropriado para banhos e piqueniques. Possui um bar recebendo visitação aos finais de semana.

SITIO NHUMPÔRÁ

O Sitio Nhumpôrá (campo bonito em guarani) oferece um espaço onde as pessoas possam vivenciar e ter um contato maior com a Mãe Terra através de cursos, vivências e terapias.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Riozinho

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3548-1090

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3548-1090 - Fax: (51) 3548-1185
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3548-1188

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3548-1080

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.riozinho.rs.cnm.org.br

             http://flickr.com.br

Foto colaboração: Padolfo, Fábio Jr. Alves, Felipe Agne, Mila Búrigo.

Comentários de Riozinho

a melhor cidade do rs cachoeras lidas vale apena conheser esta cidade vc não vai se arepender vai querer passar suas férias entera la.
Por: marcio

Riozinho.....é uma linda cidade, meus avós moraram por anos, muitos anos....somos da família Nosvitz , e temos as melhores lembranças das nossas vidas. É uma cidade encantadora, pelas lembranças, pela beleza, pelas pessoas. Gostaria que inventassem a máquina do tempo....e nela navegar no coração desta cidade. Um grande abraço a tds que aí estão. Karen Simone Nosvitz
Por: Karen

GOSTARIA DE PARABENIZA-LO ESTA CIDADE TÃO LINDA COM SUAS BELAS CACHOEIRAS,TIVE O PRAZER DE CONHECER,E RETORNAREI O MAIS BREVE,ADOREI A HOSPITALIDADE,PARABENS RIOZINHO.
Por: PAULO JOSE CAMILO NASCENTE

As cascatas são simplesmente exuberantes, com trilhas para chegar no topo das quedas vários locais de banho tanto para quem sabe nadar e quem não sabe, a mata e bem conservada com animais nativos, local pra camping com energia elétrica, bar vale muito a pena conhecer eu voltei pra casa mas logo logo estarei la novamente!!!
Por: ÉVERTON MENDES

Amo esta cidade. Tem um povo hospitaleiro, trabalhador. Nossa cidade é rica de belezas naturais, e possui uma economia industrial muito diversificada, onde são produzidos produtos conhecidos mundialmente. Vale a pena conhecer.
Por: Adriano Luis Schuh

GOSTO MUITO DE VIVER AQUI MAS TEM LUGARES QUE EU NEM CONHEÇO
Por: Nailise

eu sou morador da cidade de riozinho e gosto de morar nessa cidade tem varios lugares para conhecer a cascata do chuvisqueiro por exemplo tem muitas coisas para conhecer e muito espetacular tem uma belesa espetacular tem prasinhas maravilhosas e um movimento espetacular quem querer morar vai gostar muito e daqui uns dias o riozinho vai estar em festa.
Por: william

eu acho que riozinho nao é so para um tempo mais sim para toda vida. taiane
Por: taiane

adoramos morar em Riozinho.Estamos loucas para chegar a festa do chope!!!!!aqui é um lugar calmo mas bem legal,tem lindas cachoeiras,tem varios pontos turisticos.
Por: Geórgia e Fernanda

Quando conheci Riozinho lá só tinha rios e cachoeiras,poucas pessoas frequentavao. Era o paraiso!! Mas continua LINDA.....
Por: silvio j l b

Sou professora em riozinho. amo essa cidade e tento ensinar aos meus alunos a valorizar tudo de belo que temos . venham conhecer.
Por: SONIA MAGGIONI

Difícil falar da cidade que moramos desde que nascemos, como de costume não reparamos muito nas lindas paisagens que nela existem, não aproveitamos sempre o que a cidade nos oferece de melhor, porisso, este site nos mostra um pouco mais de algumas coisas que não conhecemos, ou não prestamos atenção no nosso dia a dia. É importante perceber que outras pessoas valorizam o que há de melhor aqui, as belezas naturais e a tranquilidade de se viver. Visitem-nos será uma honra recebê-los a nossa bela cidade. abraços :)
Por: Júlia, Monica, Sônia e Suelen.

moro em riozinho des de que nasci...uma cidade calma todos se conhecem, bom pra passar ferias,uma otima hospitalidade do povo...meu pai é agricultor tem uma banca na feira do agricultor,todos conhecem ele pois ja faz 10 anos que ele vende em sua banca.o nome dele poucos conhecem mas se chegarem e perguntarem pelo ZÉLO todos conhecem.nas sextas reiras temos grande movimento na cidade.eu moro no SAMPAIO RIBEIRO adoro morar la!!!ESPERO QUE VENHAM CONHECER,NO FINAL DA SEMANA COMERÇA O SHOP BOM LUGAR PRA FASER FESTA SE DIVERTIR E TAMBEM "NAMORAR"...BJOS E ABRAÇOS!!!
Por: JESSI DA SILVA FRANTH

Essa cidade e muito boa de viver,e muito calma e acom chegante.
Por: Caio

Esse lugar, e muitooo bonitoo, eu gostooo muito desse lugar e muitoo bom de morar em riozinhooo.bjuu
Por: Ana Paula

Eu não nasci em riozinho mas é um lugar muitooooooooooooooooooobom de morra
Por: MILENA(100 :)

Cidade maravilosaAA!!!
Por: Naty W. e Rafa P.

fui visitar a minha familha que mora ai em riozinho amei as cachoeiras o lugar è d+++++ vou voltar de novo moro em porto alegre
Por: valdir soares da motta

Sei que é um belo lugar - tranquilo, calmo, natureza por todos os lados...quase fui lá ano passado, embora ache que a rede hoteleira é meio fraca. Porém vale à pena visitar/dar uma passada lá... Rodrigo Rosa
Por: Rodrigo

BELO... Como éis belo,desde o pôr do sol à essa grande infinita languidade de paisagens verdes e naturais. Em um lugar q nem eh mto conhecido, pois faltam mais informações desta região tinha q ser mais divulgado pois eu acredito q um dia ela vai ser uma das cidades mais turisticas
Por: marcelo bartikoski

Um lugar muito lindo!!! Onde tive minhas melhores aventuras
Por: camila pires

Sou natural da cidade de Riozinho,moro em São Leopoldo e sinto muita falta do contato com a natureza que Riozinho nos propoem, é o local ideal para sintirmos a energia e a força da natureza com rios de água cristalina e matas nativas.
Por: Geraldo Peroni

É uma região onde à natureza foi extremamente generosa . Com vistas extraordinárias. Vale à pena conferir. Excelente receptividade de seus moradores. "À natureza pródiga do local nos impõe a percepção e sensação do "DIVINO" presente em uma de suas maravilhosas obras."
Por: Francisco Tadeu da Silva

um lugar maravilhoso, para visitar e acampar. Cheio de natureza e passaros para encantar ainda mais o Riozinho!
Por: jandira vargas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Riozinho
Fundação:
1989
Altitude:
90m
População:
3.934 habitantes
Área:
236,9km²
Densidade Demográfica:
16,61hab/km²
CEP:
95695-000

Envie seu comentário sobre Riozinho

banner