Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Parnamirim?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Parnamirim

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

Trampolim da Vitória 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de Parnamirim se encontra estreitamente relacionada com a história da aviação no Rio Grande do Norte. Os primeiros sinais de povoamento surgiram com a construção de um campo de pouso e decolagem de uma comitiva francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a localização estratégica deste campo de aviação, na esquina do continente americano e em um dos pontos mais próximos da África, foram decisivos para a instalação de uma base aérea norte-americana, o que conferiu ao município o título de “Trampolim da Vitória”. A cidade de Parnamirim, nas décadas de sessenta e setenta, se destacou fortemente no setor fabril, com a instalação em seu território de um autêntico distrito industrial. 

 

 

Significado do Nome

 

Parnamirim, no tupi guarani, significa rio pequeno.

Aniversário da Cidade

17 de dezembro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Município de Parnamirim é hoje um expoente do desenvolvimento potiguar. É a cidade que detém a terceira maior população do Estado, sendo também a terceira maior contribuidora da economia norte-rio-grandense.  Reconhecido internacionalmente como o município Trampolim da Vitória, por sua posição estratégica utilizada pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. 

Clima

Tropical Sub-Úmido 

Temperatura Média

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Chega-se à sede do município utilizando-se da BR-101, e ao litoral através da RN-304, conhecida como Rota do Sol.

Localização

Litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte 

Limites

Ao norte com Natal, ao sul pelos municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu, ao leste pelo oceano Atlântico e ao oeste pelo município de Macaíba.  

Acesso Rodoviário

BR-101  e  BR-304

Distâncias

14 Km da capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Praia de Pirangi do Norte

Marcada por águas mornas e calmas, a Praia de Pirangi é um dos mais badalados points do litoral do Rio Grande do Norte . Seu carnaval reúne cerca de 100 mil pessoas e busca resgatar as tradicionais bandinhas de sopro, incentivando os grupos folclóricos locais e valorizando a cultura regional. Além disso, outros eventos movimentam o local no decorrer do ano, como o Veraneio, a Semana Santa, as Festas Juninas, a Festa do Cajueiro e o tradicional Reveillon.

Praia de Cotovelo

A praia de Cotovelo tem como marca registrada sua tranqüilidade, com um mar de águas mornas e calmas, além da beleza de suas falésias. Nesta localiza-se a Ponta do Flamengo, considerada como o terceiro ponto mais próximo da África, distando 2.852 milhas náuticas deste continente, o que corresponde a 5.300km.

Parrachos de Pirangi

Localizados a apenas 800 metros da costa, podem ser visitados durante a maré baixa. Encanta os visitantes pela diversidade de arrecifes e corais, além das piscinas naturais de águas transparentes que preservam em sua biodiversidade 48 espécies de peixe, sete de corais e onze espécies de algas.

Rio Pium

O Rio Pium foi de grande importância no período da colonização do Brasil, pois os portugueses ancoravam as grandes embarcações na praia de Pirangi e seguiam através dele, com pequenos barcos, em busca do Pau-Brasil. Na altura da Praia de Pirangi, é possível ver o encontro das águas do Rio com o mar. 

O Maior Cajueiro do Mundo

O Cajueiro de Pirangi é a maior árvore em extensão desta espécime, registrada no Guinness Book. Possui mais de 8.000 m² e produz cerca de 70 a 80 mil frutos por ano, encantando os visitantes por sua beleza e exuberância. Conta com o apoio da Petrobrás, que auxilia na preservação e na manutenção de sua infra-estrutura, através de projetos sociais. No seu entorno, o visitante ainda tem a oportunidade de conhecer a beleza do artesanato local, marcado pela peculiar arte com o junco e a confecção de tapetes e bolsas.

Base Aérea

Local onde surgiu a cidade de Parnamirim, em 1941, em plena II Guerra Mundial. A Base serviu de apoio aos Estados Unidos, sendo utilizada como um trampolim para a África, e que proporcionou grande desenvolvimento ao Brasil. Atualmente, a Base Aérea é um acervo vivo, aberto à visitação pública. As visitas podem ser marcadas através do telefone 215-7033.

Base de Lançamento Barreira do Inferno

Criada em 12 de outubro de 1965, foi o primeiro Centro de Lançamento de Foguetes do Brasil, e os lança até hoje com fins de pesquisa meteorológica. Lá o visitante pode conhecer o Centro de Cultura Espacial, onde estão expostas réplicas e maquetes de foguetes em tamanho natural. As visitas podem ser realizadas diariamente das 09:00 às 11:00 h e das 13:30 às 16:00 h. Maiores informações pelos telefones 216-1270 e 216-1304. 

Trilha Ecológica da Prainha

Partindo da Prainha em Pirangi do Norte, o visitante estará se aventurando pela natureza, em contato direto com o verde e o ar puro, passando por um pequeno trecho de rochas, que divide as Praias de Pirangi e Cotovelo, e dirigindo-se para a Ponta do Flamengo. Ao fim da trilha, o aventureiro pode apreciar as magníficas falésias e tomar banho nas águas mornas e tranqüilas da praia, além de saborear uma deliciosa água de coco nos quiosques e restaurantes à beira mar.

Trilha Ecológica da Casa de Pedra

Saindo da Feirinha de Frutas em Pirangi do Norte, o visitante passará sobre o Rio Pirangi e desbravará os caminhos que o levará à Casa de Pedra. Estando ele em contato direto com a natureza e o ar puro característico da região, observará a biodiversidade representada por sua fauna e flora tropical. Chegando à Casa de Pedra, o visitante encontrará uma construção do período holandês no Rio Grande do Norte. 

Vaquejada no Parque Romildo Queiroz

Recentemente inaugurado, o Parque homenageia o antigo morador da localidade, realizando festas de grande porte envolvendo bolão e shows.

Vaquejada na Cidade do Vaqueiro

A Cidade do Vaqueiro, além de um haras, possui um grande espaço onde realiza bolão, vaquejada e grandes shows.

Manifestação Cultural Pastoril

O grupo das pastoras Flor do Lírio de Pirangi foi fundado há cerca de 50 anos, tendo ficado desativado por um tempo. Foi reativado há cerca de oito anos, e as dançarinas atuais são netas das fundadoras.

Ferinha de Frutas de Pium

No caminho das praias, a Feirinha de Pium é parada obrigatória. Neste lugar de beleza simples, você pode saborear as frutas típicas da região, como o caju, a pitomba, a sirigüela, a carambola, a manga... E ainda tomar uma deliciosa água de coco!

Turismo Pedagógico

Parnamirim oferece às escolas o Turismo Pedagógico como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. A viagem é o elemento motivador para dar encanto à educação. Em Parnamirim, o Turismo Pedagógico vem ganhando um espaço relevante com uma oferta diversificada de recursos pedagógicos, que pode ser utilizada por diversas disciplinas. Curiosidades de ver, ouvir, respirar, sentir e tocar, o conhecimento está em cada passo que se dá no município. É aqui que os alunos vão encontrar os motivos para ter certeza que vale a pena estudar em um ambiente de prazeres e divertimentos. 

hspace=0 EVENTOS

Fevereiro

- Carnaval em Pirangui

Abril

- Semana Santa no Litoral

Junho

- Festas Juninas no Litoral

Outubro

- Festa do Boi

13 - Festa de Nossa Senhora de Fátima

Dezembro

17 - Aniversário do Município

- Festa do Cajueiro 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Parnamirim

 

 

 

hspace=0 municipiosrn@uol.com.br

hspace=0 (84) 3644-8100

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Secretaria de Saúde  -  Fone: (84) 3644-8484

hspace=0

 

 

 

hspace=0 Aeroporto Internacional Augusto Severo - BR-101, 15 Km.  Fone:  (84) 643-1001

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.parnamirim.rn.gov.br

          www.setur.rn.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em Parnamirim e pousadas em Parnamirim para visitar Parnamirim.

Promova a cidade de Parnamirim no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!