Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Maxaranguape?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Maxaranguape

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região - Roteiro: Descoberta do Rio Grande

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Transcorria o ano de 1666, quando foi realizada, na ribeira Maxaranguape, a cerimônia de posse de sesmaria concedida ao governador João Fernandes Vieira, na oportunidade representado pelo Padre Leonardo Tavares de Melo, então Vigário de Natal. A sesmaria, abrangia toda área entendida como devoluta entre Ceará-mirim e Touros. Em 1832, às margens do rio Maxaranguape, a existência do povoado já era uma realidade, formada na maioria por pescadores e veranistas. Ao redor da Capela de Nossa Senhora da Conceição surgiam moradias simples, escola e as casas de veraneio dos senhores de engenho do vale do Ceará-mirim. Dois fatores importantes para o crescimento do povoado foram a boa qualidade de suas terras e a pesca farta. Por causa da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, nos anos de 1877 e 1879, grande número de sertanejos fugindo da estiagem deixaram suas terras de origem em busca de novos horizontes e chegaram ao vale fértil do Maxaranguape. Naqueles tempos de falta de chuvas, finalmente, encontraram o oásis procurado. Ali se fixaram constituindo famílias, plantando sementes, colhendo frutos da terra e do mar e participando do engrandecimento da região banhada pelo rio perene que deságua no oceano atlântico, na formosa Barra de Maxaranguape. Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei nº 2.329, o povoado desmembrou-se de Touros, tornando-se município com o nome já bem conhecido de Maxaranguape.

Significado do Nome:

Aniversário da Cidade:

09 de Janeiro

Gentílico:

maxaranguapense

População:

10.810 - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Maxaranguape reúne belezas naturais a um importante marco geográfico: o ponto mais próximo da África de todo o continente, o Cabo de São Roque. Na Praia de Maracajaú, os passeios de barco levam aos Parrachos, excelentes para o mergulho. Em Maxaranguape, o rio corta o vilarejo e adentra o mar, num cenário de rara beleza.

Clima:

Tropical chuvoso

Temperatura Média:

Máxima: 30,0 °C

Média: 25,8 °C

Mínima: 21,0 °C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Segue pela BR-101 no sentido litoral Sul. Após o acesso à praia de Pintangui, pegue a estrada para Muriú. Maxaranguape fica a 7 Km de Muriú.

Localização:

Norte do Estado

Limites:

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

65 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Praia de Maracajau

  -Maracajaú é uma pequena vila de pescadores com aproximadamente 2.000 habitantes que tem hoje como sua principal atividade econômica o turismo (mergulho recreativo nos parrachos).
Cercada por dunas, coqueirais e lagoas, Maracajaú possui também belas praias com enseadas de águas calmas, tranquila para banho e caminhadas.
A grande atração desta praia é o banco de corais de águas cristalinas e rica em peixes coralinos, local apropriado para a prática do mergulho recreativo(snorkeling). Esse banco de corais que fica a 7km da praia é chamado pelos locais de Parrachos. 

-Barra de Maxaranguape

  -No início da praia é possível ver o encontro do rio Maxaranguape com o mar. O interessante é que a água do rio continua doce, mesmo com o avanço do mar. Em toda a extensão da praia estão espalhadas pelo chão conchas e pedrinhas que dão um colorido especial ao lugar. Possui também piscinas naturais em alto mar (cerca de 4 milhas da costa). O passeio de barco é bastante procurado pelos freqüentadores, que podem, na maré baixa, passar até 12 horas nos Parrachos com direito a encontrar até ‘grama’ por lá. Aproveitando a parada do terminal, os turistas podem encontrar um pouco mais à frente, o limite de Barra com Caraúbas, o farol, o Cabo se São Roque e as gameleiras do amor. O primeiro poderia ser considerado uma atração convencional, mas sua vista panorâmica da praia se torna especial. Já o Cabo, que é famoso por ser o ponto do país mais próximo da África, atrai inúmeros visitantes. As gameleiras do amor são duas árvores que se uniram formando uma só. Exóticas, são apreciadas por todos. Para os jovens, veranear a gosto de agitos, os pontos de encontro é a pracinha e os bares.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -06 - Corrida de Jangadas - Competições de embarcações de pequeno porte (jangadas, paquetes), com shows e sorteios. Local: Praia de Maracajau

  -09 - Festa de Emancipação do Município - Entrega de obras de infra-estrutura, campeonatos esportivos, shows, etc. Local: Distritos do Município e sede da Cidade (praia)

 - Festival de Verão - Torneios, campeonatos e shows nas praias do município. - Local: Praias de Barras, Caraúbas e Maracajaú

-Fevereiro

  - Carnaval na Barra - Bailes no Clube Princesinha, arena da folia com palco, iluminação e decoração. Local: Praia de Barra de Maxaranguape

  - Festival de Verão - Torneios, campeonatos e shows nas praias do município. Local: Praia de Barras, Caraúbas e Maracajaú.

-Junho

  -20 à 24 - São João de Maracajaú – Maracajuão - Homenagem ao padroeiro do distrito (São João Batista), resgate das tradições culturais, apresentações culturais, pau de sebo, barracas de comidas típicas. Local: Praça Central de Maracajaú

-Dezembro

  -08 à 20 - Festa da Padroeira do Município - Nossa Senhora da Conceição. Quermesse, novenas, leilão, shows, barracas. Local: Praça da Matriz

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE

E-mail:

Telefones: 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone: 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://feriadao.co

-www.linkpraias.co

-www.rn.gov.b

-Sra. Eliane Praça - Hotel Enseada Maracajaú

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 -Chico Anísio - Humorista

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Maxaranguape e pousadas em Maxaranguape para visitar Maxaranguape.

Promova a cidade de Maxaranguape no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!