Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Raposo?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Raposo

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Raposo é uma aprazível estância hidromineral, situada a meio caminho de Muriaé e Itaperuna, para os lados de Natividade, numa pequena faixa de terra que se projeta entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Fica imprensada numa estreita área no fundo de altas colinas, tão pequenas e irregular que não chega a ser propriamente um vale.
Só dá para se perceber o teto das casas, poucos animais, raros veículos, e um vai-vém de pessoas.
O minúsculo povoado é, sem dúvida, a menor estância hidromineral que temos,
mas possui vários hoteis que comportam o fluxo sempre permanente de turistas.A cultura popular ainda é preservada pois podemos assistir a Folia de Reis no período natalino e sempre no último domingo de maio ocorre a Festa do Carro de Boi. 

Significado do Nome:

Antônio Raposo de Medeiros, antigo proprietário de terras na região.

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para o distrito de Raposo. Serão dias inesquecíveis!

Clima:

Tropical

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo do Rio de Janeiro: RJ-106 e RJ-106

Localização:

Noroeste Fluminense

Limites:

Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, São José de Ubá, Patrocínio do Muriaé (MG), Eugenópolis (MG) e Antônio Prado de Minas (MG)

Acesso Rodoviário:

Saindo do Rio de Janeiro - Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Entrar na BR-356 e seguir no sentido Itaperuna, logo depois da duvisa com o Rio de Janeiro entrar na RJ-214 até Raposo, aproximadamente 8 km.

Distâncias:

Da Capital:

313 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Fonte Raposo

No Parque de Raposo estão três das mais importantes fontes do lugar: a Raposo, a Magnesiana e a Santa Luzia. Todas são de águas minerais carbo-gasosas, conforme análise nº 9.497 do Ministério de Minas de Energia. A água raposo é indicada especificamente para doenças renais, eliminação de cálculos e sua profilaxia além de apresentar ótimos resultados nos males do fígado e do aparelho digestivo. Atuando num campo tão vasto, age ainda de forma decisiva em todos os tipos de dermatose. A água Magnesiana é indicada para os males do fígado, vesícula, estômago e de grande eficiência na regularização dos intestinos. A água de Santa Luzia é indicada para olhos, pele, vesícula preguiçosa, amebíase. A inalação de seus gases produz ótimos resultados nos resfriados e sinusites, nas dores de garganta e de ouvidos. A fonte da água Raposo e Magnesiana, totalmente azulejada, situa-se num pavilhão de forma circular. Na área da fonte há vários bancos que são dispostos de forma circular, ficando uns inclinados para outros, fazendo com que o pavilhão seja conhecido como sala de visita dos veranistas. A fonte de Santa Luzia está situada ao lado do pavilhão da água Raposo. Esta água foi descoberta em 1962, em conseqüência de um surto de conjuntivite. As pessoas banhavam os olhas naquela bica de água cristalina, à beira do caminho, e ficavam curadas. Atualmente, cai num chafariz de azulejos portugueses, onde além de beber, pode-se lavar o rosto e os olhos. Algumas pessoas fazem gargarejos com ótimos resultados. Ainda tem um pequeno tanque para banhar os pés, e dois tubos próprios para inalação. O parque é bem pitoresco, da entrada segue uma alameda cercada de canteiros até o pavilhão. A direita há um lago circundado por gramado e a esquerda um pequeno bosque, cujo destaque é uma secular Pau Dalho, árvore de mais de 100 anos. Plantas e flores circundam todo o parque, cheio de bebedouros de água açucarada para os passarinhos, principalmente os beija-flores, em grande quantidade no local.

Fonte Soledade

O Parque Dáguas Soledade tem duas fontes de água mineral carbo-gasosas: a Magnesiana Soledade e a Sulfurosa (Força Total). A água mineral magnesiana (Soledade), é indicada principalmente no tratamento hepato-bilar, renal e pancreático, usada também com êxito nas dispepsias e gastrites. A água mineral sulfurosa (força Total), é indicada principalmente nas alergias, colites alérgicas, distúrbios de nutrição e do metabolismo, linfatismo, eczemas e todos os tipos de dermatoses. A água magnesiana (Soledade), a mais antiga dessas duas, foi descoberta em 1935, quando alguns dos empregados do primitivo dono das terras faziam uma valeta para escoamento de águas pluviais. Foi muito difícil a sua captação por falta de mão de obra especializada. O visitante, ele mesmo, apanha a água quase que diretamente na nascente, bastando para isto descer alguns degraus. Além de seus efeitos curativos, é uma água saborosa e refrescante. Na própria fonte existem dois largos bancos, um em frente ao outro, como duas conversadeiras. Ao lado, um caramanchão recoberto de heras e plantas ornamentais, compõe o ambiente, bem acolhedor. A fonte da água sulfurosa (Força Total), a mais recente, foi captada em 1942, por uma firma especializada. Sua perfuração atinge a profundidade de 65m, sendo que os últimos 4m já são em rocha compacta, o que atesta a sua pureza. Graças à sua riqueza carbo-gasosa eleva-se a 6m de altura por pressão natural, com vazão de 10 litros por minuto. Está protegida por uma original construção de alvenaria cercada de treliças de madeira, destacando-se ao fundo de uma parede azulejada, onde a água jorra num rústico e pequeno tanque de pedra. Do lado de fora há um lugar próprio para banhar os pés, lavar o rosto, os olhos e fazer gargarejos, além de dois tubos para inalação. O acesso ao parque, se faz através de uma sólida e vistosa construção, num misto de castelo e pagode chinês. O amplo e elevado hall de entrada permite a passagem de carros e de ônibus. Antes de atingir a roleta do ingresso, há uma espécie de bazar onde podem ser adquiridos os mais variados artigos utilidades e souvenirs, revista e livros. Descendo por uma rampa de concreto, atinge-se o parque propriamente dito, que ocupa uma pequena parte da sua área total de 67.100m2. O visitante pode descansar em confortáveis bancos, debaixo de frondosas árvores, distrair-se com o macaquinho, os porquinhos da Índia, e comprar plantas ornamentais. No Parque Dáguas Soledade ainda é possível tomar o famoso banho de sol com água sulfurosa; são horas de lazer que se passa ao sol, alternando o relaxe em espreguiçadeiras com banhos dágua sulfurosa, nos 5 chuveiros próprios para esse fim, há também saunas de vapores sulfurosos, no total de duas, uma masculina e outra feminina.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPERUNA - DISTRITO DE RAPOSO

E-mail:

Telefones: (22) 3824-6600/ 3822-2116 / 3077

Sites: http://www.itaperuna.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail: rcpnitaperuna@yahoo.com.br

Telefones: (22) 3822-1280

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Raposo e pousadas em Raposo para visitar Raposo.

Promova a cidade de Raposo no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!