Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cotiporã?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cotiporã

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Possui um grande potencial turístico, refletido na qualidade de seus atrativos, na sua cultura, nas belezas naturais, nas suas formas de “cidade antiga” e na simplicidade e arte de seus moradores.
Em homenagem à região da Itália, de onde vieram a maioria dos moradores, chamou-se primeiramente de Monte Vêneto, nome este Cotiporã é um município bastante novo, teve sua emancipação em 12 de maio de 1982, possui 4.577 habitantes, e tem como base de sua economia a agricultura.

Significado do Nome

Os índios guaranis já sabiam, “Coti” é um lugar, casa “porá”, bonito, município de extrema beleza, formado entre elevações feito uma pedra rara, por isso é conhecido como “ A jóia da Serra Gaúcha”.

 

Aniversário da Cidade

12 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Esta maravilhosa cidade destaca-se por possuir qualidades suficientes para desenvolver diversos segmentos turísticos, como o turismo religioso, turismo de aventura, turismo ecológico e turismo de compras.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 359

 

Distâncias

169 km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Igreja da padroeira do município, teve sua construção iniciada por volta de 1907. A pintura interna é conservada, abrigando imagens de santos trazidos da Itália. Em novembro é realizada a festa maior de Nossa Senhora da Saúde.
 
MUSEU MUNICIPAL

Utensílios dos imigrantes italianos e acervo religioso.

CONSTRUÇÕES TÍPICAS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

São várias as casas típicas da imigração italiana que podemos encontrar no município de Cotiporã, bem como nas diversas propriedades rurais, cada qual com sua história, suas características, normalmente construídas sobre uma estrutura de pedras, onde se localiza o porão, que serve para adega e para guardar mantimentos, bem como utensílios.
Podemos destacar, o prédio que abrigou por um longo tempo o frigorífico A Sul Americana. Fundado em 1916, o prédio possui 3.000m², cosntruído em pedra basalto e com cobertura de zinco, sua área total é de 6.500m². Hoje, a pretensão de seus proprietários é de realizar a construção de um hotel, apenas modificando a fachada interna e conservando a parte externa d prédio.
Também destacamos a Cooperativa de Laticínios Trabalho e Progresso, fundada em 1907, localizada na rua Independência, nº 9. O prédio foi consruído em alvenaria totalmente feito por tijolos artesanais e rejuntado com barro.

MORRO DO CÉU OU CERRO DOS BAIANOS
 
É um cerro testemunho por destacar-se isolado no relevo, circundado quase totalmente pelo rio da Antas. A denominação de Morro dos Baianos deve-se ao fato de antigamente ter sido habitado por negros, chamados de baianos pelos descendentes de italianos. Há no local vestígios de um antigo cemitério desta comunidade e ruínas de suas habitações. Localiza-se a 14Km da sede do município, na Linha 14 de Julho, com acesso pela estrada que liga Cotiporã a Bento Gonçalves.
 
TRILHA DAS LONTRAS

A Trilha das Lontras é um trekking pelo vale do Arroio Vicente Rosa. Este arroio possui muitas quedas dágua, o que justifica uma das maiores concentrações de moinhos dágua do início da imigração italiana. A trilha possui nível de dificuldade médio e extensão de 5.725m, concluídos em 4 horas.
 
CASCATA DOS MARIN

Grandiosa queda de águas límpidas, localizada no Arroio Sapatinho, com fácil acesso, distando apenas 06Km do centro da cidade. No local existem vários mirantes. Perto da cascata, onde é possível banhar-se, moram os membros da família Marin, produtores de queijo e copas destinados à venda no próprio local. O passeio incliu ainda passagem pelo alambique artesanal, onde é feita a caninha (cachaça de cana-de-açúcar), acompanhando explicações e degustação.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localizada a 500 metros da Capela de Nossa Senhora da Pompéia, a gruta possui uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. No dia da festa em honra a esta Santa, faz-se a procissão até a gruta. Fica na Linha Júlio de Oliveira, a 6 km da sede.

SALTO DO CARREIRO
 
Constitui-se em uma formação geológica sobre rocha basáltica. Em um curto trekking de 15 minutos pela mata ciliar do Carreiro, pode-se admirar o belo estreito do rio, a grande queda dágua do rio Carreiro, quase sempre formando um arco-íris e profundos poços cavados na rocha.
 
GRUTA DO QUARTZO

Está localizada no centro da cidade, próxima ao Hospital Nossa Senhora da Saúde. É totalmente composta de quartzo, abrigando uma beleza ímpar e imagens de santos.

ANDANDO POR COTIPORÃ

A Praça e a Igreja Matriz, rodeadas pelo casario, são o cenário principal
Visita-se uma fábrica de jóias e a antiga fábrica de embutidos A Sul Americana.

VINÍCOLAS COM VISITAÇÃO

A recepção é feita pelos proprietáros da cantina, com explicações sobre o processo de fabricação dos vinhos e espumantes proveniente de lá e premiados até mesmo fora do país. Após o passeio pela cantina, o visitante é dirigido à degustação e depois pode-se comprar os produtos. Localizam-se na Linha Frei Caneca, a 03Km da sede do município.

ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

TRILHA HISTÓRICA

A trilha oferece passeio a cavalo por caminhos rurais, visitando cantinas, fábricas artesanais de queijo, salame, copa, coleta de frutas, artesãos e produtos rurais, além de igrejas, capelas, museus e edificações datadas de 1916, características da fase do apogeu da imigração italiana no estado.

ROTA DAS CINCO CAPELAS

Nesta rota são percorridos 23,4 km pelas mais belas paragens cotiporanenses. Visitação a alambiques, moendas, parreirais, plantações de cítricos, além de comercialização e degustação de produtos coloniais, tendo como base as cinco capelas.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Cotiporã

hspace=0 

hspace=0 Fone/Fax: (54) 3446-1322

Serviço de Informação ao Turista:  Fone: (54) 3446-1144 - Fax: (54) 3446-1322
E-mail: cotipora@serragaucha.com

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3446-1284

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3446-1193

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.serragaucha.com.br

             www.serrars.hpg.ig.com.br/coti

             http://flickr.com.br

Foto colaboração: Gutemberg, Turtle, Aldo Toniazzo.


Conheça nossas opções de hotéis em Cotiporã e pousadas em Cotiporã para visitar Cotiporã.

Promova a cidade de Cotiporã no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!