Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Restinga Seca?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Restinga Seca

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Rota das Terras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Restinga Seca surgiu no município de Cachoeira do Sul, em 1899. Já no ano de 1892, por Ato Municipal, tinha passado a quarto Distrito de Cachoeira. Com o desenvolvimento do Distrito, foi realizada consulta plebiscitária para sua emancipação. Esta foi concretizada pela Lei nº 3730, de 25 de março de 1959.
O município teve origem na doação de sesmarias e com a construção da estrada de ferro Porto Alegre-uruguaiana em 1885.

Significado do Nome

Devido, a sua situação geográfica, recebeu o nome de Restinga (orla de bosque ou mato em baixadas, à margem do arroio ou sangas) Seca (origina de uma sanga denominada Passo da Parteira, que em época do ano, ficava com pouca água e cortava o curso).

Gentílico

Restinguense

Aniversário da Cidade

25 de Março 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Restinga Seca é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na região Central do estado, e faz parte da Região Quarta Colônia, que compreende em municípios com colonização italiana e alemã.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Oriental 

Limites

Formigueiro, Agudo, Dona Francisca e São João do Polêsine.

Acesso Rodoviário

BR/RS 287, RS 149

Distâncias

208 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cruz Luminosa

Situada na Lomba Alta, é um monumento religiosos comemorativo aos dois mil anos de nascimento de Jesus Cristo.

Camping Balneário das Tunas

Endereço: Balneário Passo das Tunas
Fone: (55) 3261-1221 R: 220 Sec Turismo
Temporada: dezembro a maio
Local possui: água potável, água quente no chuveiro, área verde, banheiro, churrasqueira, coleta de lixo, esgoto, espaço para trailer, estacionamento, guarda de camping, lancheria, lava-louça, lava-roupa, luz 220 volts, pagamento com cheque, play ground.

Roteiros Integrados da Quarta Colônia

Os Roteiros Integrados de Turismo Rural Cultural e Ecológico envolvem nove municípios da chamada Quarta Colônia. Os roteiros turísticos são programas dirigidos, contando, para isso, com guias treinados para orientar com eficiência o turista. Municípios participantes: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine, Silveira Martins.    
 
Estação Ferroviária de Restinga Seca

Foi inaugurada em 1898 (1899) pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, já na concessão da Auxiliaire. No ano de 1895, foi ali, próximo ao arroio da Restinga Seca, construída uma caixa dágua para alimentação dos trens a vapor, originando o primitivo nome de Caixa Dágua. Apesar de parada obrigatória para os comboios,todas as mercadorias eram desembarcadas nas estações mais próximas, Jacuí, Estiva ou Arroio do Só. Como já existia ali um núcleo povoado, uma comissão de moradores pediu à Cie. Auxiliaire, em 1898, uma estação junto à caixa dágua. A povoação passou a se chamar Restinga Seca, nome dado à estação aberta em 1898 - ou 1899, não se tem certeza. O primeiro agente foi João Antonio da Cunha, telegrafista da estação de Rio Pardo. Em 1899, Domingos Jorge Mostardeiro abriu uma hospedaria, dando origem a um povoado (nota do autor do site: isto contradiz a afirmação acima, extraída do IPHAE, de que o povoado já existia quando da abertura da estação) (Cristina Oliveira, Diário de Santa Maria, 25/09/2006). Neste último ano, o casal Mostardeiro ali instalou uma hospedaria. Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação em 02/02/1996. (Fontes: Gazeta Mercantil, edição de 1996; Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Jornal Diário de Santa Maria, 25/09/2006; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962).

Passo das Tunas

Localizado no Passo das Tunas, no rio Vacacaí, distante 13 km do centro do município de Restinga Sêca, por ligação asfáltica, na divisa com o Município de Formigueiro, é um dos mais belos e visitados balneários da região central do Estado. Dispõe de uma boa infra-estrutura, com banheiros públicos, chuveiros ao ar livre, posto de atendimento da Brigada Militar, salva-vidas, atendimento ambulatorial, além de mercados, lancherias, bares, restaurante, sorveterias, diversas lojas de variedades, cancha de bocha, áreas para futebol de areia, vôlei, etc... Em sua vasta área verde localiza-se o camping, com área total de 32.895m2, com capacidade para 400 barracas, contando com abastecimento de água potável. Fora da área de camping há 225 residências. Durante a temporada de veraneio há uma intensa programação de eventos, dentre shows, concursos de beleza, campeonatos de esportes, como vôlei, futebol, canoagem, etc. A extensa faixa de areia à beira d’água permite aos turistas aproveitarem ao máximo o sol, intercalando com os banhos, protegidos por salva-vidas. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram registrados finais de semana com cerca de 10.000 turistas.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Restinga Seca.

hspace=0 prefeitura@restingaseca.rs.gov.br

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3261-1222

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3261-1222 - Fone/Fax: (55) 3261-1221
E-mail:
cultura@restingaseca.rs.gov.br
E-mail: admrs@redeol.com.br

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3261-1053/1672

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3261-1514

 

Créditos

Informações e fotos: Sr. Charles Guerra

Sites:     www.restingaseca.rs.cnm.org.br

             www.wikipedia.com.br

             www.municipionline.com.br

             www.estacoesferroviarias.com.br

             www.flickr.com.br            


Conheça nossas opções de hotéis em Restinga Seca e pousadas em Restinga Seca para visitar Restinga Seca.

Promova a cidade de Restinga Seca no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!