Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Imbé?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Imbé

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Zona do Litoral Norte

Microrregião Litoral Norte Gaúcho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antiga Aldeia de pescadores, as terras do Município pertenceram a vários proprietários até que em 1941, foram loteadas e mais tarde, urbanizadas, porém continuou pertencendo a Tramandaí. Em 1988, após plebiscito popular, foi emancipado. 

 

Significado do Nome

 

 

Imbé, é uma planta conhecida como Cipó-Imbé, Guaimbé, Banana-Imbé, daí, a origem do nome do então Balneário, hoje Município, pois havia grande quantidade desta espécie na localidade. 

Aniversário da Cidade

09 de maio  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município litorâneo do norte do Estado, situado na embocadura do Rio Tramandaí, muito procurado durante a alta temporada, Imbé chega a receber cerca de 500.000 turistas anualmente em seus 9 Km de praias. Destaca-se pelo espetáculo oferecido pelos botos, patrimônios naturais do Município, que entram pela barra do Rio perseguindo os cardumes e fazendo piruetas! 

Clima

Subtropical. 

Temperatura Média

16 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul 

Limites

Ao nordeste com a divisa política do Município de Osório, ao sudoeste com o canal da barra do Rio Tramandaí, ao noroeste com a Lagoa de Tramandaí e o canal de mesmo nome e ao leste com o Oceano Atlântico, situando-se geograficamente entre os Municípios de Osório e Tramandaí. 

Acesso Rodoviário

BR-290 (freeway),  BR-101 (Rota do Mercosul)  e  RS-030 (auto-pista Osório-Tramandaí) 

Distâncias

120 Km da Capital - Porto Alegre 

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Dunas de Imara 

No município de Imbé vamos encontrar dunas expressivas no Balneário de Imara, com belíssima vista panorâmica para o mar. As dunas de Imara acrescentam à paisagem um toque de natureza agreste, numa evolução do que foi o litoral gaúcho nos seus primeiros tempos. Imara fica no extremo nordeste do munícipio, é um balneário novo, especial para quem deseja a quietura, a simplicidade e convívio íntimo com a natureza. 

Estuário de Tramandaí
 
Constitui-se no principal acidente fisiográfico onde ocorrem importantes trocas entre o continente e o mar. Ambiente de transição e geração de nutrientes, berçário de várias formas vivas. É de grande importância econômica, pois contribui para o estoque pesqueiro.  

Ceclimar

Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos. Conta com um mini zoológico, Museu e Aquários, onde espécimens atuais e fósseis, tanto do Rio Grande do Sul como de outras regiões, constituem grande atratívo, não só para crianças como para adultos. 

O Centro Antigo de Imbé
 
O centro antigo de Imbé caracteriza-se pelo traçado de suas ruas curvilíneas e a arquitetura de algumas casas marcam sua história. O Castelinho à Rua Garibaldi, esquina Rio Grande, com arquitetura medieval.

Saídas de Lanchas pela Barra  

A paisagem de cada manhã adquire um tom especial com as saídas das lanchas da Petrobrás que se deslocam mar a fora para dar atendimento aos navios petrolheiros. Barcos pesqueiros, diariamente se aventuram saindo pela barra, mesmo quando o mar não apresenta condições favoráveis.  

A Pesca sem Isca na Ponte

A pesca da sardinha. Ali milhares de caniços agitam-se no ar com sardinhas que brilham ao sol prateando a paisagem. Pescaria de sardinhas sem isca na ponte.
Especial para quem gosta de pescar. 

Os Botos  

Na embocadura do rio Tramandaí, nas imediações do (porto) ancoradouro da Petrobrás e até além da ponte para pedestres (direção sul podemos assistir a verdadeiros espetáculos cujos artistas principais são os botos brincalhões que entram pela barra a perseguir os cardumes. Sua presença alegra os pescadores, porque onde está o boto, está o peixe. Esses mamíferos já se tornaram atração turística de Imbé.
 
Molhes da Barra 

Os molhes da Barra localiza-se junto à embocadura do rio Tramandaí, local que foi a solução encontrada para a fixação da barra. Não fossem os molhes a embocadura do rio se deslocaria avançando em direção Norte, até fechar-se pela diminuição da força de vazão das águas. É um local especial para a pesca porque, permite a entrada de cardumes que vêm desovar no estuário e lagoas costeiras. 

O Calçadão à Beira-Mar  

A paisagem cultural, construída com pedra basáltica, numa extensão de 1200 metros, desde os molhes até à Av. Garibaldi, funde-se com a paisagem natural e dá à praia de Imbé uma particularidade, transformando-a numa praia moderna. 

O Lago do Braço-Morto 

O Braço-Morto, hoje atração turística de Imbé, foi um dia uma extenção do Rio Tramandaí que teve sua barra fechada. No momento em que a embocadura do rio se distanciava e ficava de modo tão oblíquo, terminando por fechar-se, os pescadores, como já vimos, abriam um canal bem perpendicular, mais ou menos onde hoje temos os molhes. Quando a barra se abria, aquele braço de rio ficava sem função e passavam a chamá-lo de Braço-Morto. 

O Mar - Maior atração do Município

O Oceano Atlântico banha o município de Imbé. A massa salgada que cobre a maior parte da superfície da terra banha o continente brasileiro, formando uma das costas mais belas do mundo. É um previlégio morar à beira-mar! As pessoas que moram aqui não se dão conta disso e não podem avaliar o que significa o Mar para aquelas que moram em lugares afastados da Região Litorânea.  

hspace=0 EVENTOS

Janeiro

- Festa Kerb Balneário Presidente

Março

- Rodeio Internacional e Onda da Canção 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de

hspace=0 turismo@imbe.rs.gov.br

hspace=0 (51) 3627-5028

hspace=0 ECT - Correios
Av. Paraguassú nº 1043, Bairro Centro. Fone: (51) 627-2880

hspace=0 Posto de Saúde
Rua Araranguã nº 512, Bairro Centro. Fone: (51) 627-1783

hspace=0 Banco Banrisul S/A
Av. Paraguassú nº 1399, Bairro Centro. Fones: (51) 627-2673 - 627-3074

hspace=0 Estação Rodoviária de Imbé
Av. Paraguassú nº 1631, Bairro Centro. Fone: (51) 627-2448
 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.imbe.rs.gov.br

          www.cabanasnapraia.com.br

          www.assecon.com.br

          Hotel Beira Mar


Conheça nossas opções de hotéis em Imbé e pousadas em Imbé para visitar Imbé.

Promova a cidade de Imbé no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!