Passo Fundo

Passo Fundo-RS
banner

Bem-vindo a Passo Fundo!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Passo Fundo, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Passo Fundo. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Passo Fundo para programar a sua viagem.

A cidade de Passo Fundo, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 687m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 166.343 habitantes. A área total de Passo Fundo é de 759,4km², e sua densidade demográfica é de 219,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Passo Fundo-RS é 99000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Passo Fundo

 ROTEIROS DO BRASIL

Região Hidrominerais

Microrregião Cultura e Tradição

"Capital do Planalto Médio"
"Capital Nacional da Literatura"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Remonta o nome desta cidade aos velhos dias em que, para evitar a volta e demais inconvenientes da antiga estrada por Viamão e Santo Antônio da Patrulha, os tropeiros entraram pela campanha, ainda deserta, fazendo o trajeto da viagem do sul riograndense para São Paulo e vice-versa, passando por aqui.

Ao vau que hoje chamamos Passo, extendeu-se o nome ao rio respectivo e ao lugar da cidade, originada muito depois em pequeno núcleo de moradores formado junto a estrada, no centro da atual Av. Brasil e que para não confundir-se com outro Passo Fundo situado pouco aquém do local em que posteriormente surgiu a Vila de Lagoa Vermelha, era chamado Passo fundo de Missões, denominação com a qual aparece ainda em 1856 em documentos públicos.

Como decorre de trabalhos históricos referentes ao Missões Orientais do Uruguai em cujo território está situado o Município, o rio que assim foi denominado Passo Fundo é o mesmo Uruguai - mirim do tempo dos Jesuítas.

O rio Passo Fundo foi sempre um marco referencial importante para a passagem dos tropeiros que abriram ese novo caminho para encurtar o trajeto até a feira de Sorocaba e de lá às Minas Gerais. Assim esse novo caminho valentemente desbravado uniu a região das Missões ao centro do País.

O rio Passo Fundo foi testemunho de todos os momentos da nossa história. Viu chegar o índio, se aproximar o bandeirante explorador, o interessado povoador, o trabalhador imigrante, viu passar o tropoeiro, chegar o cargueiro, se instalar o comerciante, mais tarde o industriário, o estudante e todos os demais que vieram somar esforços para construir esta gente alegre e esta terra hospitaleira.

Se o rio pudesse falar ele diria tudo o que ele presenciou por aqui: o início do povoamento, a implantação do Progresso e a busca do desenvolvimento e do bem estar de todos os seus habitantes.

O território que hoje constitui o município de Passo Fundo no Estado do Rio Grande do Sul fez parte da célebre Província Jesuítica das Missões Orientais do Uruguai, sendo, então, sujeita à jurisdição do povo de São João Batista, cujas ruínas localizavam-se junto à confluência dos Ijuí (rio Ijuí e Ijuizinho), no município de Santo Ângelo.

Foram seus primeiros habitantes, os índios dos grupos Tupi-Guarani e Jê com destaque para os Kaigang, chamados de coroados pelo colonizador europeu. Em 1827 e 1828, chegaram os primeiros habitentes brancos no futuro território Passo-Fundense, com família constituída fazendo-se acompanhar de escravos e agregados.

A organização econômica, social e política dominante na fase inicial desse povoamento ( não oficial) pode ser qualificada por suas principais características como latifundiária, pastoril, patriarcal-militar e escravocrata. Dentre as fazendas onde se formavam núcleos urbanos, merece especial destaque a do CABO NEVES.

A fazenda desse Cabo Milícias deu origem à cidade de Passo Fundo. Manoel José das Neves foi o primeiro morador branco de Passo Fundo. Era paulista nascido pro volta de 1790.

Instalou-se com a família mais ou menos onde hoje está a esquina da Rua Uruguai com a Rua 10 de Abril. Posteriormente, o Cabo Neves edificou sua moradia definitiva na colina, atualmente proximidades da Praça Tamandaré. Em 1830 chegou ao povoado o Capitão Joaquim Fagundes dos Reis, vindo de Cruz Alta para ocupar o cargo de comissário da área.

Em 1833 foi designado para o cargo de Inspetor do Quarteirão. Desta forma, Joaquim Fagundes dos Reis foi a primeira autoridade nomeada pelo Império do Brasil para localmente administrar as terras e as gentes passo-fundenses.

Território de grande riqueza natural, com vantajosa situação geográfica e dispondo, além disso, de bons campos para a criação de gado e vastíssimos ervais para o fabrico do mate, rapidamente expandiu-se, tornando-se um importante centro pastoril e ervateiro do Rio Grande do Sul.

A emancipação do distrito de Passo Fundo, deveu-se a razões objetivas de crescimento populacional e econômico e razões de ordem política e administrativa na ordenação da Província. Passo Fundo, nessa época, abrangia um território de mais de 80.000 quilômetros quadrados e tinha uma população estimada em 7.586 habitantes.

Era presidente da Província do Rio Grande do Sul Jerônimo Coelho. Foi ele quem, na data memorável de 28 de janeiro de 1857 criou a Freguesia de Passo Fundo , passou a categoria de Município pela Lei provincial nº 340, sendo instalada em 7 de agosto do mesmo ano. Na oportunidade foram empossadas as lideranças (Câmara Municipal - um conselho formado por sete cidadãos, presidido por Manoel José de Araújo).

Passo Fundo emancipado passou a denominar-se vila. E a vila ganhou foros de cidade em 10 de abril de 1891, elevada à categoria de cidade. Toda sua estruturação como município, pelos moldes republicanos, iniciou em 16 de setembro de 1892, sendo seu primeiro intendente, Frederico Guilherme Kurtz.

Com a construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, acentuou o desenvolvimento econômico do município, que nos anos de 1898 a 1905 experimentou grande movimentação, impulsionando-se as riquezas estagnadas até 1897, devido às dificuldades de transporte e de comunicação.

Significado do Nome:

Passo Fundo, conservando o batismo que lhe foi dado pelos índios colorados, é chamado GOYOEN, palavra composta que na língua dos mesmos significa muita água, rio fundo e, portanto, por analogia, se pode também traduzir por Passo Fundo.

Aniversário da Cidade:

9 de Agosto de 1857

Gentílico:

passo-fundense

População:

194.432 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Uma das cidades mais belas do planalto médio, possui uma grande riquesa na area cultural. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média. Com uma população de quase 200.000 habitantes, entretanto, aparenta ser bem mais populosa, por ser uma cidade universitária e polo comercial do norte do estado, contando com grande fluxo de pessoas diariamente que transitam pela cidade em busca de diversos serviços. Mesmo assim, é uma cidade tranquila e acolhedora, com uma vida noturna bem agitada, um diferencial para uma cidade do interior. Sem contar com seus rios e cachoeiras, deixando o turismo mais atraente. "Lugar de ser Feliz".

Clima:

Temperado

Temperatura Média:

17,5ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Porto Alegre: BR- 386 até Carazinho e depois BR- 285.

Também pelas Rodovias: BR/RS-153, RS-135, RS-324

Localização:

Município da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Limites:

Pontão, Coxilha, Mato Castelhano, Gentil, Ernestina, Santo Antônio do Planalto e Carazinho

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.829 Km

-Porto Alegre/RS - 289 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.424 km

-São Paulo/SP - 998 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Praça Marechal Floriano

  -Praça central, com muitas árvores e flores, lago artificial com peixes, possui a famosa CUIA DE PASSO FUNDO, que é cartão portal da cidade. Muito bem iluminada, a praça ainda tem vários monumentos, entre eles:
César Santos - Ex-prefeito de Passo Fundo
Getúlio Vargas - Ex-presidente do Brasil
Túlio Fontoura - Ex-diretor do Jornal da Cidade, atual Diário da Manhã.
Múcio de Castro - Ex-diretor do Jornal O Nacional.

-Praça da Mãe

  -Situada na Avenida Brasil, possui o Monumento à Mãe, uma escultura de uma negra e seus filhos que recorda a lenda de uma escrava de Cabo Neves, a qual perdeu seu filho.

-Chafariz da Mãe Preta

  -Foi construído em terra doada pelo Capitão Manoel José das Neves. A princípio servia para abastecer a vila de Passo Fundo. Neste Chafariz há um painel contando a lenda da Mãe Preta. De acordo com a lenda, quem beber da água da fonte retornará a Passo Fundo. O chafariz está situado na Rua Uruguai, com 10 de Abril.

-Praça do Teixeirinha

  -Localiza-se na Av. Brasil, entre a rua XV de novembro e AV. 7 de setembro. O monumento representa um gaúcho que simboliza o grande cancioneiro Vítor Matheus Teixeira (Teixeirinha), que levou o nome de Passo Fundo além das fronteiras.

-Catedral Nossa Senhora da Conceição

  -Licença concedida a Joaquim Fagundes dos Reis, para levantar uma capela com a denominação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Passo Fundo, em 1832. Em 23 de agosto de 1834, foi inaugurada a Capela. Cabo Manoel José das Neves fez a doação de mais de meia légua quadrada de campos e matos para a Santa Padroeira. A capela foi construída no topo de uma coxilha. Em 1885, consta em dados colhidos em fontes oficiais, que a mesma estava em ruínas. Foi construída então, uma nova igreja no mesmo local e em 10 de setembro de 1949 a cidade teve a feliz satisfação de assistir à Benção de sua Catedral por D. Antônio Reis, Bispo de Santa Maria. A catedral foi ampliada em 1955 e a fachada da mesma é em estilo romano, contendo paínes artísticos de Aristarch Kaszkurewig.

-Capela de São Miguel Arcanjo

  -A capela foi inaugurada em 1835, no Pinheiro Torto em terras de Bernardo Castanho da Rocha. A estatueta representado o Arcanjo do mesmo nome foi encontrada em abandono à beira de uma lagoa por dois escravos que voltavam da guerra do Paraguai, os quais ao chegarem no Pinheiro Torta, ergueram a Capela com paredes de pau-à-pique e coberta com capim, então veio a realizar-se a 1ª festa de São Miguel Arcanjo, tradição que estende-se até hoje.

-Parque da Gare

  -Antiga Estação Ferroviária, a área foi permutada para Prefeitura Municipal quando da retirada dos trens. Foi idealizado um projeto para construção de uma área de lazer já está sendo implantada no local, com pista de skate, cooper, lago, quadra de vôlei de areia, e ainda um parque para crianças. A escultura é do artista Paulo Siqueira e é uma homenagem ao ferroviário.

-Universidade de Passo Fundo — Mini-Zoológico e Museu Zoo-Botânico

  -Localiza-se na BR 285, bairro São José. Extensa área arborizada e calma, além do Mini-zoológico e do Museu Zoo-Botânico, pede-se visitar exposições de máquinas agrícolas e o lago. Conta também com uma moderna biblioteca com um acervo de mais de 100.000 livros.

-Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

  -Em 1º de janeiro de 1893, foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja Nossa Senhora da Conceição, na praça Tamandaré, em terrenos doado pelo cidadão Ramon Rico. O Bispo do Rio Grande do Sul, D. Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, visitou a Paróquia de Passo Fundo em 17 de dezembro de 1891. Na ocasião, foi recebido pelo clube Amor à Instrução e manifestou seu contentamento em saber que o povo bom desta região serrana, sentindo a precariedade da Capela Nossa Senhora Aparecida (atualmente Catedral), pretendia construir, em outro local, uma igreja sob a invocação de Nosso Senhora da Conceição.

-Parque Turístico da Roselândia e do Rodeio Internacional

  -Acesso asfaltado, a 4 km da cidade. Só a área de rodeios possui 75.000m2 de mata nativa, com dois poços artesianos, energia elétrica, banheiros, estacionamento, telefonia, churrasqueira, restaurante panorâmico, tablado semi-coberto com 248m2 para apresentações de folclore e espaço demarcado para 1.000 barracas de camping com futura inaguração de teleférico e do tobogâ junto ao Roselândia Parque Clube e mais o kartódromo, as sedes campestres do Clube Industrial, CTGS Getúlio Vargas e Lalau Miranda, credenciam este Parque a tornar-se um pólo natural de atração turística.

-Teatro Municipal Múcio de Castro

  -Antigo prédio da Câmara de Veradores, com capacidade para 208 pessoas, é de grande importância na realização de eventos do município

-Museu Artes Visuais Ruth Schneider — Museu Histórico Regional

  -O espaço do Museu Histórico contém um acervo na área antropológica, indígena, tecnológica, documental, fotográfica, além de outros setores que registram o cotidiano da comunidade. Isso graças à participação dos passofundenses que fazem doações e empréstimos de objetos ou documentos, o que vem ocorrendo desde sua inauguração, atestando a credibilidade que o museu vem despertando.
Já o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider é mais abrangente, pois além de conter a maior produção da artista que lhe dá o nome, abriga, através de doações, a visão da arte contemporânea do RS, contendo em seu acervo nomes respeitáveis e significativos da trajetória artística do nosso estado.

-Marco do Pulador

  -Marco histórico da Revolução de 1892, onde os chimangos, das Forças Legalistas Republicanas liderados por Júlio de Castilhos, foram atacados por combatentes Maragatos, vindos do Uruguai e da Argentina, chefiados por José da Silva Tavares. O objetivo de Jota Tavares era invadir o RS e destituir Júlio de Castilhos então Presidente do Estado. Aqui a Batalha do Pulador iniciou na noite de 17 para 18 de junho de 1892 e foi considerada a mais importante da Revolução Federalista.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Feira de Artesanato

Data: 01 à 15 de Junho
Local: Praça Marechal Floriano

Brincando no SESC

Data: 01 à 30 de Junho
Local: Sesc

Ginástica no SESC

Data: Junho
Local: Sala de Ginástica do SESC 

Corpus Christi

Data: Junho
Local: Ruas

Eventos Juninos

Data: Junho
Local: Vários

Semana do Município

Data: 01 à 07 de Agosto
Local: Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Festival Internacional de Folclore

Data: 16 à 26 de Agosto

Rodeio Internacional de Passo Fundo

Data: Dezembro
Local: Parque da Roselândia

Natal Som, Luz e Amor

Data: Dezembro
Local: Todo o município

Romaria Diocesana de Nossa Senhora Aparecida

Data: Segundo domingo de Outubro
Local: Diocese

Rodeio Internacional de Passo Fundo

Data: Todos os anos pares
Local: Parque Turístico da Roselândia

historia do rodeio internacional de passo fundo-rio grande do sul
o rodeio internacional de passo fundo teve início em 1985. nas quatro primeiras edições o evento era realizado anualmente, atingindo nas duas primeiras edições somente entidades tradicionalistas do brasil. a partir da terceira edição, o rodeio tornou-se internacional alcançando entidades e representações artísticas e campeiras da argentina, uruguai e paraguai. após a quarta edição, devido a pluralidade de eventos da mesma natureza, as edições do rodeio tornaram-se bianuais.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (54)-3316-7100

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Estação Rodoviária- Rua Ângelo Preto, 158- Tel: 313- 1000
Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Hospital Municipal Dr. César Santos

Endereço: Rua Alcides Moura, s/nº

Telefone:(54) 3311-6000

Hospital Espírita Bezerra de Menezes
Endereço: Rua Ouro Preto, 240
Fone: (54) 3313-4435

Hospital São Vicente de Paulo
Endereço: Rua Teixeira Soares, 808
Fone: (54) 3316-4000

Hospital Prontoclínica
Endereço: Travessa Arthur Leite, 37
Fone: (54) 3311-9000

Hospital Prontoclínica
Endereço: Travessa Arthur Leite, 37
Fone: (54) 3311-9000

Hospital de Olhos
Endereço: BR 285 - Campus Universitário
Fone: (54) 3311-0777

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

CRÉDITOS:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-www.probrasil.com.br

-www.rs.gov.br

-www.citybrazil.com.br

-www.passofundo.rs.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         www.rs.gov.br

         www.citybrazil.com.br

         www.passofundo.rs.gov.br

http://distanciacidades.com

Colaboração: Mauricio jose alves

 

 

 

 

 

Comentários de Passo Fundo

Procuro um camping ou local que pode ser praia, proximo ao rio, regiao para acampamento e que nao custe pouco, ou nao tenha custo. obrigada no aguardo
Por: Marise Mathis Hohl

ola amigos gauchos conheço passo fundo e uma cidade marovilhosa sou gaucha nascida em passo fundo mas atualmente moro em agua boa mato grosso mas o que tenho para falar desa cidade maravilhosa que fico muito feliz em poder dizer que sou gaucha de coração e amo minha linda cidade da qual tenho muito orgulho
Por: indiara aparecida moreira cezilio

Tenho muita vontade de conhecer,só porquer fui criado ouvindo o Teixeirinha cantar a musica gaucho de passo fundo. Era o maior sucesso aqui no R.N. Escuto a rádio planalto F.M., todos os dias,pela net.
Por: Ubiratan Saldanha

Sou irmão do Boca (Marco Aurelio) chargista da Zero Hora. Acompanho a Feira do Livro nesta cidade. Tenho enormes recordações de PF, inclusive do Carnaval no Clube Comercial, da praça e da Estação de Trens, pois meu pai, João Curio de Carvalho, foi Inspetor de Tráfico. Salve Passo Fundo capital do mundo! Paulo Ubiratan
Por: paulo ubiratan curio de carvalho

sou natural de passo fundo e adorei ver as fotos da minha linda cidade. moro em palmas no tocantins e espero um dia voltar para lá
Por: silvana

e´um lugar limdo,sei pq nasci ai. sai dai faz muito tenpo mas tenho muitos parentes ia ainda,sinto saldades dai.
Por: iara cezilio

Sou filho de passo fundo tenho um grande amor por esse chao. passo fundo é uma das cidades mais belas do planalto medio,possui uma grande riquesa na area cultural de todo o estado onde se cultua de verdade a tradição dos nossos antepassados.
Por: Joel Schmohl

eu nasci em PASSO FUNDO, cidade tranquila e acolhedora. com uma vida noturna bem agitada para uma cidade do interior. PASSO FUNDO, é a cidade mais importante da região pois é um polo médico ;e tambem universitário amo minha terra pois lá é terra de gente boa
Por: valesca tonini cardoso

Já morei em Porto Alegre, Caxias,Pelotas e outras, A melhor cidade para se morar para mim é PASSO FUNDO,....Povo amigo, cidade progressisrta, moderna, de futuro enorme. RECOMENDO.
Por: Sérgio Carlos Teixeira

MOREI SEIS MESES EM PASSO FUNDO , FORAM MESES MARAVILHOSOS , CIDADE LINDA, QUE TIVE O PRAZER DE CONHECER E RESIDIR
Por: LEANDRO

Bom,achei à os Cartões Postais Lindos,me enterecei em conhecer á Região pois sou casada com um Gaúcho já faz 3Anos e não conheço RS. Mas vamos Viajar em Janeiro para Finalmente Conhecer á Cidade Túristica. lindo tenho Certeza que não vou me Decpicionar. PARABÉNS!
Por: EMANUELLE

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Passo Fundo
Fundação:
1857
Altitude:
687m
População:
166.343 habitantes
Área:
759,4km²
Densidade Demográfica:
219,05hab/km²
CEP:
99000-000

Envie seu comentário sobre Passo Fundo

banner