Parnamirim

Parnamirim-RN
banner

Bem-vindo a Parnamirim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Parnamirim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Parnamirim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Parnamirim.

A cidade de Parnamirim, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 53m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 96.210 habitantes. A área total de Parnamirim é de 126,6km², e sua densidade demográfica é de 759,95hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Parnamirim-RN é 59150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Parnamirim é uma cidade localizada ao lado da capital estadual do Rio Grande do Norte, Natal. Sua proximidade com a capital do estado lhe rendeu bons frutos e ainda lhe rende, uma vez que a economia da cidade é fortemente influenciada pela economia de Natal. Em 2014, a cidade sofreu uma perda considerável: o Aeroporto Internacional Augusto Severo, que atendia a cidade de Natal, foi desativado. Inúmeros fatores contribuíram para a desativação do terminal, mas o principal foi a construção do novo aeroporto internacional de Natal na cidade de São Gonçalo do Amarante.

Mesmo com a perda do aeroporto, Parnamirim continuou crescendo e vendo sua economia crescer junto. Há mais de 214 mil habitantes na cidade, e isso contribui para uma grande variedade de setores na economia municipal. A indústria é bem desenvolvida, o comércio é movimentado e a agricultura bem definida.

Turismo em Parnamirim:

O turismo em Parnamirim é e está sendo bem desenvolvido pela prefeitura e pelo governo do estado. A cidade é um importante polo de ciências aeronáuticas e aeroespaciais. Há na cidade uma base de lançamentos de foguetes, chamada Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Esta base é utilizada para lançamentos de foguetes para estudos meteorológicos e, também, lançamento de satélites artificiais. Há em Parnamirim um planetário, o Aluísio Alves, um dos únicos do tipo no Nordeste brasileiro.

Para quem gosta de compras, o mercado municipal de Parnamirim é extremamente movimentado e contém lojas de diversos produtos. Anualmente, são realizados diversos eventos na cidade, o que contribui para o desenvolvimento da atividade turística em Parnamirim. O principal evento é a Festa do Boi, onde são realizadas exposições de animais, leilões e outros tipos de atividades ligadas ao agronegócio.

Praias:

Assim como a vizinha Natal, Parnamirim também possui belas praias. As mais movimentadas e famosas são as praias do Cotovelo e de Piranji. É na praia de Piranji que se encontra o maior cajueiro do mundo, uma árvore gigantesca que está no Livro dos Recordes.

Para quem vai até Natal aproveitar as belezas do Rio Grande do Norte, dar um pulo até Parnamirim não é nenhum esforço: você será recompensado de várias maneiras com a cultura do povo e as belezas naturais da cidade vizinha.

Informações de Parnamirim

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

Trampolim da Vitória 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de Parnamirim se encontra estreitamente relacionada com a história da aviação no Rio Grande do Norte. Os primeiros sinais de povoamento surgiram com a construção de um campo de pouso e decolagem de uma comitiva francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, a localização estratégica deste campo de aviação, na esquina do continente americano e em um dos pontos mais próximos da África, foram decisivos para a instalação de uma base aérea norte-americana, o que conferiu ao município o título de “Trampolim da Vitória”. A cidade de Parnamirim, nas décadas de sessenta e setenta, se destacou fortemente no setor fabril, com a instalação em seu território de um autêntico distrito industrial. 

 

 

Significado do Nome

 

Parnamirim, no tupi guarani, significa rio pequeno.

Aniversário da Cidade

17 de dezembro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Município de Parnamirim é hoje um expoente do desenvolvimento potiguar. É a cidade que detém a terceira maior população do Estado, sendo também a terceira maior contribuidora da economia norte-rio-grandense.  Reconhecido internacionalmente como o município Trampolim da Vitória, por sua posição estratégica utilizada pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. 

Clima

Tropical Sub-Úmido 

Temperatura Média

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Chega-se à sede do município utilizando-se da BR-101, e ao litoral através da RN-304, conhecida como Rota do Sol.

Localização

Litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte 

Limites

Ao norte com Natal, ao sul pelos municípios de Nísia Floresta e São José de Mipibu, ao leste pelo oceano Atlântico e ao oeste pelo município de Macaíba.  

Acesso Rodoviário

BR-101  e  BR-304

Distâncias

14 Km da capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Praia de Pirangi do Norte

Marcada por águas mornas e calmas, a Praia de Pirangi é um dos mais badalados points do litoral do Rio Grande do Norte . Seu carnaval reúne cerca de 100 mil pessoas e busca resgatar as tradicionais bandinhas de sopro, incentivando os grupos folclóricos locais e valorizando a cultura regional. Além disso, outros eventos movimentam o local no decorrer do ano, como o Veraneio, a Semana Santa, as Festas Juninas, a Festa do Cajueiro e o tradicional Reveillon.

Praia de Cotovelo

A praia de Cotovelo tem como marca registrada sua tranqüilidade, com um mar de águas mornas e calmas, além da beleza de suas falésias. Nesta localiza-se a Ponta do Flamengo, considerada como o terceiro ponto mais próximo da África, distando 2.852 milhas náuticas deste continente, o que corresponde a 5.300km.

Parrachos de Pirangi

Localizados a apenas 800 metros da costa, podem ser visitados durante a maré baixa. Encanta os visitantes pela diversidade de arrecifes e corais, além das piscinas naturais de águas transparentes que preservam em sua biodiversidade 48 espécies de peixe, sete de corais e onze espécies de algas.

Rio Pium

O Rio Pium foi de grande importância no período da colonização do Brasil, pois os portugueses ancoravam as grandes embarcações na praia de Pirangi e seguiam através dele, com pequenos barcos, em busca do Pau-Brasil. Na altura da Praia de Pirangi, é possível ver o encontro das águas do Rio com o mar. 

O Maior Cajueiro do Mundo

O Cajueiro de Pirangi é a maior árvore em extensão desta espécime, registrada no Guinness Book. Possui mais de 8.000 m² e produz cerca de 70 a 80 mil frutos por ano, encantando os visitantes por sua beleza e exuberância. Conta com o apoio da Petrobrás, que auxilia na preservação e na manutenção de sua infra-estrutura, através de projetos sociais. No seu entorno, o visitante ainda tem a oportunidade de conhecer a beleza do artesanato local, marcado pela peculiar arte com o junco e a confecção de tapetes e bolsas.

Base Aérea

Local onde surgiu a cidade de Parnamirim, em 1941, em plena II Guerra Mundial. A Base serviu de apoio aos Estados Unidos, sendo utilizada como um trampolim para a África, e que proporcionou grande desenvolvimento ao Brasil. Atualmente, a Base Aérea é um acervo vivo, aberto à visitação pública. As visitas podem ser marcadas através do telefone 215-7033.

Base de Lançamento Barreira do Inferno

Criada em 12 de outubro de 1965, foi o primeiro Centro de Lançamento de Foguetes do Brasil, e os lança até hoje com fins de pesquisa meteorológica. Lá o visitante pode conhecer o Centro de Cultura Espacial, onde estão expostas réplicas e maquetes de foguetes em tamanho natural. As visitas podem ser realizadas diariamente das 09:00 às 11:00 h e das 13:30 às 16:00 h. Maiores informações pelos telefones 216-1270 e 216-1304. 

Trilha Ecológica da Prainha

Partindo da Prainha em Pirangi do Norte, o visitante estará se aventurando pela natureza, em contato direto com o verde e o ar puro, passando por um pequeno trecho de rochas, que divide as Praias de Pirangi e Cotovelo, e dirigindo-se para a Ponta do Flamengo. Ao fim da trilha, o aventureiro pode apreciar as magníficas falésias e tomar banho nas águas mornas e tranqüilas da praia, além de saborear uma deliciosa água de coco nos quiosques e restaurantes à beira mar.

Trilha Ecológica da Casa de Pedra

Saindo da Feirinha de Frutas em Pirangi do Norte, o visitante passará sobre o Rio Pirangi e desbravará os caminhos que o levará à Casa de Pedra. Estando ele em contato direto com a natureza e o ar puro característico da região, observará a biodiversidade representada por sua fauna e flora tropical. Chegando à Casa de Pedra, o visitante encontrará uma construção do período holandês no Rio Grande do Norte. 

Vaquejada no Parque Romildo Queiroz

Recentemente inaugurado, o Parque homenageia o antigo morador da localidade, realizando festas de grande porte envolvendo bolão e shows.

Vaquejada na Cidade do Vaqueiro

A Cidade do Vaqueiro, além de um haras, possui um grande espaço onde realiza bolão, vaquejada e grandes shows.

Manifestação Cultural Pastoril

O grupo das pastoras Flor do Lírio de Pirangi foi fundado há cerca de 50 anos, tendo ficado desativado por um tempo. Foi reativado há cerca de oito anos, e as dançarinas atuais são netas das fundadoras.

Ferinha de Frutas de Pium

No caminho das praias, a Feirinha de Pium é parada obrigatória. Neste lugar de beleza simples, você pode saborear as frutas típicas da região, como o caju, a pitomba, a sirigüela, a carambola, a manga... E ainda tomar uma deliciosa água de coco!

Turismo Pedagógico

Parnamirim oferece às escolas o Turismo Pedagógico como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. A viagem é o elemento motivador para dar encanto à educação. Em Parnamirim, o Turismo Pedagógico vem ganhando um espaço relevante com uma oferta diversificada de recursos pedagógicos, que pode ser utilizada por diversas disciplinas. Curiosidades de ver, ouvir, respirar, sentir e tocar, o conhecimento está em cada passo que se dá no município. É aqui que os alunos vão encontrar os motivos para ter certeza que vale a pena estudar em um ambiente de prazeres e divertimentos. 

hspace=0 EVENTOS

Fevereiro

- Carnaval em Pirangui

Abril

- Semana Santa no Litoral

Junho

- Festas Juninas no Litoral

Outubro

- Festa do Boi

13 - Festa de Nossa Senhora de Fátima

Dezembro

17 - Aniversário do Município

- Festa do Cajueiro 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Parnamirim

 

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3644-8100

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Secretaria de Saúde  -  Fone: (84) 3644-8484

hspace=0

 

 

 

hspace=0 Aeroporto Internacional Augusto Severo - BR-101, 15 Km.  Fone:  (84) 643-1001

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.parnamirim.rn.gov.br

          www.setur.rn.gov.br

Comentários de Parnamirim

nossa todas as prais de parnamirim sao maravilhosas eu moro em brasilia mais nasci em parnamirim ,e as praias que gosta mais e ponta negra,pirangi,barreta,praia do meio,eu tambem amo o rio de piun.e etc tem a pracinha das mangueiras onde eu morava e vou voltar a morar ,tem a praca do ginacio e etc...esse e o meu racadihoo so quero falar outra coisa PARNAMIRIM E A MELHOR CIDADE DO MUNDO0O0O0....
Por: rebeca

Estou visitantando este site estive ai em março de 2008 estou com muita saudade muito linda esta cidade um grande beijo ate breve.Thcau
Por: margarida caitano de almeida

PARNAMIRIM É SENSACIONAL, SUAS PRAIAS SEU POVO, SUA CULTURA....CIDADE LINDA!.
Por: JOAB RICARDO

adoro parnamirim é uma terra maravilhosa e tem uma historia incrivel
Por: Ricardo pereira maciel

Parnamirim tem praias lindas como pium/cotovelo,lugar tranquilo,aconchegante,de pessoas hospitaleiras. Cozinha rica e saboroso,vale a pena ver
Por: Norma Marya

Esta realmente é a cidade maravilhosa. Prais bonitas, aeroporto internacional e de uma localização geográfica importante. Pretendo construiir uma bela casa num loteamento de frente a casa de shou cidade do vaqueiro.
Por: Carlos Marcos Ferreira dos Santos

Já morei em Parnamirim e gostei muito,pois achei o povo hospitaleiro como todo nordestino o é mais a minha maior vontade é voltar definitivamente e não vejo a hora.Amei o RN e se Deus quiser voltarei.2002 à 2004.Sei que neste periodo muita coisa mudou para melhor.
Por: adriana

A cidade de Parnamirim, e uma benção de Deus com suas lindas praias, terra de gente bonita e hospitaleira, riquissima em sua arquitetura colonial e cultura, para falar dessa cidade, teria que usar todos os caracteres dessa máquina.Só mesmo conhecendo,para se sentir dentro de um paraíso. TNTP.
Por: Tony Prates

Parnamirim é uma cidade que cresceu muito nestes últimos anos. Uma cidade histórica, hospitaleira e cheia de pessoas que valorizam esta cidade através de seus talentos. Cantores, artesões, cordelistas, poetas, desenhistas entre tantos outros que divulgam seus trabalhos, cantando, escrevendo retratando esta cidade que amo de paixão.Sem esquecer que é na nossa "Tranpolim da Vitória; que está localizado o maior cajueiro do mundo. Esta é a minha cidade!
Por: Maria Dilma

Que saudades deste lugar maravilhoso! Valeu a pena ver toda beleza...da praia de Pirangi e Natal.
Por: Maria aparecida

adorei ter conhecido a cidade de base estrategica da segunda guera mundial,o cajueiro entre outros pontos turisticos sugestão em nome dos romeiros do rn que vão a juazeiro do norte ce ficariamos muito felizes se colocasem uma estátua na praça da matriz de parnamirim pois o padre cicero teve ligação com o rio grande do norte desde já ficamos aguardando por a estatua.
Por: john charles cabral freire

conheçi algumas pessoas desta cidade egostaria de saber se a cidade e legal como as pessoas ....
Por: ruth

eu morei em parnamirim, hoje moro em sp, eu vou voltar, porque eu amo essa cidade o que mas me encanta e o cajueiro, e claro as praias, eu adoro o ar puro a briza, em fim eu amo parnamirim.
Por: m.valeria

visitei Parnamirin, fiquei encantada pelas suas lindas praias, o maior e o mais lindo cajueiro do mundo. Sou baiana e amo meu brasil inteiro.Espero um dia voltar e rever a cidade e a familia maravilhosa de Ir. Lourdes que me recebeu com carinho e mostrou os locais mais incríveis e lindos. Abraços e bjs, até um dia.
Por: ednalva ferreira

cidade maravilhosa!!!sou bairrista de carteirinha...nasci no CATRE..estudei na escola de base,eliah,augusto severo,,ufrn..visitei outras cidades,outros estados..mas parnamirim tem um litoral riqúissimo,povo hospitaleiro,tapiocas maravilhosas,minha família maravilhosa...ADOGO....
Por: alessandra higino

muito linda essa cidade,vou conhece-la em breve.muito linda mesmo.
Por: joão paulo alves do monte

Parnamirim e simplesmente maravilhosa e uma cidade muito perto de Natal das praismorro do careca pirangui e a festa do Boi em outubro e maravilhoso com todos aqueles shou não vou me esquecer
Por: Maria Nice de Souza

Estive em agosto de 2010 em Piurangi norte ea praias proximas . Èexuberante o clima e a beleza deste lugar. Sem contar a paz e tranquilidade desta praia, do qual para mim ´´e o paraiso na terra.VOLTAREI Ferreira
Por: José Luiz ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Parnamirim
Fundação:
1958
Altitude:
53m
População:
96.210 habitantes
Área:
126,6km²
Densidade Demográfica:
759,95hab/km²
CEP:
59150-000

Envie seu comentário sobre Parnamirim