Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Tibau?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Tibau

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em Fevereiro de 1641, através da lente de uma luneta, o navegador holandês Gildeon Morris de Jorge  avistou a praia de areias coloridas. Maravilhado com as salinas do rio Upanema e as muitas variedades de areias chamou a localidade de Morro Vermelho por ser essa a cor predominante nas areias da praia.
Em  05 de Julho de 1708, Gonçalo da Costa Faleiro recebeu das mãos do Capitão-Mor do Rio Grande do Norte  Sebastião Nunes Colares, uma sesmaria compreendendo vasta extensão de terra a partir do Morro do Tibau, e com essa concessão foi dado um importante passo para a povoação do território. A linda terra de areias coloridas passou a ser alvo de acirrada disputa de posse que se arrastou por muito tempo entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Após muitas controvérsias  a Assembléia Legislativa do Ceará resolveu anexar a seu Estado as terras de Grossos e Tibau, em 13 de Julho de 1901. Depois de três anos da decisão cearense, o jurista e Senador da República Rui Barbosa foi convidado para defender os direitos do Rio Grande do Norte. Com uma brilhante defesa Rui Barbosa garantiu a vitória para o Estado potiguar, definitivamente sacramentada no dia 17 de Julho de 1920.
Com o final da batalha jurídica Tibau pôde experimentar maiores sinais de crescimento. No dia 05 de Novembro de 1922, o padre Manoel Gadelha celebrou a primeira missa na localidade.
A povoação de Tibau foi alcançando prosperidade a partir da beleza de sua praia, da presença de veranistas e do forte apelo turístico da região. Em  23 de Dezembro de 1948, pela Lei nº 146, o povoado chegou à condição de distrito. A partir daí não demorou a ter as características de uma cidade. Mas a autonomia política só chegou muito tempo depois. Em 21 de Novembro de 1995, pela Lei nº 6.840, Tibau foi desmembrado de Grossos tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

A localidade passou a ser chamada de Tibau  palavra de origem  tupi que significa entre dois rios, o Rio Jaguaribe e o Rio Mossoró.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média

27,3 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mossoró. 

Limites

Norte   –  Oceano Atlântico e Estado do Ceará
Sul      –  Mossoró
Leste   –  Oceano Atlântico e Grossos
Oeste  –  Mossoró e Estado do Ceará

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

328 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Tibau.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em Tibau e pousadas em Tibau para visitar Tibau.

Promova a cidade de Tibau no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!