Tibau

Tibau-RN
banner

Bem-vindo a Tibau!

banner

As melhores pousadas em Tibau podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Tibau, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.080 habitantes. A área total de Tibau é de 170,9km², e sua densidade demográfica é de 12,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tibau-RN é 59678-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


No extremo norte do estado do Rio Grande do Norte, o município de Tibau se destaca pelo seu potencial como cidade turística. Suas belezas atraem visitantes de várias partes do Brasil, principalmente pessoas que buscam um lugar para entrar em contato com a natureza e, assim, conseguir relaxar e aliviar o estresse. A cidade é muito jovem, já que foi criada oficialmente só em 1995. Confira agora tudo que você pode curtir em Tibau!

A Praia do Madeiro é um dos locais mais populares, que oferece muita tranquilidade e um lindo cenário para os visitantes. Indo logo pela manhã e contando com um pouquinho de sorte, você pode presenciar os golfinhos que aparecem por lá! As areias são claras e macias e não há movimentação muito intensa de turistas. Alguns quiosques ajudam quem vai para passar o dia todo.

Uma das marcas de Tibau é o passeio de barco Lagoa das Guarairas que, além de uma paisagem paradisíaca, conta com um atendimento de primeira classe dispensado pela tripulação. O custo-benefício é excelente, principalmente considerando que o passeio é open bar. Se você quer ser bem tratado enquanto admira uma vista inesquecível, anote na sua agenda!

A Praia de Cacimbinha é considerada como um dos locais mais belos de todo o estado do Rio Grande do Norte. Assim como Madeiro, é um lugar bem tranquilo, onde não é comum concentrar muita gente ao mesmo tempo, o que facilita a vida de quem está querendo descansar. Com vários coqueiros embelezando a orla, ela é excelente para caminhadas, prática de wakeboard, e também para quem quer tentar ver os golfinhos.

Vai fazer uma viagem romântica? Então, a Praia do Amor precisa estar no seu roteiro! O nome se deve ao formato dessa praia, que lembra um coração. As falésias que se formam na areia dão um charme ainda maior para o local, que vai render ótimas fotos e recordações para a vida toda!

Tibau é um paraíso, além de todos esses pontos turísticos existem muitos outros, como a Praia Malembar, o Parque Estadual Mata da Pipa e até um local para quem quer experimentar o parapente!

Informações de Tibau

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em Fevereiro de 1641, através da lente de uma luneta, o navegador holandês Gildeon Morris de Jorge  avistou a praia de areias coloridas. Maravilhado com as salinas do rio Upanema e as muitas variedades de areias chamou a localidade de Morro Vermelho por ser essa a cor predominante nas areias da praia.
Em  05 de Julho de 1708, Gonçalo da Costa Faleiro recebeu das mãos do Capitão-Mor do Rio Grande do Norte  Sebastião Nunes Colares, uma sesmaria compreendendo vasta extensão de terra a partir do Morro do Tibau, e com essa concessão foi dado um importante passo para a povoação do território. A linda terra de areias coloridas passou a ser alvo de acirrada disputa de posse que se arrastou por muito tempo entre os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Após muitas controvérsias  a Assembléia Legislativa do Ceará resolveu anexar a seu Estado as terras de Grossos e Tibau, em 13 de Julho de 1901. Depois de três anos da decisão cearense, o jurista e Senador da República Rui Barbosa foi convidado para defender os direitos do Rio Grande do Norte. Com uma brilhante defesa Rui Barbosa garantiu a vitória para o Estado potiguar, definitivamente sacramentada no dia 17 de Julho de 1920.
Com o final da batalha jurídica Tibau pôde experimentar maiores sinais de crescimento. No dia 05 de Novembro de 1922, o padre Manoel Gadelha celebrou a primeira missa na localidade.
A povoação de Tibau foi alcançando prosperidade a partir da beleza de sua praia, da presença de veranistas e do forte apelo turístico da região. Em  23 de Dezembro de 1948, pela Lei nº 146, o povoado chegou à condição de distrito. A partir daí não demorou a ter as características de uma cidade. Mas a autonomia política só chegou muito tempo depois. Em 21 de Novembro de 1995, pela Lei nº 6.840, Tibau foi desmembrado de Grossos tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

A localidade passou a ser chamada de Tibau  palavra de origem  tupi que significa entre dois rios, o Rio Jaguaribe e o Rio Mossoró.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média

27,3 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mossoró. 

Limites

Norte   –  Oceano Atlântico e Estado do Ceará
Sul      –  Mossoró
Leste   –  Oceano Atlântico e Grossos
Oeste  –  Mossoró e Estado do Ceará

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

328 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Tibau.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de Tibau

E uma bela praia mais em relação de desorganisação no transito esta muito caotica e a estrutura de a apoio aos visitantes esta muito ruim estive aqui na entrada de ano novo e se não melhorar não pretendo voltar aqui novamente
Por: Francisco das Chagas Ribeiro

Conheci Tibau em 2007, voltei em 2008, foi paixão á primeira vista Tudo lindo demais! Menos violento do que as capitais, claro,e, com o mesmo conforto, haja visto ser pertinho de Mossoro e ter tudo o que ser precisa. Supermercado,sorveteria e tudo mais. AMO TIBAU!QUERO ATE COMPRAR UMA CASINHA LÁ...
Por: RUBIA MARIA DE ARAUJO CUNHA

Boa tarde, Na verdade eu sou alucinado por esta cidade, falta apenas o prefeito investir melhor no turismo, o potencial da mesma é muito grande, invistam.... Att, Albino 8833 6681
Por: José Albino Neto

eu sou de são bento.. mais eu amo tibau pois todass minhas ferias da eu passo nessa cidade linda... as praias nossa são otima da vontade de nen vouta mais pra minha terra!
Por: Fernanda

se conheço, voltei 35 anos depois para visitar minha praia, com meus 03 filhos, lembrei de cada pedacinho de minha infançia, foi d+, agora em 2010 vou voltar novamente, moro em Porto Velho, Terra da Usina Jirau, mesmo assim sinto muitas saudades.
Por: fernanda passos

tibau e a praia mais linda do mundo. tenho saudades.
Por: roberto

Tibau para mim é uma das prais mais bonitas do Brasil, vou todos os anos para passar o ano novo la com minha familia e meus filhos e estou sempre levando pessoas amigas para conhecer e nao se decepcionaram este ano com certeza irei e levarei amigos. Vilde Freire, professora de Fortaleza.
Por: vilde freire

moro aqui em tibau desde pequeno e gosto muito do susego, das belezas.
Por: jarinho

oi sou louco por essa belezinha deste pariso a praia das emanuela, praia do ciarae gado bravo e outra belas que são esuberantes neste muncipio que é um paraiso.
Por: ricardo piumenta

Adorei pretendo um dia voltar para desfrutar das belesas dese paraiso tropical beijos
Por: monica jayne feitosa de silva

Tive a oportunidade de conhecer Tibau do Norte e fiquei encantado. Parabéns RN.
Por: adelmo barros silva

Amo minha terrinha, sou louca por essa cidade acolhedora... Umas das praias mais lindas e com água térmica. Realmente é abençoada por Deus!
Por: Shyrliane Oliveira

Praia maravilhosa,cheio de encantos e maravilhas, quem não quer mais ir , e quem morra,adora viver aqui .
Por: antenor

minha cidade linda e maraviloso tibau rn onde eu morro e sempre vou morra....♥ ♥ ♥
Por: naiara

nossa tibau e tao lindo mais erra pra te mais foto, tem tantos lugares lindos ai...
Por: ydaiana

melhor lugar para tira ferias,a 6 anos q sempre curto essa paraia divina q os potigua foram abençoado com essa dadiva natural feita por deus.
Por: jose mauricio campos junior

Como diz o poeta: minha praia, moro aqui ha 26 anos e o mais maravilhoso, não é só o veraneiro, quando a cidade está repleta de turistas, e sim, quando apreciamos as belas naturais. Uma delas, eu destaco, o pôr do sol visto de cima da pedra, antes chamada pedra do chapéu. quem conhece se apaixona! Venha conhecer!
Por: chris

Meu Tibau que eu amo d+++++ e morro de saudade!!! Em dia de verão estava na praia observando duas crianças brincando na areia elas trabalhavam muito construindo um castelo de areia com torres passarelas e passagens internas quando estavam quase acabando veio uma onda e destruiu tudo reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma. Achei que depois de tanto esforço e cuidado as crianças cairiam no choro. Mas elas correram pela praia fugindo da água, rindo de mãos dadas e começaram a construir outro castelo compreendi que havia aprendido uma grande lição gastamos muito tempo da nossa vida construído alguma coisa e mais cedo ou, mas tarde uma onda poderá vir e destruir tudo o que levamos tanto tempo para construir. Mas quando isso acontecer somente, aqueles que têm as mãos de alguém para segurar será capaz de sorrir! Só o que permanece e a amizade, o amor e o carinho. E o resto e feito de areia...
Por: Renata Aurélia

A minha cidade Tibau è muito mas muito legal tem varias praias eu amo Tibau...; )
Por: maria claraX /~

♥.♥Tibau une todas as coisas, como eu poderia explicar? É um doce mistério de rio com a transparência de um mar! Tibau une todas as coisas quantos elementos vão lá… sentimento fundo de água com toda leveza do ar! Está em todas as coisas até no vazio que me dá quando vejo a tarde cair e não estou lá. Tibau não está talvez só no pensamento, é também cor e sentimento. Tudo que eu preciso sentir, pedra preciosa de olhar! Tibau só precisa existir para me completar. Unindo o mar com o meu olhar! Só precisa existir pra me completar. Tibau une as quatro estações, Une dois caminhos num só. Sempre que eu me vejo perdida penso que estou lá, e assim consigo unir amigos ao meu redor! Tibau está em todas as coisas até no vazio que me dá quando vejo a tarde cair e não estou lá! Essa maravilhosa cidade que eu amo muito só precisa continuar existindo para me completar... Só precisa existir pra me completar! Une o meu viver com o viver dos que estão lá. Só precisa existir para me completar ♥.♥ AMU DEMAIS!!!
Por: Renata Aurélia

voces estao de parabens pela e cidade linda , a praia mais linda , ADOROOOOOOO tIBOU!!!!!!! BEIJOS
Por: vania

Nossa! Já fuii muitas vezes em Tibau... É uma praia perfeita, nenhuma outra se compara!! Impressionante o quanto ela ncanta as pessoas pelas suas suaves brisas. Ir em Tibau , é um momento unico quem naum conhece deveria fazer uma vizita!!!
Por: Wanessa Marques

com 06 anos conheci, junto com meus pais. hj tenho 10 anos e não consigo esquecer
Por: lucas passos

já visitei tibau duas vezes e amei é tudo de bom!!!!!!!!!!!! tem um camarão q é uma delicia............ visitem pq é muito bom!!!!!!!!!!
Por: tania teles

TIBAU TEM BELAS PRAIAS COM CERTEZA, TODOS OS ANOS VOU PASSAR FERIAS EM TIBAU, É LINDO, UM POVO ALEGRE, FESTAS MARAVILHOSAS, MAS PRECISA AINDA TER MELHOR ESTRUTURA FISICA PARA RECEBER OS TURISTAS, O TRANSITO POR EXEMPLO É CAÓTICO, UM TERROR DIRIGIR EM TIBAU, MAS MESMO ASSIM VALE A PENA VISITAR, RECOMENDO.
Por: ELISANGELA NUNES

Estive a semana passada em Tibau e confesso que não fiquei deslumbrado com a qualidade da praia, mas as aguas são amenas , portanto, propícia para o banho e há na localidade uma corrente freática de agua morna, o que deixa as pousadas com agua térmica...isso é fantástico. Lá chegando há uma pousada muito agradável dirigida por um casal fantástico (Saulo e Margarete), muito agradável e beira mar , chama-se "pousada bejio mar"... Muito tranquila e acochegante... na localidade tem muito vento o que deixa a praia bastante própria para esportes náuticos. Apesar de não ser a agua do mar rica em arrecifes e corais, nem possuir aquela coloração azulada , é muito boa para o banho. Com toda certeza daquela região que se estende do litoral norte do RN até a praia de cumbuco, tibau é a melhor para o banho ...
Por: Antônio Guerra Cintra Jr

ja estive em tibau mt bom praia linda msm gostaria mt di volta algum dia em tibau denovo
Por: felipe

tibau é tudo de bom.uma praia onde o tempo não passa ,e quando voce pensa, o tempo já passou uma pena amo essa praia.
Por: Wanderley

Amei esse lugar,encantador,lindo e apaixonante,a vontade que tive era de n voltar,estou levando para o PA boas lembrancas desse lugar,espero voltar um dia novamente e desfrutar da inigualavel paisagem,dos camaroes deliciosos e da agua de coco rsrsrs......................
Por: Lideia Machado

nao conheço TIBAÚ mas quero conhece-lo acho lindo esse lugar
Por: ivone lenir alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tibau
Fundação:
1997
Altitude:
5m
População:
2.080 habitantes
Área:
170,9km²
Densidade Demográfica:
12,17hab/km²
CEP:
59678-000

Envie seu comentário sobre Tibau

banner